1) Analise os textos a seguir para responder a
questão.
Texto I:
A valorização social de certas
variedades linguísticas em detrimento de outras, em decorrência de fatores socioeconômicos
ou regionais, evoca questões associadas em alguma medida, ao poder,
visto que aqueles que tiveram acesso à escolaridade, à instrução, à cultura
revelam mais familiaridade com os aspectos linguísticos e obtêm maior
facilidade na busca de oportunidades. Isso revela que a Língua é um poderoso
instrumento de ascensão social.
Texto II:
O preconceito linguístico é aquele
gerado pelas diferenças linguísticas existentes dentro de um mesmo idioma. De
tal maneira, está associado às diferenças regionais desde dialetos,
regionalismos, gírias e sotaques, os quais são desenvolvidos ao longo do tempo
e envolvem os aspectos históricos, sociais e culturais de determinado grupo. O
preconceito linguístico é um dos tipos de preconceito mais empregados na
atualidade e pode ser um importante propulsor da exclusão social.
Fragmento
extraído do Artigo: Preconceito Linguístico, publicado no website: Toda
Matéria, disponível on line em:
<https://www.todamateria.com.br/preconceito-linguistico/> Acesso aos
20-10-2017.
A partir da leitura dos dois textos
propostos, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Um dos mais recorrentes tipos de
preconceito presentes na atualidade é o linguístico, o qual pode atuar também
como preconceito social.
Porque
II. Os indivíduos e grupos sociais
que dominam a norma culta da Língua são valorizados socialmente.
A respeito dessas duas asserções,
assinale a única alternativa que exprime de forma correta a relação existente
entre elas.
Alternativas:
a) As asserções I e II são
proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada
b) As asserções I e II são
proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição
verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição
falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
2) Considere o texto a seguir para
responder à questão proposta.
Variações situacionais linguísticas
são manifestações que ocorrem de acordo com o contexto ou situação em que
decorre o processo comunicativo. Há momentos em que é utilizado um registro formal, mais
prestigiado e culto, usado quando não há familiaridade entre os interlocutores
da comunicação ou em situações que requerem maior seriedade. Há outros em que é
utilizado um registro
informal, usado quando há familiaridade entre os interlocutores da
comunicação ou em situações descontraídas.
Fragmento adaptado em parte
da matéria: Variações Linguísticas, publicada no website: Norma
Culta, disponível on line em: <https://www.normaculta.com.br/variacoes-linguisticas/>
Acesso aos 20-10-2017.
Acerca do breve texto ora
apresentado, observe com atenção as afirmações que seguem e aponte dentre elas
a única alternativa correta.
Alternativas:
a) A expressão Variações Situacionais Linguísticas é um sinônimo da
expressão Variações Sociais Linguísticas.
b) Os falantes detentores do correto
manejo da Língua utilizam-se do registro formal para se comunicarem em toda e
qualquer situação.
c) As Variantes Situacionais
Linguísticas referem-se ao uso do registro formal e do registro informal da
Língua, de acordo com a classe social do falante.
d) As Variantes Situacionais
Linguísticas referem-se ao uso correto da Língua por falantes indistintos, em
faixas temporais diversas, em todas e quaisquer situações.
e) As Variantes Situacionais Linguísticas preveem o
uso do registro formal e do registro informal da Língua, de acordo com o grau
de familiaridade, contexto, situação, ambiente em que decorre o ato
comunicacional dos interlocutores. ***CORRETA***
Leia com atenção o texto que se apresenta a seguir, com alguns espaços em branco, no qual se reforçam os pilares constitutivos de uma conversação eficiente entre falantes, o chamado ato comunicacional.
Ao levarmos em conta fatores determinantes para o ato comunicacional, tais como:
Quem são os interlocutores, qual é a sua manifesta ou reconhecida visão de mundo, que _________________________________ desempenham, qual é a _________________________________ que justifica tal conversação, e, finalmente, quais são os _________________________________ que envolvem o ato comunicacional, estaremos considerando o _________________________________ de uso da fala, fundamental para a produção de sentido.
Trecho baseado e adaptado das ponderações de: KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Ed. Contexto, 2010.
A forma correta de se preencher respectivamente as seis lacunas do texto proposto ocorre na sequência expressa em:
Alternativas:
- a)
atos de fala / explicação / aspectos educacionais e instrucionais / espaço físico.
- b)
papéis sociais / razão / aspectos educacionais e sociais / contexto.
