quinta-feira, outubro 11, 2018

diversidades étnico - cultural

AS diversidades étnico - cultural
AS l, ll, lll, lV, V e Vl
AS l
Pergunta 1
0,15 em 0,15 pontos
Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre o homem e suas relações:
I O homem existe solto no espaço, suas interações ocorrem somente com outros homens.
II Nesse sentido, o homem alterou a si, por conseguinte, alterou suas necessidades e, sendo novas necessidades, a mesma forma de trabalho não poderia mais dar conta das quais, de modo que se tornaram necessárias novas ações transformadoras para atender a esse novo homem e suas novas necessidades.
III A identidade social do homem se constrói na interação do indivíduo com o seu entorno, com a natureza, e como esse entorno foi modificado pelo próprio homem.
É FALSO o que se afirma em
Resposta Selecionada:
b.
I, apenas.
Pergunta 2
0,15 em 0,15 pontos
A linguagem, como instrumento maior de cumulação e difusão de experiências e trocas culturais inerentes ao humano, permite-nos identificar também sintomas de desumanização, no enfraquecimento da possibilidade de expressão, que revela graus decrescentes de consciência sobre os resultados das ações humanas, conformando identidades sociais vazias de sentidos, significados e de repertórios morais.
Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas:
I Trata-se de um sintoma de desumanização, produzido pela sociedade de consumo de massa, aquela em que o psicólogo alemão Erich Fromm identificou, no livro Ter ou ser, como os valores do consumo determinando as identidades sociais.
II O capitalismo ocidental teria falhado em criar valores morais, aprofundando processos de desumanização que levam a constituições culturais mais de aparência do que de essência, na vigência dos valores acríticos das sociedades de consumo de massa e do espetáculo, onde se é aquilo que se tem.
III O capitalismo trouxe oportunidades para as culturas se diversificarem e criarem mais solidariedade e sentido de comunidade.
É FALSO o que se afirma em
Resposta Selecionada:
e.
III, apenas.
Pergunta 3
0,15 em 0,15 pontos
Por isso, não apenas inexistem indivíduos sem cultura; mas inexistem sociedades sem cultura; da mesma forma como não existem também sociedades mais ou menos avançadas que outras em termos culturais, mas sim sociedades distintas entre si.
Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas:
I Temos de pensar também que esses valores podem ser gerados pelo indivíduo ou grupo – e nem sempre podem coincidir. Por exemplo, segundo a moral e os valores do grupo, a ação que cometi é errada, ou seja, atenta contra a moral do grupo, portanto, sou alguém imoral para esse grupo.
II Ocorre que, para mim, a ação que empreendi pode ser plenamente aceitável segundo os meus valores, o que me permite perceber-me como alguém pleno de moral. Pelo fato de haver uma moral dominante e uma moral do indivíduo, é possível que existam duas ou até mais identidades sociais para o mesmo indivíduo.
III A cultura se encerra em si e tem elementos materiais e concretos, apenas.
É FALSO o que se afirma em
Resposta Selecionada:
e.
III, apenas.
Pergunta 4
0,15 em 0,15 pontos
Indubitavelmente, viver em uma grande cidade é sinônimo, hoje, de alienação e dependência, pois, cada vez mais, distanciamo-nos da natureza, à qual exercemos domínio como grupo, nunca como seres isolados.
Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas:
I Assim, tendemos a nos distanciar cada vez mais das relações primordiais geradoras de cultura, para assumir repertórios culturais gerados, em essência, pela indústria de consumo de massa.
II O distanciamento do homem em relação à natureza é responsável por uma ilusão de falso domínio: seu isolamento nos centros urbanos constrói uma sensação de segurança em relação ao meio e de pleno domínio da natureza, que exaure não mais para sua sobrevivência, mas para atender aos fetiches da acrítica sociedade de consumo de massa.
