segunda-feira, abril 16, 2018

FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA

PERGUNTA 1
O texto discute as finalidades do ensino de matemática no ensino fundamental.

I O texto aponta o caráter prático da Matemática como decorrente das necessidades cotidianas que envolvem essa área do conhecimento e das outras áreas do conhecimento que utilizam conhecimentos matemáticos como ferramentas.
II Aponta ainda o desenvolvimento do raciocínio lógico, indutivo e dedutivo, o caráter investigativo e especulativo da atividade matemática que permite a elaboração de conjecturas, de argumentações, de generalizações e a constituição de valores estéticos, além do caráter lúdico e recreativo da Matemática.
III Conclui que com base nessas finalidades o ensino de Matemática contribui para a compreensão do mundo em que vivemos e a atuação do jovem no mundo contemporâneo, na perspectiva do exercício de sua cidadania.

De acordo com esse texto são verdadeiras apenas
e. (CORRETA) I, II, III

PERGUNTA 2
O texto lido comenta sobre as tarefas exploratório/investigativas.Sobre esse assunto:
I O texto afirma que o uso desse tipo de tarefa exige do professor uma postura mais ativa para entender as resoluções de seus alunos, pois nas investigações a tarefa é mais aberta do que na metodologia de resolução de problemas, exige experimentação, exploração, reflexão e comunicação.
II O texto conclui que esse tipo de tarefa se constitui uma ferramenta educacional importante para ampliar as aprendizagens e desenvolver o raciocínio dos estudantes.
III O texto afirma que a realização de uma investigação matemática envolve quatro momentos principais: reconhecimento da situação; formulação de conjecturas; realização de testes e argumentação; demonstração e avaliação do trabalho realizado.
De acordo com o texto são verdadeiras apenas as afirmações:
e. (CORRETA) I, II e III

PERGUNTA 3
Conforme o documento Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos da área de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental estão divididos em blocos. Quais são eles e o que contemplam?
e. (CORRETA)

Números e Operações,Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Tratamento da Informação.
PERGUNTA 4
Numa discussão entre professores surgiram três formulações diferentes para a o uso da resolução de problemas em sala de aula. Observe-as:
I A Professora Alice defende que a resolução de problemas deve ser o ponto de partida da atividade matemática, pois o conhecimento matemático ganha significado quando os alunos têm situações desafiadoras para resolver e trabalham para desenvolver estratégias de resolução.
II A Professora Márcia defende que devemos para ensinar um conceito, procedimento ou técnica e depois apresentar um problema para avaliar se os alunos são capazes de empregar o que lhes foi ensinado.
III A Professora Diva acha que a resolução de problemas deve ser desenvolvida exclusivamente em um dia da semana escolhido especialmente para resolver problemas.
De acordo com o que foi estudado, indique a proposta mais interessante e justifique sua escolha tomando por base os textos lidos e as discussões realizadas em nossas aulas.
a. I (CORRETA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...