quinta-feira, dezembro 17, 2020

Av1 - Fundamentos da Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica

1) O início do século XX foi um momento de grandes transformações tecnológicas, econômicas e sociais. Surgiram empresas que fabricavam produtos em larga escala para atendimento às novas e altas demandas. Neste cenário, uma preocupação constante das empresas e do governo era como organizar os recursos humanos e materiais para dar conta deste crescimento de maneira mais eficiente.

São os principais pensadores da Escola Clássica de Administração:


Alternativas:

  • a)

    Taylor, Ford e Fayol

    Alternativa assinalada
  • b)

    Mayo, Ford e Weber

  • c)

    Taylor, Weber e Mayo

  • d)

    Drucker, Senge e Demming

  • e)

    Weber, Mayo e Fayol

2)

A Proposta Pedagógica é o primeiro documento prescrito em LDB, que determina a gestão da escola e sua interface com a comunidade escolar (pais, responsáveis, famílias, comunidade, conselho tutelar, juízes, ministério público), sendo incumbência dos estabelecimentos de ensino a sua elaboração. 

Sobre a Proposta Pedagógica, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso: 

( ) É o documento norteador da gestão escolar com vistas ao alcance dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem. 

( ) Segundo nossa LDB 9394/96, deve estar vinculados ao mundo do trabalho e a prática social.

( ) A proposta pedagógica é o currículo da escola, portanto, de uso exclusivo do professor.

( ) A proposta pedagógica é o documento jurídico para funcionamento da escola, sem nenhuma utilidade. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 


Alternativas:

  • a)

    V – F – V – F.

  • b)

    F – V – F – V.

  • c)

    V – V – V – F.

  • d)

    F – F – V – F.

  • e)

    V – V – F – F.

    Alternativa assinalada
3)

A escola é tomada como uma realidade objetiva e neutra, que deve funcionar racionalmente e, por isso, pode ser planejada, organizada e controlada, para alcançar melhores índices de eficácia e eficiência. É um lado que compreende que, só com a pura aplicação das funções de gestão, é possível alcançar plenamente os objetivos finalísticos da escola: a educação do indivíduo.

Considerando o texto-base e os conceitos de organização da escola abordados ao longo do livro da disciplina, é correto afirmar que: 


Alternativas:

  • a)

    O texto demonstra que a escola só pode funcionar racionalmente, quando planejada, organizada, dirigida e controlada eficaz e eficientemente por meio de uma hierarquia rígida e centralização da gestão.

  • b)

    O texto demonstra os princípios da gestão democrática, que é a gestão que se dá por meio de uma hierarquia rígida e centralização da gestão.

  • c)

    O texto aborda apenas as características da gestão técnico-burocrática, não considerando a importância do envolvimento de toda a comunidade escolar no processo de decisão da escola.

    Alternativa assinalada
  • d)

    O texto destaca que é possível trabalhar com conceitos diferentes de gestão educacional, sendo a burocrática a mais importante, e garantida em nossa LDB. 

  • e)

    O texto afirma que a escola deve ser envolvida por questões ambientais nas quais ela está inserida, imprescindível para a sustentabilidade mundial e destaque para os gestores. 

4)

O planejamento é extremamente necessário para a tomada de decisões e para situar o modo de agir dos educadores que atuam na escola. Desta forma, nunca é uma ação individual e sim, um plano político construído coletivamente.

Sobre a função do planejamento escolar, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso: 

( ) Diagnóstico e análise da realidade da escola: busca de informações reais e atualizadas que permitam identificar as

dificuldades existentes, causas que as originam, em relação aos resultados obtidos até então.

( ) Definição de objetivos e metas compatibilizando a política e as diretrizes do sistema escolar com as intenções,

expectativas e decisões da equipe da escola.

( ) Determinação de atividades e tarefas a serem desenvolvidas em função de prioridades postas pelas condições

concretas e compatibilização com os recursos disponíveis (elementos humanos e recursos materiais e financeiros).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 


Alternativas:

  • a)

    V - F - V. 

  • b)

    V - V - V. 

    Alternativa assinalada
  • c)

    F - V - V. 

  • d)

    V - F - F. 

  • e)

    F - F - F. 

5)

A direção é o ato de mobilizar e colocar em ação todas as funções de gestão (planejamento, organização e controle) para alcance do objetivo da organização escolar: o processo de ensino-aprendizagem. Envolve uma rede de atividades de alta complexidade como liderança, motivação, comunicação, gestão de pessoas, entendimento da cultura organizacional da escola e a manutenção de um clima organizacional favorável ao processo de ensino-aprendizagem. 

Sobre o diretor escolar, leia e analise as afirmativas: 

I - Requer o exercício da autoridade soberana e da responsabilidade para dirigir e coordenar a escola segundo suas premissas.

II - Responde socialmente pela gestão, assim, deve pautar suas ações nos princípio da gestão democrática. 

III - Requer o exercício da decisão, da disciplina e da iniciativa, principalmente para enfrentar situações complexas e desafiadoras.

É correto o que se afirma em: 


Alternativas:

  • a)

    Apenas I e II. 

  • b)

    Apenas II e III. 

    Alternativa assinalada
  • c)

    Apenas I e III. 

  • d)

    Apenas I. 

  • e)

    Apenas III. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...