sexta-feira, setembro 04, 2020

Psicologia e Educação 03/05

Pergunta 1 - Sobre a predominância feminina no magistério brasileiro, leia o trecho abaixo:

Ao longo do século XX, a docência foi assumindo um caráter eminentemente feminino, hoje, em especial na Educação Básica (composta da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio), é grande a presença de mulheres no exercício do magistério.

De acordo com o primeiro Censo do Professor, 14,1% da categoria é constituída de homens e 85,7% de mulheres. Levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) com 52 mil professores brasileiros mostra que 97,4% dos docentes de 1a a 4a série do Ensino Fundamental são mulheres. Elas ocupam 80,6% das 5as até as 8as séries desse ensino e 60,8% do Ensino Médio. A pesquisa da CNTE aponta ainda que entre diretores, coordenadores e supervisores ligados à Educação Básica 90,1% são mulheres.

Podemos analisar a predominância feminina no magistério brasileiro revelada por esses dados como sendo resultado de vários fatores. Dessa forma, todos os fatores abaixo foram importantes para essa condição, EXCETO:

Resposta Selecionada: e. A promulgação da lei das escolas de primeiras letras em 1827.

 

 

Pergunta 2 - Tornar-se professor trata-se de um processo complexo e multidimensional que abrange inúmeras facetas, desde motivações individuais até imposições sociopolíticas e culturais. Segundo Flores (2003), devemos considerar quatro contextos da formação do professor: político, curricular, de investigação e prático. Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nessas contidas.

Coluna A

I – o papel do professor; o papel de aluno; a compreensão do que é ensinar e aprender; as matrizes curriculares (conteúdos propostos para as disciplinas específicas) e as noções de políticas para formar sujeitos.

II – o enquadramento legal para formar professores; as ênfases nacionais e regionais e a normatização de Leis Educacionais.

III – condições de trabalho; interação com as instituições educacionais; aquisição de cultura e estruturação de liderança; organização de papéis e tarefas; oportunizar aprendizagens (formação ao longo do tempo).

IV - aprender a ensinar; aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional; constante reflexão sobre a prática educativa (conscientização); socialização profissional (trocas entre parceiros de profissão).

Coluna B

1. Contexto político

2. Contexto curricular

3. Contexto de investigação

4. Contexto prático

A sequência CORRETA desta associação é

Resposta Selecionada: b. I-2; II-1; III-4; IV-3.

 

 

Pergunta 3 - Considerando a importância dos estudos sobre a construção da identidade docente e a formação dos professores é INCORRETO afirmar que:

Resposta Selecionada: a) A identidade docente é um conceito uniforme; todos os professores que passam por um curso de formação docente desenvolvem uma identidade docente da mesma forma.

  

 

Pergunta 4 - Antônio da Costa Ciampa é um dos pesquisadores sobre o conceito de identidade de maior renome no Brasil. Ele discute a construção da identidade sob a óptica da Psicologia Social. Para Ciampa, a identidade é:

Resposta Selecionada: c. uma metamorfose, está sempre em constante transformação, sendo o resultado da intersecção entre a história da pessoa, seu contexto histórico e social e seus projetos.

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