quinta-feira, setembro 28, 2017

Didática do Ensino Superior,

1. Atividades desenvolvidas pelos professores universitários, orientados para a preparação de futuros profissionais.

·         Tais atividades são regidas pelo mundo da vida e da profissão, alicerçadas não só em conhecimentos, saberes e fazeres, mas também em relações interpessoais e vivências de cunho afetivo, valorativo e ético, indicando que a atividade docente não se esgota na dimensão técnica, mas remete ao que de mais pessoal existe em cada professor. Estamos falando de

·         solidão pedagógica.
·         saberes docentes.
·         formação docente.
·         docência superior.
2. Observe as assertivas abaixo.


·         I. Durante a Idade Média os textos provenientes do Direito romano que não servissem aos ditames eclesiásticos ficavam excluídos de propagação.(pular_linha)
II. A Igreja Católica, durante a Idade Média, tinha interesse em tronar público o ensino como forma de atrair um maior número de fiéis, e aumentar seu monopólio.(pular_linha)
III. No período da Idade Média, à visão teocêntrica imposta pela Igreja Católica provocou um rigoroso formalismo, que foi trazido também para o Direito.(pular_linha)
(pular_linha)
Diante disso, assinale a alternativa verdadeira.

·         Apenas a II está incorreta.
·         Apenas a III está incorreta.
·         Apenas a I está incorreta.
·         I e II estão incorretas.
3. Tomando por base as características fundamentais do professor e do educando, como seres humanos e como sujeitos da práxis pedagógica,verificamos que o

·         professor é professor e o educando é educando.
·         professor não deve estar atento ao fato de que o educando é um sujeito.
·         planejamento, a execução e a avaliação serão satisfatórios se não forem processados dentro de mínimos parâmetros de criticidade.
·         papel do professor está em criar condições para que o educando aprenda e se desenvolva de forma ativa, inteligível e sistemática.
4. É uma necessidade que se impõe, cada vez mais, no cenário universitário,


·         a fim de que os objetivos de educação, de um curso ou de uma disciplina sejam satisfatoriamente atingidos.

·         Planejamento escolar.
·         Planejamento educacional.
·         Planejamento curricular.
·         Planejamento didático.
5. Assinale a alternativa correta.

·         O painel de debate faz com que cada grupo interrogue outro grupo, criando questões que serão debatidas com os demais grupos e com a classe toda.
·         O painel de interrogação consiste na identificação de um grupo com determinada posição, que será defendida perante a turma, ou seja, caberá ao pequeno grupo defender sua ideia perante o grande grupo.
·         No painel simples, a turma se mantém como um bloco único, discutindo todas as questões em plenária e, ao final, apresentando um painel de conclusões ao professor.
·         No painel simples, a classe é dividia em pequenos grupos com tarefas distintas e, após a discussão por um período curto, os grupos são alterados, as pessoas que estavam em grupo vão para outros grupos e assim sucessivamente, formando novos grupos, apresentando o tema discutido e suas conclusões.
6. É A ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM E EM MODALIDADES TÉCNICAS DE ORGANIZAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM.

·         Epistemologia da Prática Profissional
·         Prática Pedagógica Dialógica
·         Prática Pedagógica
·         Metodologia do Ensino Superior
7. O CONTEÚDO DE ENSINO SERVE DE BASE PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS, CONCEITOS, PRINCÍPIOS E PARA DESENVOLVIMENTO DE HÁBITOS, HABILIDADES E ATITUDES.


·         É por meio dos conteúdos curriculares que alcançamos os objetivos estabelecidos para o processo educacional. A seleção dos conteúdos programáticos deve basear-se nos critérios:

·         organização vertical, flexibilidade, utilidade e adequação ao nível de desenvolvimento do aluno.
·         organização, aplicação, flexibilidade e significação.
·         validade, utilidade, significação, flexibilidade e adequação ao nível de desenvolvimento do aluno.
·         organização horizontal, validade, flexibilidade e adequação ao tempo disponível.
8. Assinale a alternativa "incorreta".

·         As características mencionadas na alternativa anterior são absolutamente indispensáveis, pois aquele professor que porventura não possuir um desses requisitos estará impossibilitado de exercer o magistério.
·         Professores com deficiências auditivas ou visuais podem desempenhar o magistério.
·         As características requeridas à atividade do magistério superior podem ser divididas em físicas e fisiológicas, psicotemperamentais e intelectuais.
·         É importante que o professor seja rápido ao responder às indagações feitas por seus alunos, uma vez que o período letivo possui prazo terminal.
9. Sobre a tendência tecnicista, assinale a alternativa "incorreta".

·         Nessa tendência, há uma preocupação em capacitar o aluno para que ele desempenhe de forma técnica a sua futura profissão.
·         Na tendência tecnicista, o aluno é visto como o receptor de um conteúdo previamente demarcado e preparado pelo técnico, isto é, pelo professor.
·         No modelo tecnicista, a avaliação é feita sobre a produtividade do aluno.
·         A tendência tecnicista refutava o positivismo jurídico.
10. O PROCESSO DE ENSINO SE CARACTERIZA PELA COMBINAÇÃO DE ATIVIDADES DO PROFESSOR E DOS ALUNOS.


·         As ações do professor, por meio das quais se organizam as atividades de ensino e as dos alunos para atingir os objetivos do trabalho docente, em relação a um conteúdo específico, são chamadas de:

·         atividades educacionais.
·         estratégias de ensino.
·         métodos de ensino.
·         técnicas de ensino.

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