terça-feira, abril 10, 2018

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INCLUSÃO

Prova Online

QUESTÃO 1
Indique as quatro dimensões para a permanente formação docente.
  
a )
  Coerência, maturacional, executável, interatividade.
b )
  Coerência, subjetividade, viabilidade, responsividade
c )
  Maturacional, coerência, executável, socialização
  
d )
  Interatividade, coerência, responsividade, executável.
QUESTÃO 2
O que Isabel Alarcão (2001) apresenta como essência do processo de humanização e alavanca da nova racionalidade do século XXI no Brasil?
 
  
a )
  A educação
b )
  O autoconhecimento.
c )
  A interatividade social.
d )
  A produtividade.
QUESTÃO 3
Cabani (2004) em referência aos enfoques de aprendizagem de Entwistle (1998), descreve o enfoque de aprendizagem como a...
 
a )
  organização que o aprendiz faz das informações.
b )
  memorização que o aprendiz faz das informações.
  
c )
  intenção que orienta a atividade do aprendiz.
d )
  compreensão do aprendiz para dar sentido às informações.
QUESTÃO 4
O pressuposto é que a educação exerce função essencial na humanização dos sujeitos e da sociedade. Na escola, compete ao professor ocupar o lugar de interlocutor do aluno.


As ideias da afirmativa acima estão
 
a )
  totalmente descontextualizadas.
b )
  totalmente incorretas.
c )
  totalmente corretas.
  
d )
  parcialmente corretas
QUESTÃO 5
A formação do professor deve ser um processo _______________________que perpassa sua prática com os alunos.


Qual termo completa a afirmação acima?
 
a )
  coeso
  
b )
  contínuo
c )
  construído
d )
  coerente
QUESTÃO 6
Qual das alternativas traduz o significado de igualdade de oportunidades no processo da inclusão psicossocial?
 
a )
  Acesso aos serviços de reabilitação para ampliar as oportunidades.
  
b )
  Os sistemas na sociedade acessíveis e acolhedores para todos.
c )
  Os sistemas educacionais acessíveis em todos os níveis.
d )
  Voltada às oportunidades de atendimento a vocação profissional.
QUESTÃO 7
A afirmação "A escola deve adaptar-se às especificidades dos alunos, e não os alunos às especificidades da escola, independente das diferenças individuais" aparece descrita numa carta de intenções à educação como direito de todos.

Assinale a alternativa que cita o documento que contempla essa afirmação.

a )
  Declaração de Madri.
b )
  Declaração de Jomtien.
  
c )
  Declaração de Salamanca.
d )
  Declaração Universal dos Direitos Humanos.
QUESTÃO 8
Qual o foco atual da educação inclusiva no processo ensino-aprendizagem?
  
a )
  Reeducar as capacidades laborais para o mercado de trabalho
b )
  Potencializar habilidades e competências do aluno.
c )
  Reeducar o comportamento e a atitude do aluno.
  
d )
  Trabalhar as incapacidades e os déficits do aluno.
QUESTÃO 9
Assinale a alternativa que melhor traduz o Aprender a ser como um dos conteúdos dos Quatro Pilares da Educação, que confere ao ser humano autonomia nos argumentos, liberdade no pensar e intervir.

a )
  A educação tradicional já trabalhava nessa direção.
b )
  Reafirmar a condição naturalizante de todos os seres humanos
c )
  A personalidade não recebe a interferência do aprender a ser no seu desenvolvimento.
  
d )
  Traz uma visão de plenitude em que se garante às pessoas o direito de igualdade de todos os cidadãos.
QUESTÃO 10
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os alicerces da acessibilidade que norteiam a inclusão.
 
a )
  Independência, empoderamento e individualidade.
b )
  Dependência, individualidade e embotamento.
c )
  Autonomia, dependência e embotamento.
  
d )
  Independência, autonomia e empoderamento.

8 comentários:

  1. Disciplina: 1245 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INCLUSÃODisciplina: 1245 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INCLUSÃO


    QUESTÃO 1
    Qual termo define a atitude do aprendiz diante da aprendizagem, que trata das múltiplas maneiras de perceber e processar a informação no aprender?

    d ) Estilo de aprendizagem. CORRETA

    QUESTÃO 2
    A concepção da educação no Brasil teve uma transformação extraordinária com a proclamação da Constituição Federal de 1988, que se apoia na___________________________________


    Assinale a alternativa que completa a afirmação.


    d )Declaração Universal dos Direitos Humanos. CORRETA

    QUESTÃO 3
    A afirmação "A escola deve adaptar-se às especificidades dos alunos, e não os alunos às especificidades da escola, independente das diferenças individuais" aparece descrita numa carta de intenções à educação como direito de todos.

