1. Antes de
iniciar um tipo de jogo, é correto que o professor esclareça às crianças
·
os materiais, regras, procedimentos, objetivos e quem iniciará o jogo.
·
os materiais e o procedimento a ser utilizado no jogo.
·
o material que será utilizado e com elas determinar quem iniciará o
jogo.
·
as regras e os materiais utilizados no jogo.
2. O tempo faz
parte do nosso cotidiano, não podemos vê-lo, tocá-lo, mas temos certeza de que
ele passa e podemos medi-lo.
·
Com relação ao tempo é correto
afirmar:(pular_linha)
(pular_linha)
I. as unidades utilizadas para medir o tempo provêm da duração de alguns fenômenos da natureza que se repetem de forma cíclica.(pular_linha)
II. Com a observação dos equinócios ( início da primavera e outono) e os solstícios (início do verão e do inverno) era possível calcular a duração de um ano.(pular_linha)
III. O período de 7 dias, chamado semana, é uma convenção.(pular_linha)
IV. Em 1582, o Papa Gregório eliminou 10 dias do mês de outubro para compensar os erros do calendário Juliano e acrescentou um dia aos anos bissextos. Assim foi criado o calendário Gregoriano.
(pular_linha)
I. as unidades utilizadas para medir o tempo provêm da duração de alguns fenômenos da natureza que se repetem de forma cíclica.(pular_linha)
II. Com a observação dos equinócios ( início da primavera e outono) e os solstícios (início do verão e do inverno) era possível calcular a duração de um ano.(pular_linha)
III. O período de 7 dias, chamado semana, é uma convenção.(pular_linha)
IV. Em 1582, o Papa Gregório eliminou 10 dias do mês de outubro para compensar os erros do calendário Juliano e acrescentou um dia aos anos bissextos. Assim foi criado o calendário Gregoriano.
·
Apenas a alternativa III está correta.
·
Nenhuma alternativa está correta.
·
Todas as alternativas estão corretas.
·
As questões I e III estão corretas.
3. De acordo
com o panorama mundial, a educação matemática no Brasil tem muitas razões para
mudar.
·
Comparado a outros países emergentes o
Brasil já apresentou os piores indicadores na área da educação e
especificamente na matemática. Leia com atenção as afirmações a seguir e
marque-as com V para verdadeiras e F para as que são falsas.(pular_linha)
(pular_linha)
I. De acordo com pesquisa da ONG Ação Educativa, 29% dos brasileiros entendem os números, como horários e preços, mas não sabem fazer cálculos como adição e subtração.(pular_linha)
II. Apenas 23% dos brasileiros conseguem resolver problemas numéricos que exigem vários tipos de cálculo mostrando familiaridade com gráficos, tabelas e mapas.(pular_linha)
III. Menos de um em cada quatro brasileiros consegue fazer cálculos necessários ao dia a dia.(pular_linha)
IV. De acordo com o INAF, do analfabetismo rudimentar ou nível 1, fazem parte as pessoas que leem números em contextos específicos como preço, horário, números de telefone etc.(pular_linha)
V. Na educação infantil as crianças são letradas matematicamente porque aprendem a registrar e relacionar números e quantidades, aprendem as funções sociais do número e a resolução de problemas, aprendem sobre medidas e grandezas, espaço e forma, fazem estimativas, montam tabelas, comparam resultados etc.
(pular_linha)
I. De acordo com pesquisa da ONG Ação Educativa, 29% dos brasileiros entendem os números, como horários e preços, mas não sabem fazer cálculos como adição e subtração.(pular_linha)
II. Apenas 23% dos brasileiros conseguem resolver problemas numéricos que exigem vários tipos de cálculo mostrando familiaridade com gráficos, tabelas e mapas.(pular_linha)
III. Menos de um em cada quatro brasileiros consegue fazer cálculos necessários ao dia a dia.(pular_linha)
IV. De acordo com o INAF, do analfabetismo rudimentar ou nível 1, fazem parte as pessoas que leem números em contextos específicos como preço, horário, números de telefone etc.(pular_linha)
V. Na educação infantil as crianças são letradas matematicamente porque aprendem a registrar e relacionar números e quantidades, aprendem as funções sociais do número e a resolução de problemas, aprendem sobre medidas e grandezas, espaço e forma, fazem estimativas, montam tabelas, comparam resultados etc.
·
Todas as alternativas estão corretas.
·
A alternativa III está incorreta.
·
Nenhuma das alternativas está correta.
