terça-feira, fevereiro 27, 2018

História da Educação

AS III
PERGUNTA 1 Resposta IV (apenas a alternativa E esta correta)

Com as reformas realizadas no Império, uma em específico nos remete a uma necessária reflexão, “A Reforma Leôncio de Carvalho”, trazendo conseqüências para a educação. Assinale a alternativa que mostra a especificidade da Reforma ao ensino
a) Trouxe a liberdade ao ensino secundário
b) Criou um método para ser trabalhado no Colégio D. Pedro I
c) Envolvia a participação da sociedade no ensino
d) Desenvolveu projetos educacionais
e) Evidencia a liberdade no ensino
I. alternativas a e b estão corretas
II. apenas a alternativa d está correta
III. alternativas b e d estão corretas
IV. apenas alternativa e está correta
V. apenas alternativa a está correta

PERGUNTA 2 Resposta A
Observamos que dentro do contexto apresentado com a chegada dos jesuítas no Brasil, através de Manoel da Nóbrega, houve uma manifestação religiosa, depois com a criação dos Colégios e dos cursos de letras humanas, filosofia e ciência e teologia, temos uma estrutura do ensino, apesar de sua administração realizada pelos jesuítas. Assinale a alternativa correta.
a. Os jesuítas tiveram o monopólio do ensino dentro de uma estruturação sistematizada e organizada.
b. A educação era voltada para um aspecto intelectual para formar os filhos dos colonos.
c. A prioridade era educar para catequizar os mestiços
d. A educação teve como base as aulas régias
e. Os jesuítas criaram vários métodos para que todos aprendessem para se profissionalizar

PERGUNTA 3 Resposta B
Quando os jesuítas são expulsos do Brasil pelo Marquês de Pombal o ensino sofre uma desestabilização, até a educação se concretizar novamente, existe o que podemos chamar de um período vago, porém depois de algum tempo nasce a escola pública através das reformas realizadas pelo Marquês de Pombal. Você acredita que essas reformas conseguiram superar o trabalho realizado pelos jesuítas, vamos verificar qual era o objetivo do Marquês de Pombal no que se refere aos cursos e a cultura impregnada nesse ensino.
a. O Marquês de Pombal acreditava que através da formação específica dos professores conseguiria estruturar a educação.
b. Através das aulas Régias, implantadas nas escolas seria uma grande tentativa para essa estruturação.
c. Sob a visão Iluminista, priorizando somente a educação como responsabilidade do Estado.
d. Através de professores trazidos de Portugal
e. Desenvolvendo uma educação voltada à religião

PERGUNTA 4 Resposta C
Após a carta Magna “Constituição de 1824” onde havia uma importante significação sobre a educação, alguns métodos foram criados para contribuir no processo educacional do Império, entre eles o método lancasteriano, que previa que alunos mais adiantados e menos adiantados se ajudariam. Como você acredita que o método contribuía para a educação.
“Os alunos mais adiantados ficavam sob o comando de alunos-monitores;
estes, por sua vez, eram chefiados por um inspetor de alunos”
a. Através da ajuda mútua
b. A educação seria mediada somente através de manuais
c. O método apenas demonstrava a fragilidade do professor
d. Os alunos mais adiantados conseguiam ensinar os que apresentavam certa dificuldade
e. O método trouxe contribuições significativas para a educação no que se refere as dificuldades de aprendizagem de forma satisfatória sem o auxílio do professor.

PERGUNTA 5 Resposta E
Dentro do contexto apresentado na Unidade III, vimos uma preocupação excessiva com o ensino superior, a criação de cursos e formação do ensino secundário voltadas para a formação do ensino superior , temos como exemplo o Colégio D. Pedro I. Comentando sobre essa visão dentro da educação brasileira, lembrando que não houve ênfase no ensino primário, podemos vislumbrá-lo como o ensino fundamental e o secundário. Como era contemplada a formação no Colégio D. Pedro I.
a. O Colégio foi criado para receber alunos de todas as classes, principalmente as menos favorecidas
b. O Colégio vislumbrava somente uma formação científica
c. O seu conteúdo era baseado nas normas organizacionais dos jesuítas
d. O Colégio tinha em seu currículo disciplinas que priorizavam a formação profissionalizante.
e. O Colégio tinha dentro do seu currículo ora aspectos científicos ora literários.

PERGUNTA 6 Resposta D
Quando a corte Portuguesa chega ao Brasil em 1808, no Rio de janeiro, cidade que passa a ser a sede do reino Português. A cidade passa por algumas mudanças para atender a Corte, a intenção era deixar a cidade parecida com Portugal no que se refere à educação, para isso, D. João VI realizou algumas alterações. Como se deu o processo de mudança na educação e no âmbito cultural.
a. Através da introdução de exercícios físicos e das aulas régias
b. Com a criação de museus e da Imprensa Régia
c. Abrindo cursos profissionalizantes
d. Com a estruturação em níveis de ensino e a criação de colégios e universidades
e. Através da criação do Jardim Botânico para pesquisa científica

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