quarta-feira, junho 16, 2021

Av2 - Fundamentos da Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica

Olá galerinha aqui do Pedagogia Online Ead.

Gostaria de agradecer a cada um que participa colaborando conosco (enviando suas provas, atividades etc.), ou seja tanto com CONTEÚDO e FINANCEIRAMENTE (contamos com vocês para que este espaço continue gratuito, democrático mas acima de tudo constantemente sendo atualizado) este espaço é mais uma ferramenta para ampliarmos nossos conhecimentos e estudos, sendo assim, caso você possa ajudar, não se acanhe envie sua colaboração para rmaschetti@gmail.com..

“Gentileza gera gentileza.” 


Avaliação Virtual:  Fundamentos da Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica

 

1) De acordo com Veiga (2008), o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento construído coletivamente, no qual a escola planeja seu futuro baseando-se na realidade presente. Não é um documento escrito apenas para cumprir exigências legais, mas que trata principalmente da vivência cotidiana na escola.

Sobre o PPP, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Construído coletivamente, possibilita à escola redirecionar e inovar sua prática pedagógica em função dos objetivos a que se propõe.

( ) Deve partir da realidade efetiva em busca da realidade sonhada, explicitando o caminho para chegar de uma à outra.

( ) Deve conter os anseios de toda a comunidade escolar e apontar trilhas possíveis para formar o cidadão

requerido por essa comunidade.

( ) É um documento obrigatório para o funcionamento da escola, assim, contém informações confidenciais da escola, assim, deve ser mantido fora do alcance dos pais e professores.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 


Alternativas:

  • a)

    V – V – F – F.

  • b)

    V – F – V – F.

  • c)

    F – V – F – V. 

  • d)

    V – V – V – F.

    Alternativa assinalada
  • e)

    F – F – V – F.

2)

No livro: Gestão democrática da escola pública, Vitor Henrique Paro (1997) apresenta um estudo, sobre os condicionantes internos e externos da participação da comunidade na escola, os quais nos fazem refletir sobre a participação da sociedade e dos membros da comunidade escolar na Gestão escolar.

sobre os condicionantes internos da participação da comunidade na escola, leia e analise as afirmativas: 

I - As condições materiais e institucionais;

II - As condições objetivas de vida e a participação;

III - As condições culturais ou a visão da população sobre a escola e sobre a participação;

IV - As condições institucionais da comunidade: mecanismos coletivos de participação.

V-  Os fatores econômicos e sociais.

É correto o que se afirma em: 


Alternativas:

  • a)

    Apenas I.

    Alternativa assinalada
  • b)

    Apenas II.

  • c)

    Apenas III.

  • d)

    Apenas IV.

  • e)

    Apenas V.

3)

Os órgãos colegiados representam espaços de efetiva participação da comunidade na gestão da escola, que a partir dessa participação, consolidam instituições de direitos e deveres, tomando como referência o Projeto Político-Pedagógico. Assim, os órgãos colegiados (Conselho de escola, APM, grêmio estudantil, entre outros) para se efetivarem realmente em espaços colaborativos de fortalecimento da gestão estão escolar, devem ser constituídos a partir de duas concepções. 

 

Sobre essas concepções, assinale a alternativa correta: 


Alternativas:

  • a)

    Autoritária e com representatividade de toda a comunidade escolar.

  • b)

    Democrática e sem representatividade de toda a comunidade escolar.

  • c)

    Autoritária  e sem representatividade de toda a comunidade escolar.

  • d)

    Democrática e  condicionada pela participação de  adultos. 

  • e)

    Democrática e com representatividade de toda a comunidade escolar.

    Alternativa assinalada
4)

De acordo com Luck (2009, p. 31), a gestão democrática deve promover a "[...]  elaboração participativa, do Plano de Desenvolvimento da Escola e o seu Projeto Político-Pedagógico, com base em estudo e adequada compreensão sobre o sentido da educação, suas finalidades, o papel da escola, diagnóstico objetivo da realidade social e das necessidades educacionais dos alunos e as condições educacionais para atendê-las". 

Com base nos princípios discutidos por Luck, sobre o papel da diretor na gestão democrática, assinale a alternativa correta: 


Alternativas:

  • a)

    O diretor não tem autonomia nenhuma, por isso, deve compartilhar as responsabilidades.

  • b)

    O diretor deve distribuir responsabilidades, assim, ficará isento da tomada de decisões sobre o Projeto Político-Pedagógico.

  • c)

    O diretor deve se preocupar somente com as questões administrativas, sendo o pedagógico, responsabilidade dos professores. 

  • d)

    O diretor, autoridade máxima da escola, deve garantir a ordem entre os funcionários, com medidas punitivas e autoritárias. 

  • e)

    O diretor deve primar por ações que incentivem a participação de toda a comunidade escolar na tomada de decisões, o que pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação. 

    Alternativa assinalada
5)

A escola apresentou um resultado insatisfatório na disciplina de Língua Portuguesa 9º anos no IDEB  (Índice de desenvolvimento da Educação Básica).  A direção e a coordenação levaram  esses dados para serem analisados no planejamento escolar, e questionou os professores sobre qual a visão deles em relação aos resultados e o que poderia ser feito.  Alguns professores se manifestaram:

ProfessorVisão do Professor
Aé preciso com base em nossa proposta pedagógica, promover um plano de ação envolvendo mais de uma área do conhecimento, a fim de reverter esse resultado
Bé preciso mudar nossa proposta pedagógica e nosso regimento escolar, pois a avaliação institucional identificou pontos fracos apenas na  dimensão  administrativa.
Cestá previsto em nossa proposta pedagógica um ensino de qualidade, evidenciado em nosso regimento escolar, por isso, ressalto a necessidade de um plano estratégico, envolvendo toda a comunidade escolar a fim de reverter esse resultado.
Ddevemos rever nossa avaliação institucional, pois este dado, reflete unicamente na atuação do professor em sala de aula. 

Entre as manifestações e considerando a importância das relações  entre os documentos institucionais, e de um Projeto Politico-Pedagógico construído de forma democrática, qual alternativa apresenta as  duas manifestações que não consideram o princípio da gestão democrática: 


Alternativas:

  • a)

    A e B

  • b)

    A e C

  • c)

    B e C

  • d)

    C e D

  • e)

    B e D

    Alternativa assinalada

 

 

Se quiser você pode:

Comentar 💬

Compartilhar ✈️

Indicar e Salvar 💾

Vou amar 💗

 

Espero que gostem do post, um ótimo estudo, deixe aqui seu comentário para que eu saiba que você gostou, ou deixe sua sugestão.

 

Não se esqueça de seguir nosso INSTAGRAM@pedagogiaonlineead para mais dicas de estudos.

Até o próximo.

Por: Raquel Maschetti.





 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...