01) Tabaquim também citou outros pontos importantes a serem considerados na avaliação neuropsicológica. Vale destacar que o autor teve o cuidado de explicar brevemente cada item. São eles, EXCETO:
Resposta Marcada: As
pontuações dos subtestes, que compõem uma bateria neuropsicológica ou uma
seleção de testes, devem empobrecer com a maior e mais ampla valorização
quantitativa possível.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS
RECEBIDOS 1
02) A
avaliação e intervenção neuropsicopedagógicas trabalha com crianças e
adolescentes com dificuldades de aprendizagem, com problemas específicos de
leitura e escrita: disgrafia, disortografia, dislexia, dentro de um enfoque
neuropedagógico. A partir das manifestações apresentadas pela criança, é feita
uma avaliação detalhada dos aspectos cognitivos, auditivos, visuais e de
compreensão que fazem parte de um processo extremamente complexo e longo de
aprendizado da leitura e escrita. Esta afirmativa encontra-se:
Resposta Marcada: Verdadeira
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS
RECEBIDOS 1
03) Segundo
Luria, o sistema funcional complexo estaria organizado de acordo com as
seguintes premissas:
Resposta Marcada: Todas estão
corretas
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS
RECEBIDOS 1
04) Segundo
Luria, o sistema funcional complexo estaria organizado de acordo com as
seguintes premissas, exceto:
Resposta Marcada: A
lesão de uma das áreas cerebrais implicada em determinada função mental
superior pode acarretar a integração de todo o sistema funcional, portanto, a
perda de uma função particular pode informar muito sobre a sua localização.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS
RECEBIDOS 1
05) No
entanto, conforme já mencionado neste trabalho, a avaliação e interpretação do
comportamento humano não é simples, uma vez que este é consequência de três
grandes sistemas que, por serem funcionais, são interdependentes, na medida em
que, mesmo exercendo funções separadamente, elas se encontram ligadas como
conceitos que geram o comportamento individual. Sobre isso, assinale a
alternativa correta:
Resposta Marcada: O
primeiro desses sistemas engloba as funções cognitivas, que, como já vimos, são
responsáveis pelo processamento das informações. Sendo que tal funcionamento
faz com que o sistema se divida em quatro classes, que são nomeadas com base
nas operações computacionais – input, estocagem, processamento e output –
correspondentes, por sua vez, às funções de recepção, memória, pensamento e às
chamadas funções expressivas.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS
RECEBIDOS 1
06) A
Neuropsicopedagogia tem as mesmas bases de regulamentação da Psicopedagogia,
pautadas nos seguintes documentos:
Resposta Marcada: Todas
estão corretas
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS
RECEBIDOS 1
07) Lezak
foi enfático ao afirmar que as ações voluntárias, ou seja, os comportamentos
humanos, são sistemas funcionais constituídos por uma complexa “constelação
dinâmica” de zonas cerebrais, que trabalham de forma coordenada, cada uma dando
sua contribuição para o todo. Esta afirmativa encontra-se:
Resposta Marcada: Falsa
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS
RECEBIDOS 1
08) A
partir do momento em que os processos mentais humanos passaram a ser
compreendidos como sistemas funcionais de alta complexidade, e não como
localizados em estreitas e circunscritas áreas do cérebro, houve um avanço na
neuropsicologia, já que apontou para questões até então ignoradas. Esta
afirmativa encontra-se:
Resposta Marcada: Verdadeira
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS
RECEBIDOS 1
09) Complete
o texto:
_________________________________
pelo texto, a profissão poderá ser exercida por graduados e também por
portadores de diploma superior em Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura que
tenham concluído curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima
de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área:
Resposta Marcada: 2014:
foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal o parecer que
regulamenta o exercício da atividade de Psicopedagogia.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS
RECEBIDOS 1
10) A
aprendizagem é o processo através do qual:
Resposta Marcada: Ganhamos
conhecimentos sobre o mundo, enquanto a memória é um fator e concomitantemente
um produto desse processo de aprendizagem, com forte relação entre níveis de
atividade física e a função cognitiva no Ser Humano.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS
RECEBIDOS 1
Total10 / 10
obrigada
ResponderExcluirObrigada, me ajudou muito e tirou minhas dúvidas.
ResponderExcluirExcelente
ResponderExcluirOBRIGADA FOI MUITO ÚTIL A SUA AJUDA.
ResponderExcluirmuito bom , posta mais estou fazendo pós na faveni de educação especial com neuropsocopedagogia tem varias matérias pra estudar se tiver pra me mandar fico grata , preciso montar o tcc também meu email é lindaa3132@gmail.com faço pós e estou terminando pedagogia na unip se tiver materia de la tambem
ResponderExcluirgratidão.
ResponderExcluirMARAVILHOSO, FOI DE MUITO AJUDA.
ResponderExcluirPARABÉNS.
Obrigada por sua visita.
ExcluirSucesso e bons estudos.
Sensacional. Muito obrigada Saúde e sucesso 😘
ResponderExcluirVocê foi sensacional..muito obrigado!
ResponderExcluir