    Assinale a alternativa que cita o documento que contempla essa afirmação.

    a )
    Declaração de Salamanca. CORRETA

    QUESTÃO 4
    A formação do professor deve ser um processo _______________________que perpassa sua prática com os alunos.


    Qual termo completa a afirmação acima?

    d ) contínuo CORRETA






    QUESTÃO 5
    Assinale a opção que expressa o significado amplo de acessibilidade.

    b ) Eliminar barreiras, obstáculos do cotidiano da vida de todas as pessoas. CORRETA

    QUESTÃO 6
    Qual o foco atual da educação inclusiva no processo ensino-aprendizagem?

    c )Potencializar habilidades e competências do aluno. CORRETA

    QUESTÃO 7
    O pressuposto é que a educação exerce função essencial na humanização dos sujeitos e da sociedade. Na escola, compete ao professor ocupar o lugar de interlocutor do aluno.


    As ideias da afirmativa acima estão

    d )totalmente corretas. CORRETA

    QUESTÃO 8
    Assinale a alternativa que apresenta corretamente os alicerces da acessibilidade que norteiam a inclusão.

    c )Independência, autonomia e empoderamento. CORRETA

    QUESTÃO 9
    Cabani (2004) em referência aos enfoques de aprendizagem de Entwistle (1998), descreve o enfoque de aprendizagem como a...

    b )intenção que orienta a atividade do aprendiz. CORRETA

    QUESTÃO 10
    De acordo a Conferência de Jomtien, a educação para o aluno deve

    d ) proporcionar satisfação no processo do aprender. CORRETA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a resposta correta é: defender práticas educativas inclusivas.

      Excluir
    2. 1ª) Qual o principal objetivo das investigações de cunho histórico acerca da educação no Brasil?

      a) Analisar a interatividade na escola.

      b) Investigar o passado da humanidade.

      c) Conhecer o papel do professor.

      d) Conhecer o papel do aluno.
      2ª) De acordo a Conferência de Jomtien, a educação para o aluno deve.

      a) Proporcionar satisfação no processo do aprender.

      b) Valorizar a pedagogia centrada na criança.

      c) Defender práticas educativas inclusivas.

      d) Potencializar as habilidades e competências do aluno.
      3ª) São inúmeras as tendências pedagógicas que, historicamente, influenciam os processos de ensino e aprendizagem e interferem nas práticas educacionais escolares, na formação docente e na sala de aula. As ideias da afirmativa acima estão:

      a) Parcialmente corretas.

      b) Totalmente corretas.

      c) Totalmente incorretas.

      d) Totalmente descontextualizadas.
      4ª) Indique as quatro dimensões para a permanente formação docente.

      a) Maturacional, coerência, executável, socialização.

      b) Interatividade, coerência, responsividade, executável.

      c) Coerência, subjetividade, viabilidade, responsividade.

      d) Coerência, maturacional, executável, interatividade.
      5ª) Qual termo define a atitude do aprendiz diante da aprendizagem, que trata das múltiplas maneiras de perceber e processar a informação no aprender?

      a) Arquitetura mental.

      b) Habilidades cognitivas.

      c) Interatividade no ambiente escolar.

      d) Estilo de aprendizagem.
      6ª) O que Isabel Alarcão (2001) apresenta como essência do processo de humanização e alavanca da nova racionalidade do século XXI no Brasil?

      a) A interatividade social.

      b) A produtividade.

      c) O autoconhecimento.

      d) A educação.
      7ª) Qual o foco atual da educação inclusiva no processo ensino-aprendizagem?

      a) Trabalhar as incapacidades e os déficits do aluno.

      b) Reeducar o comportamento e a atitude do aluno.

      c) Potencializar habilidades e competências do aluno.

      d) Reeducar as capacidades laborais para o mercado de trabalho.
      8ª) A concepção da educação no Brasil teve uma transformação extraordinária com a proclamação da Constituição Federal de 1988, que se apoia na ___________. Assinale a alternativa que completa a afirmação.

      a) Declaração de Salamanca.

      b) Declaração Universal dos Direitos Humanos.

      c) Declaração de Jomtien.

      d) Lei 5692/71.
      9ª) Indique os quatro enfoques de aprendizagem centrados na perspectiva do aluno, de acordo com Cabani (2004) em referência a Entwistle (1998).

      a) Memorização, estratégico, médio e superficial.

      b) Aprendizagem, superficial, médio e profundo.

      c) Aprendizagem, estratégico, profundo e superficial.

      d) Memorização, reeducação, motivacional e aprendizagem.
      10ª) Qual é o papel da escola, segundo Aquino (1998)?

      a) Instituição socialmente responsável.

      b) Ambiente estimulador.

      c) Espaço ideológico.

      d) Lugar de afetividade.