- c)
papéis sociais / razão / aspectos culturais e históricos / contexto.
Alternativa assinalada - d)
papéis sociais / emoção / aspectos educacionais e históricos / território.
- e)
papéis políticos / razão / aspectos culturais e históricos / espaço físico.
Atente para dois suportes que se apresentam a seguir:
- Um texto-base escrito.
- Uma sequência de imagens visuais, de natureza diversa.
Texto:
As Funções da Linguagem Semânticas dizem respeito aos diferentes contextos nos quais a linguagem pode estar inserida. Contabilizadas em número de seis, cada uma delas apresenta uma funcionalidade, refere-se a um determinado fator, necessitando de um tipo ideal de enunciação para que possa se manifestar. O linguista russo Roman Jackobson compôs um famoso modelo de comunicação, no qual operam esses seis diferentes fatores, aqui dispostos aleatoriamente: Forma, Receptor, Código, Emissor, Referente, Relação social, aos quais se conferem as seguintes denominações, também dispostas em ordem aleatória: Função Emotiva da Linguagem, Função Referencial da Linguagem, Função Conativa da Linguagem, Função Metalinguística da Linguagem, Função Poética da Linguagem, Função Fática da Linguagem.
Imagens:
1. Anúncio publicitário do chocolate Baton, marca Garoto:
Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000004153/md.0000044386.jpg>. Acesso em: 23 nov. 2017.
2. Slogan publicitário da marca Boticário:
Disponível em: <https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYst60aSz1IcDtNVUkOzvIbJVAePFloF-TKhc5_601wOpxNFFFGsCyO4bewoD9_nlB-eTQwezWtz0c9U05g_YktMWYLE0XrMGTjRGBmyhp17_9pHyerVgXhJHt10lnq11ZNSDbtWSzMUa6/s1600/pedido-online-o-botic%C3%A1rio.jpg>. Acesso em: 23 nov. 2017.
3. Anúncio publicitário do bombom Serenata de Amor, marca Garoto:
Disponível em: <https://ascabecas.files.wordpress.com/2015/11/hbcgsm.jpg?w=336&h=350>. Acesso em: 23 nov. 2017.
4. Tirinha:
Disponível em: <http://portugues.uol.com.br/redacao/>. Acesso em: 23 nov. 2017.
5. Poema de Paulo Leminsky:
Disponível em: <http://leadepessoal.blogspot.com.br/2014/05/funcao-referencial-e-funcao-emotiva.html>. Acesso em: 23 nov. 2017.
6. Tirinha:
Disponível em: <https://pt-static.z-dn.net/files/d51/2e15187e17f981eaf36886ee7190ec61.jpg>. Acesso em: 23 nov. 2017.
A partir do material verbo-visual exposto, estabeleça as corretas conexões entre as Funções de Linguagem Semânticas e as imagens disponibilizadas.
Alternativas:
- a)
1 = Função Emotiva / 2 = Função Fática / 3 = Função Conativa / 4 = Função Referencial / 5 = Função Metalinguística / 6 = Função Poética.
- b)
1 = Função Poética / 2 = Função Emotiva / 3 = Função Conativa / 4 = Função Referencial / 5 = Função Metalinguística / 6 = Função Poética.
- c)
1 = Função Metalinguística / 2 = Função Fática / 3 = Função Conativa / 4 = Função Fática / 5 = Função Emotiva / 6 = Função Metalinguística.
- d)
1 = Função Conativa / 2 = Função Conativa / 3 = Função Conativa / 4 = Função Fática / 5 = Função Emotiva / 6 = Função Fática.
Alternativa assinalada - e)
1 = Função Emotiva / 2 = Função Fática / 3 = Função Conativa / 4 = Função Referencial / 5 = Função Metalinguística / 6 = Função Fática.
“[...] entendemos que os textos só deverão ser estudados e produzidos pelos alunos se forem levados em conta os contextos de sua produção, visando uma interação pela linguagem. Ora, interagir pela linguagem significa realizar uma atividade discursiva; dizer alguma coisa a alguém, de uma determinada forma, num determinado contexto histórico e em diferentes circunstâncias de interlocução”.
DIAS. Eliana; MESQUITA Elisete Maria de Carvalho A Produção Textual Nas Aulas De Língua Portuguesa. Anais do SIELP. Volume 1, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2011. ISSN 2237-8758
A partir do excerto, julgue as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. É fundamental que a escola atenda as transformações dos níveis de leitura e escrita da sociedade atual.
PORQUE
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- a)
As asserções I e II são proposições falsas.
