Prova Online
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
N1 – PROVA PRESENCIAL – PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA. QUESTÃO (1) O PERIODO DENOMINADO CORPO HABIL É MARCADO: I - POR...
-
AS l, ll,lll,lV,V,Vl pratica de leitura escrita AS ll Pergunta 1 0,15 em 0,15 pontos Identifique quais dentre as questões a seguir dev...
-
O ambiente de aprendizado pode fazer muita diferença para os estudos e motivação. Por isso resolvi começar alguns posts sobre organização...
Disciplina: 1245 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INCLUSÃODisciplina: 1245 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INCLUSÃO
ResponderExcluirQUESTÃO 1
Qual termo define a atitude do aprendiz diante da aprendizagem, que trata das múltiplas maneiras de perceber e processar a informação no aprender?
d ) Estilo de aprendizagem. CORRETA
QUESTÃO 2
A concepção da educação no Brasil teve uma transformação extraordinária com a proclamação da Constituição Federal de 1988, que se apoia na___________________________________
Assinale a alternativa que completa a afirmação.
d )Declaração Universal dos Direitos Humanos. CORRETA
QUESTÃO 3
A afirmação "A escola deve adaptar-se às especificidades dos alunos, e não os alunos às especificidades da escola, independente das diferenças individuais" aparece descrita numa carta de intenções à educação como direito de todos.
Assinale a alternativa que cita o documento que contempla essa afirmação.
a )
Declaração de Salamanca. CORRETA
QUESTÃO 4
A formação do professor deve ser um processo _______________________que perpassa sua prática com os alunos.
Qual termo completa a afirmação acima?
d ) contínuo CORRETA
QUESTÃO 5
Assinale a opção que expressa o significado amplo de acessibilidade.
b ) Eliminar barreiras, obstáculos do cotidiano da vida de todas as pessoas. CORRETA
QUESTÃO 6
Qual o foco atual da educação inclusiva no processo ensino-aprendizagem?
c )Potencializar habilidades e competências do aluno. CORRETA
QUESTÃO 7
O pressuposto é que a educação exerce função essencial na humanização dos sujeitos e da sociedade. Na escola, compete ao professor ocupar o lugar de interlocutor do aluno.
As ideias da afirmativa acima estão
d )totalmente corretas. CORRETA
QUESTÃO 8
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os alicerces da acessibilidade que norteiam a inclusão.
c )Independência, autonomia e empoderamento. CORRETA
QUESTÃO 9
Cabani (2004) em referência aos enfoques de aprendizagem de Entwistle (1998), descreve o enfoque de aprendizagem como a...
b )intenção que orienta a atividade do aprendiz. CORRETA
QUESTÃO 10
De acordo a Conferência de Jomtien, a educação para o aluno deve
d ) proporcionar satisfação no processo do aprender. CORRETA
a resposta correta é: defender práticas educativas inclusivas.
Excluir1ª) Qual o principal objetivo das investigações de cunho histórico acerca da educação no Brasil?
Excluira) Analisar a interatividade na escola.
b) Investigar o passado da humanidade.
c) Conhecer o papel do professor.
d) Conhecer o papel do aluno.
2ª) De acordo a Conferência de Jomtien, a educação para o aluno deve.
a) Proporcionar satisfação no processo do aprender.
b) Valorizar a pedagogia centrada na criança.
c) Defender práticas educativas inclusivas.
d) Potencializar as habilidades e competências do aluno.
3ª) São inúmeras as tendências pedagógicas que, historicamente, influenciam os processos de ensino e aprendizagem e interferem nas práticas educacionais escolares, na formação docente e na sala de aula. As ideias da afirmativa acima estão:
a) Parcialmente corretas.
b) Totalmente corretas.
c) Totalmente incorretas.
d) Totalmente descontextualizadas.
4ª) Indique as quatro dimensões para a permanente formação docente.
a) Maturacional, coerência, executável, socialização.
b) Interatividade, coerência, responsividade, executável.
c) Coerência, subjetividade, viabilidade, responsividade.
d) Coerência, maturacional, executável, interatividade.
5ª) Qual termo define a atitude do aprendiz diante da aprendizagem, que trata das múltiplas maneiras de perceber e processar a informação no aprender?
a) Arquitetura mental.
b) Habilidades cognitivas.
c) Interatividade no ambiente escolar.
d) Estilo de aprendizagem.
6ª) O que Isabel Alarcão (2001) apresenta como essência do processo de humanização e alavanca da nova racionalidade do século XXI no Brasil?
a) A interatividade social.
b) A produtividade.
c) O autoconhecimento.
d) A educação.