III O homem tanto se orgulha de suas grandes obras e monumentos, de sua pretensa superioridade com relação ao meio em que vive, que se esquece de que, por si só, não é detentor de conhecimento algum que possa garantir sua sobrevivência se deixado sozinho, desprotegido em meio a uma densa floresta, cercado por animais selvagens e predadores, precisando prover-se da caça e da coleta.
É VERDADEIRO o que se afirma em
Resposta Selecionada:
e.
I, II e III.
AS ll
Pergunta 1
Pressupunha um caminho linear e finalista para o processo evolutivo, partindo sempre de um estágio menos evoluído – o patamar primitivo – para o mais evoluído – a civilização. Essa interpretação encontrava respaldo nas teses do filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e sua defesa da perfectibilidade humana, como um estágio possível de ser alcançado na esperança que depositava no homem natural, essencialmente bom.Trata-se
c. da interpretação monogeísta.
Pergunta 2
O antropólogo teuto-americano Franz Boas (1858-1942), defensor da corrente denominada histórica, pode-se dizer, esteve entre o difusionismo e o funcionalismo. Contrário a essa explicação evolucionista para a diferenciação das culturas, Boas demonstrou que cada sistema cultural constituiria uma unidade integrada, resultado de um desenvolvimento histórico específico.Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA:Com isso, determinou a independência dos fenômenos culturais em relação aos condicionantes geográficos e biológicos, vigentes como explicação desde o período formativo da Antropologia. PORQUEPara esse autor, o etnocentrismo, que tem ocorrido praticamente em todo o mundo, ajuda a conter a animosidade entre as diversas culturas. Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
d. a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
Pergunta 3
Tiveram fundamental importância entre as teorias culturais, a fim de que a Antropologia fosse reconhecida como Ciência, as seguintes áreas, EXCETO:
b. Relativismo, que trata da difusão dos povos e mostra que a cultura vai evoluindo dos mais atrasados para os mais adiantados e se relaciona à herança biológica.

Pergunta 4
O antropólogo, professor e filósofo francês Claude Lévi-Strauss (1908-2009) foi o fundador da chamada Antropologia Estrutural, corrente que se conformou a partir de seus estudos sobre os povos indígenas do Brasil. Fez uso da chamada teoria estruturalista francesa, a qual pressupunha que “estruturas universais” estariam por trás de todas as ações humanas, dando forma às culturas em suas mais variadas manifestações: linguagem, mitos, religiões etc.
Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas:I Distinguiu-se gravemente dos demais antropólogos que buscavam revelar as diferenças entre povos e culturas, nas mais das vezes valorativas; enquanto Lévi-Strauss procurava as estruturas universais, chamadas também de estruturas profundas.II Seu método estruturalista permitia compreender que sociedades tribais revelavam sistemas lógicos notáveis, de qualidades mentais, racionais tão sofisticadas quanto às de sociedades até então tidas como superiores.III Sua teoria desmontava as convicções comumente aceitas de que as sociedades primitivas seriam intelectualmente deficitárias e temperamentalmente irracionais. É VERDADEIRO o que se afirma em
a. I, II e III.
AS lll
Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
Quanto à visão etnocêntrica, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA:
O etnocentrismo não se resume à produção de desenhos e mapas a partir da visão de um povo, mas tem relação com a forma de pensar, na qual as pessoas ou grupos humanos interpretam e leem o mundo a partir da própria ótica, da cultura, do modo de pensar e de vida.
OU SEJA
É fundamental observar que no mundo de hoje existem diferentes atores sociais que agem, interagem e transformam a realidade, logo, atualmente não existem mais visões etnocêntricas.
Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
Resposta Selecionada:
d.
a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
As diversas tradições da cultura alimentar foram hibridizadas, misturadas, mescladas, com novas descobertas, que surgiam à medida que havia migrações dos povos. Igualmente pelo processo de colonização e outros movimentos da população ao longo da história, houve maior contato entre povos que tinham diferentes hábitos e produtos alimentares.
Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I Foi o caso da batata e do tomate, por exemplo, que são oriundos do Continente americano e foram levados à Europa mediante o processo de colonização. Sua cultura foi tão bem absorvida pelos europeus, que é impossível hoje pensar na culinária italiana sem considerar o molho de tomate, ou na portuguesa sem o bacalhau com batatas.
II Atualmente, com uma cultura mais globalizada, vemos alguns hábitos alimentares tornarem-se hegemônicos, devido à estandardização – padronização – dos costumes, veiculados pela propaganda, pela mídia em geral, pelas redes sociais e pela indústria de alimentos.
III A Biotecnologia, a Química e a Revolução Técnico-Científica empreendida a partir da segunda metade do século XX, com o avanço da Ciência, das técnicas, sobretudo da Engenharia Genética, promoveram transformações nas formas de se alimentar e também de produzir sinteticamente, de maneira artificial e/ou por meio de hibridizações e da criação de novos alimentos.
IV As práticas alimentares contemporâneas estão cada vez mais diversificadas, elaboradas das culturas locais e produzidas por comunidades tradicionais, de modo que a tradição alimentar vem prevalecendo pelo mundo.
As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
Resposta Selecionada:
a.
V, V, V, F.
Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
Analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA:
Não existe uma só cultura, mas uma diversidade de culturas pelo mundo, que vão sempre mudando ao longo do tempo, considerando as mediações da família, da sociedade de cada época, da natureza, da escola, entre outras interações, as quais acabam por alterar os modos de vida, as formas de existência e, assim, a própria cultura.
LOGO
Um indivíduo imerso em uma determinada cultura nunca tem total conhecimento da qual, tanto porque esta muda, quanto porque certos traços lhe escapam. Mesmo fazendo parte de um grupo com o qual nos identificamos, não somos todos iguais em todos os aspectos dessa cultura, principalmente no mundo de hoje e aos que vivem nas grandes metrópoles, onde há multiplicidade de informações que nos chegam, diversidade de eventos que nos trazem diferentes maneiras de pensar, de viver.
Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
Resposta Selecionada:
c.
as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
Com o advento da Ciência Moderna, que se produziu principalmente na Europa e se difundiu pelo mundo mediante os processos de colonização, neocolonialismo e expansão capitalista, o discurso em torno das diferenças étnico-culturais tomou caráter de Ciência, muitas vezes imbuído de significativa discriminação.
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, leia atentamente as seguintes afirmativas:
I A teoria do darwinismo social, comum no final do século XIX e meados do século XX, deu à natureza e ao meio um papel de destaque na existência dos grupos humanos. O principal representante dessa teoria foi Hebert Spencer (1820-1903).
II O darwinismo social é uma corrente do pensamento científico do século XIX e do início do XX. Tal concepção afirmava que haveria uma seleção natural entre as espécies e que isto tinha correspondência à sociedade.
III Partindo desse princípio, alguns grupos humanos eram mais fortes do que outros, pois todos passariam por uma seleção natural, considerando, assim, que a sociedade também tinha evoluído dessa forma – por isso o nome darwinismo social.
É VERDADEIRO o que se afirma em
Resposta Selecionada:
c. I, II e III.
AS lV
Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
Constituem-se em comunidades tradicionais que vivem no Centro-Sul do Paraná. Que são formadas por famílias e povos que vivem de atividades no campo e cujos ascendentes eram povos camponeses que buscavam preservar sua forma de vida – de reprodução social – mediante uma maneira comunal de viver.
Tratam-se dos
Resposta Selecionada:
a.
faxinais.
Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
Na Amazônia os povos tradicionais não indígenas possuem um modo de vida baseado na atividade extrativista, seja ela aquática ou florestal, vivendo grande parte nas margens de rios, igarapés, várzeas e lagos (NASCIMENTO et al., 2013).
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, assinale a alternativa INCORRETA:
Resposta Selecionada:
b.
