sábado, fevereiro 20, 2021

Av1 - História Antiga

1) Movimentos contemporâneos, como o feminismo, também estimularam novos olhares para o passado, buscando lançar luz sobre as relações de gênero no mundo antigo. Da mesma forma, a crescente influência do pensamento marxista sobre os historiadores, e uma realidade contemporânea de contradições do capitalismo e conflito de classes vai estimular um rico debate sobre conflitos de classe na antiguidade, e a pertinência de se pensar num proletariado no mundo antigo.

Assinale a questão que contém elementos importantes no debate contemporâneo sobre a História Antiga:


Alternativas:

  • a)

    Questões de gênero; luta de classes e organização social; questões culturais; história do cotidiano e foco nos grupos marginalizados (mulheres, trabalhadores, escravos, etc.).

    Alternativa assinalada
  • b)

    Foco na história como mestra da vida; história embasando o ensino de valores morais.

  • c)

    Capitalismo x Comunismo; história dos grandes líderes.

  • d)

    Questões de gênero; luta de classes e organização social; história dos sistemas religiosos e das grandes figuras políticas do mundo antigo

  • e)

    Debates cronológicos; ênfase na narrativa dos acontecimentos históricos, história como crônica dos acontecimentos.

2)

O termo pré-história não foi uma unanimidade; para muitos pesquisadores ele sugere a noção errônea de um tempo anterior à história, o que seria um contrassenso, uma vez que todo o acontecer humano é histórico.

A Pré-História faz mais sentido quando se pensa história em seu sentido mais estrito, de pesquisa histórica.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: O termo "pré-histórico" aparece pela primeira vez na obra do pesquisador francês Paul Tournal, em 1833, referindo-se aos acontecimentos nas sociedades humanas anteriores à invenção da escrita, sentido que preserva desde então. A partir de 1850 a Pré-História vai se constituindo como disciplina autônoma, com métodos e ferramentas conceituais próprias; a dependência de vestígios de cultura material, para elaborar suas formulações, faz com que o pesquisador da pré-história, assim como o arqueólogo, concentre sua atenção nas relações entre _________________.


Alternativas:

  • a)

    cultura e tecnologia

    Alternativa assinalada
  • b)

    cultura e escrita

  • c)

    tradição oral e cultura material

  • d)

    cultura material e escrita

  • e)

    escrita e sociedades ágrafas

3)

Os textos constituem, tradicionalmente, a principal fonte dos historiadores. Via de regra, temos um conhecimento mais detalhado sobre povos que nos legaram uma grande quantidade de obras manuscritas, como os egípcios, gregos e romanos: tratados de filosofia, peças teatrais, escritos sobre ciências, política e religião, e grandes narrativas sobre os feitos dos grandes homens de sua época.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna na seguinte frase:

Outra importante fonte de informações é constituída pelos ______________. A arqueologia surge inicialmente como uma espécie de hobbie de nobres que colecionam antiguidades; o primeiro sítio arqueológico de destaque é a cidade romana de Pompéia, redescoberta no final do século XVIII; mais tarde a arqueologia começa a se profissionalizar e adquire o status de ciência auxiliar da História.


Alternativas:

  • a)

    registros da tradição oral

  • b)

    achados arqueológicos

    Alternativa assinalada
  • c)

    textos ainda não decifrados

  • d)

    textos de outros povos

  • e)

    relatos mitológicos

4)

Verdadeira egiptomania que invade Roma a partir do século I a.c. A fascinação com as misteriosas terras do Nilo é tão poderosa que chegou a ser o estopim de uma importante crise que abalou o império romano em seus anos iniciais, e que marcou a transformação do Egito em província romana; as construções egípcias são copiadas em Roma e nas principais cidades romanas; o culto de Isis espalhou-se por todo império, e por cerca de dois séculos rivalizou, em número de adeptos, com o cristianismo (BAKOS, 2008).

 

A questão da egiptomania é citada, no texto, como um exemplo  do seguinte debate historiográfico:


Alternativas:

  • a)

    crítica do conceito de romanização, demonstrando que as trocas culturais não ocorrem exclusivamente num único sentido.

    Alternativa assinalada
  • b)

    afirmação do conceito de romanização, demonstrando que Roma impõe seus valores sobre os povos conquistados.

  • c)

    nascimento da História Cultural, afirmando a cultura como eixo analítico da sociedade.

  • d)

    estudos pós-colonialistas.

  • e)

    interpretação marxista da história antiga.

5)

Se observarmos essa onda historiográfica, veremos que ela é profundamente influenciada pelos processos de descolonização que ocorrem na África e na Ásia, a partir da década de 1960; as antigas colônias européias conquistam sua independência e adquirem crescente importância econômica e política; a "periferia" do mundo ocidental torna-se cada vez mais um agente ativo nas relações internacionais. Tudo isso influenciou um novo olhar para a antiguidade, em busca de processos semelhantes;

Assinale a alternativa que indica corretamente a onda historiográfica a que o texto faz referência:


Alternativas:

  • a)

    Crítica do conceito de romanização; no quadro geral, crítica de uma visão europocêntrica da história antiga.

    Alternativa assinalada
  • b)

    Crítica do marxismo histórico.

  • c)

    Crítica do historicismo.

  • d)

    Crítica dos estudos pós-colonialistas.

  • e)

    Crítica da pós-modernidade.

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