PARTE 03 - FINAL
11 - O isolamento social, preconizado como medida que visa conter o avanço da pandemia instaurada por conta do Novo Coronavírus (COVID-19), trouxe muitos ajustes nos processos educacionais no ano de 2020, dentre eles o surgimento das aulas remotas em substituição às aulas presenciais. Dentre as alternativas, qual caracteriza a atividade em aulas remotas?
A) Fornecer aulas presenciais com os professores, no ambiente escolar.
B) Fornecer conteúdo digital por meios e tecnologias de informação e comunicação.
C) Fornecer educação informal, sem necessidade de organização estrutural.
D) Fornecer estudos dirigidos supervisados pelos professores, na escola.
12 - Quando analisamos a prática pedagógica de qualquer professor, vemos que, por trás de suas ações, há sempre um conjunto de ideias que as orienta. Mesmo quando ele não tem consciência dessas ideias, dessas concepções, dessas teorias, elas estão presentes.
Para compreender a ação do professor é preciso analisá-la com o objetivo de desvelar os seguintes aspectos:
A) Qual a concepção que o professor tem, e que se expressa em seus atos, da carreira de professor.
B) Qual a concepção que o professor tem, e que se expressa em seus atos, do conteúdo, do processo de aprendizagem e do ensino.
C) Qual a concepção que o professor tem, e que se expressa em seus atos, do comportamento dos alunos assim como de suas famílias.
D) Qual a concepção que o professor tem, e que se expressa em seus atos, da formação pedagógica tanto no curso superior quanto na formação continuada.
.....................................................................................................................................
13 - Com a suspensão das aulas presencias pelos diferentes governos, várias normativas foram sendo publicadas para guiar os trabalhos dos sistemas e redes de ensino, em todos os níveis, etapas, modalidades e fases da educação brasileira. O documento do Ministério da Educação (MEC) que autorizou a substituição das aulas presenciais pela mediação por meios digitais foi:
A) Portaria nº 343, de 17 de março de 2020.
B) Portaria nº 356, de 20 de março de 2020.
C) Portaria nº 345, de 19 de março de 2020.
D) Portaria nº 473, de 12 de maio de 2020.
.....................................................................................................................................
14 - Quando propomos atividades a distância, sem a interferência do professor, os materiais didáticos passam a exercer a mediação da aprendizagem junto ao aluno. Em virtude disso, dentro de cursos na modalidade a distância, é comum que estes materiais destinados aos estudantes apresentem o uso de uma linguagem denominada “dialógica”, a qual possui características similares a de uma conversa coloquial. Sobre este tipo de linguagem, analise as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Um texto dialógico pode apresentar exemplos, sugestões, questionamentos, reflexões e referências sobre o tema estudado no intuito de tornar este conteúdo mais didático e claro para o aluno.
( ) A linguagem dialógica pressupõe estratégias didáticas pelo professor, por exemplo, a aplicação de conceitos considerando a realidade e os conhecimentos prévios do aluno.
( ) A linguagem dialógica auxilia o aluno a conduzir seus estudos de forma autônoma e remota, sempre que haja o auxílio presencial do professor.
( ) Quanto à escrita, a linguagem dialógica possui traços formais, com predomínio do uso da terceira pessoa do singular, e a voz passiva.
Agora, assinale a sequência correta:
A) F – V – F – V.
B) F – F – V – V.
C) V – F – V – F.
D) V – V – F – F.
.....................................................................................................................................
15 - O sentido das avaliações deve ser para buscar a qualificação do ensino e do aluno e não com o objetivo de aprovar ou reprovar. Assim, busca-se por meio de avaliações o desenvolvimento contínuo do aluno e a qualidade do ensino. De acordo com Luckesi (2005), analise as características da avaliação da aprendizagem, conforme as sentenças a seguir:
I- Seleciona os alunos entre melhores e piores, procurando dar o devido lugar a cada sujeito neste processo de ensino-aprendizagem.
II- É dinâmica, não classifica o aluno em determinado nível de aprendizagem, procura sempre melhorar a partir de novas ações pedagógicas.
III- É diagnóstica e processual, a avaliação ocorre durante todo o processo de aprendizagem.
