RESPOSTAS EM VERDE.
Abaixo estão as questões e as alternativas que você
selecionou:
QUESTÃO 1
O Cone Invertido é
um instrumento idealizado por Pichon Riviére que auxilia o psicopedagogo a
fazer a leitura dos resultados no diagnóstico psicopedagógico na instituição.
Quais são os vetores a serem utilizados para essa leitura?
a )Pertença, tarefa,
pertinência, mudança, implícito e latente.
b )Instituição,
cooperação, comunidade, sujeito, aprendizagem e tele.
c )Pertença,
cooperação, tarefa, grupo, aprendizagem e sujeito.
d )Pertença, cooperação,
pertinência, comunicação, aprendizagem e tele.
QUESTÃO 2
Sobre os elementos
do sistema escolar, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao seu
conceito.
a )Os recursos
materiais representam apenas o material didático da instituição.
b )A programação
consiste na previsão das atividades a serem realizadas e das
inter-relações a serem mantidas para que os objetivos sejam alcançados.
c )O pessoal escolar
se configura pelos alunos que estão inseridos na instituição.
d )Secretárias,
serventes e inspetores não fazem parte do pessoal escolar.
QUESTÃO 3
O educador, no
papel de quem ensina, deve estar em constante movimento de reflexão sobre o seu
aprender.
Marque a alternativa que melhor indique o que ocorre com o ensino se essa ação realmente acontecer.
Marque a alternativa que melhor indique o que ocorre com o ensino se essa ação realmente acontecer.
a )Possibilita uma ação
pedagógica onde a convivência harmônica e enriquecedora entre
educador e educando gera uma abertura para a autoria de
pensamento e consequentemente uma aprendizagem fortalecida.
b )É uma
característica de um ensino comportamentalista onde modelos são privilegiados.
c )O educador passa a
preocupar-se muito mais com o seu processo de aprender, levando o educando a
não se fortificar como aprendente.
d )Ainda assim o
ensino não deixa de ser tradicional.
QUESTÃO 4
Sobre diagnóstico
psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.
a )O diagnóstico
psicopedagógico é um instrumento dinâmico composto por seis vetores.
b )A proposta do
diagnóstico na instituição baseia-se em pressupostos científicos que
caracterizam a compreensão de um fenômeno - a aprendizagem.
c )O diagnóstico
psicopedagógico é um instrumento único, aplicado apenas nos alunos que estão
dentro da instituição escolar.
d )A proposta do
diagnóstico psicopedagógico na instituição baseia-se na possibilidade de
investigação somente dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
QUESTÃO 5
Como é a
contextualiação da escola?
a )Como uma
instituição com um sistema fechado, com fronteiras que não assumem um caráter
relacional com outros sistemas.
b )Como uma instituição
com um sistema aberto, com fronteiras que assumem um caráter relacional com
outros sistemas.
c )Como uma
instituição com sistema misto, com delimitações que não deixam interferências
entre outros sistemas.
d )Como uma
instituição com sistema ampliado, com fronteiras que assumem um caráter de
parceria com outras instituições.
QUESTÃO 6
Marque a afirmativa
correta em relação à explicação do obstáculo funcional, descrito no Modelo
Nosográfico proposto por Visca.
a )São
funções e capacidades isoladas de um sujeito, como a memória,
percepção e vocabulário.
b )Diz respeito ao que
podemos também chamar de dislexia e disgrafia.
c )Define-se como o
funcionamento afetivo de um sujeto em aprendizagem.
d )Caracteriza-se como
o obstáculo institucional - concepção de mundo.
QUESTÃO 7
Em relação aos
recursos psicopedagógicos, marque a alternativa que apresenta o conceito
correto de um
desses recursos.
desses recursos.
a )Mostra - fazer uma
explicação sobre determinado assunto.
b )Alternativa
múltipla - explicita um segmento de uma conduta.
c )Acréscimo de modelo -
apresentar outra opção para que uma atitude possa ser efetivada.
d )Informação - criar
um grau de ansiedade e conflito.
QUESTÃO 8
Sobre os fatores
que se relacionam com a aprendizagem quando esta perpassa vínculos sadios,
assinale a alternativa correta.
a )O que caracteriza a
aprendizagem, a partir dos vínculos sadios, é a visão inatista priorizando as
informações do código genético.
b )A prática pedagógica
passa a se preocupar com o como se aprende para que o ensinar se coadune com o
aprender e não sejam práticas isoladas.
c )A prática
pedagógica entende o aprender como uma construção, porém a função mais
importante é do meio externo ao sujeito.
d )A aprendizagem é concebida
como um processo de construção que se configura em um intercâmbio entre o
interno e o externo, porém o sujeito é passivo nesse processo.
QUESTÃO 9
Qual o significado
do uso de sistemas de hipóteses na proposta da Epistemologia Convergente durante
o processo diagnóstico psicopedagógico institucional?
a )Tem o objetivo de, a
partir de um pensamento científico, em que hipóteses são confirmadas ou não,
estabelecer um plano de trabalho para se chegar à hipótese diagnóstica.
b )Está relacionada
com o enquadramento/contrato que o psicopedagogo realiza no início de seu
trabalho na instituição.
c )É somente um quadro
demonstrativo das tarefas a serem desenvolvidas pelo psicopedagogo.
d )As hipóteses são
apenas para organizar, para o psicopedagogo, as informações que ele tira de
suas observações.
QUESTÃO 10
A compreensão da
aprendizagem por meio do entendimento do processo construtivo, que
propõe o Esquema Evolutivo da Aprendizagem, nos posiciona frente à
aprendizagem, considerando-a como
a )um processo de
construção que se configura em um intercâmbio entre o interno e o
externo, porém, nesse processo, o sujeito é passivo.
b )o processo de
aprendizagem que, em uma visão inatista, é caracterizado pelas informações do
código genético.
c )uma construção,
porém a função mais importante é do meio externo ao sujeito.
d ) um processo
evolutivo, em que, a partir do nascimento, considerando a carga genética que
está presente, o sujeito, em constante interação com o meio, vai estabelecendo
suas relações vinculares que estruturam sua aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!