sábado, outubro 13, 2018

Avaliação de Fundamentos Metodológicos do Ensino de História e Geografia

1- Considere V (Verdadeiro) ou F (Falso) sobre os fatores que influenciaram a formação do conhecimento geográfico como ciência, na Idade Moderna.
( ) O conhecimento efetivo da extensão da terra, que começou a acontecer, sobretudo, com as grandes navegações.
( ) O aprimoramento das técnicas cartográficas (cada novo conhecimento do lugar era registrado em mapas e a forma de confeccionar mapas foi se aperfeiçoando com o passar do tempo; o que seguiu os avanços da matemática e das formas de medição dos terrenos).
( ) Os avanços do capitalismo e os interesses da burguesia, que se interessava pelo conhecimento geográfico para melhor explorar os lugares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a. (CORRETA) V; V; V.
b. F; V; F.
c. V; F; V.
d. F; F; F.
e. V; F; F.

2 - Nessa forma de pensar a realidade de cada grupo social, a sociedade era considerada como um organismo e as condições do meio definiam as características e condições desse organismo. Era no ambiente que estava a justificativa para o avanço ou o atraso das sociedades. Assim sendo, justificava-se o atraso dos países africanos (ou da África como um todo, como se esta fosse uma coisa só) em função do clima quente existente na maior parte do continente, o qual deixava os homens "preguiçosos" e sem disposição para o trabalho. Por outro lado, os povos dos países localizados em climas temperados e frios (como na Europa) tinham mais disposição e motivação para o trabalho, o que justificaria o desenvolvimento socioeconômico da Europa.
Esta concepção geográfica foi denominada de
a. Geografia Sistêmica.
b. Geografia Crítica.
c. Possibilismo Geográfico.
d. (CORRETA) Determinismo Geográfico.
e. Geografia Teórico-Quantitativa.

3 - Na prática de suas atividades no ensino sobre história é fundamental que o docente considere:
I- Organizar os conteúdos e ensinar sobre os grandes heróis da História, pois somente os grandes heróis produziram história.
II- Ensinar as crianças a memorizarem as datas principais e os nomes de quem realizou um grande feito. O importante é memorizar.
III- Usar informações de órgãos da imprensa, tais como jornais, mas sempre interpretá-las, ou seja, é necessária a mediação do professor, pois toda a história pode ter diferentes formas de interpretação.
Está(ão) correta(s):
a. Apenas II.
b. Apenas I e III.
c.  (CORRETA) Apenas III.
d. Apenas I.
e. Todas.


Pergunta 4
No processo de ensino-aprendizagem os conteúdos têm um papel.
I- Os conteúdos têm um papel importante no processo ensino-aprendizagem, pois, sem eles, essa relação não tem mediação, mas o conteúdo não pode ter um fim em si mesmo.
II- O essencial é a definição dos conteúdos, sobretudo àqueles que estão no livro didático e, ensinar os alunos a memorizarem os principais acontecimentos do mundo, desta forma o conteúdo cumpre um papel fundamental.
III- O conteúdo deve exercer um papel de mediador nessa relação do processo de ensino-aprendizagem, e o que deve ser buscado é algo maior do que a simples transmissão de conteúdos, o qual se define como "objetivo pedagógico".
Está(ão) correta(s):
a. Apenas I.
b. Apenas III.
c. Apenas I e II.
d. Todas.
e. (CORRETA) Apenas I e III.


5- Leia as assertivas a seguir
I- Se reproduzirmos o conhecimento como algo acabado e como verdade absoluta, incorreremos na lógica formal e esta desenvolverá somente a habilidade de reprodução da informação em nossos alunos.
PORQUE
II- Se considerarmos que as verdades podem ser substituídas por outras, pois são relativas, estaremos treinando, em nossos alunos, um raciocínio dialético, composto de questionamentos que levam à captação desse movimento das sociedades e de suas contradições.
Considerando as duas assertivas, assinale a alternativa correta.
a. (CORRETA) Ambas estão corretas.
b. Apenas a I está correta e não tem relação com a II.
c. A II está correta mas não tem relação com o tema da I.
d. Apenas a II está correta.
e. Ambas estão incorretas.

6 - Para a aula de Geografia o professor solicita que decore os nomes das capitais e rios mais importantes do Nordeste do Brasil. Para isso usa diferentes estratégias, tais como, um mapa em branco para que coloque os nomes das capitais e dos rios; faz chamada oral para verificar o quanto conseguiu absorver de informações e na prova coloca um mapa para que identifique corretamente as capitais e os rios.
Em relação a esta abordagem de aula, assinale a alternativa que NÃO corresponde a esta forma de pensar, ou seja, a INCORRETA.
a. (CORRETA) Trata-se da lógica dialética, de questionamentos e ir além da aparência.
b. Tem relação com a Geografia Tradicional.
c. Tem relação com a lógica formal.
d. Trata-se de um raciocínio da lógica formal, que privilegia a memorização.
e. Trata-se da abordagem tradicional, de descrição dos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...