a) O impulso para a filiação tem, como pano de fundo, dois medos básicos que motivam a conduta humana: o temor da perda e do ataque, que só podem ser resolvidos em sociedade com outros semelhantes. (CORRETA)
b) O sentimento de pertença, no entanto, não se relaciona com o de filiação. Ele surge da adoção de atitudes e normas que regem a vida dessa comunidade.
c) A articulação de uma pessoa a um grupo acontece por meio de mecanismo complexo que se sustenta fundamentalmente nas redes de filiações.
d) O modelo dessas relações positivas com o mundo não é fornecido no primeiro vínculo estabelecido com a mãe, já que não é por intermédio dela que as necessidades vitais são satisfeitas.
Uma das características da escola aprendente é
a) ser normativa, linear e mecanicista.
b) possuir ações desenvolvidas, ora técnicas, ora paternalistas.
c) ter boas relações que impedem o surgimento de tensões e conflitos.
d) o gestor como incentivador da construção da cultura institucional.(CORRETA)
[QUESTÃO 03] A influência da Teoria Sistêmica sobre a gestão escolar foi muito marcante no Brasil da década de 1970. Uma dessas influências é a:
a) exploração dos trabalhadores pela organização de trabalho.
b) ênfase nos grupos e relações informais no trabalho.
c) utilização de planilhas para a elaboração dos planejamentos e a formulação de objetivos instrucionais.(CORRETA)
d) divisão do trabalho, em que cada tarefa deve ser dividida no maior número possível de subtarefas.
[QUESTÃO 04] Existe um teórico da Psicologia que tem como característica notável da sua abordagem o estudo da dinâmica dos grupos, a aplicação de conceitos relativos ao comportamento individual e grupal. Assim como o indivíduo e o seu ambiente formam um campo psicológico, assim também o grupo e seu ambiente compõem
um campo social. Esse autor é
a ) Skinner.
b ) Freud.
c ) Bion.
d ) Lewin.(CORRETA)
[QUESTÃO 05] Os nomes de Frederick Winslow Taylor e de Henri Fayol estão ligados, respectivamente,
a) à Escola de Administração Científica e à Escola Clássica de Administração.(CORRETA)
b) à Escola de Administração Científica e à Teoria Sistêmica de Administração.
c) às teorias modernas de gestão e às teorias emergentes de gestão.
d) à Escola Clássica de Administração e à Escola de Administração Cientifica.
Este quarto referencial é chamado de
a) psicopedagógico.
b) epistemológico.(CORRETA)
c) organizativo.
d) temporal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!