01) O professor pede aos seus alunos que apresentem a síntese do conteúdo estudado. Considerando o nível de aprofundamento dos conteúdos, podemos dizer que antecede a capacidade de elaborar uma síntese, os seguintes procedimentos:
| A) Compreender e julgar. |
| B) Conhecer, aplicar e julgar. |
| C) Conhecer, compreender, aplicar e analisar. |
| D) A síntese é um processo simples que pode ser aplicado sem a preocupação de aprofundar o estudo do conteúdo.
...................................................................................................................................................................
02) A chegada de algo novo no cenário educacional provoca avaliação, reflexão e reorganização do trabalho pedagógico. Esse cenário foi sentido com a chegada do Novo Coronavírus (CONVID-19) trazendo muitas mudanças, principalmente, para os professores. Para a educação, muitas foram as orientações para as escolas organizarem-se com adaptações necessárias para enfrentamento da pandemia. Nesse sentido, associe os itens, utilizando o código a seguir: I. Portaria nº 188 de 03.02.2020. II. Declaração da OMS de 11.03.2020. III. Parecer CNE nº 05/2020 de 28.04.2020. IV. Medida Provisória nº 934 em 01.04.2020. ( ) Declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, em razão da infecção humana pelo novo Corona vírus (COVID-19). ( ) Declarou como pandemia a disseminação comunitária da COVID-19 e recomendou isolamento e tratamento dos casos identificados, testes massivos e distanciamento social. ( ) Orientou os sistemas de educação na reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. ( ) Estabeleceu normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas de enfrentamento da situação de emergência de saúde pública. Assinale a alternativa correta:
| A) II – I – III - IV | | B) IV – I – III - II | | C) I – II – III - IV | | D) II – IV – I - III
..................................................................................................................................................................... |
03) As afirmações a seguir nos trazem características de ferramentas virtuais. Qual a afirmação faz menção exclusiva às ferramentas assíncronas? | A) É uma ferramenta que possibilita a reflexão antes da interação, fato que pode ser um aliado às pessoas mais tímidas ou com menor habilidade de se expressar. | | B) A comunicação entre professor e alunos se dá em tempo real. | | C) O professor deve ter maior velocidade em interpretar as interações de seus alunos. | | D) No chat é permitida a comunicação entre vários interlocutores por meio de uma janela comum, nele, tudo o que é escrito por cada participante pode ser lido imediatamente por todos.
.....................................................................................................................................................................
04) A suspensão das aulas presenciais e a realização das aulas por meios digitais impactou na relação entre famílias, estudantes e professores. Quanto menor for a criança, mais dependente de um adulto ela ficará para ter acesso às plataformas e realização das atividades. Isso exige dos professores uma outra relação com as famílias. Assinale a alternativa CORRETA:
| A) A relação do professor com a família deve ocorrer somente pelos meios disponíveis pelas redes de ensino e deve se ater apenas no detalhamento das atividades a serem realizadas.
| | B) A relação dos professores com as famílias se dará quando ocorrer a retomada das aulas presencias, pois nesse momento todo contato fica restrito ao uso das plataformas síncronas e assíncronas disponibilizadas pelas redes de ensino. | | C) O professor precisa orientar as famílias sobre os objetivos de cada proposta apresentada e a finalidade delas para o desenvolvimento das crianças.
| | D) Os pais assumem papel de professores dos filhos, por isso, o professor passa a ser visto como um “professor dos professores”, munindo a família do conhecimento científico e pedagógico de cada atividade. |
...............................................................................................................................................................................
05) A avaliação é um processo determinante dentro do processo de ensino-aprendizagem, que determina ou não a eficácia do processo desenvolvido pelo professor. Com isso, a avaliação possui vários norteadores, sendo um deles a avaliação vista como um processo contínuo e sistemático. Assim sendo, podemos dizer que: A) A avaliação é um movimento que ocorre somente no final do tema trabalhado. B) A avaliação é um movimento que se desenvolve a partir do improviso.
| C) A avaliação é um movimento que ocorre cotidianamente e contínuo, com feedback ao final de cada avaliação.
D) A avaliação é um movimento de total responsabilidade do sistema educacional. |
|
Eu espero que gostem do post, um ótimo estudo, deixe aqui seu comentário para que eu saiba que você gostou, ou deixe sua sugestão. Não se esqueça de seguir nosso INSTAGRAM: @PEDAGOGIAONLINEAD para mais dicas de estudos.
Se quiser pode comentar 🗣️ 💬 à vontade, compartilhar ✈️ e salvar 💾💽vou amar. Até o próximo. Por: Raquel Maschett |
| | | | i |
|
|
muito bom, me ajudou muito
ResponderExcluirOlá Raquel...gostei do seu blog e da sua contribuição, fiz uma transferência para a sua conta, para ajudar o seu blog.
ResponderExcluirGrata
Fabrizia