7ª) Qual o foco atual da educação inclusiva no processo ensino-aprendizagem?
a) Trabalhar as incapacidades e os déficits do aluno.
b) Reeducar o comportamento e a atitude do aluno.
c) Potencializar habilidades e competências do aluno.
d) Reeducar as capacidades laborais para o mercado de trabalho.
8ª) A concepção da educação no Brasil teve uma transformação extraordinária com a proclamação da Constituição Federal de 1988, que se apoia na ___________. Assinale a alternativa que completa a afirmação.
a) Declaração de Salamanca.
b) Declaração Universal dos Direitos Humanos.
c) Declaração de Jomtien.
d) Lei 5692/71.
9ª) Indique os quatro enfoques de aprendizagem centrados na perspectiva do aluno, de acordo com Cabani (2004) em referência a Entwistle (1998).
a) Memorização, estratégico, médio e superficial.
b) Aprendizagem, superficial, médio e profundo.
c) Aprendizagem, estratégico, profundo e superficial.
d) Memorização, reeducação, motivacional e aprendizagem.
10ª) Qual é o papel da escola, segundo Aquino (1998)?
a) Instituição socialmente responsável.
b) Ambiente estimulador.
c) Espaço ideológico.
d) Lugar de afetividade.
QUESTÃO 1
ResponderExcluirQuais as principais características do TDAH?
) Falta de atenção, hiperatividade, impulsividade.
QUESTÃO 2
Assinale a alternativa que melhor traduz o Aprender a ser como um dos conteúdos dos Quatro Pilares da Educação, que confere ao ser humano autonomia nos argumentos, liberdade no pensar e intervir.
d ) Traz uma visão de plenitude em que se garante às pessoas o direito de igualdade de todos os cidadãos
QUESTÃO 3
Maria Mossato (2000) define a escola como
b ) organismo vivo.
QUESTÃO 4
Na concepção de Altas Habilidade e Superdotação, os pesquisadores discordam em muitos aspectos, mas são unanimes ao destacar que é preciso considerar dois aspectos para a compreensão de AH/SD. Quais são esses aspectos?
c ) Inatos - adquiridos.
QUESTÃO 5
Indique as quatro dimensões para a permanente formação docente.
c ) Interatividade, coerência, responsividade, executável.
Prova Online
ResponderExcluirDisciplina: 1245 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INCLUSÃO
QUESTÃO 1
O pressuposto é que a educação exerce função essencial na humanização dos sujeitos e da sociedade. Na escola, compete ao professor ocupar o lugar de interlocutor do aluno.
As ideias da afirmativa acima estão
c ) totalmente corretas.
QUESTÃO 2
Qual é o papel da escola, segundo Aquino (1998)
b ) Instituição socialmente responsável.
QUESTÃO 3
Assinale a alternativa que melhor traduz o Aprender a ser como um dos conteúdos dos Quatro Pilares da Educação, que confere ao ser humano autonomia nos argumentos, liberdade no pensar e intervir.
b ) Traz uma visão de plenitude em que se garante às pessoas o direito de igualdade de todos os cidadãos.
QUESTÃO 4
O significado de acessibilidade metodológica pode ser traduzido em qual das alternativas abaixo?
c ) Ausência de barreiras nos métodos e técnicas de estudo de ação educativa
QUESTÃO 5
A afirmação "A escola deve adaptar-se às especificidades dos alunos, e não os alunos às especificidades da escola, independente das diferenças individuais" aparece descrita numa carta de intenções à educação como direito de todos.
Assinale a alternativa que cita o documento que contempla essa afirmação.
a ) Declaração de Salamanca.
QUESTÃO 6
Qual o foco atual da educação inclusiva no processo ensino-aprendizagem?
b ) Potencializar habilidades e competências do aluno.
QUESTÃO 7
Assinale a opção que expressa o significado amplo de acessibilidade.
b ) Eliminar barreiras, obstáculos do cotidiano da vida de todas as pessoas.
QUESTÃO 8
Qual o principal objetivo das investigações de cunho histórico acerca da educação no Brasil?
a ) Analisar a interatividade na escola.
QUESTÃO 9
Indique os quatro enfoques de aprendizagem centrados na perspectiva do aluno, de acordo com Cabani (2004) em referência a Entwistle (1998)
c ) Aprendizagem, estratégico, profundo e superficial.
QUESTÃO 10
Quais são os três domínios que interagem de acordo ao modelo de inteligência proposto por Sternberg?
d ) Analítico-prático-criativo.