Os povos tradicionais amazônidas são exclusivamente os ribeirinhos, que vivem do extrativismo – da caça, pesca e coleta de vegetais da floresta.
Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre comunidades tradicionais:
I Apesar de existirem diversos povos e comunidades tradicionais no Brasil, caso dos caiçaras, dos ribeirinhos da Amazônia, não existem leis para protegê-los.
II São considerados povos e comunidades tradicionais no Brasil, por exemplo, os faxinais, no Paraná, os povos indígenas e os povos quilombolas, entre outros.
III São grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica.
É FALSO o que se afirma em
Resposta Selecionada:
b.
I, apenas.
Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
Considerando que na história brasileira, originalmente, a palavra quilombo se referia aos ambientes apropriados pelos escravos que fugiam e resistiam à escravidão, e a partir dos quais constituam espaços e modos de vida próprios, assinale a alternativa INCORRETA:
Resposta Selecionada:
c.
Os quilombolas são territórios exclusivamente onde viveram escravos ou seus descendentes em terras públicas.
AS V
Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) há um tema transversal – temas que devem ser tratados de maneira transdisciplinar – denominado pluralidade cultural, objetivando a valorização das diferentes características étnico-culturais dos diversos grupos existentes em território brasileiro.
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, leia atentamente as seguintes afirmativas:
I Como afirma esse documento, nas escolas brasileiras ainda há muitas formas de discriminação e preconceitos produzidos por alunos, professores, diretores, funcionários e também por familiares dos alunos, que ocorrem de forma consciente ou não.
II Por isso, é necessário que a educação, em todos os níveis de ensino, trate dessa diversidade cultural no Brasil, da intolerância religiosa, racial e cultural, buscando criar novos comportamentos em relação à questão.
III No entanto, somente mais recentemente, com o novo período de democratização, a Constituição de 1968 reconheceu as línguas, tradições e crenças indígenas, bem como a etnicidade dos diversos grupos existentes no Brasil.
É FALSO o que se afirma em
Resposta Selecionada:
e.
III, apenas.
Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
Considerando que existem culturas que assimilam melhor as diferenças, reconhecem a diversidade e outras que são mais fechadas, menos suscetíveis a compreender o “outro”, a diferença, a mistura, a miscigenação, leia atentamente as seguintes afirmações, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I Em 1948, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) a Declaração dos Direitos Humanos como um marco importante no entendimento da busca da cidadania, da igualdade e da fraternidade no mundo, embora concretamente ainda há muito a ser feito em diversos países.
II No governo Vargas (1930-1945) essa condição brasileira foi forjada com a criação de símbolos que servissem de identidade nacional, caso da feijoada, do carnaval e do futebol, dando a ideia da existência de um único “povo brasileiro”.
III Ao longo do século XX foi se construindo a ideia da formação do povo brasileiro com as três raças – branco, negro e índio. Tais termos, em si, não retratam nem a questão étnica, tampouco a raça – apenas a cor da pele.
IV A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996, trouxe novas preocupações relativas à pluralidade e respeito às diferenças. E nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) surgiu a pluralidade cultural como tema transversal.
As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
Resposta Selecionada:
d.
V, V, V, V.
Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
Em relação à escravidão, algumas poesias e obras dos séculos XVIII e XIX foram contra tal condição, caso de Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, na qual retrata uma escrava de cor de pele branca, mas de ascendência negra, que sofre as consequências da origem negra de sua mãe escrava.
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA:
As alforrias tornaram-se mais comuns no século XVIII, principalmente na região de Minas Gerais, mas apenas no século XIX houve o fim da escravidão no Brasil de modo formal, especificamente a partir de 1850 – com o fim do tráfico de escravos – e em 13 de maio de 1888 – com a abolição da escravidão no País.
AFINAL
Nunca houve um grupo cultural ou linguístico denominado “tapuia”, termo este que nada mais é do que, basicamente, o inexistente vocábulo tupi miticamente utilizado para designar os que não falavam essa língua, ou seja, povos de outros troncos ou famílias linguísticas.
Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
Resposta Selecionada:
b.
a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
O povo brasileiro, desde o período colonial, é formado pela miscigenação de diferentes grupos humanos, sob distintas influências culturais que foram se mesclando, ou que se sobrepuseram às demais formas de identidades culturais. É importante ressaltar que não existe uma única cultura nacional, sendo esta multicultural, multifacetada, diversa.
Considerando a linha de raciocínio acima, assinale a alternativa INCORRETA:
Resposta Selecionada:
b.
Há cultura brasileira exclusivamente nas áreas urbanas, diversificada, onde figuram manifestações de diferentes identidades metropolitanas, bairros com distintos povos e migrantes de várias nacionalidades.
AS Vl
Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
Enquanto o discurso neoliberal, na periferia do sistema capitalista, defende a abertura de suas fronteiras fiscais e de seus mercados para a penetração de seus produtos e tecnologias, no centro do sistema vigora o nacionalismo econômico.
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA:
A hegemonia política de Estados centrais no sistema capitalista caminha ao passo do chamado imperialismo cultural, ascendente principalmente após o término da Segunda Guerra Mundial, com os tratados de concessão para emissoras televisivas norte-americanas e de garantia de mercado para produções cinematográficas hollywoodianas, em acordos firmados com diversos países.
PORQUE
A globalização cultural, lê-se no discurso de Jameson (2001), atua como tentativa de tornar o mundo mais diversificado, ou seja, com maior pluralidade cultural, respeito às diversas etnias e grupos.
Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
Resposta Selecionada:
b.
a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
Da tecnologia para a política, Jameson dedica parte de seu estudo ao papel desempenhado pelo Estado-nação que, segundo alguns teóricos, teria dado lugar às corporações transnacionais – conhecidas na década de 1970 apenas como multinacionais.
Considerando a linha de raciocínio acima, leia com atenção as afirmativas a seguir, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I A Revolução da Informática e as novas tecnologias da informação pouco transformaram a forma de produção e organização industriais e comercialização de produtos.
II O neoliberalismo – ou a doutrina de livre mercado – defendido para que referidas corporações pudessem operar circulando capitais em âmbito global.
III As novas tecnologias vêm atingindo a totalidade da população mundial, em sua grande maioria incluída no dialeto digital.
IV Ao passo do frágil discurso de “aldeia global”, temos a ascensão de partidos políticos de extrema direita, ligados muitas vezes a grupos religiosos intolerantes, políticas racistas e xenófobas, na maior parte da Europa.
As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
Resposta Selecionada:
d.
F, V, F, V.
Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
Sobre o atual processo de desenvolvimento, da globalização e das condições humanas existentes, assinale a alternativa INCORRETA:
Resposta Selecionada:
e.
É preciso adotar o modelo de produção capitalista, de apoio ao mercado global e às formas atuais de produção, que vêm contribuindo para maior inserção social e cultural dos diversos povos do mundo.
Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
O discurso pró-globalização nos Estados Unidos constitui-se cuidadosamente sobre uma base “politicamente correta”, fundamentalmente em relação às diferenças étnicas, pregando uma aceitação que, de início, sabe-se frágil em um país que tem profundas tradições racistas. Outro ponto central no discurso pró-globalização é o papel das unidades caracterizadas como Estados-nações e seu ficcional desaparecimento.
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA:
Para Eric Hobsbawm (1995) as economias nacionais precisam dar espaço à economia global, esta que tem trazido maiores benefícios às sociedades e culturas do mundo.
DA MESMA FORMA
Nos argumentos de Fredric Jameson (2001) percebemos que essas unidades políticas são desestruturadas pela ideia e políticas neoliberais em virtude das necessidades do grande capital para a promoção de um estágio de comercialização mundial, com a formação de gigantescos blocos econômicos.
Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
Resposta Selecionada:
b.
a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.

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