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1- A
aprendizagem por ciclos é um dos modelos mais conhecidos e com maior
efetividade para o ensino de ciências. A aprendizagem por ciclos é atualmente
dividida em cinco estágios: envolvimento, exploração, explicação, elaboração e
aprofundamento e avaliação. A fase de exploração é um excelente momento para
engajar os alunos em investigação. Cite três atividades realizadas pelos alunos
na fase de exploração.
R: Na
fase da exploração, os alunos coletam evidências, dados, anotam e
organizam as informações obtidas, compartilham as observações, fazendo
assim um trabalho cooperativo, ajudando-os a construírem uma experiência em
comum enquanto investigam.
2-Um
grande filósofo que teve grande influência para o desenvolvimento da ciência
foi Kant. Cite resumidamente alguma de suas ideias.
R: Kant
analisa a razão como instrumento de conhecimento e conclui que só conhecemos as
aparências e fenômenos e não os seres entre si, não podemos conhecer as coisas
em si, somente as revestidas com a nossa subjetividade.
3-Segundo
o capítulo Parâmetros curriculares nacionais: introdução descreva três
elementos presentes na sua estrutura organizacional.
R: 1- Os
objetivos gerais do Ensino Fundamental constituem referência principal para
definição de áreas e temas. 2- A avaliação nos PCNs é um elemento que
visa favorecer a melhoria da qualidade da aprendizagem, e não uma “arma”
contra o aluno. 3- Os conteúdos são apresentados como blocos no interior de
cada área, e devem estar presentes em todo ensino fundamental.
4-
Considere a afirmação abaixo: A idéia do homem, como dono da natureza ou senhor
absoluto dela, foi reforçada durante muito tempo nas escolas quando se ensinava
a partir de uma concepção antropocêntrica, na qual o ser humano esta no centro,
numa posição de destaque em relação aos outros seres vivos e, portanto, a
natureza esta a seu dispor. Pergunta-se: Como é a prática pedagógica, defendida
no bloco temático Ambiente dos Parâmetros Curriculares Nacionais para Ciências
Naturais, para derrubar esta concepção antropocêntrica de ensino?
R: A
prática pedagógica defendida seria voltada para a reconstrução da relação
“ser humano versus natureza”, e ampliar o conhecimento de como a natureza se
comporta e como vida se processa. Nessa nova concepção, o homem e a natureza
dependem um do outro para sua sobrevivência, devendo haver um respeito pelos
bens naturais, para que nosso planeta seja preservado.
5- No
capítulo: Ensinado assuntos controversos, a autora afirma que não existe uma
“verdade científica”, pois a ciência é uma produção humana e, portanto, sujeito
a equívocos, distorções e fragilidades típicas do ser humano em sua busca de
novos conhecimentos. Mais adiante, a autora comenta que há alguns assuntos da ciência
contemporânea que são bastante polêmicos, e que é imprescindível ao professor
que, mais que conhecer estes temas, seja capaz de propor uma discussão de forma
eficaz em sala de aula. Cite três temas polêmicos da ciência contemporânea
mencionadas pela autora.
R:
Terapia congênita, aborto e evolução, alimentos geneticamente transformados e
uso de células-tronco embrionárias.
6-Cite
duas características do conhecimento científico, segundo a leitura do módulo
Fund. Teórico e Prático Ciências.
R: Uma
característica do conhecimento científico é que ele é analítico, pois
quando estuda um fato, a ciência o decompõe em partes para depois reconstruí-lo
(análise e síntese) e outra característica é que requer exatidão e clareza, não
se eximindo obviamente de algum erro ou inexatidão.
7- O
planeta Terra tem um raio de quase 6.400 km, no entanto as escavações e
sondagens mais profundas chegaram ao máximo a 13 km. Para se obter informações
do interior inacessível do planeta, os pesquisadores utilizam métodos indiretos
de investigação: sismologia e a comparação com meteoritos. Explique, de forma
breve como estes métodos indiretos auxiliam na compreensão do planeta terra.
R:
A sismologia é o estudo do comportamento das ondas sísmicas ao atravessar as
diversas partes internas do planeta. Essas ondas elásticas propagam-se gerando
deformações, sendo gerados por explosões artificiais e, sobretudo, pelos
terremotos. As ondas sísmicas mudam de velocidade e de direção e das
características do meio atravessado. As informações sobre a velocidade das
ondas sísmicas no interior da terra permitiram reconhecer 3 camadas principais
crosta, manto e núcleo tem seus estado físico, temperatura, pressão e
espessura.
8-Segundo
o módulo Fund. Teórico e Prático de Ciências, o filósofo Francis Bacon propunha
uma forma específica para o estudo da natureza. Qual era esta forma?
