AS I
Pergunta 1
Pergunta 1
Intérprete de LIBRAS é o profissional ouvinte fluente em LIBRAS e em Língua Portuguesa que realiza a tradução/interpretação simultânea LIBRAS/Português e Português/LIBRAS. Atualmente, a profissão de tradutor/intérprete de LIBRAS é regulamentada e possui um código de ética.
Resposta Selecionada: Verdadeiro
Pergunta 2
A LIBRAS é uma linguagem apoiada nas regras gramaticais da Língua Portuguesa; sendo assim, é uma forma de Português sinalizado.
Resposta Selecionada: Falso
Resposta Selecionada: Falso
Pergunta 3
Todos os surdos são mudos, pois a fala tem íntima relação com a audição; sendo assim, a perda auditiva é um impedimento para o desenvolvimento da fala.
Resposta Selecionada: Falso
Resposta Selecionada: Falso
Pergunta 4
Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral a partir de 50(dB), aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
Resposta Selecionada: Falso
AS II
Pergunta 1
Nesta abordagem, a Língua de Sinais passou a ser considerada a língua materna dos surdos congênitos e seu aprendizado, realizado de forma natural. Saiu de cena o discurso clínico e o surdo passou a ser visto como diferente. Nesta abordagem, a LIBRAS passou a ser reconhecida como a segunda língua oficial de nosso país.
Essas características vão ao encontro da seguinte concepção da Língua de Sinais:
Disponivel em: http://liliacamposmartins.blogspot.com.br/…/algumas-siglas.…
Essas características vão ao encontro da seguinte concepção da Língua de Sinais:
Disponivel em: http://liliacamposmartins.blogspot.com.br/…/algumas-siglas.…
Resposta Selecionada: C) Concepção Bilíngue
Pergunta 2
Dr. Armando Paiva de Lacerda, diretor do Instituto Nacional de Surdos-Mudos do Rio de Janeiro, em 1930, realizava testes de inteligência nos alunos surdos e, assim, verificava sua aptidão para a oralização. Após esses testes, os alunos eram separados de acordo com a seguinte classificação: surdos-mudos completos, surdos incompletos, semissurdos propriamente ditos e semissurdos. Seu objetivo era que as salas de aulas fossem o mais homogênea possível, para facilitar o trabalho de oralização realizado pelo professor. Esse método foi chamado de:
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Disponível em: http://liliacamposmartins.blogspot.com.br/…/instituto-nacio…
Resposta Selecionada: d.) Pedagogia Emendativa do Surdo-Mudo
Pergunta 3
Com foco no treino orofacial e desenvolvimento da fala, proibia o uso de sinais. Seu objetivo primordial era a busca da “normalidade”, através da fala.
Essas características correspondem a qual concepção da Língua de Sinais?
Essas características correspondem a qual concepção da Língua de Sinais?
Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/…/filosofias-educacionais-…
Resposta Selecionada: a. Oralismo
Pergunta 4
As práticas de dissecar cadáveres de surdos, o uso de descargas elétricas em seus ouvidos, o uso de sanguessugas para provocar sangramento e furar as membranas timpânicas de alunos com surdez eram frequentemente realizadas por qualmédico cirurgião?
Jean-Marc Itard (1775-1838),
Jean-Marc Itard (1775-1838),
Disponivel em: http://en.wikipedia.org/wiki/Jean_Marc_Gaspard_Itard
Resposta Selecionada: a. Jean-Marc Itard
AS III
Pergunta 1
Assista, com atenção, a sinalização realizada no vídeo e indique a alternativa correspondente.
Os sinais apresentados são respectivamente:
Resposta Selecionada: a. Professor - Banheiro - Prova
Os sinais apresentados são respectivamente:
Resposta Selecionada: a. Professor - Banheiro - Prova
Pergunta 2
De acordo com o alfabeto manual apresentado abaixo, selecione a alternativa correspondente a sequência de palavras apresentadas:
Resposta Selecionada: e. Escola – Família – Shopping
Pergunta 3
Serão disponibilizados três sinais e você deverá localizar a alternativa correspondente. Fique atento!
Os sinais apresentados são respectivamente:
Resposta Selecionada: d. Bonito, Feio e Triste
Os sinais apresentados são respectivamente:
Resposta Selecionada: d. Bonito, Feio e Triste
Pergunta 4
Assista, com atenção, as sinalizações disponibilizadas no vídeo e indique o campo semântico correspondente.
Esta sequência de sinais corresponde ao seguinte campo semântico:
Resposta Selecionada: c. Lugares
Esta sequência de sinais corresponde ao seguinte campo semântico:
Resposta Selecionada: c. Lugares
AS IV
Pergunta 1
Assista, com atenção, ao vídeo abaixo e veja a frase apresentada em LIBRAS. Assinale a alternativa que apresenta sua interpretação em Português.
A interpretação correta, em Língua Portuguesa, dessa frase é a seguinte:
Resposta Selecionada: b. Ontem encontrei meu amigo no shopping.
A interpretação correta, em Língua Portuguesa, dessa frase é a seguinte:
Resposta Selecionada: b. Ontem encontrei meu amigo no shopping.
Pergunta 2
Assista, com atenção, ao vídeo abaixo e veja a frase apresentada em LIBRAS. Assinale a alternativa que apresenta sua interpretação em Português.
A interpretação correta, em Língua Portuguesa, dessa frase éa seguinte:
Resposta Selecionada: c. Estou aprendendo LIBRAS.
A interpretação correta, em Língua Portuguesa, dessa frase éa seguinte:
Resposta Selecionada: c. Estou aprendendo LIBRAS.
• Pergunta 3
Assista, com atenção, ao vídeo abaixo e veja a frase apresentada em LIBRAS. Assinale a alternativa que apresenta sua interpretação em Português.
A interpretação correta, em Língua Portuguesa, dessa frase é a seguinte:
Resposta Selecionada: a. Minha mãe faz aniversário no mês de junho.
A interpretação correta, em Língua Portuguesa, dessa frase é a seguinte:
Resposta Selecionada: a. Minha mãe faz aniversário no mês de junho.
Pergunta 4
Assista, com atenção, ao vídeo abaixo e veja a frase apresentada em LIBRAS. Assinale a alternativa que apresenta sua interpretação em Português.
A interpretação correta, em Língua Portuguesa, dessa frase é a seguinte:
Resposta Selecionada: a. Estou aprendendo LIBRAS para conversar com os surdos.
Resposta Selecionada: a. Estou aprendendo LIBRAS para conversar com os surdos.
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