sábado, fevereiro 27, 2021

Aap2 - História Antiga

1) “Alguns historiadores privilegiam a História das relações de poder, outros das relações econômicas, outros do universo simbólico das relações culturais. Alguns defendem que as sociedades se desenvolvem no tempo de modo semelhante; outros que cada sociedade ou cultura deve ser entendida em seus próprios termos”

 

GUARINELLO, Norberto. História Antiga. São Paulo: Contexto, p. 11. 

Com base no texto de Norberto Guarinello, bem como na leitura dos itens de seu material didático, assinale a alternativa correta em relação ao surgimento e ênfase do conceito de “modo de produção asiático”.


Alternativas:

  • a)

    Ele foi criado na Antiguidade, por historiadores gregos preocupados com as questões políticas.

  • b)

    Ele foi criado na Idade Média, por autores preocupados com as questões políticas.

  • c)

    Ele foi criado no século XIX, por Karl Marx, e voltado às questões econômicas.

    Alternativa assinalada
  • d)

    Ele foi criado no século XIX, por Karl Marx, e voltado às questões culturais. 

  • e)

    Ele foi criado no século XX, por historiadores preocupados com as questões econômicas.

2)

“Desde o século XVII, o termo “clássico” era usado para tratar das antiguidades gregas e romanas, mas a Filologia iria usar o termo para se referir ao mundo greco-romano, em oposição à Antiguidade Egípcia e Mesopotâmica, que começavam, pela primeira vez, a serem estudadas por meio da consulta dos documentos escritos e dos monumentos”

 

FUNARI, Pedro Paulo. "A Arqueologia Clássica e construção da Antigüidade". Site historiaehistoria, 2004

A citação acima, de Pedro Paulo Funari, diz respeito à criação de conceitos como “Antiguidade Clássica” e, por oposição, “Antiguidade Oriental”. Entre as críticas que podem ser feitas a essa divisão, podemos destacar que:


Alternativas:

  • a)

    Essa divisão tende a manter os povos da “Antiguidade Clássica” e da “Antiguidade Oriental” em um mesmo nível de desenvolvimento.

  • b)

    Essa divisão foi criada no próprio Mundo Antigo e, portanto, pode ser usada sem questionamento pelos historiadores modernos.

  • c)

    Trata-se de uma divisão criada durante o período Medieval, de forma que impõe a visão da Igreja Cristã sobre o Mundo Antigo

  • d)

    Por ter sido criada por estudiosos europeus do período moderno, a ideia de “Antiguidade Clássica”, por oposição à “Antiguidade Oriental”, reflete a noção da superioridade europeia sobre as demais civilizações.

    Alternativa assinalada
  • e)

    Foi criada no século XX, refletindo alguns aspectos de seu contexto político, em especial a Guerra Fria, entre EUA e URSS. 

3)

O termo Mesopotâmia, que significa “terras entre rios”, é usado para definir uma série de civilizações que se sucederam nos territórios dos atuais Iraque, Kuwait e Irã. Entre essas civilizações, três das mais conhecidas são os sumérios, babilônicos e caldeus (ou neobabilônicos).

A respeito das três civilizações mencionadas no texto acima, suas principais realizações no âmbito cultural e social foram, respectivamente: 


Alternativas:

  • a)

    A escrita cuneiforme, o código de Hamurabi e os jardins suspensos da Babilônia. 

    Alternativa assinalada
  • b)

    A escrita hieroglífica, o código de Hamurabi e os jardins suspensos da Babilônia. 

  • c)

    O código de Hamurabi, os jardins suspensos da Babilônia e a escrita cuneiforme.

  • d)

    A escrita hieroglífica, os jardins suspensos da Babilônia e o código de Hamurabi.

  • e)

    Os jardins suspensos da Babilônia, o código de Hamurabi e a escrita cuneiforme.

4)

“Um dos pontos centrais da historiografia contemporânea é reconhecer que os quadros e as sequências que usamos para interpretar o passado são arbitrários. Eles não são naturais, mas resultados da reflexão dos historiadores. Serão sempre arbitrários. O importante é que sejam explícitos para poderem ser debatidos, criticados, alterados”.

 

GUARINELLO, Norberto. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013, p. 14. 

Com base no texto de Norberto Guarinello acima, bem como a leitura dos itens de seu material didático, assinale a alternativa correta em relação ao surgimento e ênfase do conceito de “Crescente Fértil”:


Alternativas:

  • a)

    Foi criado na Antiguidade, por historiadores gregos preocupados com questões políticas. 

  • b)

    Foi criado na Idade Média, por autores preocupados com questões culturais. 

  • c)

    Foi criado na Idade Moderna, por autores preocupados com questões econômicas. 

  • d)

    Foi criado no início do século XIX, por James Breasted, com ênfase à agricultura. 

    Alternativa assinalada
  • e)

    Foi criado no início do século XIX, por James Breasted, com ênfase à cultura.

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