Abaixo estão as questões e as alternativas que você
selecionou:
QUESTÃO 1
A formação dos
docentes, para o exercício pedagógico pleno, deve ser pensada a partir
a )do ensino
somente de conhecimentos decorrentes da tradição sociocultural formadora do
povo.
b )do domínio de
conceitos científicos específicos.
c )de demandas provenientes
das áreas específicas do conhecimento.
d de uma formação adequada que possibilite mudanças significativas para a educação.
QUESTÃO 2
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 208, inciso III, afirma
que
a )
a educação de pessoas com necessidades especiais será efetivada com o
atendimento educacional especializado ofertado preferencialmente na rede
regular de ensino.
b )
a matrícula de alunos com necessidades especiais não será efetivada na
escola regular.
c )
o atendimento de alunos com necessidades especiais pode ser substituído
pelo ensino regular quando a escola não se encontra em condições de atender às
necessidades educacionais desses alunos.
d ) a educação de pessoas com necessidades especiais será efetivada somente mediante a garantia de matrícula.
QUESTÃO 3
De acordo com a LDB
9.394/96, as modalidades de ensino estão assim organizadas:
a ) Educação Especial e Educação a Distância.
b ) Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Educação no Campo.
c )
Educação Especial,
Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação a
Distância, Educação Indígena e Educação no Campo.
d )
Educação
Indígena e Educação no Campo.
QUESTÃO 4
Para que a escola cumpra com qualidade o seu papel, é imprescindível que
o docente seja
a )
educador, reflexivo, eficiente e agente de mudanças.
b )
o principal personagem da educação, focando o resultado de sua prática
exclusivamente em si mesmo.
c )
um transmissor de conhecimentos científicos.
d ) eficaz e priorize o seu planejamento escolar dando destaque somente aos conteúdos escolares científicos.
QUESTÃO 5
A educação tem o poder de mudar a sociedade e é um direito de
todo cidadão. Sendo assim, a EJA deve priorizar
a )
apenas a certificação para o Ensino Médio.
b )
o cumprimento legal determinado pela LDB 9.394/96.
c ) a formação
técnica voltada ao Ensino Profissionalizante
d ) a formação geral do indivíduo para intervenção na sociedade em que está inserido.
QUESTÃO 6
d ) a formação geral do indivíduo para intervenção na sociedade em que está inserido.
QUESTÃO 6
A intenção política
da escola de tempo integral é
a ) construir uma escola com a mesma organização da escola regular.
a ) construir uma escola com a mesma organização da escola regular.
b )
favorecer a aprendizagem na perspectiva da cidadania e da
diversidade.
c ) ter um
projeto curricular sem prever o intuito pedagógico.
d )
d )
somente a ampliação do tempo na escola.
QUESTÃO 7
Como prática social, é na escola que
a )
a diversidade cultural e a qualidade do ensino estão
totalmente contemplados.
b )
se desenvolvem interações sociais garantindo educação para todos.
c )
o acesso e a permanência dos educandos é um processo que já
está garantido.
d )
o cidadão se desenvolve integralmente ao longo da vida.
QUESTÃO 8
No contexto das
políticas públicas para a avaliação do Ensino Superior, podemos citar
a )
o Exame Nacional do
Ensino Médio (ENEM).
b ) a Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES).
b ) a Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES).
c )
a Prova Brasil.
d )
a Avaliação da
Educação Básica (SAEB).
QUESTÃO 9
A preparação básica
para o trabalho, no Ensino Médio, deve incluir as competências que darão
suporte para a Educação Profissional específica. Por esse motivo, as diretrizes
curriculares para o Ensino Médio insistem em
a )
flexibilizar o
currículo e a contextualização dos conteúdos nas áreas das
disciplinas.
b )
formular um
conjunto de regras e métodos de ensino que garantam a qualidade do
processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, o progresso cultural
do aluno.
c )
considerar os
resultados desejados, a aprendizagem e o progresso do aluno, numa
perspectiva significativa, organizando os meios e as condições para
se ensinar/aprender.
d ) formular
práticas de ensino inovadoras e hegemônicas de acordo com seus
propósitos institucionais, a fim de garantir a eficiência de um ensino de
qualidade, mesmo que essas práticas não atendam a todos os interesses discentes
QUESTÃO 10 -
Questão anulada.
As instituições
escolares indígenas do Brasil enfrentaram alguns desafios, que são:
a )
implantação de uma legislação específica para a educação escolar
indígena, que ainda não existe no Brasil.
b )
falta de professores capacitados para o trabalho nas comunidades
indígenas.
c )
a legislação vigente, que ainda não considera importante valorizar as
culturas dos povos indígenas.
d ) falta de infraestrutura adequada e não reconhecimento das escolas indígenas.
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