QUESTÃO 1
A teoria das inteligências múltiplas diz que
a) existem duas inteligências importantes no contextos escolar: a
lógico-matemática e a linguística.
b) o professor deve investir em desenvolver mais a inteligência
linguística, mesmo que essa não seja a maior habilidade do aluno, pois ela é a
mais importante no desenvolvimento do sujeito.
c) o professor deve desenvolver estratégias educacionais que contemplem
todas as inteligências dos alunos.
d) temos as mesmas inteligências por isso somos todos iguais.
QUESTÃO 2
Qual característica é comum ao transtorno de Rett?
a) Há um padrão característico de desaceleração do processo de
alfabetização seguido de dislexia e comportamento opositor.
b) O crescimento craniano é normal, não há perda de habilidades manuais
voluntárias adquiridas anteriormente e nem aparecimento de marcha pouco
coordenada ou movimentos do tronco.
c) Característica padrão de desaceleração do crescimento craniano, perda de
habilidades manuais voluntárias do tronco.
d) Há um padrão característico de desaceleração da marcha e o aparecimento
de comportamento de desinibição.
QUESTÃO 3
Que cuidados devemos ter quando pensamos em prevenção?
a) Fazer o teste do pezinho já é o bastante.
b) Tomar a vacina da rubéola, pois ela vai evitar todos os tipos de
deficiência.
c) Fazer o pré-natal, contar com a presença do pediatra neonatologista e,
após o nascimento, fazer o
teste do pezinho etc.
d) Todas as deficiências têm causas genéticas e por isso não podemos
preveni-las. Então, não adianta
ter cuidados, pois não podemos controlar nenhuma deficiência.
QUESTÃO 4
O que é epilepsia?
a) Uma doença grave que pode contaminar outras pessoas, não tem cura
nem tratamento.
b) Uma condição normal que não requer nenhum tipo de cuidado especial. As
pessoas acometidas dessa patologia podem assumir qualquer função mesmo em tempo
de crise.
c) É a desordem crônica do cérebro, e as suas características clínicas
associadas às alterações eletroencefalográficas em fenômenos psíquicos,
motores, sensoriais e sensitivos anormais.
d) É a desordem crônica do cérebro, e as suas características clínicas não
apresentam alteração físicas ou emocionais, podendo apresentar exames
encefalográficos normais e com boa funcionalidade.
QUESTÃO 5
A inteligência corporal cinestésica refere-se à
a) inteligência espacial como a capacidade de perceber o espaço visual e
espacial de forma precisa, as
transformações que esse espaço sofre. É a inteligência dos pilotos de
Fórmula 1, dos engenheiros e
dos arquitetos. Em crianças pequenas, o potencial especial nessa
inteligência é percebido através da
habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a atenção a
detalhes visuais.
b) inteligência responsável pelo pensar lógico como uma sensibilidade para
padrões, ordem e sistematização.
É a habilidade para explorar relações, através da manipulação de objetos
ou símbolos; é a
habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer
problemas e resolvê-los. É a inteligência
característica dos advogados, matemáticos e cientistas.
c) inteligência que envolve o corpo, presente nos poetas, nos grandes
escritores, nos oradores, naquelas pessoas que conseguem criar, representar e resolver problemas através da
linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir
ideias.
QUESTÃO 6
Os estudos de Gardner dizem que
a) adultos que tiveram lesão cerebral têm perda total de suas competências,
independente da dimensão
do dano.
b) todos têm o mesmo potencial de inteligência, sendo que podem desempenhar
qualquer função sem
dificuldades.
c) adultos que tiveram lesão cerebral têm perda de algumas competências sem
que outras sejam comprometidas.
d) todos têm a competência linguística mais desenvolvida, pois todos
falam.
QUESTÃO 7
A teoria comportamental cognitiva postula que os comportamentos
a) têm sua base na aprendizagem social.
b)são unicamente respostas dos estímulos do ambiente.
c) não têm sua base na aprendizagem social, o meio não tem
influência.
d) são fruto do conteúdo inconsciente.
QUESTÃO 8
O que significa a expressão resistências a mudanças,
apresentada pela escola?
a) As resistências precisam ser vencidas.
b) Que
é normal, pois não devemos aceitar modificações.
c ) O que está se propondo de novo não é algo que deva ser
considerado.
d ) Mudar não vai resolver o problema.
