sexta-feira, março 02, 2018

História da Educação


PERGUNTA 1 Resposta D
O documento redigido por Fernando de Azevedo juntamente com 25 intelectuais denominado “Manifesto dos Pioneiros da Educação” prioriza uma reforma necessária no processo educacional, visto que esse documento é um marco dentro da Educação Brasileira, trazendo algumas especificidades ao Estado, pois bem vamos discutir quais são essas propostas contidas no documento para o Estado.
a. A função da educação poderia ser responsabilidade não somente do Estado, mas também dos proprietários de escolas privadas.
b. O acesso à educação de jovens e adultos que residissem em São Paulo e no Rio de Janeiro.
c. A separação dos sexos em sala de aula e a proibição de influências religiosas no ensino
d. A educação pública, autonomia da função educacional, proibição de influências religiosas e políticas partidárias no ensino.
e. A obrigatoriedade de uma educação profissional

PERGUNTA 2 Resposta E
Maria Lacerda de Moura foi uma lutadora da participação efetiva da mulher na sociedade, apesar dos preconceitos, estava muito a frente de seu tempo quanto aos seus ideiais, destaque suas contribuições no âmbito educacional. Assinale a alternativa que mostra essa contribuição.
a. Através da participação em grupos anarquistas
b. Quando tirou das ruas os filhos dos escravos
c. Abriu várias escolas e abrigos
d. Quando escreveu vários livros infantis
e. Participou da liga contra o analfabetismo

PERGUNTA 3 Resposta C
Temos uma grande influencia pedagógica no Brasil trazida pelos educadores do período chamado Primeira República, essa influência se dá pela formação dos nossos educadores fora do Brasil, na Europa, Estados Unidos e outros países, os pensamentos contemplam positivismo e pragmatismo. Portanto, um dos filósofos e pedagogos que fazem parte deste contexto é John Dewey. Qual o seu pensamento pedagógico e qual o educador brasileiro que traz o seu pensamento para o Brasil.
a. O pensamento pedagógico de John Dewey mostra que todas as idéias devem ser consideradas como verdades plenas. O educador que traz para o Brasil essa influência é Fernando de Azevedo
b. A educação deve estar centrada nos aspectos práticos, voltados à experiência . Quem traz esse pensamento ao Brasil é Florestan Fernandes
c. A escola é a própria vida e as idéias podem ser consideradas verdadeiras quando orientam a ação. O educador brasileiro que é influenciado pelo pragmatismo de John Dewey foi Anísio Teixeira
d. A escola deve preparar o aluno para resolver seus problemas com o auxílio do professor. Pensamento trazido por Pascoal Lemme
e. As idéias são apenas hipóteses que só devem ser concebidas a medida que podemos comprová-la cientificamente. Quem traz esse pensamento ao Brasil é Álvaro Vieira Pinto.

PERGUNTA 4 Resposta A
Podemos dizer que Fernando de Azevedo incluiu a educação dentro de um contexto nacional, sempre preocupado com o papel da escola dentro de uma visão crítica. Defina o seu pensamento pedagógico de acordo com a escolha das alternativas abaixo.
a. Através da extensão do ensino a todas as crianças em idade escolar
b. Quando prioriza o ensino dentro dos currículos das aulas régias
c. Pela abertura e luta política apoiando os proprietários de escolas particulares do Estado de São Paulo
d. A educação infantil como foco no âmbito internacional
e. Através de acordos internacionais

PERGUNTA 5 Resposta B
Como podemos definir a identificação que Lourenço Filho denomina ao que se refere ao papel da escola primária.
a. O papel da escola primária seria a formação dentro de uma visão política
b. A integridade da criança na sociedade dentro de uma visão voltada a realidade
c. Adaptar as crianças ao material didático oferecido pelo Estado
d. Adequar a escola primária aos aspectos religiosos
e. Prepara a criança para a vida profissional

PERGUNTA 6 Resposta II (Apenas alternativa d está correta)
Voltada a um pensamento e a uma ação extremamente social Anália Franco traduz a sua visão pedagógica aos mais necessitados. Como podemos compreender as causas das dificuldades enfrentadas por ela para manter o seu trabalho.
a) Uma das dificuldades se dá por causa da sua religião
b) A sociedade não aceitava a formação intelectual feminina
c) Ela não sofreu tantas dificuldades, pois fazia parte da elite
d) A sociedade formada por católicos, escravocratas e monarquistas não aceitavam uma obra social realizada por Anália, pois sua fama não era agradável.
e) Anália teve ajuda de vários fazendeiros, não houve um período que constatasse dificuldades na sua obra.
I. Apenas alternativa a está correta
II. Apenas alternativa d está correta
III. As alternativas c e E estão corretas
IV. As alternativas a e d estão corretas
V. As alternativas b e d estão corretas


