sexta-feira, setembro 22, 2017

[Ensino de Matemática] PROVA

1. Antes de iniciar um tipo de jogo, é correto que o professor esclareça às crianças

·         os materiais, regras, procedimentos, objetivos e quem iniciará o jogo.
·         os materiais e o procedimento a ser utilizado no jogo.
·         o material que será utilizado e com elas determinar quem iniciará o jogo.
·         as regras e os materiais utilizados no jogo.
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2. O tempo faz parte do nosso cotidiano, não podemos vê-lo, tocá-lo, mas temos certeza de que ele passa e podemos medi-lo.


·         Com relação ao tempo é correto afirmar:(pular_linha)
(pular_linha)
I. as unidades utilizadas para medir o tempo provêm da duração de alguns fenômenos da natureza que se repetem de forma cíclica.(pular_linha)
II. Com a observação dos equinócios ( início da primavera e outono) e os solstícios (início do verão e do inverno) era possível calcular a duração de um ano.(pular_linha)
III. O período de 7 dias, chamado semana, é uma convenção.(pular_linha)
IV. Em 1582, o Papa Gregório eliminou 10 dias do mês de outubro para compensar os erros do calendário Juliano e acrescentou um dia aos anos bissextos. Assim foi criado o calendário Gregoriano.

·         Apenas a alternativa III está correta.
·         Nenhuma alternativa está correta.
·         Todas as alternativas estão corretas.
·         As questões I e III estão corretas.
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3. De acordo com o panorama mundial, a educação matemática no Brasil tem muitas razões para mudar.


·         Comparado a outros países emergentes o Brasil já apresentou os piores indicadores na área da educação e especificamente na matemática. Leia com atenção as afirmações a seguir e marque-as com V para verdadeiras e F para as que são falsas.(pular_linha)
(pular_linha)
I. De acordo com pesquisa da ONG Ação Educativa, 29% dos brasileiros entendem os números, como horários e preços, mas não sabem fazer cálculos como adição e subtração.(pular_linha)
II. Apenas 23% dos brasileiros conseguem resolver problemas numéricos que exigem vários tipos de cálculo mostrando familiaridade com gráficos, tabelas e mapas.(pular_linha)
III. Menos de um em cada quatro brasileiros consegue fazer cálculos necessários ao dia a dia.(pular_linha)
IV. De acordo com o INAF, do analfabetismo rudimentar ou nível 1, fazem parte as pessoas que leem números em contextos específicos como preço, horário, números de telefone etc.(pular_linha)
V. Na educação infantil as crianças são letradas matematicamente porque aprendem a registrar e relacionar números e quantidades, aprendem as funções sociais do número e a resolução de problemas, aprendem sobre medidas e grandezas, espaço e forma, fazem estimativas, montam tabelas, comparam resultados etc.

·         Todas as alternativas estão corretas.
·         A alternativa III está incorreta.
·         Nenhuma das alternativas está correta.
·         Apenas as alternativas I, III e V estão corretas.
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4. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE SE REFERE AO NÍVEL SEMI-OPERATÓRIO NA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO NA CRIANÇA.


·         I. A criança é capaz de realizar correspondência biunívoca.(pular_linha)
II. Alguns esquemas mentais de assimilação já foram construídos.(pular_linha)
III. Não concebe que a quantidade total de objetos possa ser verbalizada por uma só palavra.(pular_linha)
(pular_linha)
São corretas as afirmativas:

·         I, II e III.
·         I e II.
·         II e III.
·         I e III.
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5. A recitação oral da sucessão numérica é uma importante forma de aproximação com o sistema numérico,


·         sendo que, para evitar a mecanização, é necessário que as crianças compreendam o sentido do que se está fazendo.(pular_linha)
(pular_linha)
Assinale a alternativa que contém exemplos de recitação.