R: Bacon
propunha o método indutivo como sendo o único pelo qual se pode conhecer
natureza e fazer a ciência progredir. Aconselhou a observação e a
experimentação para o estudo da natureza e menosprezou a dedução como forma
valida de raciocínio, inclusive nas ciências.
9-Descreva
sucintamente o que são leis científicas. Pg. 29
R: Leis
científicas são enunciadas universais que devem ser suscetíveis de
reformulação ou refutação.
10-
Explique o que é solo, e por que é importante ensinar sobre ele.
R: O
solo, também chamado de terra, é a camada superficial da crosta terrestre,
sendo formado basicamente por aglomerados minerais e matéria orgânica
proveniente da decomposição de animais e plantas. É importante ensinar sobre ele para que as crianças aprendam
desde cedo as condições primordiais para sua proteção e
conservação.
11- Considere
a afirmação abaixo:
Um
problema que existe, ainda hoje, em muitas salas de aula, é um ensino
dicotomizado entre a ciência do quadro-de-giz (meramente reprodutiva,
preocupado com a memorização de conceitos científicos) e a “ciência” do
cotidiano do aluno (mais próxima do aluno e usada por ele para explicar a
realidade). Que proposta para o ensino de Ciências Naturais os Parâmetros
Curriculares Nacionais trazem para superar este ensino dicotomizado?
R: Para
superar o ensino dicotomizado, os PCN propõem um conhecimento que colabora
para a compreensão do mundo e suas transformações, reconhecendo o ser humano
como parte do universo e como individuo, contribuindo para a ampliação das
explicações acerca dos fenômenos da natureza, no modo de intervir na natureza,
em como utilizar seus recursos, e para a reflexão sobre questões éticas
implícitas nas relações entre ciência, sociedade e tecnologia.
12- Cite
02 características do conhecimento teológico, segundo a leitura do módulo
fundamentos teológicos e praticas do ensino de Ciências. Pg. 11
R: O
conhecimento teológico apresenta respostas para questões que o homem não
pode responder e é constituído por conhecimentos originários da aceitação,
pelos homens, dos dados da revelação divina, da fé.
13-Segundo
o capítulo ‘ As Concepções epistemológicas do Professor, como um dos
determinantes do processo ensino aprendizagem, cite duas características
da pedagogia relacional.
R: A
pedagogia relacional tem como característica a construção o conhecimento. O
professor defensor dessa pedagogia acredita que o aluno só aprenderá e
construirá um novo conhecimento se agir sobre o material apresentado pelo
professor, e esses materiais devem apresentar um problema que estimule o aluno
a refletir e a investigar.
14-Considere
o texto abaixo a respeito da avaliação no ensino de ciência coerentemente a
concepção de conteúdos e aos objetivos propostos, a avaliação deve considerar o
desenvolvimento das capacidades dos alunos em relação a aprendizagem de
conceitos,de procedimentos e de atitudes. A partir do exposto pergunta-se como
é a avaliação defendida pelos parâmetros nacionais para as ciências naturais.
R: A
avaliação pode ser realizada ao se solicitar que o aluno interprete algumas
situações determinadas, cujo entendimento demanda os conceitos que estão sendo
aprendidos, ou seja, que interpretem uma figura, um texto, um problema, etc.
Essas situações tornam possível avaliar-se tanto a evolução conceitual quanto a
aprendizagem de procedimentos, sendo que esse tipo de avaliação faz parte do
processo ensino-aprendizagem.
15-Segundo
a leitura do módulo, Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências, as
ciências podem ser classificadas de duas formas diferentes: as naturais e as
humanas descreva a diferença entre elas, apontando pelo menos uma área de
conhecimentos que pertencem a cada uma delas.
R: Ciências
naturais: estuda os fatos do mundo real, que podemos ver sentir ou perceber
por meio de aparelhos. Ex: calor, força. Ciências humanas: estuda os
fatos relacionados à mente, aos conflitos humanos, à família, aos grupos
sociais, à população.
16-Considere
o texto abaixo: A investigação é uma importante estratégia no ensino de
ciências. Ela é uma atividade multifacetada, que envolve observar,
perguntar, examinar livros e outras fontes de informação para ver o que já
conhecido, planejar investigações revendo o que já sabe de luz de evidências
usando ferramentas, para analisar e interpretar dados, propor respostas,
explicações, previsões e finalmente comunicar os resultados. Considerando que a
habilidade e competência do professor são imprescindíveis nas aulas como
investigação, cite três características que o professor precisa ter.
