quarta-feira, fevereiro 28, 2018

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

QUESTÃO 1
Sobre a organização do trabalho pedagógico na escola, particularmente aquela que estimula a vivência/prática da pesquisa, julgue os itens que se seguem e assinale o verdadeiro.

a ) Para a organização do trabalho pedagógico há que se garantir o contínuo estudo do professor, feito de forma articulada com a escola e suas propostas de ação que, por sua vez, visem à aprendizagem dos alunos.

b ) A escola, na organização do seu trabalho pedagógico, somente atinge a qualidade quando inclui, em suas atividades, grupos de consultores especializados, que assumem a elaboração e execução do planejamento da escola.
c ) É importante que sejam criados critérios quanto à realização de pesquisa, e não sejam feitas pesquisas longas, pois estas tomam muito tempo e dificultam o cumprimento do conteúdo.
d ) O planejamento produz melhoria da qualidade do ensino quando é capaz de provocar, junto aos seus professores, a necessidade de treinamento em cursos já testados e abonados em outras instituições.

QUESTÃO 2
"Acrescentamos a essa metodologia uma reflexão sobre a realidade social, orientando os projetos de trabalho para uma reflexão sobre as condições de vida da comunidade que o grupo faz parte, analisando-as em relação a um contexto sociopolítico maior e elaborando propostas de intervenção que visem a transformação
social" (FREIRE, 1997).
De acordo com a citação acima, é correto afirmar sobre o trabalho com projetos que


a ) a transformação social que um projeto pode desencadear é condicionada aos recursos materiais necessários para a execução de um projeto.
b )a reflexão sobre a sociedade social integra a preocupação ao elaborar um projeto.
c ) a realidade social que deve ser levada em conta num planejamento de projetos é aquela que corresponde à expectativa da equipe gestora da escola que assume essa metodologia.

d ) é condição para que uma temática seja desenvolvida em forma de um projeto, que os profissionais envolvidos tenham uma larga experiência na execução de projetos.

QUESTÃO 3
Os PCN buscam salientar que a escola é socialmente onipotente e que fracassa na sua missão educativa devido, exclusivamente, aos seus problemas

a )internos.

b )internos e externos.

c )externos.

d )com alunos.


QUESTÃO 4

Jogo do osso, cana de espera e o pão de forno; O milho assado, a carne gorda, a cancha reta;Faziam planos e nem sabiam que eram felizes; Olhos abertos, o longe é perto, o que vale é o sonho; Sopram ventos desgarrados, carregados de saudade; Viram copos viram mundos, mas o que foi nunca mais será [...].
A música "Desgarrados", de Mário Barbará, poderia ser trabalhada em um projeto de trabalho enfatizando a seguinte temática, associada às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, proposto pelo MEC:


a )trabalho.

b )saúde.

c )cultura.

d )meio ambiente.


QUESTÃO 5

Leia o depoimento a seguir:
Esta abordagem consiste nas tendências ou enfoques que ressaltam o sujeito, dando ênfase a relações interpessoais e à vida psicológica e emocional do indivíduo. É o chamado ensino centrado no aluno.
Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas?


a )Abordagem comportamentalista.

b )Pedagogia não diretiva.
c )Abordagem humanista.

d )Abordagem tradicional.


QUESTÃO 6

Leia a descrição abaixo.
Não há comunicação entre professor e aluno, o educador faz "comunicados" e depósitos que os educandos recebem pacientemente, memorizam e repetem; nessa distorção da visão de educação não há saber.
Essa tendência pedagógica relaciona-se com a concepção de

a )educação bancária.

b )pedagogia progressista crítico-social dos conteúdos.

c )educação problematizadora.

d )pedagogia liberal tecnicista.


QUESTÃO 7

Um professor, em sua sala de aula, trabalha com projetos de trabalho. Atualmente, desenvolve um trabalho com seus alunos relacionado aos distintos estilos musicais. Ele acredita que trabalhar com essa proposta de planejamento possibilita a ação-reflexão-ação sobre os conteúdos curriculares, bem como possibilita a pesquisa em sala de aula. Desse modo, é correto afirmar que


a ) nos projetos de trabalho, a aprendizagem acontece em situações concretas, de interação, relacionadas, principalmente, ao currículo mínimo escolar, pré-selecionado pelo professor.
b )os projetos de trabalho possibilitam a concretização e problematização do currículo escolar, através de um modo diferenciado de ensinar e aprender.

c )as temáticas dos projetos de trabalho, bem como seu desenvolvimento, são construídas pelos alunos, sendo o professor apenas o facilitador desse processo. Ou seja, não há intervenção do professor nessa proposta de planejamento.
d )os projetos de trabalho possibilitam a concretização do currículo escolar, através de um modo padronizado de ensinar e aprender.

QUESTÃO 8
"Previsão de todas as etapas que envolvem as atividades docentes e discentes, de forma que torne o ensino seguro, econômico e eficiente; previsão de situações específicas de professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem." Partindo das diferentes formas de planejamento, propostas por Luckesi, essas características fazem parte do

a )plano do ensino.

b )planejamento curricular.

c )planejamento educacional.

d )plano de aula.


QUESTÃO 9

A prática pedagógica, pensada em uma relação dinâmica, deve ser entendida como o fruto de uma reflexão consciente e madura sobre o binômio ensino-aprendizagem. Assinale a alternativa que demonstra oselementos centrais que precisam ser levados em conta na discussão da prática pedagógica pensada nessa concepção.


a )A importância do conhecimento do professor e de sua importância na condução do processo de ensino, como sendo ele exclusivamente o sujeito de todo processo educacional.
b )A organização das disciplinas de forma que os alunos não confundam os conteúdos que serão ministrados no decorrer do ano letivo.
c )O papel dos alunos no seu desenvolvimento motor e a sua escolha por um determinado curso, enquanto opção profissional.
d )A concepção de homem, de aprendizagem, de cultura e de conhecimento.

QUESTÃO 10
A prática pedagógica repetitiva e acrítica caracteriza-se

a )pela construção de uma prática calcada na teoria oriunda das necessidades dos alunos.
b )pela sobreposição da concepção teórica à prática.
c )pela visão de unidade presente na relação teoria-prática.
d )pelo rompimento da inter-relação entre teoria e prática. Constitui-se a partir de leis e normas estabelecidas que sujeitam o professor há um fazer e como fazer estabelecidos previamente e que se constituem de maneira mecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...