·         I e II.
·         I e III.
·         I e II.
·         II e III.
·         I, II e III.
·         I e III.
·         I, II e III.
·         II e III.
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6. QUANDO A CRIANÇA REGISTRA ESPONTANEAMENTE SEUS RESULTADOS DE UM JOGO DE COMPRAR BANANAS NA FEIRA, DA MANEIRA DESCRITA ABAIXO, PODEMOS SUPOR QUE:


<b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>
·        

·         a criança está conservando quantidade por registrar de forma diferente a mesma quantidade sem ter que recorrer à correspondência biunívoca (termo a termo). E está tentando fazer uso da representação simbólica, usando o algarismo seis para representar a quantidade adquirida.
·         a criança demonstra que ainda não possui condições de utilizar a numeração por não ter desenvolvido noção espacial.
·         a criança apresenta distúrbio de aprendizagem, pois não consegue grafar de forma adequada o número seis.
·         a criança está demonstrando pelos seus registros que não entende nada de numeração, pois está escrevendo o número seis de forma invertida.
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7. Segundo o Referencial Nacional para a Educação Infantil a abordagem da matemática na educação infantil tem como finalidade:

·         estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no cotidiano da criança, como contagem, relações espaciais etc.
·         levar a criança a comunicar suas ideias e pensamentos por meio da linguagem matemática.
·         desenvolver conceitos matemáticos a fim de prepará-las com boa base para o ensino fundamental.
·         apresentar todos os conteúdos formais desta área.
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8. Por que é importante utilizar a linguagem natural e a linguagem matemática?


·         I. A linguagem natural permite interpretar o que se lê, como os enunciados e os comentários.(pular_linha)
II. A linguagem usual liga a ideia matemática às suas representações para que haja relações, pensamentos, palavra, escrita, interpretação.(pular_linha)
III. A linguagem matemática não é frequente.

·         Todas as alternativas estão corretas.
·         Nenhuma das alternativas está correta.
·         As alternativas I e II estão corretas.
·         As alternativas I e III estão corretas.
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9. De acordo com a teoria de Jean Piaget o pensamento infantil tem características muito próprias. Verifique qual alternativa é verdadeira ou falsa.


·         I. O egocentrismo é a dificuldade da criança para pensar sob o ponto de vista de outra pessoa.(pular_linha)
II. O artificialismo ocorre quando a criança considera que os fenômenos naturais são provocados com uma finalidade.(pular_linha)
III. Irreversibilidade é a dificuldade para retornar à ação anterior ou considerar a ação contrária ou o reverso.(pular_linha)
IV. O egocentrismo é a dificuldade da criança para pensar sob o seu próprio ponto de vista.

·         F, V, V, V
·         V, F, V, F
·         F, V, F, V
·         V, V, V, F
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10. Imagine um ambiente de aprendizagem em que as crianças estão discutindo soluções para um problema e uma criança,


·         que tenta solucionar a questão, afirma que 8+5=12. Assinale a alternativa que contém o procedimento adequado que deve ser encaminhado pelo professor.

·         O professor deve lhe dizer que está errada e pedir que outro aluno que saiba a resposta explique para a criança, pois é sabido que o professor está ali para ensinar e não permitir que as crianças aprendam de forma errônea.
·         O professor deve utilizar objetos da sala e mostrar a ela que está errada; se não o fizer, ela pode assimilar a resposta errada.
·         O professor deve encorajá-la a defender seu ponto de vista, até que decida que outra solução é melhor. É importante que as ideias erradas sejam modificadas pela criança.
·         O professor deve explicar novamente os conceitos de adição, pois sua explicação deve ter sido insuficiente, e depois passar várias contas para a criança solucionar até perceber que memorizou a resposta correta.




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1. São conteúdos matemáticos para as crianças a partir de 4 anos de idade:

·         comparação da escrita numérica com a contagem oral.
·         noções simples de cálculo mental e pontos de referência no espaço.
·         empilhar, rolar e encaixar objetos.
·         representações bidimensionais, percursos e trajetos.
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2. Com relação aos estágios de desenvolvimento cognitivo de Piaget, é correto afirmar que


·         I. no estágio 6 (18 a 24 meses) do período sensório-motor, a criança está entrando na fase da representação simbólica.(pular_linha)
II. no período pré-operacional (2 a 7 anos), a criança opera no nível da representação simbólica, o que se evidencia na imitação, na memória, na linguagem, nos desenhos, na atividade do faz de conta.(pular_linha)
III. no período das operações formais (12 anos até a idade adulta), o indivíduo é capaz de raciocinar retrospectiva e prospectivamente no tempo.(pular_linha)
IV. no período de operações concretas (7 a 12 anos), a conquista da reversibilidade acelera imensamente o raciocínio lógico e torna possível fazer deduções matemáticas.

