Houve no século XX grandes mudanças de perspectivas no que se refere a uma história dita tradicional, assim surge uma nova história que não se pretende mais “totalizante”, assim como, deixa seu olhar de elite, com foco nos grandes feitos e grandes homens, para se reconstruir levando em conta a subjetividade, os subalternos, as especificidades e particularidades.
Sobre seus desdobramentos e a forma como os documentos são entendidos, assinale V para verdadeiro e F para Falso:
( ) A renovação da historiografia a partir da década de 1970 estimulou a descoberta de novos documentos, novas abordagens e temáticas.
( ) Os documentos de um arquivo são produzidos com o objetivo de promover uma determinada leitura do passado em decorrência das atividades da entidade produtora.
( ) Documentos cartoriais, como testamentos e inventários post-mortem nos últimos anos cada vez mais tem sido utilizados para análises que buscam compreender história múltiplas.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
- a)
V – V – V.
- b)
F – V – V.
- c)
F – F – V.
- d)
V – F – V.
Alternativa assinalada - e)
F – F – F.
As fontes são suportes documentais, dos mais variados, que servem ao historiador como ponto de partida para a investigação do passado. As fontes escritas são apenas uma parte das possibilidades de indícios do passado, mas não são as únicas.
Analise as afirmativas acerca da Fontes:
I - A história social da escravidão utiliza de forma intensiva os processos criminais e cíveis, assim como as leis e as discussões sobre o direito, fontes que aliadas a jornais, à literatura e outros documentos.
II - As fontes não foram produzidas para o trabalho do historiador, foram elaboradas por pessoas com intenções, sentimentos e dentro de lógicas que não objetivavam a análise historiográfica.
III - A utilização de fontes editadas ou digitalizadas e disponibilizadas on-line também exige pouco cuidados por parte do historiador.
Agora, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
- a)
Apenas a afirmativa I é correta.
- b)
Apenas a afirmativa II é correta.
- c)
Apenas a afirmativa III é correta.
- d)
Apenas as afirmativas I e II são corretas.
Alternativa assinalada - e)
Apenas as afirmativas I e III são corretas.
"A maior diferença que eu senti foi com relação à língua, e à qualidade também. No Japão, a escola era de concreto armado e alvenaria, era a escola modelo de Sabae. Lá se ensinava hiraganá, que era assim: A, I, U, E, O; KA, KI, KU, KE, KO; NA, NI, NU, NE. NO; SA, SHI, SU, SE, SO... Até 56 vogais. Lá se ensinava também ler as horas, era bem divertido. Nas férias, a professora pedia pra fazer um diário, contando de tudo o que fazíamos".
Uma das formas que o historiador utiliza para estudar uma época é recolher depoimentos de pessoas que viveram experiências no passado. O depoimento pode estar identificado por um tipo de memória ligado a um contexto histórico.
Nesse sentido, o depoimento do imigrante japonês nos traz informações sobre
Alternativas:
- a)
a educação escolar no Japão.
Alternativa assinalada - b)
a Primeira Guerra Mundial.
- c)
a educação tradicional japonesa.
- d)
a construção das escolas japonesas.
- e)
o domínio da Língua Portuguesa pelos imigrantes.
A História Oral produz narrativas orais, que são narrativas de memória. Essas, por sua vez, são narrativas de identidade na medida em que o entrevistado não apenas mostra como ele vê a si mesmo e o mundo, mas também como ele é visto por outro sujeito ou por uma coletividade.
Sobre a História Oral, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A mobilização da memória, em vez de outros textos, é o que define e diferencia a história oral em relação aos demais ramos da História.
( ) Trabalhar com História Oral é, sobretudo, não querer uma história totalizante a partir dos depoimentos; tão pouco provar uma verdade absoluta, é dar espaço aos sujeitos anônimos da História na produção e divulgação dessa.
( ) É importante destacar que a tradição oral está presente apenas em sociedades sem escrita, como parte das africanas e as indígenas.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
- a)
V – V – V.
- b)
F – V – V.
- c)
F – F – V.
- d)
V – V – F.
Alternativa assinalada - e)
F – F – F.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!