sábado, outubro 10, 2020

Avaliação: Como Ensinar a Distância

 01) O professor pede aos seus alunos que apresentem a síntese do conteúdo estudado. Considerando o nível de aprofundamento dos conteúdos, podemos dizer que antecede a capacidade de elaborar uma síntese, os seguintes procedimentos: 

A)  Compreender e julgar. 
B)  Conhecer, aplicar e julgar. 
C)  Conhecer, compreender, aplicar e analisar. 
D)  A síntese é um processo simples que pode ser aplicado sem a preocupação de aprofundar o estudo do conteúdo.  

...................................................................................................................................................................

02) A chegada de algo novo no cenário educacional provoca avaliação, reflexão e reorganização do trabalho pedagógico. Esse cenário foi sentido com a chegada do Novo Coronavírus (CONVID-19) trazendo muitas mudanças, principalmente, para os professores. Para a educação, muitas foram as orientações para as escolas organizarem-se com adaptações necessárias para enfrentamento da pandemia. Nesse sentido, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I. Portaria nº 188 de 03.02.2020.

II. Declaração da OMS de 11.03.2020.

III. Parecer CNE nº 05/2020 de 28.04.2020.

IV. Medida Provisória nº 934 em 01.04.2020.

( ) Declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, em razão da infecção humana pelo novo Corona vírus (COVID-19).

( ) Declarou como pandemia a disseminação comunitária da COVID-19 e recomendou isolamento e tratamento dos casos identificados, testes massivos e distanciamento social.

( ) Orientou os sistemas de educação na reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.

( ) Estabeleceu normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas de enfrentamento da situação de emergência de saúde pública.

 Assinale a alternativa correta:

A)  II – I – III - IV
B)  IV – I – III - II
C)  I – II – III - IV
D)  II – IV – I - III

.....................................................................................................................................................................

03) As afirmações a seguir nos trazem características de ferramentas virtuais. Qual a afirmação faz menção exclusiva às ferramentas assíncronas?

A)  É uma ferramenta que possibilita a reflexão antes da interação, fato que pode ser um aliado às pessoas mais tímidas ou com menor habilidade de se expressar.
B)  A comunicação entre professor e alunos se dá em tempo real.
C)  O professor deve ter maior velocidade em interpretar as interações de seus alunos.
D)  No chat é permitida a comunicação entre vários interlocutores por meio de uma janela comum, nele, tudo o que é escrito por cada participante pode ser lido imediatamente por todos.

.....................................................................................................................................................................

04) A suspensão das aulas presenciais e a realização das aulas por meios digitais impactou na relação entre famílias, estudantes e professores. Quanto menor for a criança, mais dependente de um adulto ela ficará para ter acesso às plataformas e realização das atividades. Isso exige dos professores uma outra relação com as famílias. Assinale a alternativa CORRETA:

A) A relação do professor com a família deve ocorrer somente pelos meios disponíveis pelas redes de ensino e deve se ater apenas no detalhamento das atividades a serem realizadas.

B)  A relação dos professores com as famílias se dará quando ocorrer a retomada das aulas presencias, pois nesse momento todo contato fica restrito ao uso das plataformas síncronas e assíncronas disponibilizadas pelas redes de ensino.
C) O professor precisa orientar as famílias sobre os objetivos de cada proposta apresentada e a finalidade delas para o desenvolvimento das crianças.

D) Os pais assumem papel de professores dos filhos, por isso, o professor passa a ser visto como um “professor dos professores”, munindo a família do conhecimento científico e pedagógico de cada atividade.  

...............................................................................................................................................................................

05) A avaliação é um processo determinante dentro do processo de ensino-aprendizagem, que determina ou não a eficácia do processo desenvolvido pelo professor. Com isso, a avaliação possui vários norteadores, sendo um deles a avaliação vista como um processo contínuo e sistemático. Assim sendo, podemos dizer que:

A)  A avaliação é um movimento que ocorre somente no final do tema trabalhado.

B) A avaliação é um movimento que se desenvolve a partir do improviso.



C)  A avaliação é um movimento que ocorre cotidianamente e contínuo, com feedback ao final de cada avaliação.

D)  A avaliação é um movimento de total responsabilidade do sistema educacional.




Eu espero que gostem do post, um ótimo estudo, deixe aqui seu comentário para que eu saiba que você gostou, ou deixe sua sugestão.
Não se esqueça de seguir nosso INSTAGRAM: @PEDAGOGIAONLINEAD para mais dicas de estudos.

Se quiser pode comentar 🗣️ 💬 à vontade, compartilhar ✈️ e salvar 💾💽vou amar.
Até o próximo. 
Por: Raquel Maschett

i


2 comentários:

  1. Olá Raquel...gostei do seu blog e da sua contribuição, fiz uma transferência para a sua conta, para ajudar o seu blog.
    Grata

    Fabrizia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...