·
Apenas as alternativas I, III e V estão corretas.
4. ASSINALE A
ALTERNATIVA QUE SE REFERE AO NÍVEL SEMI-OPERATÓRIO NA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO NA
CRIANÇA.
·
I. A criança é capaz de realizar
correspondência biunívoca.(pular_linha)
II. Alguns esquemas mentais de assimilação já foram construídos.(pular_linha)
III. Não concebe que a quantidade total de objetos possa ser verbalizada por uma só palavra.(pular_linha)
(pular_linha)
São corretas as afirmativas:
II. Alguns esquemas mentais de assimilação já foram construídos.(pular_linha)
III. Não concebe que a quantidade total de objetos possa ser verbalizada por uma só palavra.(pular_linha)
(pular_linha)
São corretas as afirmativas:
·
I, II e III.
·
I e II.
·
II e III.
·
I e III.
5. A recitação
oral da sucessão numérica é uma importante forma de aproximação com o sistema
numérico,
·
sendo que, para evitar a mecanização, é
necessário que as crianças compreendam o sentido do que se está
fazendo.(pular_linha)
(pular_linha)
Assinale a alternativa que contém exemplos de recitação.
(pular_linha)
Assinale a alternativa que contém exemplos de recitação.
·
I e II.
·
I e III.
·
I e II.
·
II e III.
· I, II e III.
·
I e III.
·
I, II e III.
·
II e III.
6. QUANDO A
CRIANÇA REGISTRA ESPONTANEAMENTE SEUS RESULTADOS DE UM JOGO DE COMPRAR BANANAS
NA FEIRA, DA MANEIRA DESCRITA ABAIXO, PODEMOS SUPOR QUE:
·
·
a criança está conservando quantidade por registrar de forma diferente a
mesma quantidade sem ter que recorrer à correspondência biunívoca (termo a
termo). E está tentando fazer uso da representação simbólica, usando o
algarismo seis para representar a quantidade adquirida.
·
a criança demonstra que ainda não possui condições de utilizar a
numeração por não ter desenvolvido noção espacial.
·
a criança apresenta distúrbio de aprendizagem, pois não consegue grafar
de forma adequada o número seis.
·
a criança está demonstrando pelos seus registros que não entende nada de
numeração, pois está escrevendo o número seis de forma invertida.
7. Segundo o
Referencial Nacional para a Educação Infantil a abordagem da matemática na
educação infantil tem como finalidade:
·
estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no
cotidiano da criança, como contagem, relações espaciais etc.
·
levar a criança a comunicar suas ideias e pensamentos por meio da
linguagem matemática.
·
desenvolver conceitos matemáticos a fim de prepará-las com boa base para
o ensino fundamental.
·
apresentar todos os conteúdos formais desta área.
8. Por que é
importante utilizar a linguagem natural e a linguagem matemática?
·
I. A linguagem natural permite
interpretar o que se lê, como os enunciados e os comentários.(pular_linha)
II. A linguagem usual liga a ideia matemática às suas representações para que haja relações, pensamentos, palavra, escrita, interpretação.(pular_linha)
III. A linguagem matemática não é frequente.
II. A linguagem usual liga a ideia matemática às suas representações para que haja relações, pensamentos, palavra, escrita, interpretação.(pular_linha)
III. A linguagem matemática não é frequente.
·
Todas as alternativas estão corretas.
·
Nenhuma das alternativas está correta.
·
As alternativas I e II estão corretas.
·
As alternativas I e III estão corretas.
9. De acordo
com a teoria de Jean Piaget o pensamento infantil tem características muito
próprias. Verifique qual alternativa é verdadeira ou falsa.
·
I. O egocentrismo é a dificuldade da
criança para pensar sob o ponto de vista de outra pessoa.(pular_linha)
II. O artificialismo ocorre quando a criança considera que os fenômenos naturais são provocados com uma finalidade.(pular_linha)
III. Irreversibilidade é a dificuldade para retornar à ação anterior ou considerar a ação contrária ou o reverso.(pular_linha)
IV. O egocentrismo é a dificuldade da criança para pensar sob o seu próprio ponto de vista.
II. O artificialismo ocorre quando a criança considera que os fenômenos naturais são provocados com uma finalidade.(pular_linha)
III. Irreversibilidade é a dificuldade para retornar à ação anterior ou considerar a ação contrária ou o reverso.(pular_linha)
IV. O egocentrismo é a dificuldade da criança para pensar sob o seu próprio ponto de vista.
·
F, V, V, V
·
V, F, V, F
·
F, V, F, V
·
V, V, V, F
10. Imagine um
ambiente de aprendizagem em que as crianças estão discutindo soluções para um
problema e uma criança,
·
que tenta solucionar a questão, afirma
que 8+5=12. Assinale a alternativa que contém o procedimento adequado que deve
ser encaminhado pelo professor.
