A avaliação no contexto da escola de nove anos e da criança
de seis anos no Ensino Fundamental é um processo que necessita de
acompanhamento _Continuo_ e ___sistemático_____.
Complete com o tipo de acompanhamento que se refere.
R. (A) continuo e sistemático (0,5 ponto)
Questão2
De acordo com a ideia defendida pelo educador Paulo Freire,
os jovens e adultos no processo de aprendizagem são:
R. ( B ) Sujeitos de suas aprendizagens e não objetos delas.
Questão3
De acordo com o documento do MEC, Passo a Passo da
implantação da escola de 9 anos, o que é importante ser considerado no
estabelecimento de um Plano para a escola de nove anos. Assinale a alternativa
INCORRETA:
A.
O estudo
da demanda de matrículas no Ensino Fundamental;
B.
O redimensionamento do espaço físico;
C.
A formação inicial e continuada de professores e
demais profissionais da educação;
D.
A garantia de transporte e merenda escolar,
somente para crianças de classes baixas;
E.
A
adequação e aquisição de mobiliário e equipamentos;
R. (D)
Questão4
Os estudos de Emília Ferreiro apresentam os níveis de
construção da escrita. Quais são esses níveis?
R. (A) Nível pré-silábico, Nível silábico, Nível silábico-alfabético
e Nível alfabético.
Questão 5
Pense a respeito de como reconhecemos o aluno da EJA em
relação ao processo de aprendizagem. De acordo com Álvaro pinto (1994) quais os
“erros fundamentais” que não devemos ter no processo de ensino e aprendizagem
na EJA?
R. Partir da suposição de ignorância, desconsiderando o acervo de saber detentor; Buscar explicações abstratas fora do processo
social sem atingir as raízes históricas do analfabetismo; Mascarar as
estatísticas sociais oferecendo educação de baixo rendimento e métodos para ler
e escrever sem expectativas libertárias; e Desencadear alarmes sociais, como se o
analfabetismo fosse uma anormalidade.
Questão 6
Os conceitos de alfabetização e letramento tem uma relação
intrínseca entre eles.” Defina os dois conceitos, alfabetização e letramento,
contextualizando a relação entre os dois conceitos.
R. Letramento é informar-se através da leitura, Já a alfabetização
deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da
escrita. A alfabetização e letramento,
devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no
ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas
escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!