Lembrem-se de seguir nosso blog e nossa página no instagram: @pedagogiaonlineead
VEM ESTUDAR COMIGO!
1) Leia os textos a seguir.
Texto 1
"Apesar dos excelentes resultados (ou talvez por causa deles), a Finlândia pretende continuar repensando e aprimorando seu sistema educacional. Não é apenas Helsinki, mas toda a Finlândia que irá abraçar a mudança”, afirma Marjo Kyllonen, gerente educacional de Helsinki. “Nós realmente precisamos repensar a educação e reprojetar nosso sistema, para que ele prepare nossas crianças para o futuro com as competências que são necessárias para o hoje e o amanhã. Nós ainda temos escolas ensinando à moda antiga, que foi proveitosa no início dos anos 1900 – mas as necessidades não são mais as mesmas e nós precisamos de algo adequado ao Século 21”.
Disponível em: <https://bit.ly/1bq2Kkm>. Acesso em: 11 nov. 2018.
Texto 2
"O modelo de sucesso implantado pela Coreia do Sul combina um dos mais elevados investimentos governamentais do mundo - com 7,6% do PIB destinado à educação - com a determinação das famílias do país de garantir um aprendizado de alto nível para crianças e adolescentes. Para isso, os pais costumam se envolver na gestão dos colégios. Os educadores, que são bem pagos e trabalham em escolas com excelente infraestrutura, são auxiliados e monitorados pelos pais dos alunos, em um dos maiores diferenciais do modelo coreano. Lá, as famílias ajudam a organizar as escolas".
Disponível em: <https://bit.ly/2KeqD0U>. Acesso em: 11 nov. 2018.
A partir desse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
PORQUE
II. Em interação com diversas barreiras, podem obstruir a sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- a)
As asserções I e II são proposições falsas.
- b)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
- c)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
- d)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada - e)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Para conseguirmos tratar corretamente de um aluno com algum tipo de deficiência que esteja em sala de aula, precisamos compreender corretamente as necessidades básicas dele.
A partir desse contexto, associe os tipos de deficiência, apresentados na coluna I, com suas respectivas característica, elencadas na coluna II.
COLUNA I
I. Auditiva.
II. Intelectual.
III. Física.
IV. Visual.
COLUNA II
1. Comprometimento nas córneas, onde a pessoa necessita aprender a linguagem em Braile na maioria das vezes.
2. Comprometimento na audição e inibição de sons.
3. Comprometimento na coordenação de movimentos, podendo afetar a locomoção e fala.
4. Comprometimento da cognição psicológica, caracterizada por limitações significativas também no comportamento adaptativo.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
Alternativas:
- a)
I-3, II-2, III-1, IV-4.
- b)
I-2, II-4, III-3, IV-1.
Alternativa assinalada - c)
I-2, II-1, III-4, IV-3.
- d)
I-1, II-3, III-2, IV-4.
- e)
I-4, II-2, III-1, IV-3.
No Brasil a educação especial tem sido compreendida a partir de uma visão mais ampla. No entanto, um fato bastante recente na educação brasileira é a inclusão do deficiente múltiplo, que na maioria das vezes, é percebido como o educando com necessidades mais acentuadas e que possui dificuldades maiores que as do restante de seus colegas.
BRASIL. Estratégias e orientações pedagógicas para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais-Dificuldades acentuadas de aprendizagem. Deficiência múltipla. Brasília: Ministério da Educação. 2003.
Considerando o exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
PORQUE
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
- b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
- c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
- d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa assinalada - e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Leia o trecho a seguir.
“Hoje, os especialistas concordam em que há uma característica comum a todos os superdotados: é o chamado “pensamento divergente”. Eles raciocinam de maneira diferente da maioria e estão sempre buscando soluções próprias para os problemas. Os jovens talentos também costumam ser modestos. “Eu sou normal. Essa história de superdotado é coisa da minha mãe”, diz Cynthia, com displicência, pulando amarelinha no meio da galeria de arte. Ela pinta como uma verdadeira artista, mas não deixa de ser uma criança de 8 anos.”
