segunda-feira, outubro 02, 2017

[Projetos Interdisciplinares ] PROVA

1. São as expressões daquilo que pensamos ser as necessidades de aprendizagem e apropriação cultural pelas crianças através da escola e de seus processos de ensinar e aprender:

·         instrução sistemática e currículo prévio.
·         currículo emergente e currículo prévio.
·         pedagogia de projetos e instrução sistemática.
·         projetos interdisciplinares e currículo emergente.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Qual teórico tinha convicção de que nos primeiros anos da vida do homem residia a chave para o sucesso ou para o fracasso de seu desenvolvimento pleno;


·         que comparava a criança a uma semente que, se bem adubada e exposta a condições favoráveis do meio ambiente, desabrochava numa árvore completa, madura, capaz de dar frutos saudáveis que perpetuarão sua espécie?

·         Gullian Dalhberg.
·         Frederick Froebel.
·         John Locke.
·         John Dewey.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Alfabetizar em si é

·         um processo que se inicia no 1.º ano do Ensino Fundamental, momento em que as crianças inauguram o seu contato direto com a linguagem escrita.
·         um processo de decodificação de símbolos escritos, como letras e números.
·         um processo que inclui, essencialmente, a propriedade de associar palavras e expressões a ideias e conceitos correspondentes.
·         um processo de aquisição e domínio da linguagem escrita e oral abrangendo as capacidades ou habilidades de assimilar o significado real do texto lido e escrever de forma legível qualquer coisa que diria oralmente.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Também chamada de aula de descobertas, é quando as crianças se deslocam para um determinado lugar para investigar o ambiente: observar, anotar, questionar, entrevistar, captar imagens:

·         observação.
·         entrevista.
·         aula-laboratório.
·         aula-passeio.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
5. As tentativas de articulação entre os dois níveis de ensino: Educação Pré-escolar e Anos Iniciais do Ensino Fundamental apontam para, pelo menos, duas abordagens.


·         A primeira baseia-se na própria origem das preschools (pré-escola), em que a ideia central é

·         que a brincadeira é o recurso privilegiado para otimizar o desenvolvimento infantil e estabelecer relações da criança com a diversidade cultural de seu grupo, por isso, uma boa estratégia do educador é deixar as crianças criarem, por elas mesmas, as condições para o brincar.
·         padronizar desempenhos acadêmicos das crianças com vistas ao seu sucesso escolar nos anos iniciais, a pré-escola a serviço da escolarização.
·         que no dia a dia das práticas de educação pré-escolar, os educadores são coadjuvantes no processo de aprendizagem das crianças e devem seguir seus propósitos interferindo o mínimo possível em sua busca pelo conhecimento.
·         um currículo para a educação pré-escolar; a leitura e a escrita devem ser negligenciadas em favor do jogo e da expressão artística.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
6. Pode ser instalado em qualquer lugar na escola e/ou na comunidade,


·         desde que fisicamente adequado, onde são oferecidas oportunidades para produção independente de atividades e para a aprendizagem sistemática através da investigação criativa:

·         álbum de ciências.
·         canto de ciências.
·         laboratório lúdico infantil.
·         feira de ciências.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
7. A partir de que idade as crianças podem desenvolver projetos interdisciplinares e por quê?

·         A partir dos 4 anos, porque é quando se inicia o desenvolvimento da capacidade de representação e simbolização amplamente aplicada aos projetos interdisciplinares.
·         A partir dos 4 anos de idade, porque estão preocupadas em explorar o mundo a sua volta através das ações sobre os objetos.
·         A partir dos 4 anos, porque já desenham pelo simples prazer de riscar e testar suas capacidades de controlar seus movimentos para, concentradamente, conseguir fechar um círculo e reproduzir traços a sua volta, podendo ou não dar significado ao desenho depois dele pronto.
·         A partir de 4 anos, porque as crianças estão preocupadas em submeter-se às regras implícitas do jogo de tabuleiro.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
8. Leia o enunciado abaixo e responda:


·         Um dos encaminhamentos que poderá nortear e auxiliar a construção de um trabalho pedagógico relacionado com a criança e suas necessidades de letramento, como processo de inserção e apropriação da cultura letrada, é

·         a estruturação e organização de um currículo contextualizado, o que constitui um desafio para toda a comunidade escolar.
·         a motivação do professor para inspirar-se em manuais e guias que orientam como ensinar, transmitindo conhecimentos de forma clara e acessível.
·         a motivação do professor para ser aquele que dirige as ações dos alunos em função dos objetivos propostos pelo programa curricular.
·         a reprodução de atividades pedagógicas tidas como adequadas para crianças em fase inicial da alfabetização.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
9. Refere-se às características do trabalho com projetos:

·         a motivação é gerada pela necessidade da criança de se apropriar dos conhecimentos acumulados pela humanidade.
·         o desejo da criança de trabalhar para o professor e de obter recompensas, isto é, as crianças trabalham com vistas à avaliação externa feita pelo professor sobre o desempenho do aluno.
·         aplicação de capacidades em situações reais e significativas; as crianças terão oportunidade de aplicar as capacidades desenvolvidas na instrução sistemática.
·         o professor seleciona atividades de aprendizagem e fornece materiais em um nível de instrução adequado.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
10. É objetivo da pedagogia de projetos

·         experimentar de forma ilimitada as possibilidades inventivas da arte para o desenvolvimento da capacidade criadora, nesse contexto, a infância era valorizada pela sua criatividade ligada ao natural e ao espontâneo, não associada a aprendizagens prévias vistas como condutoras e condicionadoras do fazer artístico.
·         avaliar as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas no âmbito da escola e sua relação com a comunidade circundante.
·         captar o tema da realidade imediata do educando e tem como objetivo a conscientização política do aluno para a transformação da sociedade. Inicia-se uma busca conjunta entre professor e aluno das palavras e dos temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
·         desenvolver as capacidades mentais da criança, em especial, no que se refere à resolução de problemas, oferecendo oportunidades de aprofundar conhecimentos acerca da experiência imediata de aprendizagem.
Parte inferior do formulário


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...