sexta-feira, janeiro 24, 2020

Dicas para o preenchimento de relatório individual PEB I e II


           Algo que percebi quando iniciei meu trabalho em sala de aula, seja em qualquer série é a necessidade de conhecer o aluno, para que ao necessitar uma intervenção, mediação e motivação. Os registros fazem a diferença, tanto para o aluno que saberá que você não está “de brincadeira” ou para os responsáveis e equipe gestora que compreenderá seus esforços em levar este aluno ao caminho de sucesso. 

         Infelizmente muitos dificultam sua própria caminhada e com isso a gestão e até mesmo os pais carecem de ser acionados para uma intervenção mais pontual. Diante disso caberá ao professor construir um relatório com clareza e objetivo de forma a informar a quem de direito. 

Surge então alguns questionamentos: O que escrever, como escrever, quais palavras usar e assim por diante.

Sendo assim, aqui seguem algumas dicas que em qualquer busca pelo GOOGLE, achamos em blogs, portais e atc.
Espero que gostem e deixem sua opinião aqui nos comentários.


Antes de começar é IMPORTANTE lembrar que:

  • Cada aluno é único e diferente. Parecem iguais e imagina-se que todos sejam iguais (MAS NÃO SÃO);
  • O parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não as transcreva;
  • Precisa-se ter um olhar Inter e transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar especialmente, a Língua Portuguesa e a Matemática (que gostem ou não são as mais importantes para a vida);
  • Lembre-se que o parecer descritivo é um documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambiguidades;
  • Principalmente para os alunos do Ciclo I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.

É importante que cada aluno possua um prontuário pedagógico, além dos documentos necessários para a matrícula, este prontuário irá ajudar no acompanhamento do trabalho docente, sugerimos uma ficha de observação para os alunos ou um lugar onde os registros possam ser registrados. Que  poderá ajudar o Coordenador Pedagógico a avaliar a gestão da sala de aula realizada pelo professor.

Dicas de como escrever seu relatório:

1.Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:

O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor, não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.

2 Concentração e atenção às explicações em sala de aula:

O aluno é participativo.
O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.
O aluno participa somente quando é solicitado.
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.

3 Quanto à correção:

O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.
O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.
O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.

4 Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:

Relaciona-se bem com todos os colegas.
Não se relaciona bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não se relaciona bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.

5 Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:

O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba sendo insuficiente o capricho com a letra e a finalização das atividades.
O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa fazer caligrafia.

6 Quanto à disciplina:

O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.
O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, é insuficiente.
O aluno conversa , porém, acata às regras da sala. Uma chamada de atenção é suficiente.
O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.

7 Quanto ao reforço:

O aluno não necessita de reforço paralelo.
O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.
O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).

8 Quanto ao material usado em sala e lição de casa:

O aluno realiza a lição de casa com capricho.
O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais necessários.
O aluno esquece o material escolar.

9 Quanto à Leitura:

O aluno lê com fluência e entonação adequados.
O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
O aluno não lê.

10 Quanto ao uso de óculos:

O aluno não usa óculos.
O aluno usa óculos normalmente.
O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que ele faça uso correto.

11Em relação à assiduidade do aluno:

Falta muito e elas o estão prejudicando no aprendizado.
O aluno não falta, exceto se for estritamente necessário.
O aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
O aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.

12 Em relação ao material:

Organiza com ajuda das professoras e inspetora.
Organiza com total independência.
Não consegue se organizar.
Esquece frequentemente materiais na sala.
Perde frequentemente materiais na sala.

13 Em relação aos responsáveis:

“Necessitam” de atenção especiais.
São participativos.
São criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
Geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.
Não são participativos e pouco comparecem às atividades.

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