QUESTÃO 9
Acompanhando o processo histórico do tratamento dado às pessoas com
necessidades especiais, poderíamos dizer que seguiram as seguintes fases:
a) exclusão, aceitação, inclusão e rejeição.
b) aceitação,
conhecimento e integração.
c ) as pessoas com necessidades especiais sempre foram incluídas na
sociedade; não há, portanto, fases.
d) exclusão, segregação, integração e inclusão.
QUESTÃO 10
Qual a ideia central desta citação de Perrenoud?








a ) Treino é a prática e isso é o que o professor precisa para manter
suas competências.
b ) A ideia central consiste em considerar a diferença do alunado, mas tão
importante quanto a ação pedagógica.
c ) Ter prática não basta, pois o contexto escolar muda e exige formação
continuada.
d ) As competências essenciais do professor incluem reconhecer que o
contexto escolar é estável.
DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
ResponderExcluirConfira as questões e, no final, clique em CONFIRMAR:
QUESTÃO 1
É correto afirmar que todas as pessoas que têm epilepsia
d ) podem ter vida normal.
QUESTÃO 2
Acompanhando o processo histórico do tratamento dado às pessoas com necessidades especiais, poderíamos dizer que seguiram as seguintes fases:
b ) exclusão, segregação, integração e inclusão.
QUESTÃO 3
O nascimento de um bebê com alguma anormalidade causa um choque inicial. Qual a principal consequência disso?
c ) Comprometer a relação mãe-bebê.
QUESTÃO 4
O que significa o termo behavior?
b ) Comportamento, e está ligado à teoria comportamental.
QUESTÃO 5
Sobre o preconceito é correto afirmar que
c )
é uma tentativa de enfrentar emoções intensamente dolorosas como o medo e a ansiedade, diante de
alguma coisa que não conhecemos bem, uma opinião precipitada.
QUESTÃO 6
Os estudos de Gardner dizem que
b ) adultos que tiveram lesão cerebral têm perda de algumas competências sem que outras sejam comprometidas.
QUESTÃO 7
A inteligência corporal cinestésica refere-se à
c )
inteligência em que o corpo age liderado pelo cérebro para criação, para tomada de decisões. Implica
na habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas, no
controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza.
QUESTÃO 8
Influenciadas pela história, condições sociais, econômicas e políticas, as teorias científicas norteiam o trabalho de diversos profissionais. Qual benefício traz para o professor conhecer diferentes abordagens teóricas?
c )
É uma forma de atualização para o professor, contribuindo para ampliação da sua visão em relação ao processo de ensino-aprendizagem.
QUESTÃO 9
A diversidade pode ser entendida como?
c ) Diferença, dessemelhança, algo inerente ao ser humano.
QUESTÃO 10
A teoria comportamental cognitiva postula que os comportamentos
b ) têm sua base na aprendizagem social.
É correto afirmar que todas as pessoas que têm epilepsia
ResponderExcluira ) têm deficiência mental.
b ) não podem trabalhar.
c ) têm problemas psicológicos.
d ) podem ter vida normal.
QUESTÃO 2
A construção de laços afetivos no ambiente escolar é
a ) importante, mas não fundamental. Cada aluno deve procurar se empenhar para que isso aconteça.
b )
responsabilidade de todos, em especial do educador, que deve conhecer e criar estratégias que facilitem a construção de laços como processo de aprendizagem.
c ) responsabilidade do professor e secundária ao processo de aprendizagem escolar.
d )
indispensável somente para o aluno com alguma necessidade educativa especial; por isso os pais devem investir nisso, pois laços afetivos se constroem naturalmente na família.
QUESTÃO 3
O que é o teste do pezinho?
a ) Um teste que avalia as condições do bebê na hora do nascimento e deficiências mentais.
b ) Um teste que mede a febre da criança nos primeiros dias de vida.
c ) Um teste que faz uma avaliação da tipagem sanguínea.
d ) Um teste que diagnostica doenças que levam a deficiências mentais, visuais e auditivas.
QUESTÃO 4
O que devemos fazer quando o aluno está tendo uma crise convulsiva?
a )
Ficar muito assustados, pois isso é perigoso. Levantar a criança e tentar acordá-la, colocando uma colher em sua boca, para que ela não enrole a língua.
b )
Proteger a cabeça, virando-a para o lado; não colocar nada em sua boca, controlar o tempo de crise. Após a crise, deixar a criança dormir e relaxar.
c )
Não podemos fazer nada para ajudar quando um aluno está tendo a crise e não podemos tocar na sua saliva, pois essa doença é contagiosa.
d ) Podemos chamar os pais e pedir para levarem a criança embora.
