quinta-feira, fevereiro 15, 2018

TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL


QUESTÃO 1
Um documento muito importante para o progresso da Educação Especial foi especificamente a

a )Declaração de Salamanca (1994).
b )Constituição Brasileira (1988)
c )Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)
d )Conferência Mundial de Educação para Todos (1990).

QUESTÃO 2
Para a Psicopedagogia, os conteúdos escolares devem

a )ter um fim em si mesmos
b )possuir objetivos imediatos.
c )estar a serviço da construção de habilidades cognitivas mais sofisticadas.
d )ser agrupados de maneira isolada.


QUESTÃO 3
O planejamento assume um papel importante na atividade docente quando

a )pode ser consultado pela equipe técnica
b )professor acredita na importância de sua intervenção para a promoção da aprendizagem e prevenção das dificuldades de aprendizagem
c )na sua ausência, pode ser executado por outro professor
d )é entregue em dia à coordenação

QUESTÃO 4
As protoaprendizagens dizem respeito às

a )concepções de mundo que se adquirem por meio da convivência com a família.
b )aprendizagens corretas que ocorrem no espaço escolar
c )aprendizagens que ocorrem por meio das relações afetivas com sua mãe.
d )aprendizagens que ocorrem a partir da interação da criança com a sua comunidade.


QUESTÃO 5
A anomia caracteriza-se

a )como o estágio mais avançado do desenvolvimento moral.
b )pela ausência da consciência moral e pela impossibilidade de compreensão das regras sociais e dos limites disciplinares
c )como uma atitude indisciplinada.
d )como o estágio que antecede a autonomia moral.

QUESTÃO 6
Para a Psicopedagogia, indisciplina conceitua-se como

a )incoerência entre a atitude e a tarefa proposta.
b )transgressão.
c )agressividade e repulsa pela tarefa escolar.
d )heteronomia moral.

QUESTÃO 7
Para enfrentar o desafio do fracasso escolar, é necessário que o professor

a )solicite avaliações clínicas de seu aluno
b )encaminhe o aluno que não aprende à equipe técnico-pedagógica da escola.
c )investigue o contexto sociocultural do aluno.
d )analise um conjunto de causas que podem ajudar a compreender o fracasso escolar dos alunos e reflita sobre as práticas pedagógicas utilizadas.

QUESTÃO 8
Uma reunião de pais, com enfoque psicopedagógico, deve

a ) considerar que os pais são parceiros da escola no processo de aprendizagem de seus filhos e que também são seres em processo de aprendizagem.
b ) apenas tratar de temas sobre desenvolvimento infantil.
c ) aproveitar a oportunidade para realizar entrevistas de anamnese sobre a vida da criança.
d ) ocupar-se da entrega de notas e resultados finais, bem como do repasse de informações gerais sobre os eventos da escola.

QUESTÃO 9
Quando analisamos as relações entre fracasso escolar e práticas pedagógicas, à luz da Psicopedagogia, concluímos que

a ) o fracasso escolar é resultante apenas de uma prática pedagógica ineficiente.
b ) as causas do fracasso escolar concentram-se na alfabetização inconsistente.
c ) por meio de uma prática pedagógica consistente, podemos diminuir os índices de fracasso escolar.
d ) não há nenhuma relação entre os dois fatores

QUESTÃO 10
A concepção curricular de toda e qualquer escola

a ) reflete uma concepção de homem, de educação e de sociedade.
b ) é integrada e oferece aprendizagens significativas.
c ) é crítica.
d ) é neutra e absoluta.


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