quarta-feira, fevereiro 07, 2018

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA

RESPOSTAS EM VERDE.

Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
O Cone Invertido é um instrumento idealizado por Pichon Riviére que auxilia o psicopedagogo a fazer a leitura dos resultados no diagnóstico psicopedagógico na instituição. Quais são os vetores a serem utilizados para essa leitura?

a )Pertença, tarefa, pertinência, mudança, implícito e latente.

b )Instituição, cooperação, comunidade, sujeito, aprendizagem e tele.

c )Pertença, cooperação, tarefa, grupo, aprendizagem e sujeito.

d )Pertença, cooperação, pertinência, comunicação, aprendizagem e tele.

QUESTÃO 2
Sobre os elementos do sistema escolar, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao seu conceito.

a )Os recursos materiais representam apenas o material didático da instituição.

b )A programação consiste na previsão das atividades a serem realizadas e das inter-relações a serem mantidas para que os objetivos sejam alcançados.

c )O pessoal escolar se configura pelos alunos que estão inseridos na instituição.

d )Secretárias, serventes e inspetores não fazem parte do pessoal escolar.

QUESTÃO 3
O educador, no papel de quem ensina, deve estar em constante movimento de reflexão sobre o seu aprender.
Marque a alternativa que melhor indique o que ocorre com o ensino se essa ação realmente acontecer.

a )Possibilita uma ação pedagógica onde a convivência harmônica e enriquecedora entre educador e educando gera uma abertura para a autoria de pensamento e consequentemente uma aprendizagem fortalecida.

b )É uma característica de um ensino comportamentalista onde modelos são privilegiados.

c )O educador passa a preocupar-se muito mais com o seu processo de aprender, levando o educando a não se fortificar como aprendente.

d )Ainda assim o ensino não deixa de ser tradicional.

QUESTÃO 4
Sobre diagnóstico psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.

a )O diagnóstico psicopedagógico é um instrumento dinâmico composto por seis vetores.

b )A proposta do diagnóstico na instituição baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a compreensão de um fenômeno - a aprendizagem.

c )O diagnóstico psicopedagógico é um instrumento único, aplicado apenas nos alunos que estão dentro da instituição escolar.

d )A proposta do diagnóstico psicopedagógico na instituição baseia-se na possibilidade de investigação somente dos alunos com dificuldades de aprendizagem.

QUESTÃO 5
Como é a contextualiação da escola?

a )Como uma instituição com um sistema fechado, com fronteiras que não assumem um caráter relacional com outros sistemas.

b )Como uma instituição com um sistema aberto, com fronteiras que assumem um caráter relacional com outros sistemas.

c )Como uma instituição com sistema misto, com delimitações que não deixam interferências entre outros sistemas.

d )Como uma instituição com sistema ampliado, com fronteiras que assumem um caráter de parceria com outras instituições.

QUESTÃO 6
Marque a afirmativa correta em relação à explicação do obstáculo funcional, descrito no Modelo Nosográfico proposto por Visca.

a )São funções e capacidades isoladas de um sujeito, como a memória, percepção e vocabulário.

b )Diz respeito ao que podemos também chamar de dislexia e disgrafia.

c )Define-se como o funcionamento afetivo de um sujeto em aprendizagem.

d )Caracteriza-se como o obstáculo institucional - concepção de mundo.

QUESTÃO 7
Em relação aos recursos psicopedagógicos, marque a alternativa que apresenta o conceito correto de um
desses recursos.

a )Mostra - fazer uma explicação sobre determinado assunto.

b )Alternativa múltipla - explicita um segmento de uma conduta.

c )Acréscimo de modelo - apresentar outra opção para que uma atitude possa ser efetivada.

d )Informação - criar um grau de ansiedade e conflito.

QUESTÃO 8
Sobre os fatores que se relacionam com a aprendizagem quando esta perpassa vínculos sadios, assinale a alternativa correta.

a )O que caracteriza a aprendizagem, a partir dos vínculos sadios, é a visão inatista priorizando as informações do código genético.

b )A prática pedagógica passa a se preocupar com o como se aprende para que o ensinar se coadune com o aprender e não sejam práticas isoladas.

c )A prática pedagógica entende o aprender como uma construção, porém a função mais importante é do meio externo ao sujeito.

d )A aprendizagem é concebida como um processo de construção que se configura em um intercâmbio entre o interno e o externo, porém o sujeito é passivo nesse processo.

QUESTÃO 9
Qual o significado do uso de sistemas de hipóteses na proposta da Epistemologia Convergente durante o processo diagnóstico psicopedagógico institucional?
a )Tem o objetivo de, a partir de um pensamento científico, em que hipóteses são confirmadas ou não, estabelecer um plano de trabalho para se chegar à hipótese diagnóstica.
b )Está relacionada com o enquadramento/contrato que o psicopedagogo realiza no início de seu trabalho na instituição.

c )É somente um quadro demonstrativo das tarefas a serem desenvolvidas pelo psicopedagogo.

d )As hipóteses são apenas para organizar, para o psicopedagogo, as informações que ele tira de suas observações.

QUESTÃO 10

A compreensão da aprendizagem por meio do entendimento do processo construtivo, que propõe o Esquema Evolutivo da Aprendizagem, nos posiciona frente à aprendizagem, considerando-a como
a )um processo de construção que se configura em um intercâmbio entre o interno e o externo, porém, nesse processo, o sujeito é passivo.
b )o processo de aprendizagem que, em uma visão inatista, é caracterizado pelas informações do código genético.
c )uma construção, porém a função mais importante é do meio externo ao sujeito.
d ) um processo evolutivo, em que, a partir do nascimento, considerando a carga genética que está presente, o sujeito, em constante interação com o meio, vai estabelecendo suas relações vinculares que estruturam sua aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...