·         Todos os itens estão corretos.
·         Todos os itens estão incorretos.
·         Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
·         Apenas os itens I, II e III estão corretos.
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3. Na educação infantil, a criança não precisa ter conhecimento ou realizar atividade sobre:


·         I. desenho.(pular_linha)
II. conceitos numéricos.(pular_linha)
III. leitura e escrita.(pular_linha)
IV. operações fundamentais.(pular_linha)
V. sinais matemáticos.(pular_linha)
VI. pensamento lógico.

·         Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
·         As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
·         As afirmativas II, III, IV, V e VI estão corretas.
·         Somente as afirmativas I e VI estão corretas.
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4. Abaixo, estão alguns aspectos a serem considerados na atuação do professor de Educação Infantil.


·         I. Sempre partir do que a criança sabe, apresentando situações que lhe permitam avançar.(pular_linha)
II. Aprender a observar qual é o nível da criança com relação aos jogos e aprendizagens e intervir, facilitando e explicando de forma justa e adequada.(pular_linha)
III. Apresentar os problemas, situações e materiais que estejam de algum modo relacionados ao cotidiano das crianças, pedindo que elas os identifiquem e analisem.(pular_linha)
(pular_linha)
Assinale a alternativa correta.

·         Está correto apenas o item I.
·         Está correto apenas o item III.
·         Todos os itens estão corretos.
·         Está correto apenas o item II.
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5. Na educação infantil geralmente pede-se às crianças que restabeleçam a série correta dos elementos que receberam de forma desordenada.


·         Qual é o elo verbal de uma relação de ordem? Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).(pular_linha)
(pular_linha)
I. "de no máximo..." a "no mínimo"...(pular_linha)
II. "do mais..." "ao mais..."(pular_linha)
III. Pertence e não pertence.(pular_linha)
IV. "do menor..." "ao maior..."

·         As respostas I e II estão corretas.
·         Somente a resposta III está correta.
·         As respostas I e III estão corretas.
·         Somente a resposta IV está correta.
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6. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE NÃO CONTÉM CARACTERÍSTICAS DO NÍVEL OPERATÓRIO DE CONSTRUÇÃO DO NÚMERO.

·         O número não possui significado relevante para a criança.
·         Conserva quantidades e percebe a invariância numérica.
·         Concebe o número em seu caráter ordinal e cardinal.
·         Realiza contagem para quantificação de objetos e é capaz de juntar objetos que serão contados daqueles que não serão contados.
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7. Quais são as etapas essenciais percorridas pela criança que se relacionam às afirmações a seguir?


·         ( ) Espaço físico, vivenciado por meio do movimento e do deslocamento apreendido pela criança em brincadeiras e atividades que permitem percorrer, delimitar ou organizar esse espaço.(pular_linha)
( ) Não precisa ser mais experimentado fisicamente para que a criança possa lembrar-se dele.(pular_linha)
( ) Surge quando a capacidade de estabelecer relações espaciais entre elementos somente por meio de suas representações, como é o caso de figuras geométricas, mapas, plantas e diagramas.

·         Sentido, apreendido, transmitido.
·         Vivido, percebido, concebido.
·         Reflexivo, imaginativo, aprendido.
·         Abstraído, perceptível, consentido.
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8. Segundo o Referencial Nacional para a Educação Infantil a abordagem da matemática na educação infantil tem como finalidade:

·         estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no cotidiano da criança, como contagem, relações espaciais etc.
·         levar a criança a comunicar suas ideias e pensamentos por meio da linguagem matemática.
·         apresentar todos os conteúdos formais desta área.
·         desenvolver conceitos matemáticos a fim de prepará-las com boa base para o ensino fundamental.
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9. Considerando os oito períodos do ciclo vital, geralmente aceito nas sociedades industriais, o período prénatal compreende a concepção ao nascimento.


·         É verdadeiro afirmar que:(pular_linha)
(pular_linha)
I. a primeira infância vai do nascimento aos 3 anos.(pular_linha)
II. a segunda infância dos 3 aos 6 anos.(pular_linha)
III. a terceira infância dos 6 aos 11 anos.(pular_linha)
IV. a adolescência dos 11 aos aproximadamente 20 anos.

·         Estão incorretas as alternativas I, II e III.
·         Nenhuma das alternativas está correta.
·         Todas as alternativas estão corretas.
·         Estão corretas as alternativas I, II e III.
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10. São sólidos geométricos:

·         o círculo e a esfera.
·         o cubo e o retângulo.
·         a pirâmide e o prisma.
·         o paralelepípedo e o quadrado.
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