1. São as
expressões daquilo que pensamos ser as necessidades de aprendizagem e
apropriação cultural pelas crianças através da escola e de seus processos de
ensinar e aprender:
·
instrução sistemática e currículo prévio.
·
currículo emergente e currículo prévio.
·
pedagogia de projetos e instrução sistemática.
·
projetos interdisciplinares e currículo emergente.
2. Qual teórico
tinha convicção de que nos primeiros anos da vida do homem residia a chave para
o sucesso ou para o fracasso de seu desenvolvimento pleno;
·
que comparava a criança a uma semente
que, se bem adubada e exposta a condições favoráveis do meio ambiente,
desabrochava numa árvore completa, madura, capaz de dar frutos saudáveis que
perpetuarão sua espécie?
·
Gullian Dalhberg.
·
Frederick Froebel.
·
John Locke.
·
John Dewey.
3. Alfabetizar
em si é
·
um processo que se inicia no 1.º ano do Ensino
Fundamental, momento em que as crianças inauguram o seu contato direto com a
linguagem escrita.
·
um processo de decodificação de símbolos escritos,
como letras e números.
·
um processo que inclui, essencialmente, a
propriedade de associar palavras e expressões a ideias e conceitos
correspondentes.
·
um processo de aquisição e domínio da linguagem
escrita e oral abrangendo as capacidades ou habilidades de assimilar o
significado real do texto lido e escrever de forma legível qualquer coisa que
diria oralmente.
4. Também
chamada de aula de descobertas, é quando as crianças se deslocam para um
determinado lugar para investigar o ambiente: observar, anotar, questionar,
entrevistar, captar imagens:
·
observação.
·
entrevista.
·
aula-laboratório.
·
aula-passeio.
5. As
tentativas de articulação entre os dois níveis de ensino: Educação Pré-escolar
e Anos Iniciais do Ensino Fundamental apontam para, pelo menos, duas
abordagens.
·
A primeira baseia-se na própria origem
das preschools (pré-escola), em que a ideia central é
·
que a brincadeira é o recurso privilegiado para
otimizar o desenvolvimento infantil e estabelecer relações da criança com a
diversidade cultural de seu grupo, por isso, uma boa estratégia do educador é
deixar as crianças criarem, por elas mesmas, as condições para o brincar.
·
padronizar desempenhos acadêmicos das crianças com
vistas ao seu sucesso escolar nos anos iniciais, a pré-escola a serviço da
escolarização.
·
que no dia a dia das práticas de educação
pré-escolar, os educadores são coadjuvantes no processo de aprendizagem das
crianças e devem seguir seus propósitos interferindo o mínimo possível em sua
busca pelo conhecimento.
·
um currículo para a educação pré-escolar; a leitura
e a escrita devem ser negligenciadas em favor do jogo e da expressão artística.
6. Pode ser
instalado em qualquer lugar na escola e/ou na comunidade,
·
desde que fisicamente adequado, onde
são oferecidas oportunidades para produção independente de atividades e para a
aprendizagem sistemática através da investigação criativa:
·
álbum de ciências.
·
canto de ciências.
·
laboratório lúdico infantil.
·
feira de ciências.
7. A partir de
que idade as crianças podem desenvolver projetos interdisciplinares e por quê?
·
A partir dos 4 anos, porque é quando se inicia o
desenvolvimento da capacidade de representação e simbolização amplamente
aplicada aos projetos interdisciplinares.
·
A partir dos 4 anos de idade, porque estão
preocupadas em explorar o mundo a sua volta através das ações sobre os objetos.
·
A partir dos 4 anos, porque já desenham pelo
simples prazer de riscar e testar suas capacidades de controlar seus movimentos
para, concentradamente, conseguir fechar um círculo e reproduzir traços a sua
volta, podendo ou não dar significado ao desenho depois dele pronto.
·
A partir de 4 anos, porque as crianças estão
preocupadas em submeter-se às regras implícitas do jogo de tabuleiro.
8. Leia o
enunciado abaixo e responda:
·
Um dos encaminhamentos que poderá nortear
e auxiliar a construção de um trabalho pedagógico relacionado com a criança e
suas necessidades de letramento, como processo de inserção e apropriação da
cultura letrada, é
·
a estruturação e organização de um currículo
contextualizado, o que constitui um desafio para toda a comunidade escolar.
·
a motivação do professor para inspirar-se em
manuais e guias que orientam como ensinar, transmitindo conhecimentos de forma
clara e acessível.
·
a motivação do professor para ser aquele que dirige
as ações dos alunos em função dos objetivos propostos pelo programa curricular.
·
a reprodução de atividades pedagógicas tidas como
adequadas para crianças em fase inicial da alfabetização.
9. Refere-se às
características do trabalho com projetos:
·
a motivação é gerada pela necessidade da criança de
se apropriar dos conhecimentos acumulados pela humanidade.
·
o desejo da criança de trabalhar para o professor e
de obter recompensas, isto é, as crianças trabalham com vistas à avaliação
externa feita pelo professor sobre o desempenho do aluno.
·
aplicação de capacidades em situações reais e
significativas; as crianças terão oportunidade de aplicar as capacidades
desenvolvidas na instrução sistemática.
·
o professor seleciona atividades de aprendizagem e
fornece materiais em um nível de instrução adequado.
10. É objetivo
da pedagogia de projetos
·
experimentar de forma ilimitada as possibilidades
inventivas da arte para o desenvolvimento da capacidade criadora, nesse
contexto, a infância era valorizada pela sua criatividade ligada ao natural e
ao espontâneo, não associada a aprendizagens prévias vistas como condutoras e
condicionadoras do fazer artístico.
·
avaliar as atividades de ensino-aprendizagem
desenvolvidas no âmbito da escola e sua relação com a comunidade circundante.
·
captar o tema da realidade imediata do educando e
tem como objetivo a conscientização política do aluno para a transformação da
sociedade. Inicia-se uma busca conjunta entre professor e aluno das palavras e
dos temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo
vocabular e da comunidade onde ele vive.
·
desenvolver as capacidades mentais da criança, em
especial, no que se refere à resolução de problemas, oferecendo oportunidades
de aprofundar conhecimentos acerca da experiência imediata de aprendizagem.
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