      Excluir
  2. QUESTÃO 1
    Quais as principais características do TDAH?

    ) Falta de atenção, hiperatividade, impulsividade.

    QUESTÃO 2
    Assinale a alternativa que melhor traduz o Aprender a ser como um dos conteúdos dos Quatro Pilares da Educação, que confere ao ser humano autonomia nos argumentos, liberdade no pensar e intervir.
    d ) Traz uma visão de plenitude em que se garante às pessoas o direito de igualdade de todos os cidadãos
    QUESTÃO 3
    Maria Mossato (2000) define a escola como
    b ) organismo vivo.
    QUESTÃO 4
    Na concepção de Altas Habilidade e Superdotação, os pesquisadores discordam em muitos aspectos, mas são unanimes ao destacar que é preciso considerar dois aspectos para a compreensão de AH/SD. Quais são esses aspectos?
    c ) Inatos - adquiridos.
    QUESTÃO 5
    Indique as quatro dimensões para a permanente formação docente.
    c ) Interatividade, coerência, responsividade, executável.

    ResponderExcluir
  3. Prova Online
    Disciplina: 1245 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INCLUSÃO

    QUESTÃO 1
    O pressuposto é que a educação exerce função essencial na humanização dos sujeitos e da sociedade. Na escola, compete ao professor ocupar o lugar de interlocutor do aluno.
    As ideias da afirmativa acima estão
    c ) totalmente corretas.


    QUESTÃO 2
    Qual é o papel da escola, segundo Aquino (1998)
    b ) Instituição socialmente responsável.

    QUESTÃO 3
    Assinale a alternativa que melhor traduz o Aprender a ser como um dos conteúdos dos Quatro Pilares da Educação, que confere ao ser humano autonomia nos argumentos, liberdade no pensar e intervir.
    b ) Traz uma visão de plenitude em que se garante às pessoas o direito de igualdade de todos os cidadãos.

    QUESTÃO 4
    O significado de acessibilidade metodológica pode ser traduzido em qual das alternativas abaixo?
    c ) Ausência de barreiras nos métodos e técnicas de estudo de ação educativa


    QUESTÃO 5
    A afirmação "A escola deve adaptar-se às especificidades dos alunos, e não os alunos às especificidades da escola, independente das diferenças individuais" aparece descrita numa carta de intenções à educação como direito de todos.

    Assinale a alternativa que cita o documento que contempla essa afirmação.
    a ) Declaração de Salamanca.

    QUESTÃO 6
    Qual o foco atual da educação inclusiva no processo ensino-aprendizagem?
    b ) Potencializar habilidades e competências do aluno.

    QUESTÃO 7
    Assinale a opção que expressa o significado amplo de acessibilidade.
    b ) Eliminar barreiras, obstáculos do cotidiano da vida de todas as pessoas.

    QUESTÃO 8
    Qual o principal objetivo das investigações de cunho histórico acerca da educação no Brasil?
    a ) Analisar a interatividade na escola.


    QUESTÃO 9
    Indique os quatro enfoques de aprendizagem centrados na perspectiva do aluno, de acordo com Cabani (2004) em referência a Entwistle (1998)
    c ) Aprendizagem, estratégico, profundo e superficial.

    QUESTÃO 10
    Quais são os três domínios que interagem de acordo ao modelo de inteligência proposto por Sternberg?

    d ) Analítico-prático-criativo.

    ResponderExcluir
  4. Prova Online
    Disciplina: 1245 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INCLUSÃO
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:

    QUESTÃO 1
    Indique os quatro enfoques de aprendizagem centrados na perspectiva do aluno, de acordo com Cabani (2004) em referência a Entwistle (1998)
    a ) Memorização, reeducação, motivacional e aprendizagem
    b ) Aprendizagem, estratégico, profundo e superficial. CORRETA
    c ) Aprendizagem, superficial, médio e profundo
    d ) Memorização, estratégico, médio e superficial.

