terça-feira, dezembro 01, 2020

Prova presencial de Libras

 *resposta correta em verde


Questão 1

A comunicação efetiva em Libras não se pauta na soletração manual das palavras, pois, assim como nas línguas orais, cada significado possui o seu respectivo significante. É certo, porém, que alguns sinais podem derivar do uso das letras e, a longo prazo, transformar-se em uma:

Assinale a alternativa correta.

A)

 

soletração compassada.

B)

 

soletração com desenvoltura.

C)

 

soletração rítmica.

D)

 

soletração não especificada.

E)

 

soletração ilegítima.



Questão 2

O bilinguismo considera a Libras como L1, através da qual a criança estará se apropriando dos conhecimentos de mundo, enquanto que a Língua Portuguesa é a sua L2, que também deverá ser aprendida nas modalidades escrita e/ou oral. Em relação à aquisição da língua de sinais e a abordagem bilíngue, analise as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F).

(    ) A predisposição para uma abordagem bilíngue também ocorrerá nos poucos contextos de surdos filhos de pais surdos, ou seja, quando a Libras será naturalmente a primeira língua com a qual essas crianças terão contato, pois é a língua de seus pais.

(    ) A aquisição da língua de sinais também ocorrerá nos casos de crianças ouvintes filhas de pais surdos (Coda's) que aprenderão a língua de sinais (com seus pais) como primeira língua e a língua oral (geralmente, na escola) como segunda língua. 

(    ) A predisposição para uma abordagem bilíngue também ocorrerá nos poucos contextos de surdos filhos de pais surdos, ou seja, quando a Libras será naturalmente a segunda língua com a qual essas crianças terão contato, pois é a língua de seus pais.

(    ) A aquisição da linguagem de sinais também ocorrerá nos casos de crianças ouvintes filhas de pais surdos (Coda's) que aprenderão a língua de sinais (com seus pais) como primeira língua e a língua oral (geralmente, na escola) como primeira língua.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

A)

 

V – F – F – F

B)

 

F – F – V- V

C)

 

V – V – V – F

D)

 

V – V – F – F

E)

 

F– V– V – V



Questão 3

O ­­__________________ consiste na fala oral acompanhada de sinais, porém essa concomitância desconsidera e desrespeita as especificidades da estrutura da língua de sinais que não ocorre sob a mesma organização da fala oral.

Assinale a alternativa cujo termo corresponde à descrição acima.

A)

 

Método oral.

B)

 

Bilinguismo.

C)

 

Oralismo.

D)

 

Bimodalismo.

E)

 

Bi-oralidade.



Questão 4

Leia a citação extraída de um texto produzido pela pesquisadora Cristina Lacerda (2006, p. 176): 

"a) a escola não se preocupa mais com a questão, porque se preocupar significaria buscar outras ajudas profissionais (intérprete, educador surdo, professor de apoio etc.), e a escola pública brasileira, em geral, não conta nem com a equipe básica de educadores para atender as necessidades dos alunos ouvintes; b) os professores, que percebem que o aluno não evolui, mas não sabem o que devem fazer, por falta de conhecimento e preparo; c) os alunos ouvintes, que acolhem, como podem, a criança surda sem saber bem como se relacionar com ela; d) o aluno surdo, que, apesar de não conseguir seguir a maior parte daquilo que é apresentado em aula, simula estar acompanhando as atividades escolares, pois afinal todas aquelas pessoas parecem acreditar que ele é capaz; e) a família, que sem ter outros recursos precisa achar que seu filho está bem naquela escola|".

Com base na citação é possível afirmar que a autora se refere a qual modelo de organização educacional para surdos?

Assinale a alternativa correta.

A)

 

Ao Atendimento Educacional Especializado.

B)

 

À classe bilíngue inserida em escolas regulares.

C)

 

À escola regular com a presença do intérprete de Libras.

D)

 

À escola regular sem a presença do intérprete de Libras.

E)

 

À escola bilíngue.



Questão 5

Há vários níveis de diminuição de capacidade auditiva. Esses níveis variam de audição normal até a surdez total. Para diagnosticar a perda auditiva, é necessário a realização de um exame chamado audiometria, que mede e analisa a capacidade do paciente em ouvir e interpretar os sons emitidos pelo audiômetro. O profissional habilitado para realizar este exame é o fonoaudiólogo. Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as implicações de uma surdez leve: 

(   ) Vozes distantes ou fracas podem não ser ouvidas.

(   ) Geralmente o sujeito é considerado desatento e solicita, repetições do que lhe é falado

(   ) Pode apresentar problemas articulatórios, mas não impede a aquisição normal da linguagem

(   ) Ouve apenas ruídos mais intensos acima de 90 dB.

(   ) Não apresenta dificuldades para ouvir sons, como o toque de um telefone ou uma britadeira.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A)

 

V - F - F - F - V.

B)

 

F - F - V - V - F.

C)

 

V - V - V - F - V.

