01 - O isolamento social, preconizado como medida que visa conter o avanço da pandemia instaurada por conta do Novo Coronavírus (COVID-19), trouxe muitos ajustes nos processos educacionais no ano de 2020, dentre eles o surgimento das aulas remotas em substituição às aulas presenciais. Dentre as alternativas, qual caracteriza a atividade em aulas remotas?
A) Fornecer aulas presenciais com os professores, no ambiente escolar.
B) Fornecer conteúdo digital por meios e tecnologias de informação e comunicação.
C) Fornecer educação informal, sem necessidade de organização estrutural.
D) Fornecer estudos dirigidos supervisados pelos professores, na escola.
02 - Para o retorno das aulas presenciais, após o momento de emergência causado pela pandemia, faz-se necessário um planejamento que contemple medidas de garantia e proteção à saúde, bem como de propostas pedagógicas que auxiliam para a educação dos educandos. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso, no que se refere às observações que devem ser levadas em consideração nesse planejamento de retomada às aulas:
( ) Verificar todas as medidas de prevenção sanitária a fim de proteger a comunidade escolar.
( ) Organizar os espaços escolares para propor medidas de distanciamento social.
( ) Elaborar estratégias de acolhimento emocional para alunos e profissionais da educação.
( ) Criar avaliações diagnósticas para verificar o nível de aprendizado dos alunos e, em seguida, se houver a necessidade, criar programas de recuperação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V – V – V – F.
B) V – F – V – V.
C) V – V – V – V.
D) V – V – F – V.
03 - O Conselho Nacional de Educação (CNE) homologou o Parecer nº 5/2020, abordando a reorganização dos calendários escolares das instituições de Educação Básica em razão da pandemia, apresentando possibilidades de aproveitamento de atividades para fins de cumprimento da carga horária mínima anual. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso no que se refere às possibilidades de cumprimento da carga horária mínima estabelecida pela LDB, no qual foi homologado pelo Parecer do CNE:
( ) A reposição da carga horária de forma presencial ao fim do período de emergência.
( ) A realização de atividades pedagógicas não presenciais (mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação) enquanto persistirem restrições sanitárias para presença de estudantes nos ambientes escolares, garantindo ainda os demais dias letivos mínimos anuais/semestrais previstos no decurso.
( ) A ampliação da carga horária diária com a realização de atividades pedagógicas não presenciais (mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação) concomitante ao período das aulas presenciais, quando do retorno às atividades.
( ) A reposição da carga horária de forma presencial durante o período de emergência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V – V – V - V.
B) V – F – V – V.
C) F – F – V – V.
D) V – V – V – F.
04 - Concepção que historicamente é a que mais vem influenciando as representações sobre o que é ensinar, quem é o aluno, como ele aprende, o que e como se deve ensinar – se expressa em um modelo da aprendizagem conhecido como “estímulo-resposta”. Esse modelo define a aprendizagem como “a substituição de respostas erradas por respostas certas”. Segundo Weisz (1999), estamos falando das teorias:
A) Contemporâneas.
B) Construtivistas.
C) Tradicionais.
D) Empiristas.
05 - A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes (VYGOTSKY, 2007, p.97). Mediante o anunciado, podemos compreender que a Zona de Desenvolvimento Proximal é caracterizada pela distância estabelecida entre os níveis de desenvolvimento "real" e "potencial". Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O nível de desenvolvimento real indica o desenvolvimento já alcançado pela criança.
( ) O nível de desenvolvimento potencial é o conjunto de atividades que a criança realiza com a ajuda de alguém mais experiente, que possa lhe dar orientações.
( ) A distância entre esses níveis permite ao professor pontuar o nível potencial apresentado pela criança e, então, reorganizar suas ações pedagógicas, para que o aluno avance do nível potencial para o real.
Assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
A) F – F – V.
B) V – V – F.
C) V – V – V.
D) V – F – V.
Eu espero que gostem do post, um ótimo estudo, deixe aqui seu comentário para que eu saiba que você gostou, ou deixe sua sugestão. Não se esqueça de seguir nosso INSTAGRAM: @PEDAGOGIAONLINEAD para mais dicas de estudos. Se quiser pode comentar 🗣️ 💬 à vontade, compartilhar ✈️ e salvar 💾💽vou amar. Até o próximo. Por: Raquel Maschett | i |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!