Olá galerinha aqui do Pedagogia Online Ead.
Como vocês estão?
Passando para lembrar vocês de não se esquecer de seguir nosso INSTAGRAM: @pedagogiaonlineead para mais dicas de estudos. Além de interação. Vem coisa boa por lá.
Gostaria de agradecer a cada um que participa colaborando conosco (enviando suas provas, atividades etc.), ou seja tanto com CONTEÚDO e FINANCEIRAMENTE (contamos com vocês para que este espaço continue gratuito, democrático mas acima de tudo constantemente sendo atualizado) este espaço é mais uma ferramenta para ampliarmos nossos conhecimentos e estudos, sendo assim, caso você possa ajudar, não se acanhe envie sua colaboração para rmaschetti@gmail.com..
“Gentileza gera gentileza.”
Joana trabalhava como professor há cinco anos na Escola Passo Certo. Como a coordenadora mudou de cidade e se desligou da escola, a direção sugeriu que Joana se candidatasse à vaga de coordenação. Ela aceitou a sugestão e assumiu a nova função. Entretanto Joana tem sofrido alguma resistência dos colegas mais antigos da escola que não a reconhecem como autoridade nesta nova função.
Para superar as dificuldades que vem enfrentando Joana deve...
I. Demonstrar para a equipe através dos seus conhecimentos didáticos que é digna de confiança e capaz de liderá-los.
II. Aprender a ouvir para compreender os problemas, respeitar os pontos de vista diferentes nas reuniões.
III. Se utilizar de sua autoridade para punir os professores que estão oferecendo dificuldades;
IV. Usar as diversas opiniões para chegar a um consenso e mediar conflitos sem ferir susceptibilidades.
V. Solicitar à direção que tome providências para que estas dificuldades sejam superadas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
- a)
I, II e V.
- b)
I, III e V.
- c)
II, III e IV.
- d)
I, III e IV.
- e)
I, II e IV.
Alternativa assinalada
Para a construção da convivência democrática na escola é necessário o desenvolvimento de valores e comprometimento da liderança da escola no sentido de tornar a gestão democrática uma realidade. Sem esse comprometimento não é possível desenvolver um clima organizacional de cooperação mútua em que cada um tem seu papel bem definido.
Considere o texto apresentado para completar as lacunas.
Para que a ação coletiva se torne realidade na escola, o papel do coordenador pedagógico é o de articular os ________________ segmentos que a compõem, buscando dar ______________ para efetivar o ____________________.
Agora assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente.
Alternativas:
- a)
diferentes – sustentação – Projeto Pedagógico
Alternativa assinalada - b)
diferentes – sustentação – Plano de Trabalho Pedagógico
- c)
principais – sustentação – Projeto Pedagógico
- d)
principais – credibilidade – Projeto Pedagógico
- e)
diferentes – credibilidade – Plano de Trabalho Pedagógico
Tarcísio é coordenador pedagógico em uma escola de ensino fundamental I da rede estadual. Ele costuma observar as aulas dos professores a fim de discutí-la com eles nas reuniões pedagógicas individuais. Nessa prática ele observou que a professora do 4º ano tem muita dificuldade de comunicar o conteúdo ao aluno.
Qual deve ser a postura de Tarcísio para contribuir com a melhoria do trabalho pedagógico dessa professora? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- a)
trabalhar a dificuldade da professora com toda a equipe nos momentos de formação coletiva.
- b)
Solicitar a professora que reavalie sua prática e apresente mudanças em suas atitudes.
- c)
Buscar juntamente com a professora, recursos para ampliar o quadro de referências e as estratégias de ensino.
Alternativa assinalada - d)
Reportar a situação à direção, solicitando mais atenção na contratação dos professores.
- e)
Discutir com os colegas coordenadores sobre a professora e pedir opinião a eles sobre como deve abordá-la.
A avaliação da atuação do professor é condição para orientá-lo e promover o seu desenvolvimento profissional, que é a principal responsabilidade do coordenador pedagógico. Mas para que esta avalição cumpra este papel ela deve ocorrer com base em alguns princípios decisivos.
Avalie as informações a seguir quanto aos princípios que regem uma avaliação de desempenho que promova o desenvolvimento profissional docente:
I. A avaliação docente deve focar o desenvolvimento de competências diretamente relacionadas ao trabalho do professor.
II. Ao avaliar o professor, os principais indicadores a serem considerados devem ser os índices de reprovação dos alunos e abandono da escola.
III. O resultado da avaliação docente deve servir principalmente para classificar os professores e promover os melhores.
IV. A avaliação do professor deve considerar todos os seus conhecimentos, incluindo os saberes da experiência.
V. É preciso que a escola estabeleça o que deve ser avaliado e os instrumentos necessários para efetivar esta avaliação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
- a)
I, IV e V.
Alternativa assinalada - b)
I, III e V.
- c)
I, II e IV.
- d)
II, III e V.
- e)
III, IV e V.
Se quiser você pode:
Compartilhar ✈️
Indicar e Salvar 💾
Vou amar 💗
Espero que gostem do post, um ótimo estudo, deixe aqui seu comentário para que eu saiba que você gostou, ou deixe sua sugestão.
Até o próximo.
Por: Raquel Maschetti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!