- b)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa assinalada - c)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
- d)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
- e)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Segundo Pinheiro (2002, p.278-9), “As frequentes mudanças provocadas pela velocidade e tecnologização nos meios de comunicação de massa e o desmoronamento de gêneros já consagrados nesses meios faz brotar uma variedade de gêneros híbridos, construídos em decorrência da necessidade de gerar o “novo”: criar, transformar, modificar, mesclar, inovar o que é, antes de tudo, o mesmo. [...] Em função das especificidades que envolvem tanto forma como conteúdo, um programa feminino na televisão, um telejornal ou um editorial em jornais e em revistas femininas são percebidos pelos receptores como tipos de textos diferentes em que cada um guarda suas características e constrói efeitos distintos dentro do processo. Nesse caso, o meio torna-se também uma variável”.
PINHEIRO, Najara Ferrari. A noção de gênero para aná lise de textos midiáticos . In: MEURER, José Luiz; MOTTA - ROTH, Désirée (org.). Gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino da linguagem . Bauru, SP: EDUSC, 2002. p. 259 - 290. (Coleção Signum).
Com base nisso, analise as afirmativas a seguir:
I. O meio de suporte é considerado uma variável para os gêneros.
II. O suporte de um gênero é um lócus físico ou virtual com formato específico que serve de base ou ambiente de fixação do gênero materializado como texto.
III. Um livro, um jornal, a Internet e o próprio corpo humano são considerados como suporte.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
Alternativas:
- a)
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Alternativa assinalada - b)
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
- c)
Somente a afirmativa II está correta.
- d)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
- e)
Somente a afirmativa III está correta.
A pragmática é a disciplina da linguística que tem como objeto de estudo o modo como os falantes usam a língua em determinado contexto. A Pragmática leva em conta, em suas análises, o modo como os falantes usam a língua, ou seja, ela não considera a língua como um sistema fechado.
Observamos a partir daí, que é fundamental para a Pragmática considerar o social, ou seja, considerar
Alternativas:
- a)
os elementos funcionais.
- b)
os elementos gramaticais.
- c)
os elementos linguísticos.
- d)
os elementos extralinguísticos.
Alternativa assinalada - e)
os elementos históricos.
Leia atentamente as afirmações a seguir, acerca da modalidade escrita.
1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Qual tipo de profissional precisa observá-las no exercício de seu oficio?
Alternativas:
- a)
Roteirista de cinema, tais tópicos deverão ser respeitados ao se escrever um roteiro
- b)
Jornalista político, pois seu trabalho é compor artigos de opinião e intervenção política
- c)
Corretor do ENEM, pois tais tópicos devem ser observados na correção de redações
Alternativa assinalada - d)
Revisor editorial, pois tais tópicos devem ser observados na correção de originais
- e)
Sociólogo, pois sua função é mostrar as formas de intervenção para os Direitos Humanos
Aprendemos que a coesão textual se refere aos elementos da superfície textual, ou seja, são os elementos linguísticos como os conectivos, sinônimos que conectam períodos e parágrafos ou referenciam termos apresentados no texto para evitar repetições.
Observe a tirinha a seguir.
Fonte: Disponível em: <http://www2.uol.com.br/niquel/>. Acesso em: 09 mar. 2018.
Os conectivos presentes na tirinha que indicam a coesão são:
Alternativas:
- a)
a expressão “AAA” e o verbo "quer".
- b)
a palavra “esse” e os pontos de exclamação.
- c)
a palavra "que" e a expressão “AAA”.
- d)
as palavras “então” e “que”.
Alternativa assinalada - e)
a expressão “bonc” e a palavra “então.
Koch e Elias (2010, p.186) afirmam que “[...] as noções de coesão e coerência foram sofrendo alterações significativas no decorrer do tempo. Inicialmente, os dois conceitos praticamente se confundiam e, por isso, os dois termos eram, muitas vezes, usados. Mas, à medida que se modificava a concepção de texto, eles passaram a diferenciar-se de forma decisiva”.
Considerando essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
PORQUE
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
- b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
- c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
- d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
- e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa assinalada
Obrigado
ResponderExcluiragradecida!
ResponderExcluirTudo correto Obrigado!!
ResponderExcluirSuper obrigada
ResponderExcluirobrigada, tudo certo, estou amando o blog
ResponderExcluirObrigado!!
ResponderExcluirobrigada!
ResponderExcluirObrigada!!!!
ResponderExcluirGrata!
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