·
O professor deve lhe dizer que está errada e pedir que outro aluno que
saiba a resposta explique para a criança, pois é sabido que o professor está
ali para ensinar e não permitir que as crianças aprendam de forma errônea.
·
O professor deve utilizar objetos da sala e mostrar a ela que está
errada; se não o fizer, ela pode assimilar a resposta errada.
·
O professor deve encorajá-la a defender seu ponto de vista, até que
decida que outra solução é melhor. É importante que as ideias erradas sejam
modificadas pela criança.
·
O professor deve explicar novamente os conceitos de adição, pois sua
explicação deve ter sido insuficiente, e depois passar várias contas para a
criança solucionar até perceber que memorizou a resposta correta.
1. São
conteúdos matemáticos para as crianças a partir de 4 anos de idade:
·
comparação da escrita numérica com a contagem oral.
·
noções simples de cálculo mental e pontos de referência no espaço.
·
empilhar, rolar e encaixar objetos.
·
representações bidimensionais, percursos e
trajetos.
2. Com relação
aos estágios de desenvolvimento cognitivo de Piaget, é correto afirmar que
·
I. no estágio 6 (18 a 24 meses) do
período sensório-motor, a criança está entrando na fase da representação
simbólica.(pular_linha)
II. no período pré-operacional (2 a 7 anos), a criança opera no nível da representação simbólica, o que se evidencia na imitação, na memória, na linguagem, nos desenhos, na atividade do faz de conta.(pular_linha)
III. no período das operações formais (12 anos até a idade adulta), o indivíduo é capaz de raciocinar retrospectiva e prospectivamente no tempo.(pular_linha)
IV. no período de operações concretas (7 a 12 anos), a conquista da reversibilidade acelera imensamente o raciocínio lógico e torna possível fazer deduções matemáticas.
II. no período pré-operacional (2 a 7 anos), a criança opera no nível da representação simbólica, o que se evidencia na imitação, na memória, na linguagem, nos desenhos, na atividade do faz de conta.(pular_linha)
III. no período das operações formais (12 anos até a idade adulta), o indivíduo é capaz de raciocinar retrospectiva e prospectivamente no tempo.(pular_linha)
IV. no período de operações concretas (7 a 12 anos), a conquista da reversibilidade acelera imensamente o raciocínio lógico e torna possível fazer deduções matemáticas.
·
Todos os itens estão corretos.
·
Todos os itens estão incorretos.
·
Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
·
Apenas os itens I, II e III estão corretos.
3. Na educação
infantil, a criança não precisa ter conhecimento ou realizar atividade sobre:
·
I. desenho.(pular_linha)
II. conceitos numéricos.(pular_linha)
III. leitura e escrita.(pular_linha)
IV. operações fundamentais.(pular_linha)
V. sinais matemáticos.(pular_linha)
VI. pensamento lógico.
II. conceitos numéricos.(pular_linha)
III. leitura e escrita.(pular_linha)
IV. operações fundamentais.(pular_linha)
V. sinais matemáticos.(pular_linha)
VI. pensamento lógico.
·
Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
·
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
·
As afirmativas II, III, IV, V e VI estão corretas.
·
Somente as afirmativas I e VI estão corretas.
4. Abaixo,
estão alguns aspectos a serem considerados na atuação do professor de Educação
Infantil.
·
I. Sempre partir do que a criança sabe,
apresentando situações que lhe permitam avançar.(pular_linha)
II. Aprender a observar qual é o nível da criança com relação aos jogos e aprendizagens e intervir, facilitando e explicando de forma justa e adequada.(pular_linha)
III. Apresentar os problemas, situações e materiais que estejam de algum modo relacionados ao cotidiano das crianças, pedindo que elas os identifiquem e analisem.(pular_linha)
(pular_linha)
Assinale a alternativa correta.
II. Aprender a observar qual é o nível da criança com relação aos jogos e aprendizagens e intervir, facilitando e explicando de forma justa e adequada.(pular_linha)
III. Apresentar os problemas, situações e materiais que estejam de algum modo relacionados ao cotidiano das crianças, pedindo que elas os identifiquem e analisem.(pular_linha)
(pular_linha)
Assinale a alternativa correta.