PERGUNTA 1 Resposta B
O ensino organiza-se a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 5692/71, agregando o ensino primário antigo ginásio, passando a constituir o ensino de 1º grau e o médio 2º grau, são incorporadas no currículo algumas disciplinas. Identifique as disciplinas que contemplam o currículo.
a. Educação física, música, artes, sociologia e religião
b. Artes, educação moral e cívica, educação física, saúde e religião
c. Religião, educação moral e cívica, saúde, artes
d. Filosofia, gramática específica, línguas, educação física
e. Educação moral e cívica, artes visuais, filosofia

PERGUNTA 2 Resposta A
Percebemos que na ditadura militar um dos aspectos trabalhados na educação foi o condicionamento, se pararmos para refletir, vimos que na Primeira República houve uma luta dos nossos intelectuais para tornar a educação democrática, pública, gratuita, laica, livre de rumores de religião e da política, contrariando todo o movimento realizado pelos intelectuais a Segunda República traz outra visão revertendo a idéia de democratização do ensino. Como você compreender a educação em segundo plano dentro desse período.
a. São vários aspectos que demonstram o descaso um deles está presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
b. Quando é implementada a visão intuitva na educação
c. A educação está centrada no pensamento socialista
d. A preocupação está nas escolas públicas e infantis
e. São incorporados nos currículos aspectos de um pensamento construtivista

PERGUNTA 3 Resposta C
A educação de Jovens e Adultos torna-se importante a partir da contextualização trabalhada por Paulo Freire. Defina como se estabelece o seu método aplicado à educação, procure assinalar a alternativa que mostra o segmento de todo o processo.
a Tematização, socialização, interação
b. Problematização, Investigação, Conclusão
c. Investigação, tematização, problematização
d. Socialização, Investigação, Interação
e. Problematização, Socialização, Conclusão

PERGUNTA 4 Resposta D
Vimos no contexto do período relacionado a ditadura militar que apesar do desenvolvimento implantado em nosso País, a educação passa por processos decisivos e comprometidos diante dos acordos e da visão política. Vamos discutir os aspectos do Estado no sentido do seu poder em relação a decisões da educação da sociedade brasileira, decidindo como essa sociedade será educada no sentido intelectual, como identificamos essa visão de educação.
a A educação era voltada ao ensino religioso
b. A introdução das disciplinas educação moral e cívica e música
c. A educação era concebida por intelectuais e educadores preocupados com a educação pública
d. A educação é ministrada de acordo com os interesses do mercado internacional
e. A educação era ministrada em níveis: primário e secundário

PERGUNTA 5 Resposta E
Em sua principal obra Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire traz uma proposta anti-autoritária, onde professores e alunos ensinam e aprendem juntos, engajados num diálogo permanente, o diálogo está presente em toda a sua obra, a intenção é tornar o cidadão participativo, reflexivo e crítico dentro da sociedade. Como podemos identificar o que Paulo Freire quis expressar através da seguinte frase:
“Não podemos ficar alheios. “Ser rebeldes e não ser resignados”.
a. Que nós temos que aceitar os educandos como eles são
b. Que não devemos priorizar dentro da educação aspectos como a história, a cultura e a política
c. Que hoje existem muitas pessoas que devem ficar dentro dos lugares impostos pela sociedade
d. Que o professor não deve interferir no processo de aprendizagem dos seus alunos.
e. Que todos os educadores devem participar da história, da cultura e da política, não se pode ficar neutro.

PERGUNTA 6 Resposta A
A contextualização dos educadores apresentados nesta Unidade nos mostra como o sentido de politização é importante para que possamos realizar um trabalho mais concreto do âmbito educacional, porém alguns educadores exploram uma visão sociologia, filosófica, política, cultural e crítica, dentre esses educadores dois efetivamente merecem destaque. Quais são eles.
a. Álvaro Vieira Pinto e Florestan Fernandes
b. Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo
c. Florestan Fernandes e Anísio Teixeira
d. Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto
e. Fernando de Azevedo e Florestan Fernandes

