terça-feira, junho 09, 2020

Matemática

1-) Com relação aos estágios de desenvolvimento cognitivo de Piaget, é correto afirmar que:

I- no estágio 6 (18 a 24 meses) do período sensório-motor, a criança está entrando na fase da representação simbólica.
II- no período pré-operacional (2 a 7 anos), a criança opera no nível da representação simbólica, o que evidencia na imitação, na memória, na linguagem, nos desenhos, na atividade do faz de conta.
III- no período das operações formais (12 anos até a idade adulta), o indivíduo é capaz de raciocinar retrospectiva e prospectivamente no tempo.
IV- no período de operações concretas (7 a 12 anos), a conquista da reversibilidade acelera imensamente o raciocínio lógico e torna possível fazer deduções matemáticas.

a-) todos os itens estão corretos.
b-) todos os itens estão incorretos.
c-) apenas I, II e III
d-) apenas I, II e IV

2-) São sólidos geométricos:

a-) círculo e esfera
b-) cubo e retângulo
c-) pirâmide e prisma
d-) paralelepípedo e quadrado

3-) Como devem ser os jogos em grupos?

I- permitir o uso de estratégias, planos, jogadas eficazes.
II- ter um objeto a ser atingido por todos os jogadores e ao final um deles poderá ser o vencedor.
III- ter no mínimo 2 jogadores.
IV- deve ser constituído de regras e os participantes devem concordar em não modificá-las.

a-) alternativas I, II e IV estão corretas.
b-) alternativas I, II e III estão corretas.
c-) todas as alternativas estão corretas.
d-) nenhuma das alternativas estão corretas.

4. De acordo com o panorama mundial, a educação matemática no Brasil tem muitas razões para mudar.

 

Comparado a outros países emergentes o Brasil já apresentou os piores indicadores na área da educação e especificamente na matemática. Leia com atenção as afirmações a seguir e marque-as com V para verdadeiras e F para as que são falsas.

I. De acordo com pesquisa da ONG Ação Educativa, 25% dos brasileiros entendem os números, como horários e preços, mas não sabem fazer cálculos como adição e subtração.
II. Apenas 23% dos brasileiros conseguem resolver problemas numéricos que exigem vários tipos de cálculo mostrando familiaridade com gráficos, tabelas e mapas.
III. Menos de um em cada quatro brasileiros consegue fazer cálculos necessários ao dia a dia.
IV. De acordo com o INAF, do analfabetismo rudimentar ou nível 1, fazem parte as pessoas que leem números em contextos específicos como preço, horário, números de telefone etc.
V. Na educação infantil as crianças são letradas matematicamente porque aprendem a registrar e relacionar números e quantidades, aprendem as funções sociais do número e a resolução de problemas, aprendem sobre medidas e grandezas, espaço e forma, fazem estimativas, montam tabelas, comparam resultados etc.

 

a) A alternativa III está incorreta.

b) Todas as alternativas estão corretas.

c) Apenas as alternativas I, III e V estão corretas.

d) Nenhuma das alternativas está correta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...