1) O início do século XX foi um momento de grandes transformações tecnológicas, econômicas e sociais. Surgiram empresas que fabricavam produtos em larga escala para atendimento às novas e altas demandas. Neste cenário, uma preocupação constante das empresas e do governo era como organizar os recursos humanos e materiais para dar conta deste crescimento de maneira mais eficiente.
São os principais pensadores da Escola Clássica de Administração:
Alternativas:
- a)
Taylor, Ford e Fayol
Alternativa assinalada - b)
Mayo, Ford e Weber
- c)
Taylor, Weber e Mayo
- d)
Drucker, Senge e Demming
- e)
Weber, Mayo e Fayol
A Proposta Pedagógica é o primeiro documento prescrito em LDB, que determina a gestão da escola e sua interface com a comunidade escolar (pais, responsáveis, famílias, comunidade, conselho tutelar, juízes, ministério público), sendo incumbência dos estabelecimentos de ensino a sua elaboração.
Sobre a Proposta Pedagógica, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) É o documento norteador da gestão escolar com vistas ao alcance dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem.
( ) Segundo nossa LDB 9394/96, deve estar vinculados ao mundo do trabalho e a prática social.
( ) A proposta pedagógica é o currículo da escola, portanto, de uso exclusivo do professor.
( ) A proposta pedagógica é o documento jurídico para funcionamento da escola, sem nenhuma utilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
- a)
V – F – V – F.
- b)
F – V – F – V.
- c)
V – V – V – F.
- d)
F – F – V – F.
- e)
V – V – F – F.
Alternativa assinalada
A escola é tomada como uma realidade objetiva e neutra, que deve funcionar racionalmente e, por isso, pode ser planejada, organizada e controlada, para alcançar melhores índices de eficácia e eficiência. É um lado que compreende que, só com a pura aplicação das funções de gestão, é possível alcançar plenamente os objetivos finalísticos da escola: a educação do indivíduo.
Considerando o texto-base e os conceitos de organização da escola abordados ao longo do livro da disciplina, é correto afirmar que:
Alternativas:
- a)
O texto demonstra que a escola só pode funcionar racionalmente, quando planejada, organizada, dirigida e controlada eficaz e eficientemente por meio de uma hierarquia rígida e centralização da gestão.
- b)
O texto demonstra os princípios da gestão democrática, que é a gestão que se dá por meio de uma hierarquia rígida e centralização da gestão.
- c)
O texto aborda apenas as características da gestão técnico-burocrática, não considerando a importância do envolvimento de toda a comunidade escolar no processo de decisão da escola.
Alternativa assinalada - d)
O texto destaca que é possível trabalhar com conceitos diferentes de gestão educacional, sendo a burocrática a mais importante, e garantida em nossa LDB.
- e)
O texto afirma que a escola deve ser envolvida por questões ambientais nas quais ela está inserida, imprescindível para a sustentabilidade mundial e destaque para os gestores.
O planejamento é extremamente necessário para a tomada de decisões e para situar o modo de agir dos educadores que atuam na escola. Desta forma, nunca é uma ação individual e sim, um plano político construído coletivamente.
Sobre a função do planejamento escolar, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Diagnóstico e análise da realidade da escola: busca de informações reais e atualizadas que permitam identificar as
dificuldades existentes, causas que as originam, em relação aos resultados obtidos até então.
( ) Definição de objetivos e metas compatibilizando a política e as diretrizes do sistema escolar com as intenções,
expectativas e decisões da equipe da escola.
( ) Determinação de atividades e tarefas a serem desenvolvidas em função de prioridades postas pelas condições
concretas e compatibilização com os recursos disponíveis (elementos humanos e recursos materiais e financeiros).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
- a)
V - F - V.
- b)
V - V - V.
Alternativa assinalada - c)
F - V - V.
- d)
V - F - F.
- e)
F - F - F.
A direção é o ato de mobilizar e colocar em ação todas as funções de gestão (planejamento, organização e controle) para alcance do objetivo da organização escolar: o processo de ensino-aprendizagem. Envolve uma rede de atividades de alta complexidade como liderança, motivação, comunicação, gestão de pessoas, entendimento da cultura organizacional da escola e a manutenção de um clima organizacional favorável ao processo de ensino-aprendizagem.
Sobre o diretor escolar, leia e analise as afirmativas:
I - Requer o exercício da autoridade soberana e da responsabilidade para dirigir e coordenar a escola segundo suas premissas.
II - Responde socialmente pela gestão, assim, deve pautar suas ações nos princípio da gestão democrática.
III - Requer o exercício da decisão, da disciplina e da iniciativa, principalmente para enfrentar situações complexas e desafiadoras.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
- a)
Apenas I e II.
- b)
Apenas II e III.
Alternativa assinalada - c)
Apenas I e III.
- d)
Apenas I.
- e)
Apenas III.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!