    QUESTÃO 2
    Assinale a alternativa que melhor traduz o Aprender a ser como um dos conteúdos dos Quatro Pilares da Educação, que confere ao ser humano autonomia nos argumentos, liberdade no pensar e intervir.

    a ) Reafirmar a condição naturalizante de todos os seres humanos
    b ) A educação tradicional já trabalhava nessa direção.
    c ) A personalidade não recebe a interferência do aprender a ser no seu desenvolvimento.
    d ) Traz uma visão de plenitude em que se garante às pessoas o direito de igualdade de todos os cidadãos.CORRETA

    QUESTÃO 3
    Indique as quatro dimensões para a permanente formação docente.
    a ) Coerência, subjetividade, viabilidade, responsividade
    b ) Interatividade, coerência, responsividade, executável.CORRETA
    c ) Maturacional, coerência, executável, socialização
    d ) Coerência, maturacional, executável, interatividade.

    QUESTÃO 4
    Na concepção de Altas Habilidade e Superdotação, os pesquisadores discordam em muitos aspectos, mas são unanimes ao destacar que é preciso considerar dois aspectos para a compreensão de AH/SD. Quais são esses aspectos?

    a ) Inatos-adquiridos.CORRETA
    b ) Escolares-familiares.
    c ) Políticos-financeiros.
    d ) Históricos-atuais.

    QUESTÃO 5
    A concepção da educação no Brasil teve uma transformação extraordinária com a proclamação da Constituição Federal de 1988, que se apoia na___________________________________


    Assinale a alternativa que completa a afirmação.


    a ) Lei 5692/71.
    b ) Declaração Universal dos Direitos Humanos.CORRETA
    c ) Declaração de Salamanca
    d ) Declaração de Jomtien

    QUESTÃO 6
    Qual termo define a atitude do aprendiz diante da aprendizagem, que trata das múltiplas maneiras de perceber e processar a informação no aprender?

    a ) Interatividade no ambiente escolar.
    b ) Habilidades cognitivas
    c ) Estilo de aprendizagem.CORRETA
    d ) Arquitetura mental

    QUESTÃO 7
    O significado de acessibilidade metodológica pode ser traduzido em qual das alternativas abaixo?
    a ) Acessibilidade às ações instituídas no meio externo.
    b ) Alinhamento de ideias voltadas a soluções criativas dos problemas.
    c ) Acesso de oportunidades para todos.
    d ) Ausência de barreiras nos métodos e técnicas de estudo de ação educativa. CORRETA
    QUESTÃO 8
    Qual é a dimensão da acessibilidade que atua por meio de programas e práticas de sensibilização e de conscientização das pessoas em geral e da convivência na diversidade humana, resultando em quebra de preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminação?

    a ) Comunicacional.
    b ) Arquitetônica.
    c ) Instrumental.

    d ) Atitudinal. CORRETA

    QUESTÃO 9
    A formação do professor deve ser um processo _______________________que perpassa sua prática com os alunos.


    Qual termo completa a afirmação acima?

    a ) coeso
    b ) coerente
    c ) construído
    d ) contínuo CORRETA

    QUESTÃO 10
    A afirmação "A escola deve adaptar-se às especificidades dos alunos, e não os alunos às especificidades da escola, independente das diferenças individuais" aparece descrita numa carta de intenções à educação como direito de todos.

    Assinale a alternativa que cita o documento que contempla essa afirmação.

    a ) Declaração de Salamanca.CORRETA
    b ) Declaração Universal dos Direitos Humanos.
    c ) Declaração de Jomtien.
    d ) Declaração de Madri.

    ResponderExcluir
  5. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    Quando articula-se comportamento à educação inclusiva, destaca-se que é tarefa do professor criar um ambiente acolhedor a todo tipo de comportamento do aluno.
    Considerando as ideias da afirmativa acima, pode-se dizer que estão

    a ) totalmente incorretas.


    b ) totalmente descontextualizadas.


    c ) totalmente corretas.


    d ) parcialmente corretas.


    QUESTÃO 2
    Qual termo define a atitude do aprendiz diante da aprendizagem, que trata das múltiplas maneiras de perceber e processar a informação no aprender?

    a ) Habilidades cognitivas.
    b ) Arquitetura mental.
    c ) Interatividade no ambiente escolar.
    d ) Estilo de aprendizagem.
    QUESTÃO 3
    A escola inclusiva, para definir as ações pedagógicas, deve prever e prover, em suas prioridades, somente os recursos humanos necessários à educação na diversidade.
    Considerando as ideias da afirmativa acima, pode-se dizer que estão


    a ) totalmente descontextualizadas.


    b ) totalmente corretas.


    c ) parcialmente corretas.


    d ) totalmente incorretas.