PERGUNTA 1 Resposta E
De acordo com a trajetória de luta dos educadores apresentados nesta Unidade, foram escolhidos dois pensamentos para que você identifique.
Seu Pensamento está ligado à Filosofia: “Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; Se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil;Se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; Se dar a cada um de nos e a nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil; Então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes que os seres humanos são capazes”.
Pensamento educaional (Através de uma crítica incisiva ao modelo pedagógico burocrático, Tragtenberg chega à teoria da pedagogia libertária que se expressa pelo questionamento de toda e qualquer relação de poder estabelecida no processo educativo e das estruturas que proporcionam as condições para que essas relações se reproduzam no cotidiano das instituições escolares).
a. Guiomar Namo de Mello e Maurício Tragtenberg
b. Moacir Gadotti e Marilena Chauí
c. Dermival Saviani e Magda Soares
d. Moacir Gadotti e Guiomar Namo de Mello
e. Maurício Tragtenberg e Marilena Chauí

PERGUNTA 2 Resposta B
Identifique o autor da frase a seguir e explique os motivos que o levaram a ter esse pensamento.
“Somei, mas fracassos do que vitórias”
a. Anísio Teixeira
b. Darcy Ribeiro
c. Florestan Fernandes
d. Dermival Saviani
e. Rubem Alves
PERGUNTA 3 Resposta B
Dermival Saviani é reconhecido por sua análise crítica sobre as políticas educacionais brasileiras, pois acredita na liberdade da sociedade, como indivíduos desenvolvidos capazes de se organizar em busca de uma harmonia incomum. Partindo deste pressuposto, vamos definir o seu pensamento pedagógico.
a. Sempre defendeu a escola privada através da sua concepção bancária
b. Acredita na liberdade da sociedade através do seu desenvolvimento e da sua capacidade de organização.
c. Preocupava-se apenas com o ensino direcionada a Educação de Jovens e Adultos
d. Seu pensamento pedagógico está centrado na influência positivista
e. Acreditava que somente o trabalho realizado através dos livros didáticos conseguiríamos o sucesso educacional

PERGUNTA 4 Resposta C
Agora com base em todas as unidades apresentadas, você pode compreender a história de uma educação que passou por momentos difíceis e prestando atenção nos textos também pode observar que as suas conquistas foram lentas. De acordo com o pensamento de Maria Lúcia de Souza Aranha sobre o referido assunto apontando algumas possíveis soluções para que juntos possamos dar novos caminhos a essa história da educação e da pedagogia, o que falta, o que tem de excesso, o que precisamos fazer para melhorar.
“O trunfo de se tornar um dos países mais ricos, no entanto, contrasta com o fato de ser um triste
recordista em concentração de renda, com efeitos sociais perversos: conflitos com os sem-terra,
os sem-teto, infância abandonada, morticínio, mas prisões, nos campos,nos grandes centros.
Persiste na educação (e na saúde!) uma grande defasagem entre o Brasil e os países desenvolvidos,
porque a população não recebeu até agora um ensino fundamental de qualidade”. (Aranha, 1993, p. 224)
a. Podemos mudar trabalhando dentro de uma Pedagogia tradicional, já que os jesuítas contemplaram o monopólio da educação.
b. Se os educadores trabalhassem apenas diante de uma perspectiva construtivista teríamos chance de mudar a sociedade
c. Alcançaríamos se houvesse um investimento no que se refere ao Ensino Fundamental.
d. Deveria haver um olhar mais humano para com o professor
e. O aspecto discutido não deve ter interferência do Estado.

PERGUNTA 5 Resposta E
De acordo com as conquistas diante das políticas públicas no âmbito educacional temos hoje parâmetros de trabalho como educadores, já que elas nos dão base para exercer a profissão de pedagogos, pois bem quais são as principais, de acordo com o período da Nova República e que predominam até os dias atuais.
a. A Constituição Federal de 1891 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4021/61
b. Os parâmetros curriculares nacionais e as Diretrizes curriculares nacionais.
c. A Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do adolescente
d. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 5692/71 e a Constituição Federal de 1824.
e. A Constituição de 1988 e a A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96.

PERGUNTA 6 Resposta IV (Apenas a alternativa E esta correta)
Diante da discussão sobre o sistema educacional brasileiro, se faz necessário um estudo que contemple uma mudança condizente com o pensamento atual da sociedade, já no processo de democracia conquistado pela movimentação da sociedade, dessa forma são instituídos nos currículos escolares especificidades importantes a serem discutidas na escola. Identifique-as.
a) Interdisciplinaridade, reciclagem
b) Os temas transversais
c) A visão de cidadania planetária dando importância ao meio ambiente
d) Interdisciplinaridade e a volta dos temas religiosos
e) Os temas transversais e a interdisciplinaridade
I. Alternativas a e c estão corretas
II. Apenas alternativa b está correta
III. Alternativas c e d estão corretas
IV. Apenas alternativa e está correta
V. Alternativas a e d estão corretas

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