Prova Online
ResponderExcluirDisciplina: 1245 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INCLUSÃO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Indique os quatro enfoques de aprendizagem centrados na perspectiva do aluno, de acordo com Cabani (2004) em referência a Entwistle (1998)
a ) Memorização, reeducação, motivacional e aprendizagem
b ) Aprendizagem, estratégico, profundo e superficial. CORRETA
c ) Aprendizagem, superficial, médio e profundo
d ) Memorização, estratégico, médio e superficial.
QUESTÃO 2
Assinale a alternativa que melhor traduz o Aprender a ser como um dos conteúdos dos Quatro Pilares da Educação, que confere ao ser humano autonomia nos argumentos, liberdade no pensar e intervir.
a ) Reafirmar a condição naturalizante de todos os seres humanos
b ) A educação tradicional já trabalhava nessa direção.
c ) A personalidade não recebe a interferência do aprender a ser no seu desenvolvimento.
d ) Traz uma visão de plenitude em que se garante às pessoas o direito de igualdade de todos os cidadãos.CORRETA
QUESTÃO 3
Indique as quatro dimensões para a permanente formação docente.
a ) Coerência, subjetividade, viabilidade, responsividade
b ) Interatividade, coerência, responsividade, executável.CORRETA
c ) Maturacional, coerência, executável, socialização
d ) Coerência, maturacional, executável, interatividade.
QUESTÃO 4
Na concepção de Altas Habilidade e Superdotação, os pesquisadores discordam em muitos aspectos, mas são unanimes ao destacar que é preciso considerar dois aspectos para a compreensão de AH/SD. Quais são esses aspectos?
a ) Inatos-adquiridos.CORRETA
b ) Escolares-familiares.
c ) Políticos-financeiros.
d ) Históricos-atuais.
QUESTÃO 5
A concepção da educação no Brasil teve uma transformação extraordinária com a proclamação da Constituição Federal de 1988, que se apoia na___________________________________
Assinale a alternativa que completa a afirmação.
a ) Lei 5692/71.
b ) Declaração Universal dos Direitos Humanos.CORRETA
c ) Declaração de Salamanca
d ) Declaração de Jomtien
QUESTÃO 6
Qual termo define a atitude do aprendiz diante da aprendizagem, que trata das múltiplas maneiras de perceber e processar a informação no aprender?
a ) Interatividade no ambiente escolar.
b ) Habilidades cognitivas
c ) Estilo de aprendizagem.CORRETA
d ) Arquitetura mental
QUESTÃO 7
O significado de acessibilidade metodológica pode ser traduzido em qual das alternativas abaixo?
a ) Acessibilidade às ações instituídas no meio externo.
b ) Alinhamento de ideias voltadas a soluções criativas dos problemas.
c ) Acesso de oportunidades para todos.
d ) Ausência de barreiras nos métodos e técnicas de estudo de ação educativa. CORRETA
QUESTÃO 8
Qual é a dimensão da acessibilidade que atua por meio de programas e práticas de sensibilização e de conscientização das pessoas em geral e da convivência na diversidade humana, resultando em quebra de preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminação?
a ) Comunicacional.
b ) Arquitetônica.
c ) Instrumental.
d ) Atitudinal. CORRETA
QUESTÃO 9
A formação do professor deve ser um processo _______________________que perpassa sua prática com os alunos.
Qual termo completa a afirmação acima?
a ) coeso
b ) coerente
c ) construído
d ) contínuo CORRETA
QUESTÃO 10
A afirmação "A escola deve adaptar-se às especificidades dos alunos, e não os alunos às especificidades da escola, independente das diferenças individuais" aparece descrita numa carta de intenções à educação como direito de todos.
Assinale a alternativa que cita o documento que contempla essa afirmação.
a ) Declaração de Salamanca.CORRETA
b ) Declaração Universal dos Direitos Humanos.
c ) Declaração de Jomtien.
d ) Declaração de Madri.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
ResponderExcluirAbaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Quando articula-se comportamento à educação inclusiva, destaca-se que é tarefa do professor criar um ambiente acolhedor a todo tipo de comportamento do aluno.
Considerando as ideias da afirmativa acima, pode-se dizer que estão
a ) totalmente incorretas.
b ) totalmente descontextualizadas.
c ) totalmente corretas.
d ) parcialmente corretas.
QUESTÃO 2
Qual termo define a atitude do aprendiz diante da aprendizagem, que trata das múltiplas maneiras de perceber e processar a informação no aprender?
a ) Habilidades cognitivas.
b ) Arquitetura mental.
c ) Interatividade no ambiente escolar.
d ) Estilo de aprendizagem.
QUESTÃO 3
A escola inclusiva, para definir as ações pedagógicas, deve prever e prover, em suas prioridades, somente os recursos humanos necessários à educação na diversidade.