DA REDAÇÃO. Brilhantes por natureza. Superinteressante. 31 out 2016. Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/brilhantes-por-natureza/>. Acesso em: 2 dez 2018.
Compreendendo o contexto apresentado, considere as afirmativas a seguir.
I. As altas habilidades/superdotação são vistas apenas como habilidades intelectuais acentuadas.
II. A medida do QI é considerada como uma forma de avaliação exclusiva e definitiva para superdotados.
III. Superdotados não são pessoas que possuem valores superiores e saberes inquestionáveis.
É correto o que se afirma em
Alternativas:
- a)
I e II, apenas.
- b)
II e III, apenas.
- c)
I e III, apenas.
- d)
I, II e III.
- e)
III, apenas.
Alternativa assinalada
Os indivíduos com autismo apresentam comprometimento nas áreas de interação social, comunicação e comportamento, sendo que estas, desde muito cedo, exercem grande influência no desenvolvimento humano. Com prejuízos nessas áreas cabe aos profissionais, que trabalham com pessoas autistas, adotarem estratégias que contemplem a aquisição de habilidades que são as bases, por exemplo a comunicação, para que outras habilidades se efetivem.
LEMOS, E. L. M. D; SALOMÃO, N. M. R; AGRIPINO-RAMOS, C. S. Inclusão de Crianças Autistas: um Estudo sobre Interações Sociais no Contexto Escolar. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 20, n. 1, p. 117-130, Jan.-Mar., 2014.
Considerando o exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A escola comum, por suas características, tende a não favorecer o desenvolvimento de alunos com autismo.
PORQUE
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
- b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
- c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
- d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa assinalada - e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Não se esqueça de seguir nosso INSTAGRAM: @PEDAGOGIAONLINEAD para mais dicas de estudos.
Se quiser pode comentar 🗣️ 💬 à vontade, compartilhar ✈️ e salvar 💾💽vou amar.
Até o próximo.
Por: Raquel Maschett
Muito Obrigado. Me ajudou muito, fique na Paz!!!
ResponderExcluirFico feliz em ajudar!.
ExcluirSucesso e bons estudos.
valeu!
ExcluirOi obrigado pelas respostas Amei
ExcluirAmei
ExcluirMuito grata
ResponderExcluirFoi de grande ajuda estava em dúvida em algumas coisas
ResponderExcluirÓtimo
ResponderExcluirValeu . Sucesso pra você . Forte abração .
ResponderExcluirmuito bom parabens por compartilha conhecimentos.
ResponderExcluirAmei.Obrigada.
ResponderExcluirO meu deu errado
ResponderExcluirQue pena é preciso ler tudo antes de assinalar, as vezes no meio da pergunta eles trocam alguma palavra mudando o sentido. o material disponibilizado aqui é apenas uma ajuda, não uma referencia absoluta.
ExcluirSucesso e bons estudos.
muito obrigado deus abençoe..
ResponderExcluirPerfeito , obrigada :)
ResponderExcluirmuito bom, obrigado.
ResponderExcluirMuito obrigada 😙
ResponderExcluirO objetivo é ajudar.
ExcluirSucesso e bons estudos.
Nos acompanhe no instagram se possível @pedagogiaonlineead ficarei muito grata.
Ajudou muito, muito obrigada.
ResponderExcluirObg mais fico pensando se nós prejudica se a faculdade souber q estamos tirando dúvidas com vcs. Será q é errado?
ResponderExcluirPor que seria errado?
ExcluirFico feliz em ajudar!.
Sucesso e bons estudos.
Muito obrigada!
ResponderExcluirFico feliz em ajudar!.
ExcluirSucesso e bons estudos.
muito obrigada
ResponderExcluirFico feliz em ajudar!.
ExcluirSucesso e bons estudos.
Ajudou muito, Tudo certo
ResponderExcluirAs respostas realmente estão corretas?
ResponderExcluirAjudou muuuito. Obrigada!
ResponderExcluir