Pergunta 1 Observe a afirmação a seguir e analise se ela faz sentido para sua vida.
Nas palavras de Maslow “não teríamos o desejo de compor músicas ou criar sistemas matemáticos, ou adornar nossas casas, ou estar bem vestidos, se nossos estômagos estivessem vazios” (1970, p. 24).
Você consegue pensar quando está com muita fome? Maslow acertou na “mosca” acerca de nossas necessidades.
Pensando na Teoria das Necessidades Humanas, identifique a alternativa INCORRETA:
Resposta Selecionada: b. Uma pessoa consegue ter sua necessidade social satisfeita antes mesmo de obter a satisfação de suas necessidades fisiológicas e de segurança.
Pergunta 2 Juliana disse a sua chefe que se sente reconhecida no trabalho. Que os desafios colocados a ela são muito motivadores. Também relatou que tem aprendido muito com as novas responsabilidades assumidas.
João se sente satisfeito com seu salário. Quando questionado diz sempre que as condições de seu trabalho são boas, que mantém bons relacionamentos interpessoais e que seu líder é muito profissional.
Pensando nos relatos de Juliana e de João, é correto afirmar que:
Resposta Selecionada: a. João tratou acerca dos fatores higiênicos enquanto Juliana tratou acerca dos fatores motivacionais.
Pergunta 3 Considere os itens a seguir:
• Autorrealização
• Autoestima
• SociaisB
• Segurança
• Fisiológicas
Escolha a alternativa que pode ser corretamente associada aos fatores listados:
Resposta Selecionada: e. Dizem respeito a Teoria das Necessidades Humanas de Maslow.
Pergunta 4 Alguns filmes ajudam a compreender as teorias estudadas. Um deles narra a história de um personagem fictício que se refugia dos alemães em prédios abandonados durante o início da Segunda Guerra Mundial. As cenas retratam situações que exemplificam uma das teorias motivacionais. Uma das cenas que evidenciam, com maestria, tal avanço é a em que o personagem principal, escondido por um amigo em um apartamento vazio, encontra um piano e começa a “tocar o instrumento” sem encostar em qualquer das teclas. Ainda que suplantada pelo medo, já que som algum é emitido, exceto o da imaginação do pianista, a paixão pela música reaparece quando o personagem tem suas necessidades básicas satisfeitas (abrigo e alimento). Em cena seguinte Wladslaw, com a frase “comida é mais importante que o tempo” entrega seu relógio a um colega para que o venda e compre alimento. Mais uma cena que mostra a dinamicidade entre as necessidades primárias e secundárias.
Acerca de qual filme e de qual teoria estamos tratando?
Resposta Selecionada: d. O pianista - teoria de Maslow
Achei ótimo esse site. Muito obrigada por nos ajudar.
ResponderExcluirEssa resposta está correta fiz e não acertei
ResponderExcluirNunca ninguém reclamou do erro, porém como é enviado por colegas de estudo eu não tenho como saber.
Excluir