Matéria: Adaptações Curriculares para a Educação Inclusiva
Faculdade: Faveni
Pós graduação em: Neuro psicopedagogia –
Educação Especial e Inclusiva
Pós graduanda: Raquel Maschetti
Notas:
01 - Resumo
elaborado com apostila da faculdade e acervo pessoal
02 – Ao
compartilhar mencionar a autoria/organização: By Raquel Maschetti
03 – O objetivo e
facilitar os estudos e a compreensão do Conteúdo.
UNIDADE 02
ü ADAPTAÇÕES OU ADEQUAÇÕES CURRICULARES
Compreendemos como adaptação
curricular ou adequação curricular, toda e qualquer ação pedagógica que tenha a
intenção de flexibilizar o currículo para oferecer respostas educativas
às necessidades especiais dos alunos no contexto escolar.
As dificuldades de
aprendizagem na escola apresentam-se como um contínuo, compreendendo desde
situações mais simples e/ou transitórias – que podem ser resolvidas
espontaneamente no curso do trabalho pedagógico – até situações mais complexas
e/ou permanentes – que requerem o uso de recursos ou técnicas especiais para
que seja viabilizado o acesso ao currículo por parte do educando. Atender a
esse contínuo de dificuldades requer respostas educativas adequadas, que
abrangem graduais e progressivas adaptações de acesso ao currículo, bem como
adaptações de seus elementos (BRASIL, 2001, apud ZANATO, 2017, p. 292).
ü ADAPTAÇÕES CURRICULARES CONSTITUEM:
·
Possibilidades de atender as necessidades
especificas dos alunos;
·
Inclusão no processo educativo;
·
Efetivação da participação do aluno na programação
escolar de forma normal e o mais natural possível;
·
Tornar as adaptações ao currículo escolar
apropriadas, respeitando as peculiaridades dos alunos com necessidade especiais
(não é a criação de um novo currículo, mas tornar o que já existe o mais:
dinâmico, alterável passível de ampliação, para que contemple todos os alunos.
ü PLANEJANDO AS ADAPTAÇÕES:
São modificações progressivas do
currículo regular ocorrendo pelo menor tempo, possibilitando assim aos alunos,
a participação no ensino aprendizagem de maneira o mais comum possível junto à
sua turma.
O planejamento das adaptações
curriculares deve ser pensado desde a construção coletiva do projeto pedagógico
da escola
Necessita prever e respaldar as adaptações
a serem realizadas.
A primeira atuação será descrever
no Projeto Político Pedagógico, como marca de identidade, o desejo de fazer da
atenção à diversidade uma forma de trabalho da escola que responda às suas
necessidades educativas especiais.
Na organização das classes
comuns, faz-se necessário prever:
[...] flexibilizações e
adaptações curriculares, que considerem o significado prático e instrumental
dos conteúdos básicos, metodologias de ensino e recursos didáticos
diferenciados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento dos alunos
que apresentam necessidades educacionais especiais, em consonância com o
projeto pedagógico da escola [...] (BRASIL, 2001, apud ZANATO, 2017, p. 293).
As práticas escolares devem
prioritariamente favorecer o processo de ensino aprendizagem de todos os
alunos.
ü ATENDIMENTO AS NECESSIDADES ESPECIAIS DOS ALUNOS:
Muitas vezes as adaptações podem
contemplar um ou mais itens conforme mencionados a seguir:
o Avaliação;
o Conteúdos;
o Materiais;
o Metodologias;
o Objetivos;
o Temporalidade;
ü PODEM OCORRER EM 03 NIVEIS ESSAS ADAPTAÇÕES:
1 – No âmbito do Projeto Pedagógico
(Currículo escolar): Medidas de ajustes no currículo geral: Organização Escolares
serviços de apoio (condições estruturais).
2- No Currículo
desenvolvido em sala de aula: Programação das atividades, organização e
procedimentos didáticos pedagógicos.
3 – Nível Individual:
primordialmente o foco e no aluno, almejam identificar os fatores que
interferem na aprendizagem e atender as necessidades.
As adaptações curriculares → possibilidade de atender as
dificuldades especificas de cada aluno.
→AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES PODEM OCORRER EM 03 NIVEIS ←
Permitem o ingresso, a
participação e a permanência de todos na sociedade, identificando as
necessidades e implementando ajustes necessários para favorecer a inclusão.
As
adaptações de grande porte também conhecidas como significativas
·
Ajustes
cuja implementação depende de decisões e de ações técnico-político-administrativas,
·
São da
competência formal de órgãos superiores da Administração Educacional Pública.
·
Cabe as
Secretarias Municipais de Educação em conjunto com as unidades escolares,
mapear o público que irá precisar das adequações, identificando suas necessidades
para cumprir a participação de todos, planejar e implantar as modificações,
·
adotar
propostas curriculares flexíveis e reorganizar a estrutura e funcionalidade da
escola.
·
Estabelecer
prioridades, categorizando cada modificação em curto, médio e longo prazo para
que realmente todas as adequações planejadas sejam realizadas.