Considerando as ideias da afirmativa acima, pode-se dizer que estão
a ) totalmente descontextualizadas.
b ) totalmente corretas.
c ) parcialmente corretas.
d ) totalmente incorretas.
QUESTÃO 4
Assinale a opção que expressa o significado amplo de acessibilidade.
a ) Eliminar barreiras, obstáculos do cotidiano da vida de todas as pessoas.
b ) Desconsiderar os serviços de acesso essenciais.
c ) Providências individuais são priorizadas na acessibilidade.
d ) Acessibilidade para cada situação é algo circunstancial.
QUESTÃO 5
Um conceito para AH/SD pode ser exemplificado por aquela criança que tem talentos, potencialidades específicas e um modo não convencional de resolver problemas.
As ideias da afirmativa acima estão
a ) totalmente incorretas.
b ) totalmente descontextualizadas.
c ) totalmente corretas.
d ) parcialmente corretas.
QUESTÃO 6
O significado de acessibilidade metodológica pode ser traduzido em qual das alternativas abaixo?
a ) Acessibilidade às ações instituídas no meio externo.
b ) Ausência de barreiras nos métodos e técnicas de estudo de ação educativa.
c ) Acesso de oportunidades para todos.
d ) Alinhamento de ideias voltadas a soluções criativas dos problemas.
QUESTÃO 7
Cabani (2004), em referência aos enfoques de aprendizagem de Entwistle (1998), descreve o enfoque de aprendizagem como a...
a ) organização que o aprendiz faz das informações.
b ) memorização que o aprendiz faz das informações.
c ) intenção que orienta a atividade do aprendiz.
d ) compreensão do aprendiz para dar sentido às informações.
QUESTÃO 8
O pressuposto é que a educação exerce função essencial na humanização dos sujeitos e da sociedade. Na escola, compete ao professor ocupar o lugar de interlocutor do aluno.
As ideias da afirmativa acima estão
a ) parcialmente corretas.
b ) totalmente corretas.
c ) totalmente descontextualizadas.
d ) totalmente incorretas.
QUESTÃO 9
Quais as dimensões do currículo como eixo norteador da prática docente?
a ) Cultural, social e histórica.
b ) Ambiente escolar interno e externo.
c ) Aluno, professor e família.
d ) Epistemológica, político-social e sistema aberto complexo.
QUESTÃO 10
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os alicerces da acessibilidade que norteiam a inclusão.
a ) Independência, autonomia e empoderamento.
b ) Dependência, individualidade e embotamento.
c ) Autonomia, dependência e embotamento.
d ) Independência, empoderamento e individualidade.
Fundamentos da educação especial
ResponderExcluirQual é a ação essencial quando pensamos nas adaptações à educação inclusiva?
Escolha uma opção:
a. Flexibilização. Correto
b. Generalização.
c. Criação.
d. Normatização.
A avaliação da aprendizagem deve ser um instrumento que contribua à melhoria do processo de aprender.
Considerando as ideias da afirmativa acima, pode-se dizer que estão
Escolha uma opção:
a. totalmente corretas. Correto
b. parcialmente corretas.
c. totalmente incorretas.
d. totalmente descontextualizadas.
A definição de estilos cognitivos contempla que aspectos da cognição?
Escolha uma opção:
a. Processo de informações e resolução de conflito. Correto
b. Características individuais e de personalidade.
c. Ambiente de aprendizagem e o professor.
d. Orgânicos, culturais e afetivos.
De que maneira são considerados os fatores e os profissionais para o diagnóstico do TDAH?
Escolha uma opção:
a. Complexidade dos fatores e equipe interdisciplinar de profissionais. Correto
b. Multifatorial e profissional da neuropsiquiatria.
c. Fatores hereditários e equipe multidisciplinar.
d. Fatores determinantes e profissional da neurologia.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os alicerces da acessibilidade que norteiam a inclusão.
Escolha uma opção:
a. Independência, autonomia e empoderamento. Correto
b. Autonomia, dependência e embotamento.
c. Independência, empoderamento e individualidade.
d. Dependência, individualidade e embotamento.
Qual dimensão de acessibilidade reflete o comportamento quando articulado às proposições da educação inclusiva?
Escolha uma opção:
a. Metodológica.
b. Instrumental.
c. Atitudinal. Correto
d. Programática.
Indique os quatro enfoques de aprendizagem centrados na perspectiva do aluno, de acordo com Cabani (2004) em referência a Entwistle (1998).
Escolha uma opção:
a. Aprendizagem, estratégico, profundo e superficial. Correto
b. Aprendizagem, superficial, médio e profundo.
c. Memorização, reeducação, motivacional e aprendizagem.
d. Memorização, estratégico, médio e superficial