Pergunta 1 - Sobre a predominância feminina no magistério brasileiro, leia o trecho abaixo:
Ao longo do século XX, a docência
foi assumindo um caráter eminentemente feminino, hoje, em especial na Educação Básica
(composta da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio), é
grande a presença de mulheres no exercício do magistério.
De acordo com o primeiro Censo do Professor, 14,1% da categoria é constituída
de homens e 85,7% de mulheres. Levantamento realizado pela Confederação
Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) com 52 mil professores
brasileiros mostra que 97,4% dos docentes de 1a a 4a série do Ensino
Fundamental são mulheres. Elas ocupam 80,6% das 5as até as 8as séries desse
ensino e 60,8% do Ensino Médio. A pesquisa da CNTE aponta ainda que entre
diretores, coordenadores e supervisores ligados à Educação Básica 90,1% são
mulheres.
Podemos analisar a predominância feminina no magistério brasileiro
revelada por esses dados como sendo resultado de vários fatores. Dessa forma,
todos os fatores abaixo foram importantes para essa condição, EXCETO:
Resposta Selecionada: e. A promulgação da lei das escolas de
primeiras letras em 1827.
Pergunta 2 - Tornar-se professor trata-se de um processo complexo e multidimensional que abrange inúmeras facetas, desde motivações individuais até imposições sociopolíticas e culturais. Segundo Flores (2003), devemos considerar quatro contextos da formação do professor: político, curricular, de investigação e prático. Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nessas contidas.
Coluna A
I – o papel do professor; o papel de
aluno; a compreensão do que é ensinar e aprender; as matrizes curriculares
(conteúdos propostos para as disciplinas específicas) e as noções de políticas
para formar sujeitos.
II – o enquadramento legal para
formar professores; as ênfases nacionais e regionais e a normatização de Leis
Educacionais.
III – condições de trabalho;
interação com as instituições educacionais; aquisição de cultura e estruturação
de liderança; organização de papéis e tarefas; oportunizar aprendizagens
(formação ao longo do tempo).
IV - aprender a ensinar; aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional;
constante reflexão sobre a prática educativa (conscientização); socialização
profissional (trocas entre parceiros de profissão).
Coluna B
1. Contexto político
2. Contexto curricular
3. Contexto de investigação
4. Contexto prático
A sequência CORRETA desta associação é
Resposta Selecionada: b. I-2; II-1; III-4; IV-3.
Pergunta 3 - Considerando a importância dos estudos sobre a construção da identidade docente e a formação dos professores é INCORRETO afirmar que:
Resposta Selecionada: a) A identidade docente é um conceito
uniforme; todos os professores que passam por um curso de formação docente
desenvolvem uma identidade docente da mesma forma.
Pergunta 4 - Antônio da Costa
Ciampa é um dos pesquisadores sobre o conceito de identidade de maior renome no
Brasil. Ele discute a construção da identidade sob a óptica da Psicologia
Social. Para Ciampa, a identidade é:
Resposta Selecionada: c. uma metamorfose,
está sempre em constante transformação, sendo o resultado da intersecção entre
a história da pessoa, seu contexto histórico e social e seus projetos.
a Pergunta 2 está com o gabarito incorreto.
ResponderExcluir