R: - Investigação
- fazer perguntas que requeiram habilidade de
raciocínio - esperar o aluno responder e não o
interromper no meio da resposta - agradecer a
contribuição dos alunos, fazendo reforço positivo às respostas
17- Dê duas características da
pedagogia relacional?
R - Na pedagogia relacional o professor
acredita que tudo que o aluno construir em sua vida serve de patamar para
construir o conhecimento, isso significa que a aprendizagem se dá pela
construção, ou seja, construtivismo.
Na pedagogia relacional o professor
não tem o papel de autoritarismo, ao contrario, aluno e professor constroem o
conhecimento juntos, isso não significa que não há regras na sala, as regras
existem, mas com o objetivo de construir uma disciplina intelectual e
possibilitar uma boa convivência que ajude a formar o ambiente ideal para a
aprendizagem.
18- O que o professor precisa ter nas
aulas de investigação?
R - Os professores precisam preparar o
ambiente para que a aula de investigação ocorra de uma forma com que os alunos
se sintam estimulados para aprender, o professor precisa pensar em estratégias
para usar nessas aulas a fim de ajudar no aprendizado do aluno.
O professor deve planejar sua aula
com antecedência pensando em atender as necessidades de seus alunos, vendo o
que eles já sabem e até onde pode ir naquela aula para que todos tirem o devido
proveito. O professor também deve levar em conta a opinião dos alunos, e
propiciar discussões sobre o assunto abordado para provocar o raciocínio, nesse
tipo de aula o professor deve estar acessível aos alunos circulando pela sala
para que todos tenham acesso a ele.
19 - Quais são as diferenças de
ciências naturais e ciências humanas? Dê exemplos
Ciências naturais é aquela que estuda
os fatos do mundo real, que podemos ver, sentir ou pelo menos perceber
indiretamente ou por meio de aparelhos, como o calor que podemos sentir, um
objeto visível como uma cadeira que podemos apalpar. Exemplo de ciências
naturais são os estudos de Biologia ou Física
Ciências Humanas é aquela que estuda
os fatos da mente e os conflitos como família, população e estudos dos grupos
sociais. Exemplo que ciências humanas são os estudos de Psicologia e História.
20 - Como métodos de investigação,
sismologia e comparação com meteoritos auxiliam na compreensão do planeta
terra. Explique de forma breve – Pag 319 (estou em dúvida)
R - O planeta terra é muito complexo e
constituído de diversos ambientes e setores, alguns é possível ter acesso
direto outros são muito profundos e rochosos tornando seu acesso limitado,
devido a isso é preciso obter informações das partes mais profundas da terra
através dos métodos de investigação, sismologia e comparação com meterioritos,
esses estudos conseguem trazer informações sobre o planeta terra auxiliando na
sua compreensão.
21 - Segundo o capítulo ‘ As Concepções
epistemológicas do Professor, como um dos determinantes do processo ensino
aprendizagem, cite duas características da pedagogia relacional.
R: A pedagogia relacional tem como
característica a construção o conhecimento. O professor defensor dessa
pedagogia acredita que o aluno só aprenderá e construirá um novo conhecimento
se agir sobre o material apresentado pelo professor, e esses materiais devem
apresentar um problema que estimule o aluno a refletir e a investigar.
22 - Considere o texto abaixo a respeito da avaliação
no ensino de ciência coerentemente a concepção de conteúdos e aos objetivos
propostos, a avaliação deve considerar o desenvolvimento das capacidades dos
alunos em relação a aprendizagem de conceitos,de procedimentos e de atitudes. A
partir do exposto pergunta-se como é a avaliação defendida pelos parâmetros
nacionais para as ciências naturais.
R: A avaliação pode ser realizada ao
se solicitar que o aluno interprete algumas situações determinadas, cujo
entendimento demanda os conceitos que estão sendo aprendidos, ou seja, que
interpretem uma figura, um texto, um problema, etc. Essas situações tornam
possível avaliar-se tanto a evolução conceitual quanto a aprendizagem de
procedimentos, sendo que esse tipo de avaliação faz parte do processo
ensino-aprendizagem.
23 - Segundo a leitura do módulo Fundamentos Teóricos
e Práticos do Ensino de Ciências, as ciências podem ser classificadas de duas
formas diferentes:as naturais e as humanas,descreva a diferença entre elas,
apontando pelo menos uma área de conhecimentos que pertencem a cada uma delas.
R: Ciência naturais: estuda os fatos do
mundo real, que podemos ver, sentir ou perceber por meio de aparelhos. Ex:
calor, força. Ciências humanas: estuda os fatos relacionados à mente,
aos conflitos humanos, à família, aos grupos sociais, à população.
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