terça-feira, maio 19, 2020

PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA


QUESTÃO 1 
Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola como instituição que ensina e como instituição aprendente. A primeira pretendeu ensinar, e assim sempre se manteve como um dos pilares do status quo da sociedade; a segunda se coloca como sujeito e pretende aprender com o contexto que a cerca.
Uma das características da escola aprendente é 
a )possuir ações desenvolvidas, ora técnicas, ora paternalistas.
b )ter boas relações que impedem o surgimento de tensões e conflitos.
c )ser normativa, linear e mecanicista.
d )o gestor como incentivador da construção da cultura institucional.


QUESTÃO 2 Marque a alternativa que apresenta uma característica da Teoria Y da Administração, formulada por McGregor.
a )As pessoas precisam ser controladas e coagidas para que trabalhem.
b )O líder nunca deve assumir um estilo participativo de gestão.
c )O trabalho não é uma atividade natural como brincar ou descansar.
d )As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios.


QUESTÃO 3 
A gestão colegiada, de grande importância no quadro atual da educação, auxilia imensamente o gestor escolar, principalmente em relação a uma das suas funções. Esta função é a de 
a ) estimular o desenvolvimento dos membros da sua equipe. 
b ) iniciar ações institucionais na escola. 
c ) motivar o grupo para a ação. 
d ) tomar decisões. 


QUESTÃO 4 
"Escàmez e Gil, ao falarem do 'protagonismo' na Educação, desenvolvem um belo estudo sobre autonomia e responsabilidade docente. Ele se aplica perfeitamente aos estudos sobre a formação gestora para a escola, e fala da aquisição de três grupos de capacidades, nos âmbitos cognitivo, avaliativo/afetivo e comportamental."
(ESCÁMEZ, Juan; GIL, Ramón. O Protagonismo na Educação. Porto Alegre: Artmed, 2003.) 
A melhor definição do âmbito cognitivo das competências gestoras é (são) 
a ) a capacidade de construir lugares de compartilhamento e reflexão coletiva com os demais professores, apontando sempre para uma "autoformação participada e contínua". 
b ) capacidades de deliberação; de avaliar as próprias ações, atentando às circunstâncias em que foram produzidas; de analisar as ações como expressão de valores; de compreender que as ações repercutem sobre o mundo e sobre os outros, afetando o futuro. 
c ) capacidades de autonomia ou domínio sobre si mesmo, de resistência a pressões internas e externas à escola, de assumir as consequências das próprias decisões, de valorizar e comprometer-se com a tarefa de construir um mundo melhor. 
d ) a capacidade de realizar, na comunidade concreta em que se vive, as ações pretendidas; de articular eficazmente os meios disponíveis com as metas pretendidas. 


QUESTÃO 5 
O Projeto Político Pedagógico é um importante instrumento para a gestão da autonomia da escola. Sobre ele podemos dizer que 
a ) a sua construção deve articular os partícipes da realidade escolar: corpo docente e corpo discente.
b ) é compreendido como o plano global da instituição ou o projeto educativo, ou seja, um instrumento teórico-metodológico.
c ) pode provocar dois tipos de problema: a fragmentação do trabalho pedagógico e o aumento da rotina de tarefas improdutivas.
d ) não é necessário que os atores institucionais pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que a caracteriza, a autonomia.


QUESTÃO 6 

Observe a definição abaixo: 
"Apresenta grande abrangência social, é mais que uma ferramenta para a administração, tem uma visão própria do que é participação (colaboração, decisão e construção coletiva) e incorpora uma visão estratégica, mas situacional." 
Esta é a definição de 
a ) planejamento participativo. 
b ) gerenciamento da qualidade total. 
c ) gestão do conhecimento. 
d ) planejamento estratégico. 


QUESTÃO 7 
A gestão colegiada implica a existência do colegiado ou conselho da escola, que não só aproxima a escola de seu "ambiente externo", como a ajuda a desenvolver as suas "capacidades internas", melhorando a administração e ensinando a instituição a pensar estrategicamente. 
Esse conselho tem várias funções, tais como: analisar e opinar sobre os termos dos convênios a serem celebrados pela unidade de ensino; apreciar o desligamento de membros do colegiado; propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino; emitir parecer sobre movimentação e afastamento de pessoal docente, técnico e administrativo; manifestar-se sobre a proposta curricular da unidade de ensino; analisar os resultados de avaliação do desempenho do pessoal e da avaliação institucional da escola, quanto ao mérito e resultados. Esses são exemplos de funções 
a ) administrativas do colegiado. 
b ) deliberativas do colegiado. 
c ) secundárias do colegiado. 
d ) consultivas do colegiado. 


QUESTÃO 8 
Enrique Pichon-Rivière criou uma importante vertente da psicologia social contemporânea. No estudo dos grupos, instituições e demais formas de sociedade humana, destacou os sentimentos de filiação e de pertença dos indivíduos aos grupos. Para Pichon, os grupos, as organizações e as distintas formas da sociedade
humana originam-se de uma necessidade universal que leva os homens a se associarem. Quanto a esses aspectos, assinale a afirmação correta. 
a ) O sentimento de pertença, no entanto, não se relaciona com o de filiação. Ele surge da adoção de atitudes e normas que regem a vida dessa comunidade.
b ) O impulso para a filiação tem, como pano de fundo, dois medos básicos que motivam a conduta humana: o temor da perda e do ataque, que só podem ser resolvidos em sociedade com outros semelhantes.
c ) A articulação de uma pessoa a um grupo acontece por meio de mecanismo complexo que se sustenta fundamentalmente nas redes de filiações.
d ) O modelo dessas relações positivas com o mundo não é fornecido no primeiro vínculo estabelecido com a mãe, já que não é por intermédio dela que as necessidades vitais são satisfeitas.


QUESTÃO 9 
A responsabilidade pela implementação do Projeto Político Pedagógico da escola, pela consecução dos aspectos pedagógicos da missão institucional e pela realização das decisões de cunho pedagógico, tomadas pelo conselho da escola, compete 
a ) aos professores da escola.
b ) à equipe técnico-pedagógica da escola.
c ) à Secretaria de Educação do estado ou do município.
d ) ao gestor escolar.


QUESTÃO 10 
As Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio apresentam um núcleo comum estruturado em três grandes áreas de conhecimento, com tratamento metodológico que evidencia a interdisciplinaridade e a contextualização. Assinale a opção que apresenta essas áreas de conhecimento. 
a ) Ciências da Política e da Cidadania e suas Tecnologias. 
b ) Linguagens, Cidadania e suas Tecnologias. 
c ) Ciências Humanas e suas Tecnologias. 
d ) Ciências Políticas, Matemática e suas Tecnologias.


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