Uma empresa de tecnologia vive um momento de expansão acelerada e enfrenta desafios. A diretora de RH afirma: “estamos em uma companhia que atua em um mercado com um potencial enorme e que gera muito impacto. Quem tem vontade de transformar o mundo vai encontrar muitas oportunidades por aqui”. A diversidade é valorizada, no sentido de que todos podem “ser quem são”. Com relação aos líderes, a empresa informa que o RH está focado em desenvolver a liderança, que ainda não passou por um treinamento específico. O objetivo é fazer com que os gerentes desenvolvam habilidades, para que possam atuar de acordo com as características de sua equipe.
Tomando como base o caso e as diferentes abordagens e teorias apresentadas durante a seção, é possível reconhecer que a base teórica aplicada é:
Alternativas:
- a)
Abordagem dos traços.
- b)
Abordagem comportamental.
- c)
Teoria dos cinco grandes fatores (Big Five).
- d)
Abordagem da liderança situacional.
Alternativa assinalada - e)
Teoria da liderança transacional.
-
Assinale a alternativa que apresenta exemplos ineficazes de liderança.
Alternativas:
- a)
Líder que reconhece as realizações da equipe e que procura recompensar os esforços atribuindo recompensas por bom desempenho.
- b)
Líder que não se atenta aos funcionários, que é focado no trabalho e que mantém as informações para si, evitando perder o poder vinculado à informação.
Alternativa assinalada - c)
Líder que fomenta as pessoas a trabalharem de forma independente, incentivando o processo de desenvolvimento pessoal e profissional.
- d)
Líder que busca promover a resolução de problemas de forma cuidadosa, atendendo os colaboradores de forma individualizada, promovendo a orientação e aconselhamento.
- e)
Líder que propõe aos membros da equipe sua visão de forma clara, apresentando os objetivos a serem alcançados.
De acordo com Marinho (2006), três aspectos são indicativos das diferenças entre um grupo e uma equipe:
- I. Um grupo pode ser formado não apenas por pessoas, mas também por objetos ou animais; já a equipe é formada predominantemente por pessoas.
- II. Enquanto em uma equipe é possível que um membro seja bem-sucedido e outro não, nos grupos, o sucesso é resultado do trabalho de todos seus componentes e, por isso, os méritos são compartilhados; da mesma forma, em situações de fracasso, todos os membros são responsabilizados.
III. Cada um dos componentes do grupo pode ter os seus objetivos e os seus sonhos distintos, trabalhando de modo individualizado para conquistá-los, enquanto na equipe, os objetivos e sonhos são compartilhados, de modo que todos se sintam responsáveis por atingi-los.
Em relação aos três aspectos diferenciadores entre grupos e equipe é correto dizer que:
Alternativas:
- a)
Somente o aspecto I é verdadeiro e está correto.
- b)
Somente o aspecto II é verdadeiro e está correto.
- c)
Somente o aspecto III é verdadeiro e está correto.
- d)
Somente os aspectos I e III são verdadeiros e estão corretos.
Alternativa assinalada - e)
Os aspectos I, II e III são verdadeiros e estão corretos.
O conceito de feedback apresentado por Bowditch e Buono (2011) indica que ele pode ser entendido como:
- I. Um processo de ajuda e compartilhamento de percepções.
- II. Uma forma de criticar as pessoas indiscriminadamente.
III. Uma forma de elogiar os comportamentos adequados.
- IV. Um recurso de comunicação específico das organizações.
Está correto apenas o que consta em:
Alternativas:
- a)
I e II.
- b)
I e III.
Alternativa assinalada - c)
II e IV.
- d)
I, II e III.
- e)
II, III e IV.
Considerando o processo de avaliação de desempenho, como um todo, um dos maiores desafios se apresenta na elaboração e realização da entrevista de avaliação. Esse momento exige algumas habilidades do avaliador ao apresentar críticas ao avaliado. A partir dessas considerações, analise a situação a seguir.
Rodrigo trabalha como atendente de uma empresa de telemarketing, que atua na venda de seguros automotivos. Em sua função, deve prestar informações sobre os produtos e procedimentos para utilização dos serviços da empresa. Ele vai ser avaliado pela primeira vez, pois foi contratado há menos de um ano. No último semestre, apresentou baixo desempenho, devido a algumas deficiências no atendimento aos clientes, detectadas por seu supervisor. Na entrevista de avaliação, segue o diálogo:
Supervisor: “Rodrigo, no último semestre, a sua média de atendimentos considerados bons foi de 50%, isso é bom, pois conseguiu garantir que esses clientes sejam mantidos. Ao mesmo tempo, significa que outros 50% dos clientes que atendeu julgaram o atendimento realizado como mediano ou insatisfatório. Esse resultado me faz pensar que esteja encontrando alguma dificuldade no desenvolvimento de sua função. O que você acredita ter influenciado esse resultado? ”.
Rodrigo: “Muitas vezes eu não sei como responder as perguntas feitas pelos clientes, então demoro a dar respostas, porque tenho que buscar informações. Os clientes não gostam de esperar”.
Supervisor: “Pelo que pude entender, você não tem informações suficientes para realizar o seu trabalho ou ainda não sabe onde encontrá-las, é isso? Como posso ajudá-lo a superar essa dificuldade? ”.
Rodrigo: “Sim, acho que não conheço todos os procedimentos e posso aprender um pouco mais”.
Supervisor: “Ok, vamos pensar em uma forma de fazer isso? ”.
Com relação ao tipo de crítica elaborada, ela pode ser classificada como:
Alternativas:
- a)
Positiva e construtiva.
- b)
Negativa e construtiva.
Alternativa assinalada - c)
Positiva e destrutiva.
- d)
Negativa e destrutiva.
- e)
Construtiva e destrutiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!