sábado, fevereiro 20, 2021

Fórum - História Antiga

Analise o conceito de Fontes Históricas apresentado abaixo, extraído do site da SEED Paraná (http://www.historia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1254).
Conforme as Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica do Estado do Paraná, a História tem como objeto de estudo “os processos históricos relativos às ações e às relações humanas praticadas no tempo, bem como a respectiva significação atribuída pelos sujeitos, tendo ou não consciência dessas ações” (PARANÁ, 2008, p. 46). De acordo com este documento, o ensino de História deve não apenas construir um pensamento histórico, mas também desenvolver nos estudantes uma “consciência histórica”. Para atingir esses objetivos, o uso de fontes é fundamental, assim como “é indispensável ir além dos documentos escritos, trabalhando com os iconográficos, os registros orais, os testemunhos de história local, além de documentos contemporâneos, como: fotografia, cinema, quadrinhos, literatura e informática” (PARANÁ, 2008, p. 53).
Lembre-se: ao usar fontes históricas em sala de aula devemos percorrer quatro etapas de análise: i) descrição do documento; ii) mobilização dos saberes e conhecimentos prévios dos alunos; iii) localização do documento no contexto e em relação ao autor; iv) identificação de sua natureza. Esses procedimentos podem colaborar para o melhor uso das fontes, sejam escritas ou não.
Conforme apresentado no fragmento, existem diversos tipos de fontes: documentos escritos, fotografias, filmes, músicas, reportagens de jornal, objetos de uso cotidiano, etc. A partir dessa definição, escolha duas fontes que podem ser utilizadas para se pensar sobre a antiguidade, e reflita sobre questões como: quem produziu essa fonte? Onde ela se localiza? Quais os usos dessa fonte? Quando ela foi produzida? Como ela chegou até nós? Como essas fontes podem ser interpretadas, a partir desses questionamentos iniciais?
Você deve responder a postagem do professor, para que sua postagem possa ser considerada para a avaliação. Ao responder a postagem de colegas, sua resposta não será considerada para pontuação. A resposta deve ter no mínimo 5 e no máximo 10 linhas.
Determinar se o fato é ou não histórico revela-se uma tarefa árdua e complexa, uma vez que a História é a ciência que estuda o passado e este, não pode ser reconstruído, pois, passado que é, ficou para trás, na memória daqueles que o vivenciaram ou nos registros que voluntária ou involuntariamente foram deixados, podendo ser objetos de estudo.
Daí a importância das fontes para o historiador, pois através de uma análise crítica e científica destas, chamadas também de documentos históricos, pode-se elaborar uma narrativa sobre o passado e compreender fatos, acontecimento, biografias, ou seja, fazer História.
Determinar se algo é histórico ou não está diretamente relacionado à análise das fontes, que devem ser comparadas, examinadas, colocadas à prova. Deve-se perceber se diversas fontes conversam e confirmam ou negam um mesmo fato, garantindo uma legitimidade e a veracidade de eventos ocorridos no passado.
Por exemplo como fontes históricas que referenciam a mulher podemos usar as ânforas gregas que retratam o trabalho e gerenciamento “do lar”. Onde apresentam desenhos em sua decoração.
Um outro exemplo é o palácio de Cnossos ou Knossos foi o maior dos palácios cretenses no período clássico. A sua história é fundamental para conhecer a civilização da Idade do Bronze em terras gregas. Entre os achados mais importantes estão os afrescos que decoram as paredes. Estas pinturas sofisticadas mostram o luxo de uma grande civilização. As vestes femininas tinham mangas bufantes, cinturas finas e saias drapeadas. Tinham uma distinta cor azul, indicando comércio com os fenícios.

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