Pergunta 1: A contextualização dos educadores apresentados nesta Unidade nos mostra como o sentido de politização é importante para que possamos realizar um trabalho mais concreto do âmbito educacional, porém alguns educadores exploram uma visão sociologia, filosófica, política, cultural e crítica, dentre esses educadores dois efetivamente merecem destaque. Quais são eles.
Resposta Selecionada: a. Álvaro Vieira Pinto e Florestan Fernandes
Pergunta 2: Vimos no contexto do período relacionado a ditadura militar que apesar do desenvolvimento implantado em nosso País, a educação passa por processos decisivos e comprometidos diante dos acordos e da visão política. Vamos discutir os aspectos do Estado no sentido do seu poder em relação a decisões da educação da sociedade brasileira, decidindo como essa sociedade será educada no sentido intelectual, como identificamos essa visão de educação.
Resposta Selecionada: d. A educação é ministrada de acordo com os interesses do mercado internacional
Pergunta 3: O ensino organiza-se a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 5692/71, agregando o ensino primário antigo ginásio, passando a constituir o ensino de 1º grau e o médio 2º grau, são incorporadas no currículo algumas disciplinas. Identifique as disciplinas que contemplam o currículo.
Resposta Selecionada: b. Artes, educação moral e cívica, educação física, saúde e religião
Pergunta 4: Em sua principal obra Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire traz uma proposta anti-autoritária, onde professores e alunos ensinam e aprendem juntos, engajados num diálogo permanente, o diálogo está presente em toda a sua obra, a intenção é tornar o cidadão participativo, reflexivo e crítico dentro da sociedade. Como podemos identificar o que Paulo Freire quis expressar através da seguinte frase:
“Não podemos ficar alheios. “Ser rebeldes e não ser resignados”.
Resposta Selecionada: e. Que todos os educadores devem participar da história, da cultura e da política, não se pode ficar neutro.
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