terça-feira, fevereiro 20, 2018

História da Educação [PROVA}

História da educação

PERGUNTA 1 Resposta E

Observamos que dentro do período que compreende a Reforma e a Contra-Reforma, houve uma manifestação religiosa, tanto no aspecto espiritual quanto político relacionado ao domínio da sociedade de acordo aos seus interesses, porém houve uma manifestação no que se refere à educação nos dois períodos. Diante dos aspectos positivos e negativos trazidos para a educação, assinale a alternativa correta.
a. No período da Reforma podemos observar que a educação priorizava o preparo rigoroso com a mente e na Contra-Reforma a educação está baseada nos jogos e nos exercícios físicos.
b. Era recomendado dentro do contexto educacional o estudo da matemática e literatura na Contra-Reforma, enquanto na Reforma a educação estava baseada aos manuais de instrução e organização (Radio Studiorum).
c. O objetivo da Contra-Reforma era o trabalho de alfabetização voltado para a leitura do livro sagrado e na Reforma a formação estava voltada a formação dos padres.
d. A Reforma foi propagada através de ordens religiosas espalhadas pelo mundo com o único objetivo de catequizar as pessoas enquanto a Contra-Reforma tinha como líder Martinho Lutero priorizando o estudo dos monges.
e. A educação na Reforma propunha uma educação contemplada entre jogos, música, matemática e história e a proposta educacional da Contra- Reforma era a formação para o magistério através de manuais, normas e informações bibliográficas.

PERGUNTA 2 Resposta I apenas B
Diante dos conceitos apresentados no início da Unidade, podemos dizer que existe uma ligação, ou melhor, um elo entre a história, educação e pedagogia, permeando a influência direta do homem nesses aspectos. Você acredita que o homem é um ser histórico e cultural e que sua educação está diretamente ligada a essa perspectiva, assinale a alternativa que mostra essa ligação.
a) A ligação é feita porque o homem é produto da sua própria cultura, é feito de história e faz a história, em todos os lugares entre os diversos grupos sociais existe uma troca dentro das diferentes culturas, essa troca nada mais é do que a educação.
b) O elo de ligação se dá somente porque o homem é um ser histórico sem cultura própria, já que o homem traz consigo a sua história, assim produz o seu trabalho.
c) A perspectiva histórica mostra que o homem é feito de história e faz a história e que a educação é somente resultado dessa história.
d) A educação pode ser vista dentro de uma perspectiva de ação do homem modificando sua herança cultural.
e) O homem é feito de tempo e não de cultura, por isso a educação deve estar concentrada nas salas de aula.
Podemos dizer que está correta afirmação da alternativa:
I. apenas a alternativa b.
II. as alternativas a e c.
III. alternativa d e E.
IV. alternativa a.
V. alternativas b e E

PERGUNTA 3 Resposta D
Podemos dizer que a Grécia é o berço da Pedagogia por sua trajetória, aparição dos filósofos e seus questionamentos relacionados à educação, concebemos três principais filósofos, identifique qual dos filósofos tinha como ideal de educação, diante da frase que representa o seu pensamento.
“a educação não serve apenas para alcançarmos o conhecimento de fora para dentro, mas para despertar no indivíduo o que ele já sabe”.
a. A citação refere-se ao pensamento de Sócrates.
b. Alexandre o grande, tinha esse ideal de educação.
c. A citação refere-se ao pensamento dos sofistas
d. Platão acreditava nesse ideal como educação.
e. O pensamento é de Aristóteles.

PERGUNTA 4 Resposta D
Temos um olhar marcado para o período da Idade Média, já que foi um longo tempo cerca de mil anos de predominância da religião, principalmente do aspecto referente à educação. De acordo com o trecho a seguir, identifique qual era a posição da Companhia de Jesus diante da educação burguesa.
“Repetições em casa. Todos os dias, exceto os sábados, os dias feriados e os
festivos, designe uma hora de repetição aos nossos escolásticos para que assim
se exercitem as inteligências e melhor se esclareçam as dificuldades ocorrentes".
a. A educação burguesa não era prioridade na Idade Média
b. A educação estava centrada em formar cidadãos
c. O ensino era voltado para formação de monges
d. A educação priorizava a formação dos padres
e. A educação era pensava somente nos plebeus.

PERGUNTA 5 Resposta E
A nova visão de homem, mundo, sociedade e educação que surge no período do Renascimento, compreendido entre os séculos XV e XVI, contrapondo com o movimento humanista marcado por um novo estilo de vida. Este movimento é caracterizado pela formação do indivíduo, dentre os Humanistas apresentados no decorrer da Unidade, informe o autor da seguinte citação.
“Só nos esforçamos por guarnecer a memória, deixando de
lado, e vazios, juízo e consciência. Assim como os pássaros
vão às vezes em busca de grão que trazem aos filhotes sem
sequer sentir-lhe o gosto, vão nossos mestres pilhando a ciência
nos livros e a trazendo na ponta da língua tão somente para
vomitá-la e lançá-la ao vento".
a. Martinho Lutero
b. Inácio de Loyola
c. Erasmo de Rotterdam
d. Juan Luis Vives
e. Michel de Montaigne

PERGUNTA 6 Resposta C
O pensamento de Michel de Montaigne (1533-1592) nos chama a atenção no que se refere a uma contraposição à visão de homem apresentada no pensamento da Idade Média. Como você definiria o seu pensamento, de acordo com as perspectivas abaixo.
a. O pensamento de Michel Montaigne está voltada à crítica sobre a Reforma - Protestante, por priorizarem os jogos e exercícios físicos.
b. Montaigne era um integrante da Igreja Católica, por esse motivo acreditava que a educação deveria enfatizar a formação do homem cristão.
c. O pensamento de Montaigne está presente na flexibilidade e na verdade, por isso crítica a educação medieval que priorizava uma formação dentro do aspecto de memorização.
d. Montaigne acreditava que somente através da educação através da verdade seria possível a formação de um homem de Deus.
e. O seu pensamento está centrado da importância que os preceptores davam a educação burguesa,


Um comentário:

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...