segunda-feira, junho 28, 2021

Adg4 - Fundamentos da Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica

Olá galerinha aqui do Pedagogia Online Ead.

Como vocês estão?

Passando para lembrar vocês de não se esquecer de seguir nosso INSTAGRAM@pedagogiaonlineead para mais dicas de estudos. Além de interação. Vem coisa boa por lá.

Gostaria de agradecer a cada um que participa colaborando conosco (enviando suas provas, atividades etc.), ou seja tanto com CONTEÚDO e FINANCEIRAMENTE (contamos com vocês para que este espaço continue gratuito, democrático mas acima de tudo constantemente sendo atualizado) este espaço é mais uma ferramenta para ampliarmos nossos conhecimentos e estudos, sendo assim, caso você possa ajudar, não se acanhe envie sua colaboração para rmaschetti@gmail.com..

“Gentileza gera gentileza.” 

  

1)

Joana trabalhava como professor há cinco anos na Escola Passo Certo. Como a coordenadora mudou de cidade e se desligou da escola, a direção sugeriu que Joana se candidatasse à vaga de coordenação. Ela aceitou a sugestão e assumiu a nova função. Entretanto Joana tem sofrido alguma resistência dos colegas mais antigos da escola que não a reconhecem como autoridade nesta nova função.

Para superar as dificuldades que vem enfrentando Joana deve...

 

I. Demonstrar para a equipe através dos seus conhecimentos didáticos que é digna de confiança e capaz de liderá-los.

 

II. Aprender a ouvir para compreender os problemas, respeitar os pontos de vista diferentes nas reuniões.

 

III. Se utilizar de sua autoridade para punir os professores que estão oferecendo dificuldades;

 

IV. Usar as diversas opiniões para chegar a um consenso e mediar conflitos sem ferir susceptibilidades.

V. Solicitar à direção que tome providências para que estas dificuldades sejam superadas.

 

É correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    I, II e V.

  • b)

    I, III e V.

  • c)

    II, III e IV.

  • d)

    I, III e IV.

  • e)

    I, II e IV.

    Alternativa assinalada
2)

Para a construção da convivência democrática na escola é necessário o desenvolvimento de valores e comprometimento da liderança da escola no sentido de tornar a gestão democrática uma realidade. Sem esse comprometimento não é possível desenvolver um clima organizacional de cooperação mútua em que cada um tem seu papel bem definido.

Considere o texto apresentado para completar as lacunas.

 

Para que a ação coletiva se torne realidade na escola, o papel do coordenador pedagógico é o de articular os ­­­________________ segmentos que a compõem, buscando dar ______________ para efetivar o ____________________.

 

Agora assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente. 


Alternativas:

  • a)

    diferentes – sustentação – Projeto Pedagógico

    Alternativa assinalada
  • b)

    diferentes – sustentação – Plano de Trabalho Pedagógico

  • c)

    principais – sustentação – Projeto Pedagógico

  • d)

    principais – credibilidade – Projeto Pedagógico

  • e)

    diferentes – credibilidade – Plano de Trabalho Pedagógico

3)

Tarcísio é coordenador pedagógico em uma escola de ensino fundamental I da rede estadual. Ele costuma observar as aulas dos professores a fim de discutí-la com eles nas reuniões pedagógicas individuais. Nessa prática ele observou que a professora do 4º ano tem muita dificuldade de comunicar o conteúdo ao aluno.

Qual deve ser a postura de Tarcísio para  contribuir com a melhoria do trabalho pedagógico dessa professora? Assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    trabalhar a dificuldade da professora com toda a equipe nos momentos de formação coletiva.

  • b)

    Solicitar a professora que reavalie sua prática e apresente mudanças em suas atitudes.

  • c)

    Buscar juntamente com a professora, recursos para ampliar o quadro de referências e as estratégias de ensino.

    Alternativa assinalada
  • d)

    Reportar a situação à direção, solicitando mais atenção na contratação dos professores.

  • e)

    Discutir com os colegas coordenadores sobre a professora e pedir opinião a eles sobre como deve abordá-la.

4)

A avaliação da atuação do professor é condição para orientá-lo e promover o seu desenvolvimento profissional, que é a principal responsabilidade do coordenador pedagógico. Mas para que esta avalição cumpra este papel ela deve ocorrer com base em alguns princípios decisivos.

Avalie as informações a seguir quanto aos princípios que regem uma avaliação de desempenho que promova o desenvolvimento profissional docente:

 

I. A avaliação docente deve focar o desenvolvimento de competências diretamente relacionadas ao trabalho do professor.

II. Ao avaliar o professor, os principais indicadores a serem considerados devem ser os índices de reprovação dos alunos e abandono da escola.

III. O resultado da avaliação docente deve servir principalmente para classificar os professores e promover os melhores.

IV. A avaliação do professor deve considerar todos os seus conhecimentos, incluindo os saberes da experiência.

V. É preciso que a escola estabeleça o que deve ser avaliado e os instrumentos necessários para efetivar esta avaliação.

É correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    I, IV e V.

    Alternativa assinalada
  • b)

    I, III e V.

  • c)

    I, II e IV.

  • d)

    II, III e V.

  • e)

    III, IV e V.


Se quiser você pode:

 

Comentar 💬

Compartilhar ✈️

Indicar e Salvar 💾

Vou amar 💗


Espero que gostem do post, um ótimo estudo, deixe aqui seu comentário para que eu saiba que você gostou, ou deixe sua sugestão.


Até o próximo.

Por: Raquel Maschetti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...