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“Gentileza gera gentileza.”
Pergunta 1: Agora com base em todas as unidades apresentadas, você pode compreender a história de uma educação que passou por momentos difíceis e prestando atenção nos textos também pode observar que as suas conquistas foram lentas. De acordo com o pensamento de Maria Lúcia de Souza Aranha sobre o referido assunto apontando algumas possíveis soluções para que juntos possamos dar novos caminhos a essa história da educação e da pedagogia, o que falta, o que tem de excesso, o que precisamos fazer para melhorar.
“O trunfo de se tornar um dos países mais ricos, no entanto, contrasta com o fato de ser um triste recordista em concentração de renda, com efeitos sociais perversos: conflitos com os sem-terra, os sem-teto, infância abandonada, morticínio, mas prisões, nos campos, nos grandes centros. Persiste na educação (e na saúde!) uma grande defasagem entre o Brasil e os países desenvolvidos, porque a população não recebeu até agora um ensino fundamental de qualidade”. (Aranha, 1993, p. 224)
Resposta Selecionada: c. Alcançaríamos se houvesse um investimento no que se refere ao Ensino Fundamental.
Pergunta 2: Dermival Saviani é reconhecido por sua análise crítica sobre as políticas educacionais brasileiras, pois acredita na liberdade da sociedade, como indivíduos desenvolvidos capazes de se organizar em busca de uma harmonia incomum. Partindo deste pressuposto, vamos definir o seu pensamento pedagógico.
Resposta Selecionada: b. Acredita na liberdade da sociedade através do seu desenvolvimento e da sua capacidade de organização.
Pergunta 3 De acordo com a trajetória de luta dos educadores apresentados nesta Unidade, foram escolhidos dois pensamentos para que você identifique.
Seu Pensamento está ligado à Filosofia: “Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; Se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; Se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; Se dar a cada um de nos e a nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil; Então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes que os seres humanos são capazes”.
Pensamento educacional (Através de uma crítica incisiva ao modelo pedagógico burocrático, Tragtenberg chega à teoria da pedagogia libertária que se expressa pelo questionamento de toda e qualquer relação de poder estabelecida no processo educativo e das estruturas que proporcionam as condições para que essas relações se reproduzam no cotidiano das instituições escolares).
Resposta Selecionada: e. Maurício Tragtenberg e Marilena Chauí
Pergunta 4 Identifique o autor da frase a seguir e explique os motivos que o levaram a ter esse pensamento. “Somei, mas fracassos do que vitórias”
Resposta Selecionada: b. Darcy Ribeiro.
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Até o próximo.
Por: Raquel Maschetti.
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