quarta-feira, março 14, 2018

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE


Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:


QUESTÃO 1
A formação dos docentes, para o exercício pedagógico pleno, deve ser pensada a partir

a )do ensino somente de conhecimentos decorrentes da tradição sociocultural formadora do povo.
b )do domínio de conceitos científicos específicos.
c )de demandas provenientes das áreas específicas do conhecimento.

d  
de uma formação adequada que possibilite mudanças significativas para a educação.

QUESTÃO 2
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 208, inciso III, afirma que
a )
a educação de pessoas com necessidades especiais será efetivada com o atendimento educacional especializado ofertado preferencialmente na rede regular de ensino.
b )
a matrícula de alunos com necessidades especiais não será efetivada na escola regular.
c )
o atendimento de alunos com necessidades especiais pode ser substituído pelo ensino regular quando a escola não se encontra em condições de atender às necessidades educacionais desses alunos.

d ) a educação de pessoas com necessidades especiais será efetivada somente mediante a garantia de matrícula.


QUESTÃO 3
De acordo com a LDB 9.394/96, as modalidades de ensino estão assim organizadas:

a ) Educação Especial e Educação a Distância.
b ) Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Educação no Campo.
c )
Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação a Distância, Educação Indígena e Educação no Campo.
d )
Educação Indígena e Educação no Campo.

QUESTÃO 4
Para que a escola cumpra com qualidade o seu papel, é imprescindível que o docente seja
a )
educador, reflexivo, eficiente e agente de mudanças.
b )
o principal personagem da educação, focando o resultado de sua prática exclusivamente em si mesmo.
c )
um transmissor de conhecimentos científicos.

d ) eficaz e priorize o seu planejamento escolar dando destaque somente aos conteúdos escolares científicos.


QUESTÃO 5
A educação tem o poder de mudar a sociedade e é um direito de todo cidadão. Sendo assim, a EJA deve priorizar
a )
apenas a certificação para o Ensino Médio.
b )
o cumprimento legal determinado pela LDB 9.394/96.
c ) a formação técnica voltada ao Ensino Profissionalizante

d ) 
a formação geral do indivíduo para intervenção na sociedade em que está inserido.


QUESTÃO 6
A intenção política da escola de tempo integral é

a ) construir uma escola com a mesma organização da escola regular.

b )
favorecer a aprendizagem na perspectiva da cidadania e da diversidade.
c ) ter um projeto curricular sem prever o intuito pedagógico.
d )
somente a ampliação do tempo na escola.


QUESTÃO 7
Como prática social, é na escola que
a )
a diversidade cultural e a qualidade do ensino estão totalmente contemplados.
b )
se desenvolvem interações sociais garantindo educação para todos.
c )
o acesso e a permanência dos educandos é um processo que já está garantido.
d )
o cidadão se desenvolve integralmente ao longo da vida.

QUESTÃO 8
No contexto das políticas públicas para a avaliação do Ensino Superior, podemos citar

a )
o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

b ) 
a Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES).
c )
a Prova Brasil.
d )
a Avaliação da Educação Básica (SAEB).
QUESTÃO 9
A preparação básica para o trabalho, no Ensino Médio, deve incluir as competências que darão suporte para a Educação Profissional específica. Por esse motivo, as diretrizes curriculares para o Ensino Médio insistem em

a )
flexibilizar o currículo e a contextualização dos conteúdos nas áreas das disciplinas.
b )
formular um conjunto de regras e métodos de ensino que garantam a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, o progresso cultural do aluno.
c )
considerar os resultados desejados, a aprendizagem e o progresso do aluno, numa perspectiva significativa, organizando os meios e as condições para se ensinar/aprender.

d ) formular práticas de ensino inovadoras e hegemônicas de acordo com seus propósitos institucionais, a fim de garantir a eficiência de um ensino de qualidade, mesmo que essas práticas não atendam a todos os interesses discentes

QUESTÃO 10 - Questão anulada.

As instituições escolares indígenas do Brasil enfrentaram alguns desafios, que são:
a )
implantação de uma legislação específica para a educação escolar indígena, que ainda não existe no Brasil.
b )
falta de professores capacitados para o trabalho nas comunidades indígenas.
c )
a legislação vigente, que ainda não considera importante valorizar as culturas dos povos indígenas.


d ) 
falta de infraestrutura adequada e não reconhecimento das escolas indígenas.

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