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“Gentileza gera
gentileza.”
1) “Toda a instituição escolar necessita de uma estrutura de organização interna. (...) O termo estrutura tem aqui o sentido de ordenamento e disposição das funções que asseguram o funcionamento de um todo, no caso a escola. Essa estrutura é comumente representada graficamente num organograma." (LIBÂNEO, 2013, p. 107)
LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 6.ed. Revista e ampliada., São Paulo: Heccus, 2013.
Analise as afirmativas abaixo sobre a estrutura da organização escolar e assinale a correta:
I. Se diferencia conforme a legislação dos estados e dos municípios.
II. Se diferencia conforme a conforme as concepções de organização e gestão adotada.
III. Demonstra as inter-relações entre os vários setores da escola
IV. Em geral, está prevista no Regimento Escolar.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
- a)
Apenas I e II.
- b)
Apenas I e III.
- c)
Apenas II e IV.
- d)
Apenas II e III.
- e)
Todas estão corretas.
Alternativa assinalada
Entre os processos administrativos inerentes à estrutura organizacional da escola, destacam-se: a previsão de recursos para assegurar o perfeito andamento o processo ensino-aprendizagem; as definições de funções e tarefas de cada um, bem como as rotinas administrativas e dos serviços de limpeza; calendário escolar, horário, matrícula, alocação de alunos por classes, definição de critérios para o estabelecimento das normas internas.
Sobre os processos administrativos e educacionais, é possível que sejam agrupados conforme:
I. A organização da vida escolar (a escola como um todo).
II. A organização dos processos de ensino e aprendizagem (trabalho do professor e dos alunos em sala de aula).
III. A organização das atividades de apoio técnico-administrativo.
IV. A organização das atividades que sustentam as relações entre a escola e a comunidade.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
- a)
Apenas I e IV.
- b)
Apenas I e II.
- c)
Apenas II e III.
- d)
Apenas I, II e III.
- e)
Todas estão corretas.
Alternativa assinalada
De acordo com Libâneo (2013, p. 97), “a exigência de participação dos pais na organização e gestão da escola corresponde a novas formas de relações entre escola, sociedade e trabalho, que repercutem na escola nas práticas de descentralização, autonomia, corresponsabilização, interculturalismo.”
LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 6.ed. Revista e ampliada., São Paulo: Heccus, 2013.
Sobre as possibilidades de participação da comunidade nos processos de tomada de decisão relativos à escola, analise as afirmativas abaixo:
I. Uma das possibilidades de participação da comunidade na escola se efetiva na elaboração do Projeto Político Pedagógico.
II. Uma das possibilidades de participação da comunidade na escola se efetiva na eleição do diretor da escola.
III. De modo geral, os pais participam apenas do Conselho de Escola e da APM.
IV. De modo geral, os pais participam apenas da eleição da Coordenação Pedagógica.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
- a)
Apenas I e II.
Alternativa assinalada - b)
Apenas I e III.
- c)
Apenas II e III.
- d)
Apenas I, II e III.
- e)
I, II, III e IV
Embora as discussões sobre as possibilidades de implantação da gestão democrática nas escolas públicas tivessem sua origem desde o início da década de 1980 – resultado das reivindicações que buscavam a descentralização da gestão e, com isso, mais autonomia administrativa, pedagógica e de aplicação dos recursos financeiros das escolas, bem como mais oportunidades de participação social nos processos de tomada de decisão relativos ao sistema educacional – apenas no final desta década é que a adoção deste modelo de gestão foi legalmente reconhecida.
Sobre as bases legais para a organização democrática da escola, analise as afirmativas abaixo:
I. A Constituição Federal de 1988 foi a primeira a reconhecer a gestão democrática como princípio para ensino público.
II. A LDB nº 9.394/96 regulamentou os princípios da gestão democrática, estabelecidos na Constituição Federal de 1988.
III. A Emenda Constitucional 14/96 – que estabeleceu as normas para a gestão democrática.
IV. O Plano Nacional de Educação – em consonância com a LDB – estabeleceu metas visando promover tanto a qualidade do ensino, quanto a gestão democrática.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
- a)
Apenas I e II.
- b)
Apenas I e III.
- c)
Apenas I e IV.
- d)
Apenas II e IV.
- e)
Apenas I, II e IV.
Alternativa assinalada
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Até o próximo.
Por: Raquel Maschetti.
Adg 3 poderia publicar todas as respostas?
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