segunda-feira, abril 16, 2018

LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A DIVERSIDADE

Prova Online

QUESTÃO 1
O que propõe o capítulo VIII do Decreto 5296/2004?
 

a )
  Acessibilidade aos prédios públicos.
 
b )
  Promoção de capacitação e especialização de recursos humanos em questões de acessibilidade e ajudas técnicas, acompanhamento e aperfeiçoamento da legislação sobre acessibilidade.

c )
  Criação de outra legislação.

d )
  Obrigatoriedade do uso do Símbolo Internacional de Acesso.
QUESTÃO 2
O "acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência?'é garantido ao aluno pelo(a): 

 
a )
  Estatuto da Criança e do Adolescente.

b )
  Diretrizes Curriculares Nacionais.

c )
  Plano Estadual de Educação.

d )
  Constituição Federal.
QUESTÃO 3
A LDB de 1996 reconhece a diversidade sociocultural e o direito à igualdade e à diferença, possibilitando a definição de diretrizes operacionais para a educação rural sem


a )
  alcançar um projeto global de educação para o país.

b )
  romper com um projeto universal de educação para o planeta.

c )
  envolver um projeto global de educação para o país.
 
d )
  romper com um projeto global de educação para o país.
QUESTÃO 4
Sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394 de 20 de dezembro de 1996, é correto afirmar:

 
a )
  Reconhece as necessidades educacionais especiais, assegura o direito da adaptação curricular, metodologia e recursos específicos para esses alunos. Fazem-se necessários os serviços de apoio especializado para garantir o seu ensino e aprendizagem.

b )
  Não reconhece as necessidades educacionais especiais, nem assegura o direito da adaptação curricular ou metodologia e recursos específicos.



c )
  Reconhece as necessidades educacionais especiais, assegura o direito da adaptação curricular e metodologia e recursos específicos para esses alunos, mas não se faz necessário serviços de apoio especializado.

d )
  Reconhece as necessidades educacionais especiais, mas não assegura o direito da adaptação curricular.
QUESTÃO 5
O Plano Nacional de Educação (PNE) traz duas questões importantes quando se refere à educação especial. São elas:


a )
  primeira é o direito à educação, comum a todas as pessoas, e a segunda o direito de receber essa educação sempre que possível junto às demais pessoas nas escolas especiais.

b )
  a primeira é o direito à educação, comum a todas as pessoas, e a segunda o direito de receber essa educação sempre que possível junto às demais pessoas nas escolas ditas "regulares".
 
c )
  a primeira é o direito à educação especializada, e a segunda o direito de receber essa educação sempre que possível junto às demais pessoas nas escolas ditas "regulares".

d )
  a primeira é o direito à educação especializada, e a segunda o direito de receber essa educação sempre que possível junto às demais pessoas nas escolas especiais.
QUESTÃO 6
É evidente o papel dos órgãos governamentais envolvidos à educação na constituição de políticas públicas para garantir o direito a uma educação de qualidade. Porém, somente esses órgãos e a escola não são suficientes para abarcar a todas essas exigências. O que mais seria necessário?


a )
  Um debate nacional que instigue gestores, professores, estudantes, pais, comunidades, profissionais de outras áreas e universidades para a composição de novos fazeres em relação à educação em tempo integral.

b )
  Um debate político que instigue vereadores, senadores e o presidente da República.
 
c )
  Um debate regional que instigue gestores, professores, estudantes, pais, comunidades e outros profissionais da segurança pública.

d )
  Uma imposição legal sob gestores, professores, estudantes e pais dos alunos.
QUESTÃO 7
O Projeto Político-Pedagógico de cada escola serve para refletir a realidade e para tal é necessário realizar um diagnóstico que possa desvelar as reais necessidades da comunidade. Há, por trás de todo esse processo, o entendimento da educação como

 
a )
  uma prática social na construção da cidadania.

b )
  uma prática social na construção da individualidade intelectual.

c )
  uma prática social na construção voltada somente para o conhecimento elaborado.

d )
  uma prática social na construção de cidadãos capitalistas.
QUESTÃO 8
Somente com a real participação dos envolvidos no processo o PPP realiza-se de forma plena. Porém sabe-se que este processo é demorado e cansativo, mas deve ser buscado. Assim,

 
a )
  a implantação de qualquer decisão escolar deve refletir a interação entre escola, família e comunidade

b )
  a implantação de qualquer decisão escolar deve decidir a interação entre diretores e professores.

c )
  a implantação de qualquer decisão escolar deve decidir se haverá a interação entre escola, família e comunidade

d )
  a implantação de todos os passos escolares deve refletir a interação entre diretores e professores.
QUESTÃO 9
De acordo com os conceitos de Diversidade, como pode ser definido o que é desafio?

 
a )
  Tarefa difícil de ser executada.

b )
  Não tentar.

c )
  Algo impossível de fazer.

d )
  Não conseguir fazer.
QUESTÃO 10
Quanto à relação entre currículo e diversidade.
 
 
a )
  um currículo que atenda à diversidade precisa ser democrático.

b )
  o currículo deve ser voltado ao conteúdo.

c )
  o currículo não considera a diversidade.

d )
  o currículo deve ser voltado à alfabetização.

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