D)

 

V - V - V - F - F.

E)

 

F - V - V - F - V.



Questão 6

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) consiste no serviço oferecido por um profissional especializado em Educação Especial, com as seguintes características: 

I - No contra turno do ensino regular, garantindo o acesso ao currículo, métodos, técnicas e recursos pedagógicos específicos às características de aprendizagem do aluno surdo.

II - No mesmo período do ensino regular, garantindo o acesso ao currículo, métodos, técnicas e recursos pedagógicos específicos às características de aprendizagem do aluno surdo.

III - Em parceria com o(s) professor(es) da sala regular, pode propor adequações e até flexibilizações no conteúdo, nas estratégias de ensino e de avaliação que serão oferecidas ao aluno surdo.

IV - Em parceria com o(s) professor(es) da sala regular, porém não interferindo no planejamento do conteúdo, nas estratégias de ensino e de avaliação que serão oferecidas ao aluno surdo.

Assinale a alternativa correta.

A)

 

Somente I e III estão corretas

B)

 

Somente  I apenas está correta.

C)

 

Somente  II e IV estão corretas

D)

 

Somente II e III estão corretas

E)

 

Somente I e IV estão corretas



Questão 7

Na história do humanidade, as pessoas surdas receberam tratamentos diversos dependendo da época e da cultura vigente. Mas durante a Idade Média, com a expansão da Igreja Católica, surgiu um novo paradigma que foi intitulado como:

A)

 

Socialista

B)

 

Paternalismo.

C)

 

Assistencialismo.

D)

 

Humanista

E)

 

Democrático



Questão 8

A existência de mitos em torno das línguas de sinais é uma temática discutida por diferentes autores, mas que ainda não está totalmente resolvida, sobretudo entre aqueles que pouco ou nada sabem sobre essas línguas. Para elucidar essa questão, analise alguns mitos sobre a Libras e responda qual a afirmativa correta.

I- A Libras é universal. Há muitos que se espantam quando descobrem que a LSB não é uma língua universal, ou seja, que em cada país há uma língua de sinais com organização e vocabulário próprio.

II- A Libras é o alfabeto manual. Gesser (2009) considera importante destacar que acreditar que a língua de sinais se restringe ao alfabeto manual é uma visão limitada do potencial linguístico da Libras.

III- As línguas de sinais são icônicas. De acordo com Quadros e Karnopp (2004), a iconicidade dos sinais seria quando a forma, o movimento e/ou a relação espacial construída pelo sujeito surdo na execução de um sinal da Libras propiciaria mesmo a um ouvinte sem o domínio da língua de sinais compreender seu significado, o que acontece em relação à compreensão de todos os sinais.

IV- As línguas de sinais só expressam conceitos concretos. Por acreditar que a língua de sinais se restringe aos sinais icônicos, algumas pessoas não concebem a possibilidade de a Libras expressar conceitos abstratos que dificilmente seriam representados visualmente. Mas, a despeito dessa crença equivocada, as línguas de sinais são capazes de expressar qualquer conceito, seja concreto ou abstrato, em diferentes níveis de complexidade e nas mais diversas áreas do conhecimento para discutir política, filosofia, artes, cálculos matemáticos etc.

Assinale a alternativa correta.

A)

 

Somente I e IV estão corretas.

B)

 

Somente I, II, e IV estão corretas

C)

 

Somente II, e IV estão corretas.

D)

 

Somente I e III estão corretas.

E)

 

Somente II e III estão corretas.



Questão 9

Sobre a aquisição de uma segunda língua, Quadros e Schmiedt (2006) destacam que a interlíngua ocorre de forma organizada. As autoras destacam três estágios de interlíngua identificados em crianças surdas. Sobre o primeiro estágio, na aquisição de PL2 (português como segunda língua), é correto afirmar que:

A)

 

está relacionado a um híbrido entre a primeira e a segunda língua, com maior influência da segunda.

B)

 

as frases são longas, com uso de preposições, artigos e conjunções, e apresentam adequadas concordâncias verbais.

C)

 

os textos começam a ser mais bem elaboradores, pois, apesar de o aluno ainda demonstrar dificuldades no uso de determinados elementos da língua portuguesa, ele reconhece sua existência.

D)

 

é marcado por frases bastante sintéticas, e a sintaxe ainda é majoritariamente organizada na estrutura da Libras (tópico comentário).

E)

 

predomina a estrutura gramatical do português, e o sujeito elabora estruturas mais complexas, com emprego mais acertados dos artigos, 

preposições etc.



Questão 10

As pessoas surdas são definidas pelo decreto nº 5626/ 05 como "aquela que por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras". É correto afirmar que essa definição para a surdez vem ao encontro de concepções da própria comunidade de surdos, pois:

Assinale a alternativa correta.

A)

 

As pessoas surdas entendem sua surdez como uma deficiência que precisa ser tratada.

B)

 

Os surdos percebem sua surdez como um empecilho à aprendizagem e lutam constantemente pelo aprendizado da língua oral.