As
adaptações de grande porte são de seis tipologias e foram definidas
pelos elementos curriculares a que fazem parte como:
·
Adaptações
de acesso ao currículo: As
adaptações de acesso ao currículo consistem em oferecer condições e reformulações
nas estruturas físicas do ambiente para mobilidade ou favorecimento de ambientes
para aprendizagem, recursos materiais específicos para comunicação ou
desenvolvimento da aprendizagem, adaptação de material já existente, formação continuada
para os profissionais envolvidos e garantia de ações para manter a interdisciplinaridade
na integração de conteúdos entre disciplinas e transdisciplinaridade, ampliando
a abordagem e aplicabilidade dos conteúdos.
· Adaptações do método de ensino e da organização didática: Considerando que as adaptações do método de ensino e da organização didática são adaptadas para alguns alunos que precisam de métodos diferenciados de aprendizagem devido suas necessidades educativas, podendo ser uma organização espacial diferenciada na sala, números de alunos compatíveis para que o professor consiga realizar um bom trabalho e desenvolvimento de trabalho integrado entre a educação regular ∕ especial de forma cooperativa entre os professores que fazem parte dessas duas esferas. Estas decisões são de competência político administrativa para propiciar uma classe inclusiva com uma convivência saudável e respeitosa.
Adaptações
de pequeno porte (Não
Significativas)
· São estas
as de competência do professor que devem ser realizadas, para promover a
aprendizagem dos alunos que possuem alguma restrição ou que aprendem de forma
diferenciada por algum fator.
· Sua implementação
encontra-se no âmbito de responsabilidade e de ação exclusivos do professor,
não exigindo autorização, nem dependendo de ação de qualquer outra instancia
superior, nas áreas políticas, administrativa, e∕ou técnica.
·
As adaptações
de pequeno porte devem ser realizadas nos objetivos, nos conteúdos, no
método de ensino e organização didática, no processo de avaliação e na temporalidade
do processo de ensino aprendizagem para beneficiar os diversos alunos que
necessitam de um suporte e os professores inclusivos de forma a atendê-los para
onde e como dirigir a ajuda que os alunos necessitam.
·
As
adaptações de objetivos: adequar
os objetivos pedagógicos a real condição do aluno, evidenciando as verdadeiras
necessidades e potencialidades, compreendendo toda a diversidade oferecida pelo
universo disposto e a potente funcionalidade para a vida deste discente, de
acordo com uma escala de prioridade que já foi traçada pelo profissional
anteriormente. Pode-se acrescentar ou retirar alguns objetivos de um plano de
ensino traçado para todos os parceiros coetâneos em detrimento da realidade do
processo de aprendizagem destes alunos que necessitam de algum ajuste com
prioridades de objetivos para condições de uma participação produtiva com
aquisição de novos conhecimentos essenciais para a vida em sociedade com a ajuda
de diversos recursos didáticos alternativos.
·
As
adaptações de conteúdos vão
estar intimamente ligadas à adaptação de objetivos. A partir de
objetivos traçados, caminhamos com os conteúdos necessários para cada caso. Uma
unidade temática pode ser priorizada, enfatizada, reformulada ou até mesmo
eliminada. É de competência de o professor estudar, traçar e estabelecer os
conteúdos que serão abordados para cada criança, levando-se em conta sempre a
funcionalidade dele na vida que o atendido leva e as condições que ele vive. Depois
de traçados os objetivos e elencados os conteúdos a que irá trabalhar com cada
estudante, chega a hora do método, ou seja, como tudo irá acontecer.
·
Este momento é crucial e de elevada
importância já que cada aluno tem suas peculiaridades no desenvolvimento sendo
necessário conhecer o público para investir e definir como cada um participará
do processo e como cada sujeito aprende de forma efetiva e produtiva,
considerando que cada um aprende de uma forma diferente. Será necessária uma
análise criteriosa, sinalizando ajustes, retrocedendo ou avançando nas ações
pedagógicas, ajustando e selecionando o material a ser trabalhado, refletindo
sobre o nível de complexidade e oportunizando técnicas diversificadas para se
chegar à adaptação do método de ensino e da organização didática.
·
Avaliar é um processo complexo, mais como
todas as etapas do processo ensino-aprendizagem receberam seus ajustes, a
avaliação também deverá ser favorecida para obtenção de resultados
caracterizando a adaptação do processo de avaliação. Segundo Vasconcellos
(1995, p. 78) "a avaliação deve atingir todo o processo educacional e
social, se quisermos efetivamente superar os problemas".
→
Podemos considerar que os objetivos, conteúdos, método e avaliação sejam parte
de um ciclo sem fim quando visamos a aprendizagem, pois consideramos o que seja
pertinente aprender (objetivos), o que aprender (conteúdo) e como aprender (método).
←
· O avaliar seria verificar se todas essas etapas (objetivos, conteúdos e método) aconteceram em conformidade com o processo para atender as necessidades do educando. Caso a resposta seja negativa, a avaliação será um norteador sempre levando em consideração de onde partiu e para onde se quer chegar. A avaliação será um sinalizador para o replanejamento do trabalho do professor e da aprendizagem deste aluno e não um verificador quantitativo, já que o aspecto qualitativo se sobrepõe ao quantitativo.
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