Algo que percebi quando iniciei meu trabalho em sala de aula, seja em qualquer série é a necessidade de conhecer o aluno, para que ao necessitar uma intervenção, mediação e motivação. Os registros fazem a diferença, tanto para o aluno que saberá que você não está “de brincadeira” ou para os responsáveis e equipe gestora que compreenderá seus esforços em levar este aluno ao caminho de sucesso.
Infelizmente muitos dificultam sua própria caminhada e com isso a gestão e até mesmo os pais carecem de ser acionados para uma intervenção mais pontual. Diante disso caberá ao professor construir um relatório com clareza e objetivo de forma a informar a quem de direito.
Surge então alguns questionamentos: O que escrever, como escrever, quais palavras usar e assim por diante.
Sendo assim, aqui seguem
algumas dicas que em qualquer busca pelo GOOGLE, achamos em blogs, portais e
atc.
Espero que gostem e deixem sua
opinião aqui nos comentários.
Antes de começar é IMPORTANTE lembrar
que:
- Cada aluno é único e diferente. Parecem iguais e imagina-se que
todos sejam iguais (MAS NÃO SÃO);
- O parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na
página de habilidades. Portanto, não as transcreva;
- Precisa-se ter um olhar Inter e transdisciplinar. Portanto, vale
abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem no
aluno. Mas não deixe de registrar especialmente, a Língua Portuguesa e a
Matemática (que gostem ou não são as mais importantes para a vida);
- Lembre-se que o parecer descritivo é um documento que será utilizado
na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as
expressões pejorativas, julgamentos ou ambiguidades;
- Principalmente para os alunos do Ciclo I de aprendizagem, registrar
o nível de escrita.
É importante que cada aluno possua um
prontuário pedagógico, além dos documentos necessários para a matrícula, este prontuário
irá ajudar no acompanhamento do trabalho docente, sugerimos uma ficha
de observação para os alunos ou um lugar onde os registros possam ser
registrados. Que poderá ajudar o
Coordenador Pedagógico a avaliar a gestão da sala de aula realizada pelo
professor.
Dicas de como escrever seu relatório:
1.Em relação à assimilação e fixação
dos conteúdos:
O aluno é excelente, independente e
realiza todas as atividades.
O aluno é muito bom, porém tem
necessidade de consultar o professor.
O aluno possui dificuldade, é
dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
O aluno possui dificuldade, é
extremamente dependente do professor, não consegue realizar nada sozinho e não
demonstra vontade em aprender.
2 Concentração e atenção às
explicações em sala de aula:
O aluno é participativo.
O aluno é participativo, mas se empolga
demais o que às vezes atrapalha.
O aluno participa somente quando é
solicitado.
O aluno não participa da aula.
Demonstra apatia.
O aluno é distraído, conversa e ainda
atrapalha os demais.
3 Quanto à correção:
O aluno não consegue corrigir os
erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a
correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita
facilidade.
O aluno é excelente. Consegue
identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor, sejam eles
no caderno ou na apostila.
O aluno não corrige certo da lousa,
pois apresenta deficiência visual.
O aluno não corrige certo da lousa,
devido à falta de atenção.
4 Quanto ao relacionamento do aluno
com os colegas:
Relaciona-se bem com todos os
colegas.
Não se relaciona bem com os colegas,
gosta de se isolar.
Não se relaciona bem com os colegas,
é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer
trabalhos em equipe.
5 Quanto à Caligrafia e desempenho do
aluno em sala de aula:
O aluno é
excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
O aluno é excelente
, mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba sendo insuficiente o
capricho com a letra e a finalização das atividades.
O aluno tem uma
caligrafia boa, porém com muitos erros.
O aluno tem uma
caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
O aluno tem uma
letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
O aluno precisa
fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa
fazer caligrafia.
6 Quanto à disciplina:
O aluno apresenta comportamento
excelente tanto em sala de aula , como na fila.
O aluno apresenta comportamento
excelente em sala, porém na fila, é insuficiente.
O aluno conversa , porém, acata às
regras da sala. Uma chamada de atenção é suficiente.
O aluno é indisciplinado, cabendo ao
professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.
7 Quanto ao reforço:
O aluno não necessita de reforço
paralelo.
O aluno necessita de reforço e
comparece a todos.
O aluno necessita de reforço, mas não
comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.
O aluno comparece aos reforços, mas
apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao
banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).
8 Quanto ao material usado em sala e
lição de casa:
O aluno realiza a lição de casa com
capricho.
O aluno realiza a lição de casa sem
capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais
necessários.
O aluno esquece o material escolar.
9 Quanto à Leitura:
O aluno lê com fluência e entonação
adequados.
O aluno lê, mas não respeita os
sinais de pontuação.
O aluno tem dificuldade na leitura
das palavras.
O aluno não lê.
10 Quanto ao uso de óculos:
O aluno não usa óculos.
O aluno usa óculos normalmente.
O aluno mostra resistência em usar o
óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que ele faça
uso correto.
11Em relação à assiduidade do aluno:
Falta muito e elas o estão
prejudicando no aprendizado.
O aluno não falta, exceto se for estritamente
necessário.
O aluno não deverá faltar, está com
excesso de faltas.
O aluno não consegue colocar o conteúdo
de sala de aula em ordem devido as número de faltas.
12 Em relação ao material:
Organiza com ajuda das professoras e
inspetora.
Organiza com total independência.
Não consegue se organizar.
Esquece frequentemente materiais na sala.
Esquece frequentemente materiais na sala.
Perde frequentemente materiais na
sala.
13 Em relação aos responsáveis:
“Necessitam” de atenção especiais.
São participativos.
São criteriosos, indagam bastante e
acompanham o desenvolvimento do filho.
Geralmente não acompanham as
lições/estudo do filho, porém participam das atividades.
Não são participativos e pouco
comparecem às atividades.
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