    QUESTÃO 4
    Assinale a opção que expressa o significado amplo de acessibilidade.
    a ) Eliminar barreiras, obstáculos do cotidiano da vida de todas as pessoas.
    b ) Desconsiderar os serviços de acesso essenciais.
    c ) Providências individuais são priorizadas na acessibilidade.
    d ) Acessibilidade para cada situação é algo circunstancial.
    QUESTÃO 5
    Um conceito para AH/SD pode ser exemplificado por aquela criança que tem talentos, potencialidades específicas e um modo não convencional de resolver problemas.
    As ideias da afirmativa acima estão

    a ) totalmente incorretas.
    b ) totalmente descontextualizadas.
    c ) totalmente corretas.
    d ) parcialmente corretas.
    QUESTÃO 6
    O significado de acessibilidade metodológica pode ser traduzido em qual das alternativas abaixo?
    a ) Acessibilidade às ações instituídas no meio externo.
    b ) Ausência de barreiras nos métodos e técnicas de estudo de ação educativa.
    c ) Acesso de oportunidades para todos.
    d ) Alinhamento de ideias voltadas a soluções criativas dos problemas.
    QUESTÃO 7
    Cabani (2004), em referência aos enfoques de aprendizagem de Entwistle (1998), descreve o enfoque de aprendizagem como a...

    a ) organização que o aprendiz faz das informações.
    b ) memorização que o aprendiz faz das informações.
    c ) intenção que orienta a atividade do aprendiz.
    d ) compreensão do aprendiz para dar sentido às informações.
    QUESTÃO 8
    O pressuposto é que a educação exerce função essencial na humanização dos sujeitos e da sociedade. Na escola, compete ao professor ocupar o lugar de interlocutor do aluno.
    As ideias da afirmativa acima estão

    a ) parcialmente corretas.
    b ) totalmente corretas.
    c ) totalmente descontextualizadas.
    d ) totalmente incorretas.
    QUESTÃO 9
    Quais as dimensões do currículo como eixo norteador da prática docente?


    a ) Cultural, social e histórica.


    b ) Ambiente escolar interno e externo.


    c ) Aluno, professor e família.


    d ) Epistemológica, político-social e sistema aberto complexo.


    QUESTÃO 10
    Assinale a alternativa que apresenta corretamente os alicerces da acessibilidade que norteiam a inclusão.
    a ) Independência, autonomia e empoderamento.
    b ) Dependência, individualidade e embotamento.
    c ) Autonomia, dependência e embotamento.
    d ) Independência, empoderamento e individualidade.

    ResponderExcluir
  6. Fundamentos da educação especial

    Qual é a ação essencial quando pensamos nas adaptações à educação inclusiva?

    Escolha uma opção:
    a. Flexibilização. Correto
    b. Generalização.
    c. Criação.
    d. Normatização.

    A avaliação da aprendizagem deve ser um instrumento que contribua à melhoria do processo de aprender.
    Considerando as ideias da afirmativa acima, pode-se dizer que estão

    Escolha uma opção:
    a. totalmente corretas. Correto
    b. parcialmente corretas.
    c. totalmente incorretas.
    d. totalmente descontextualizadas.

    A definição de estilos cognitivos contempla que aspectos da cognição?
    Escolha uma opção:
    a. Processo de informações e resolução de conflito. Correto
    b. Características individuais e de personalidade.
    c. Ambiente de aprendizagem e o professor.
    d. Orgânicos, culturais e afetivos.

    De que maneira são considerados os fatores e os profissionais para o diagnóstico do TDAH?

    Escolha uma opção:
    a. Complexidade dos fatores e equipe interdisciplinar de profissionais. Correto
    b. Multifatorial e profissional da neuropsiquiatria.
    c. Fatores hereditários e equipe multidisciplinar.
    d. Fatores determinantes e profissional da neurologia.

    Assinale a alternativa que apresenta corretamente os alicerces da acessibilidade que norteiam a inclusão.
    Escolha uma opção:
    a. Independência, autonomia e empoderamento. Correto
    b. Autonomia, dependência e embotamento.
    c. Independência, empoderamento e individualidade.
    d. Dependência, individualidade e embotamento.

    Qual dimensão de acessibilidade reflete o comportamento quando articulado às proposições da educação inclusiva?

    Escolha uma opção:
    a. Metodológica.
    b. Instrumental.
    c. Atitudinal. Correto
    d. Programática.
    Indique os quatro enfoques de aprendizagem centrados na perspectiva do aluno, de acordo com Cabani (2004) em referência a Entwistle (1998).
    Escolha uma opção:
    a. Aprendizagem, estratégico, profundo e superficial. Correto
    b. Aprendizagem, superficial, médio e profundo.
    c. Memorização, reeducação, motivacional e aprendizagem.
    d. Memorização, estratégico, médio e superficial

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...