QUESTÃO 5
O que é o teste do Apgar?
a ) Um teste que avalia as condições do bebê na hora do nascimento.
b )
Um teste realizado pelo pediatra, no bebê com um mês de nascimento, para avaliar o ganho de peso e a eficiência da amamentação.
c ) Um teste que serve para diagnosticar muitas doenças de pele do recém-nascido.
d ) Um teste que avalia reflexos motores e capacidade de aprendizagem.
QUESTÃO 6
A frase de Macedo quer dizer que a
a ) escola plural não abarca as necessidades das questões políticas e sociais.
b ) diversidade precisa de um conjunto de regras que atenda a concepções distintas.
c ) escola é simples e não precisa de grandes esquemas de organização.
d ) escola não tem condições de ser um espaço democrático.
QUESTÃO 7
Sobre o preconceito é correto afirmar que
a ) os professores não têm preconceitos, pois estão acostumados com as diferenças.
b ) é algo muito abstrato, mas, no entanto, é fácil de ser vencido.
c )
é uma tentativa de enfrentar emoções intensamente dolorosas como o medo e a ansiedade, diante de?alguma coisa que não conhecemos bem, uma opinião precipitada.
d )
nem sempre é prejudicial, pois as pessoas de forma geral não se incomodam com ele sem motivos?para haver inclusão.
QUESTÃO 8
Acompanhando o processo histórico do tratamento dado às pessoas com necessidades especiais, poderíamos dizer que seguiram as seguintes fases:
a ) exclusão, aceitação, inclusão e rejeição.
b ) aceitação, conhecimento e integração.
c ) as pessoas com necessidades especiais sempre foram incluídas na sociedade; não há, portanto, fases.
d ) exclusão, segregação, integração e inclusão.
QUESTÃO 9
O que significa a expressão resistências a mudanças, apresentada pela escola?
a ) O que está se propondo de novo não é algo que deva ser considerado.
b ) Que é normal, pois não devemos aceitar modificações.
c ) Mudar não vai resolver o problema.
d ) As resistências precisam ser vencidas.
Q4 - d ) Um teste que diagnostica doenças que levam a deficiências mentais, visuais e auditivas.
ExcluirQUESTÃO 9 . RESPOSTA: letra D. As resistências precisa ser vencidas.
ExcluirQ6- B
ExcluirQUESTÃO 1
ExcluirO nascimento de um bebê com alguma anormalidade causa um choque inicial. Qual a principal consequência disso?
d ) Comprometer a relação mãe-bebê.
QUESTÃO 2
Sobre o preconceito é correto afirmar que
a )
é uma tentativa de enfrentar emoções intensamente dolorosas como o medo e a ansiedade, diante de
alguma coisa que não conhecemos bem, uma opinião precipitada.
QUESTÃO 3
O livro Cidadão de Papel, de Gilberto Dimenstein, fala da inclusão de crianças ou adolescentes em situação de risco. Quanto a isso, podemos afirmar que
d )
precisamos, em conjunto com outras instâncias sociais, organizar um novo projeto de vida, procurando estabelecer uma nova rede de vínculos afetivos que sustentem as mudanças para essa criança.
QUESTÃO 4
A teoria das inteligências múltiplas diz que
b )
o professor deve desenvolver estratégias educacionais que contemplem todas as inteligências dos alunos.
QUESTÃO 5
Quando pensamos em criatividade no contexto escolar, podemos afirmar que
d )
para diversificar o processo de ensino, é necessário motivar e estimular os alunos a desenvolver sua
criatividade.
QUESTÃO 6
O que é o teste do pezinho?
c ) Um teste que diagnostica doenças que levam a deficiências mentais, visuais e auditivas.
QUESTÃO 7
É correto afirmar que todas as pessoas que têm epilepsia
b ) podem ter vida normal.
QUESTÃO 8
A inteligência corporal cinestésica refere-se à
c )
inteligência em que o corpo age liderado pelo cérebro para criação, para tomada de decisões. Implica
na habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas, no
controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza.
QUESTÃO 9
O que significa o termo behavior?
a ) Comportamento, e está ligado à teoria comportamental.
QUESTÃO 10
A frase de Macedo quer dizer que a
b ) diversidade precisa de um conjunto de regras que atenda a concepções distintas.
Questão 4: Resposta B (Proteger a cabeça, virando-a para o lado; não colocar nada em sua boca, controlar o tempo de crise. Após a crise, deixar a criança dormir e relaxar).
ResponderExcluirO que é o teste do pezinho?
ResponderExcluirResposta: Um teste que diagnóstica doença que levam a deficiências mentais, visuais e auditivas.