quinta-feira, junho 20, 2019

Prova (:))

PROFISSÃO DOCENTE

1. A fase de estabilização e consolidação caracteriza-se


  •  pela negação do compromisso social e pedagógico.
  •  pela compreensão da necessidade de reciclagem.
  •  pela busca de qualificação para os planos de carreira.
  •  pelo investimento a longo prazo na sua profissão.

2. A construção da identidade docente deve partir de algumas premissas básicas, como


  •  participar de congressos, seminários e formação continuada sempre que possível.
  •  diálogo com a literatura pertinente e também trabalho realizado em grupo.
  •  aceitar o que está colocado pela sociedade como a função ideal do professor.
  •  verificar qual a significação social da profissão e fazer sua constante revisão.

3. Leia o texto abaixo:



  • Refletindo sobre o processo de mudança e crise pela qual a educação e a profissão docente, António Nóvoa asseverou que vivemos em uma época do "excesso dos discursos e a pobreza das práticas", com isso ele quis referir-se

  •  ao excesso de retórica do discurso científico-educacional e a pobreza das políticas educativas, dos programas de formação de professores, das práticas associativas docentes e das práticas pedagógicas.
  •  à inexistência de qualquer forma de ambiguidade ou dicotomia entre discurso e prática nas políticas voltadas à educação e à formação de professores.
  •  ao problema específico nos Estados Unidos e europa, que transformaram a educação em mercadoria e formação dos professores em um treinamento para adestrar indivíduos unicamente direcionados ao mercado de trabalho.
  •  ao fato de que a educação no ocidente passa por transformações profundas, convertendo o professor em mero espectador do processo, e não em um partícipe ativo.

4. É correto afirmar que


  •  as mudanças no processo de ensino e aprendizagem atuais dispensam a reflexão teórica, pois o fundamental é saber ensinar na prática o que pode ser aprendido por meio da experiência.
  •  a interdisciplinaridade dispensa a reflexão teórica na medida em que o diálogo entre as disciplinas só poderá ocorrer a partir do contexto prático, que é específico de cada disciplina envolvida.
  •  a formação teórica não permite enfrentar os problemas do dia a dia com mais competência e apenas as experiências são parte integrante do processo maior de aprofundamento docente.
  •  a reflexão teórica é fundamental para o aperfeiçoamento profissional do professor, dessa maneira contribuindo para uma prática docente cada vez mais especializada e também qualificada.

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