O planejamento da gestão da ação docente parte inicialmente do projeto pedagógico da escola, o qual estudamos muitas vezes, por aqui, se você estiver lendo este post no Instagram, visite nosso blog – 🌠link na BIO🌠.
A partir do que propõe a escola em seu plano maior, é o coordenador que planejará e coordenará suas ações junto com a direção escolar. Frequentemente, devido à dinâmica e às necessidades escolares, o coordenador não planeja suas ações e acaba abocanhado pelas tarefas do dia a dia, alegando que não tem tempo para se organizar.
Entretanto o tempo gasto com o planejamento de suas atividades é revertido para que suas ações sejam assertivas e produtivas no sentido de contribuir para a aprendizagem do aluno.
É fundamental que seja previsto em seu plano de gestão da ação docente as formas de assessoria e supervisão que permitam que ele avalie as práticas de ensino na aula a fim de melhorá-las. Por isso, ele deve elaborar desde o início do ano um cronograma de visitas e observações às salas de aula. Esse cronograma deve ser do conhecimento de todos os professores, assim como os critérios que o coordenador utilizará para observar essa aula. Junto ao cronograma, deve constar também a data em que haverá o feedback dessa observação, evitando ansiedade entre os docentes.
📚Material de referência:
Univesp- pedagogia
Anhanguera- história
FAVENI- Neuropsicopedagogia
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