IV- Sua prática é dialógica, através de um pacto de trabalho construtivo entre professores e alunos e a prática educativa, sendo sua avaliação permanente.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, II e III estão corretas.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) As sentenças II e IV estão corretas.
D) As sentenças II, III e IV estão corretas
....................................................................................................................................
16 - No que se refere às concepções pedagógicas, um tipo de entendimento distorcido influenciado por práticas espontaneístas considera a informação de que como quem constrói o conhecimento é o sujeito, alguns professores entenderam que a intervenção pedagógica seria, então, desnecessária. Isso nos faz afirmar que:
A) Não é preciso se preocupar com as teorias pois os alunos aprendem de qualquer forma.
B) O melhor é o professor não seguir nenhuma teoria e agir como seus professores agiram quando ele foi aluno porque, afinal de contas, deu certo.
C) O importante é mudar sempre que uma nova teoria é apresentada.
D)Alguns professores se perdem na prática educativa quando não dá conta do que orienta de fato suas ações.
.....................................................................................................................................
.....................................................................................................................................
18 - Junto às atividades, deve ser assegurado o atendimento educacional especializado, que envolve parceria entre profissionais especializados e professores, para desempenhar suas funções na adequação de materiais, além de dar orientações e apoios necessários a pais e responsáveis. Quanto o atendimento especializado é correto afirmar:
A) Os profissionais do atendimento educacional especializado devem dar suporte às escolas na elaboração de planos de estudo individualizados.
B) Os profissionais do atendimento educacional especializado devem levar em conta a situação de cada estudante, porém as famílias são, sempre, parte de pouca influência neste processo.
C) Os profissionais do atendimento educacional especializado devem ajudar no planejamento, tendo autonomia para mudar o conteúdo estudado.
D) Os profissionais do atendimento educacional especializado devem priorizar o desenvolvimento de todos os alunos e auxiliar de forma coletiva.
.....................................................................................................................................
19 - O Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020, tratou da reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. O documento apresenta várias instruções para os diferentes níveis, etapas e modalidades de educação. Analise as afirmativas a seguir:
I- A reorganização das atividades educacionais por conta da pandemia situa-se em como minimizar os impactos das medidas de isolamento social na aprendizagem dos estudantes, considerando a longa duração da suspensão das atividades educacionais de forma presencial nos ambientes escolares.
PORQUE
II- A legislação educacional e a própria BNCC admitem diferentes formas de organização da trajetória escolar. A organização do calendário escolar se dá de maneira a serem alcançados os objetivos de aprendizagem propostos no currículo escolar para cada uma das séries/anos ofertados pelas instituições de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) O melhor é o professor não seguir nenhuma teoria e agir como seus professores agiram quando ele foi aluno porque, afinal de contas, deu certo.
C) O importante é mudar sempre que uma nova teoria é apresentada.
D)Alguns professores se perdem na prática educativa quando não dá conta do que orienta de fato suas ações.
.....................................................................................................................................
17 - Para os construtivistas (considerando a abordagem de construtivismo trabalhada na disciplina):
I O aprendiz é um sujeito, protagonista do seu próprio processo de aprendizagem, alguém que vai produzir a transformação que converte informação em conhecimento próprio.
II A construção do conhecimento pelo aprendiz não se dá por si mesma e no vazio, mas a partir de situações nas quais ele possa agir sobre o objeto para seu conhecimento, pensar sobre ele, recebendo ajuda, sendo desafiado a refletir, interagindo com outras pessoas.
III A informação é oferecida da forma mais simples possível, uma de cada vez, para não confundir o aluno.
IV O aluno precisa memorizar e fixar informações das mais simples e parciais possíveis e que devem ir acumulando com o tempo.
Podemos afirmar que:
A) As alternativas II e III estão corretas. | |
B) Todas as alternativas estão corretas. | |
C) As alternativas II, III e IV estão corretas. | |
D) As alternativas I e II estão corretas. |
.....................................................................................................................................
18 - Junto às atividades, deve ser assegurado o atendimento educacional especializado, que envolve parceria entre profissionais especializados e professores, para desempenhar suas funções na adequação de materiais, além de dar orientações e apoios necessários a pais e responsáveis. Quanto o atendimento especializado é correto afirmar:
A) Os profissionais do atendimento educacional especializado devem dar suporte às escolas na elaboração de planos de estudo individualizados.
