1. A
"CONCEPÇÃO DE PROJETAR" SIGNIFICA:
·
lançar para frente.
·
examinar a proposta.
·
optar pelo projeto.
·
romper com tradições.
2. PARA O
MERCADO O TERMO "QUALIDADE" É COMPREENDIDO SOB A PERSPECTIVA DO
LUCRO. DESSA FORMA, BUSCA NOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR:
·
a transferência de conhecimentos.
·
a formação política.
·
o esclarecimento cultural.
·
a eficiência
funcional.
3. A AVALIAÇÃO
DEVE SER RESULTADO DE UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, VOLTADO PARA A
PROMOÇÃO DA:
·
qualidade social.
·
extensão universitária.
·
pesquisa acadêmica.
·
diversidade cultural.
4. O PROJETO
PEDAGÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO DEVE ESTAR ARTICULADO AO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
INSTITUCIONAL PARA:
·
direcionar investimentos que devem ser
realizados para melhorar a infraestrutura física.
·
redirecionar e
reorganizar a Instituição em seus aspectos administrativo ou pedagógico.
·
organizar as atividades
extracurriculares que são ofertadas aos alunos concluintes de cada curso.
·
aprimorar os trabalhos de conclusão de
cursos dos alunos, sob os aspectos técnicos e éticos.
5. OS PROJETOS PEDAGÓGICOS
SÃO:
·
documentos de moda, atendendo às
solicitações da comunidade em que está inserido.
·
cartas de compromissos entre a
Instituição e seus docentes para desenvolver o país.
·
referenciais
teórico-metodológicos que objetivam superar os desafios institucionais.
·
indicadores de direção para superação
das dificuldades de infraestrutura física.
6. DENTRE OS
PRINCIPAIS OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ESTÃO:
·
promover a aplicação de métodos e
técnicas que fortaleçam apenas os resultados.
·
promover o
desenvolvimento e o aperfeiçoamento das pessoas e das instituições.
·
utilizar instrumentos de medição para
descortinamento das relações sociais.
·
favorecer o levantamento de dados
quantificáveis e estáticos.
7. O ROTEIRO
PARA CONDUÇÃO DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, EM CADA DIMENSÃO FOI
ORGANIZADO EM TRÊS GRANDES NÚCLEOS:
·
núcleo básico e comum, núcleo
complementar econômico e núcleo de notas fiscais estaduais.
·
núcleo básico e
comum, núcleo de temas optativos e núcleo de documentação, dados e indicadores.
·
núcleo de indicadores médicos, núcleo
de atividades complementares e núcleo de documentação e dados.
·
núcleo básico, núcleo secundário,
núcleo terciário e núcleo de documentação, dados e indicadores.
8. QUAL A
PRINCIPAL FINALIDADE DO SINAES?
·
Promover a reflexão institucional sobre
a infraestrura física.
·
Melhorar a qualidade
da Educação Superior.
·
Avaliar o rendimento dos alunos.
·
Investir em instrumentos de regulação.
9. A AVALIAÇÃO
FOI CONCRETIZADA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO A PARTIR DA:
·
LDB 9.394/96.
·
LEI 9.755/98.
·
LEI 8.078/90.
·
LEI 8.666/93.
10. NO PROCESSO
DE META-AVALIAÇÃO,
·
as principais categorias norteadores na
condução das análises dos indicadores, apontadas pelo Comitê Misto sobre
Diretrizes para a Avaliação Educacional, devem ser:
·
utilidade, validade,
ética e precisão.
·
legalidade, viabilidade, qualidade e
precisão.
·
validade, preço, quantidade e
qualidade.
·
governança, viabilidade, ética e
qualidade.
Qual principal papel dos processos de avalição institucional?
ResponderExcluirpromover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das pessoas e das instituições.
Excluirpromover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das pessoas e das instituições.
ExcluirQuais documentos criados pelas conaes para auxiliar na condução dos processos de avalição institucional?
ResponderExcluir