C)

 

O indivíduo surdo interage por meio da língua de sinais devido à um comprometimento no aparelho fonador.

D)

 

Enfatizam as características específicas de cada deficiente auditivo.

E)

 

Os surdos procuram enfatizar o aspecto cultural e linguístico da surdez.



Questão 11

O trabalho do fonoaudiólogo  não se restringe aos aspectos fisiológicos da pessoa surda. Através de vários estudos é possível observar a valorização das especificidades sociais. Esta área que trabalha essencialmente com a comunicação humana, rompe com estigmas que pautavam a relação entre o fonoaudiólogo e o indivíduo surdo, mas sem abrir mão dos avanços tecnológicos. É este profissional que indicar o uso do AASI. Qual o significado desta sigla?

Assinale a alternativa correta.

A)

 

Amplificador de Som Individual

B)

 

Aparelho de Amplificação Sonora Individual

C)

 

Aparelho Isolamento Sonoro

D)

 

Amplificador auditivo sonoro individual

E)

 

Amplificador Acústico e Isolamento Sonoro



Questão 12

Assim como as línguas orais, as línguas de sinais também são objeto de estudo para análises morfológicas que explicam não apenas as classes de palavras que a compõem, como sua estrutura e o processo de formação de seus vocábulos. Segundo Fernandes (2003), uma das diferenças entre o estudo morfológico da língua portuguesa e da Libras refere-se ao fato de a Libras (como a maioria das línguas de sinais) ser___________________.

A)

 

abstrata

B)

 

concreta

C)

 

sintética

D)

 

empobrecida

E)

 

icônica




Questão 13

No ano de 1980 os movimentos de surdos apresentam a "Proposta Bilíngue de Educação do Surdo". Essa proposta reconhece e baseia-se no fato de que o Surdo vive numa condição bilíngue e bicultural, isto é, convive no dia a dia com duas línguas e duas culturas, por isso:

Assinale a alternativa correta.

A)

 

Não reconhece nem valoriza a língua de sinais como língua natural dos surdos.

B)

 

Acredita que a língua de sinais é a língua natural do surdo e que deve ser adquirida como primeira língua.

C)

 

Preocupa-se com o ensino da língua oral, falada e escrita, apoiando-se inicialmente a língua de sinais.

D)

 

Admite a língua de sinais apenas como auxílio na aprendizagem da língua alvo.

E)

 

Trata-se de um método ultrapassado que obrigada a leitura orofacial.



Questão 14

Segundo Sacks (1998) e Piza (2007), os surdos vivenciaram uma fase de exclusão até a Idade Média. Eram considerados____________e ____________de exercer um ofício. Com a ascensão da Igreja Católica, surgiu um novo paradigma, intitulado____________.

Escolha a alternativa que completa corretamente os dizeres acima:

A)

 

educáveis, incapazes, caridade

B)

 

educáveis, capazes, assistencialismo

C)

 

ineducáveis, incapazes, caridade

D)

 

ineducáveis, capazes, assistencialismo

E)

 

ineducáveis, incapazes, assistencialismo


Questão 15

Quadros & Karnopp (2004) mencionam que a Libras é língua natural e permite a produção de um número ilimitado de frases. Além disso, a utilização efetiva desse sistema, com fim social, permite a comunicação entre os seus usuários.

Com base nesta citação, assinale a alternativa é a correta:








A)

 

A Libras não permite que seu usuário dê vazão a suas emoções e sentimentos, nem solicitar cooperação a seus companheiros e, muito menos, manter interações comunicativas com seus interlocutores.

B)

 

A Libras atende a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças.

C)

 

Na Libras há sinais que são arbitrários e icônicos, sendo que estes últimos facilitam a mímica e a gesticulação, entretanto, o usuário da língua de sinais é incapaz de transmitir emoções e conceitos abstratos.

D)

 

A linguística afirma que a Libras é um problema do surdo e está diretamente ligada a uma patologia de linguagem.

E)

 

A Libras está subordinada à língua oral do país em que o usuário está inserido, não possuindo uma estrutura própria, sendo um sistema de comunicação superficial, com conteúdo restrito e linguisticamente inferior ao sistema de comunicação oral vigente.



Questão 16

A inclusão do surdo na escola regular pode ser circunscrita como uma mera integração física e funcional, como a redução de distância física entre os sujeitos surdos e ouvintes. Sobre o funcionamento da política de inclusão, analise as afirmativas a seguir.

I. Exige a implementação de políticas públicas que deem suporte à inclusão dessas crianças.

II. Investe na formação de professores, fazendo com que a Libras seja parte do cotidiano escolar.

III. Muda o método de ensino que é adotado nas escolas, que muitas vezes é o fônico, apoiado nos sons das letras.

A)

 

Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

B)

 

Estão corretas as afirmativas I, II e III.

C)

 

Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

D)

 

Apenas afirmativa II está correta.

E)

 

Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

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