terça-feira, abril 10, 2018

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INCLUSÃO

Prova Online

QUESTÃO 1
Indique as quatro dimensões para a permanente formação docente.
  
a )
  Coerência, maturacional, executável, interatividade.
b )
  Coerência, subjetividade, viabilidade, responsividade
c )
  Maturacional, coerência, executável, socialização
  
d )
  Interatividade, coerência, responsividade, executável.
QUESTÃO 2
O que Isabel Alarcão (2001) apresenta como essência do processo de humanização e alavanca da nova racionalidade do século XXI no Brasil?
 
  
a )
  A educação
b )
  O autoconhecimento.
c )
  A interatividade social.
d )
  A produtividade.
QUESTÃO 3
Cabani (2004) em referência aos enfoques de aprendizagem de Entwistle (1998), descreve o enfoque de aprendizagem como a...
 
a )
  organização que o aprendiz faz das informações.
b )
  memorização que o aprendiz faz das informações.
  
c )
  intenção que orienta a atividade do aprendiz.
d )
  compreensão do aprendiz para dar sentido às informações.
QUESTÃO 4
O pressuposto é que a educação exerce função essencial na humanização dos sujeitos e da sociedade. Na escola, compete ao professor ocupar o lugar de interlocutor do aluno.


As ideias da afirmativa acima estão
 
a )
  totalmente descontextualizadas.
b )
  totalmente incorretas.
c )
  totalmente corretas.
  
d )
  parcialmente corretas
QUESTÃO 5
A formação do professor deve ser um processo _______________________que perpassa sua prática com os alunos.


Qual termo completa a afirmação acima?
 
a )
  coeso
  
b )
  contínuo
c )
  construído
d )
  coerente
QUESTÃO 6
Qual das alternativas traduz o significado de igualdade de oportunidades no processo da inclusão psicossocial?
 
a )
  Acesso aos serviços de reabilitação para ampliar as oportunidades.
  
b )
  Os sistemas na sociedade acessíveis e acolhedores para todos.
c )
  Os sistemas educacionais acessíveis em todos os níveis.
d )
  Voltada às oportunidades de atendimento a vocação profissional.
QUESTÃO 7
A afirmação "A escola deve adaptar-se às especificidades dos alunos, e não os alunos às especificidades da escola, independente das diferenças individuais" aparece descrita numa carta de intenções à educação como direito de todos.

Assinale a alternativa que cita o documento que contempla essa afirmação.

a )
  Declaração de Madri.
b )
  Declaração de Jomtien.
  
c )
  Declaração de Salamanca.
d )
  Declaração Universal dos Direitos Humanos.
QUESTÃO 8
Qual o foco atual da educação inclusiva no processo ensino-aprendizagem?
  
a )
  Reeducar as capacidades laborais para o mercado de trabalho
b )
  Potencializar habilidades e competências do aluno.
c )
  Reeducar o comportamento e a atitude do aluno.
  
d )
  Trabalhar as incapacidades e os déficits do aluno.
QUESTÃO 9
Assinale a alternativa que melhor traduz o Aprender a ser como um dos conteúdos dos Quatro Pilares da Educação, que confere ao ser humano autonomia nos argumentos, liberdade no pensar e intervir.

a )
  A educação tradicional já trabalhava nessa direção.
b )
  Reafirmar a condição naturalizante de todos os seres humanos
c )
  A personalidade não recebe a interferência do aprender a ser no seu desenvolvimento.
  
d )
  Traz uma visão de plenitude em que se garante às pessoas o direito de igualdade de todos os cidadãos.
QUESTÃO 10
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os alicerces da acessibilidade que norteiam a inclusão.
 
a )
  Independência, empoderamento e individualidade.
b )
  Dependência, individualidade e embotamento.
c )
  Autonomia, dependência e embotamento.
  
d )
  Independência, autonomia e empoderamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...