·
Está correto apenas o item I.
·
Está correto apenas o item III.
·
Todos os itens estão corretos.
·
Está correto apenas o item II.
5. Na educação
infantil geralmente pede-se às crianças que restabeleçam a série correta dos
elementos que receberam de forma desordenada.
·
Qual é o elo verbal de uma relação de
ordem? Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).(pular_linha)
(pular_linha)
I. "de no máximo..." a "no mínimo"...(pular_linha)
II. "do mais..." "ao mais..."(pular_linha)
III. Pertence e não pertence.(pular_linha)
IV. "do menor..." "ao maior..."
(pular_linha)
I. "de no máximo..." a "no mínimo"...(pular_linha)
II. "do mais..." "ao mais..."(pular_linha)
III. Pertence e não pertence.(pular_linha)
IV. "do menor..." "ao maior..."
·
As respostas I e II estão corretas.
·
Somente a resposta III está correta.
·
As respostas I e III estão corretas.
·
Somente a resposta IV está correta.
6. ASSINALE A
ALTERNATIVA QUE NÃO CONTÉM CARACTERÍSTICAS DO NÍVEL OPERATÓRIO DE CONSTRUÇÃO DO
NÚMERO.
·
O número não possui significado relevante para a
criança.
·
Conserva quantidades e percebe a invariância
numérica.
·
Concebe o número em seu caráter ordinal e cardinal.
·
Realiza contagem para quantificação de objetos e é
capaz de juntar objetos que serão contados daqueles que não serão contados.
7. Quais são as
etapas essenciais percorridas pela criança que se relacionam às afirmações a
seguir?
·
( ) Espaço físico, vivenciado por meio
do movimento e do deslocamento apreendido pela criança em brincadeiras e
atividades que permitem percorrer, delimitar ou organizar esse
espaço.(pular_linha)
( ) Não precisa ser mais experimentado fisicamente para que a criança possa lembrar-se dele.(pular_linha)
( ) Surge quando a capacidade de estabelecer relações espaciais entre elementos somente por meio de suas representações, como é o caso de figuras geométricas, mapas, plantas e diagramas.
( ) Não precisa ser mais experimentado fisicamente para que a criança possa lembrar-se dele.(pular_linha)
( ) Surge quando a capacidade de estabelecer relações espaciais entre elementos somente por meio de suas representações, como é o caso de figuras geométricas, mapas, plantas e diagramas.
·
Sentido, apreendido, transmitido.
·
Vivido, percebido, concebido.
·
Reflexivo, imaginativo, aprendido.
·
Abstraído, perceptível, consentido.
8. Segundo o
Referencial Nacional para a Educação Infantil a abordagem da matemática na
educação infantil tem como finalidade:
·
estabelecer aproximações a algumas noções
matemáticas presentes no cotidiano da criança, como contagem, relações
espaciais etc.
·
levar a criança a comunicar suas ideias e
pensamentos por meio da linguagem matemática.
·
apresentar todos os conteúdos formais desta área.
·
desenvolver conceitos matemáticos a fim de
prepará-las com boa base para o ensino fundamental.
9. Considerando
os oito períodos do ciclo vital, geralmente aceito nas sociedades industriais,
o período prénatal compreende a concepção ao nascimento.
·
É verdadeiro afirmar que:(pular_linha)
(pular_linha)
I. a primeira infância vai do nascimento aos 3 anos.(pular_linha)
II. a segunda infância dos 3 aos 6 anos.(pular_linha)
III. a terceira infância dos 6 aos 11 anos.(pular_linha)
IV. a adolescência dos 11 aos aproximadamente 20 anos.
(pular_linha)
I. a primeira infância vai do nascimento aos 3 anos.(pular_linha)
II. a segunda infância dos 3 aos 6 anos.(pular_linha)
III. a terceira infância dos 6 aos 11 anos.(pular_linha)
IV. a adolescência dos 11 aos aproximadamente 20 anos.
·
Estão incorretas as alternativas I, II e III.
·
Nenhuma das alternativas está correta.
·
Todas as alternativas estão corretas.
·
Estão corretas as alternativas I, II e III.
10. São sólidos
geométricos:
·
o círculo e a esfera.
·
o cubo e o retângulo.
·
a pirâmide e o prisma.
·
o paralelepípedo e o quadrado.
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