B) Os profissionais do atendimento educacional especializado devem levar em conta a situação de cada estudante, porém as famílias são, sempre, parte de pouca influência neste processo.
C) Os profissionais do atendimento educacional especializado devem ajudar no planejamento, tendo autonomia para mudar o conteúdo estudado.
D) Os profissionais do atendimento educacional especializado devem priorizar o desenvolvimento de todos os alunos e auxiliar de forma coletiva.
.....................................................................................................................................
19 - O Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020, tratou da reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. O documento apresenta várias instruções para os diferentes níveis, etapas e modalidades de educação. Analise as afirmativas a seguir:
I- A reorganização das atividades educacionais por conta da pandemia situa-se em como minimizar os impactos das medidas de isolamento social na aprendizagem dos estudantes, considerando a longa duração da suspensão das atividades educacionais de forma presencial nos ambientes escolares.
PORQUE
II- A legislação educacional e a própria BNCC admitem diferentes formas de organização da trajetória escolar. A organização do calendário escolar se dá de maneira a serem alcançados os objetivos de aprendizagem propostos no currículo escolar para cada uma das séries/anos ofertados pelas instituições de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
.....................................................................................................................................
20 - Toda e qualquer forma de ensinar requer um planejamento. Nesse aspecto, o professor precisa ter conhecimentos e habilidades não só dos conteúdos da disciplina que ministrará, mas também do entendimento dos recursos tecnológicos que utilizará para mediar o ensino. Para tanto, o que é importante considerar num planejamento para atender os alunos especiais no ensino não presencial? Analise as afirmativas as seguir:
I- Deverá mediar situações que conduzam o aluno a compreender o assunto, respeitando sempre sua limitação.
II- Deverá acompanhar o desenvolvimento deste aluno e propor avanços na medida em que ele demonstra progresso.
III- Deverá fazer as adaptações, por meio de interpretação de conteúdo, materiais alternativos, ou recursos tecnológicos.
IV- Deverá seguir os conteúdos propostos, de acordo com o restante da turma, pois todos aprendem num mesmo tempo.
Agora Assinale a alternativa CORRETA:
A) As alternativas I, III e IV estão corretas.
B) As alternativas I e II estão corretas.
C) Todas as alternativas estão corretas.
D) As alternativas I, II e III estão corretas.
.....................................................................................................................................
.....................................................................................................................................
20 - Toda e qualquer forma de ensinar requer um planejamento. Nesse aspecto, o professor precisa ter conhecimentos e habilidades não só dos conteúdos da disciplina que ministrará, mas também do entendimento dos recursos tecnológicos que utilizará para mediar o ensino. Para tanto, o que é importante considerar num planejamento para atender os alunos especiais no ensino não presencial? Analise as afirmativas as seguir:
I- Deverá mediar situações que conduzam o aluno a compreender o assunto, respeitando sempre sua limitação.
II- Deverá acompanhar o desenvolvimento deste aluno e propor avanços na medida em que ele demonstra progresso.
III- Deverá fazer as adaptações, por meio de interpretação de conteúdo, materiais alternativos, ou recursos tecnológicos.
IV- Deverá seguir os conteúdos propostos, de acordo com o restante da turma, pois todos aprendem num mesmo tempo.
Agora Assinale a alternativa CORRETA:
A) As alternativas I, III e IV estão corretas.
B) As alternativas I e II estão corretas.
C) Todas as alternativas estão corretas.
D) As alternativas I, II e III estão corretas.
.....................................................................................................................................
Eu espero que gostem do post, um ótimo estudo, deixe aqui seu comentário para que eu saiba que você gostou, ou deixe sua sugestão. Não se esqueça de seguir nosso INSTAGRAM: @PEDAGOGIAONLINEAD para mais dicas de estudos. Se quiser pode comentar 🗣️ 💬 à vontade, compartilhar ✈️ e salvar 💾💽vou amar. Até o próximo. Por: Raquel Maschett | i |
.....................................................................................................................................
me envia o restante das perguntas por favor. joyce23souza@gmail.com
ResponderExcluirhttps://pedagogiaonlineead.blogspot.com/2020/10/avaliacao-como-ensinar-distancia_13.html já foram postadas.
Excluir