segunda-feira, janeiro 08, 2018

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

01) Na criação de Mapas Conceituais:
I-) É regra a utilização de formas geométricas;
II-) Podem ser utilizados diagramas e formas geométricas;
III-) Não há um modelo a ser seguido.

Assinale a alternativa correta:
A. Somente a alternativa I está correta.
B. Somente a alternativa II está correta.
C. Somente a alternativa III está correta.
D. Somente as alternativas I e II estão corretas.
E. Somente as alternativas II e III estão corretas.

02) Leia a afirmação a seguir
É caracteriza as tecnologias utilizadas para armazenamento, processamento e distribuição de dados e informações. Este conceito foi dado por ARAUJO e MARQUESI (2009).
Na afirmação os autores estão referindo-se a
Alternativas:
A. Temáticas da Sociedade Moderna
B. Tecnologia da Informação e Comunicação
C. Temas abordados em Cursos de Tecnologias
D. Técnicas de Abordagem de Informação
E.Tecnologia da Educação e Informação

03) Os recursos técnicos de comunicação têm protagonizado um avanço espetacular. Os meios de aprendizagem baseados em material impresso, laboratório, áudio, vídeo ou informática e a emissão das mensagens educativas em suas distintas variantes (correio, telefone, rádio, televisão, telefax, videoconferência, internet, etc.) eliminam ou reduzem substancialmente os obstáculos de caráter geográfico, econômico, profissional, familiar ou similar, para que o estudante possa ascender aos níveis escolares mais altos."
Sobre a utilização desses meios técnicos na Educação a Distância, é CORRETO afirmar que:
Alternativas:
A. O uso integrado de recursos básicos e complementares substitui totalmente o professor e/ou tutor, uma vez que os instrumentos virtuais assumem os papeis que seriam deles.
B. Na Educação a Distância (EaD) assim como no ensino presencial, os meios técnicos podem ser substituídos totalmente pela atuação de professores sem prejuízos para o processo de aprendizagem.
C.A eficácia de um programa ou um curso de EaD depende exclusivamente da capacidade de estudo autônomo do aluno, o que não diz respeito à escolha e ao uso dos meios técnicos.
D. O EaD aliada à tecnologia garante o aprendizado do aluno, ao contrário do ensino presencial em que a tecnologia somente dispersa a atenção.
E. Uso integrado de recursos básicos e complementares e considerado como característica própria, que tem impulsionado o recente crescimento da modalidade de Ensino a Distância.

04) No âmbito da sociedade da informação e do conhecimento baseada no uso intenso das tecnologias de informação e comunicação novas questões éticas nos são apresentadas, relacionadas, por exemplo, a emergência de uma nova economia, novas relações de trabalho, novas formas de produção e compartilhamento de conteúdo.
Podemos afirmar que as principais questões éticas dentro do contexto da tecnologia são:
I. privacidade;
II. liberdade de expressão e controle de conteúdo;
III. igualdade e acesso;
IV. propriedade intelectual;
V. responsabilidade moral.
Dentro do contexto das Tecnologias de informação e Comunicação, assinale APENAS a alternativa que representa as questões éticas:
Alternativas:
A. As alternativas I, II, III, IV e V estão corretas.
B. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
C. Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
D. Somente as alternativas I, III e V estão corretas.
E. Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.

05) Qual é o conceito de utilização dos Mapas Conceituais?
O mapa conceitual tem a função de descrever os objetos da experiência, permitindo o seu reconhecimento; exerce também a função econômica vinculada ao seu caráter classificador, exerce ainda a função de organizar os dados da experiência de modo a que se estabeleçam entre eles conexões lógicas, permitindo a inferência dedutiva dos conceitos, exercendo também a função fundamental de previsão em que o conceito é um meio antecipador (prolepse), projetando modelos, conceitos matemáticos ou construções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...