1) A fim de se estabelecer em dado contexto, a significação verbal presume três pilares: Convenção, Interpretação e Intenção. Uma das principais distinções entre a significação verbal e a significação não verbal está na capacidade que a primeira possui para a transmissão de mensagens com objetividade e exatidão. Não obstante, cumpre observar que a língua também pode ser usada para emitir significados imprecisos, abstratos, implicativos, como no caso, por exemplo, de poemas, poesias, criações que carregam em si alta dose de subjetividade. No entanto, estas podem ser assimiladas e compreendidas por conta do que se pode chamar de “acordo” ou relação estável entre os falantes (emissores e receptores) de uma mesma língua sobre o que determinadas formas linguísticas significam.
A partir das informações apresentadas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Intenção é o propósito do falante ao usar determinada forma linguística.
( ) Convenção é o modo como o falante entende o significado de uma manifestação verbal.
( ) Interpretação é o propósito do falante ao usar determinada forma linguística.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
- a)
V – V – V – F.
- b)
F – V – F – V.
- c)
V – F – V – V.
- d)
V – V – F – F.
- e)
V – F – F – V.
Alternativa assinalada
A Semiótica é uma disciplina que se dedica ao estudo da significação com base na análise de signos de natureza verbal e não verbal, os quais, de acordo com a classificação ternária instituída por seu proponente, o filósofo Charles S. Peirce, se subcategorizam em: Símbolo, Ícone e Índice. Entretanto, é possível que, em certos casos, um mesmo signo atue concomitantemente em duas categorias, conforme se busca exemplificar por meio das ilustrações elencadas a seguir.
I.
Disponível em: <http://static.ccm2.net/br.ccm.net/faq/images/815-ealc94LxSpFXiVbc-s-.png>. Acesso em: 10 nov. 2017.
II.
Disponível em: <http://animais.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/como-evitar-acidentes-com-animais-na-pista-5/Evitar-Acidentes-Com-Animais-Na-Pista-14.jpg>. Acesso em: 10 nov. 2017.
III.
Disponível em: <http://www.elasertivo.com/wp-content/uploads/2016/12/torre-eiffel-apagada.jpg>. Acesso em: 10 nov. 2017.
IV.
Disponível em: <http://jconlineimagem.ne10.uol.com.br/imagem/noticia/2016/09/11/normal/e25881b9f2ed5e04f163949c4fe0ff59.jpg>. Acesso em: 10 nov. 2017.
Com base nessa breve menção revisional e nas ilustrações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta um signo exercendo o papel de Símbolo e de Ícone a um só tempo.
Alternativas:
- a)
I e II.
Alternativa assinalada - b)
I, II e IV.
- c)
II e IV.
- d)
III.
- e)
I, II e III.
Leia o breve texto seguinte e atente para as asserções que o sucedem:
Os estudos da Pragmática mostram que, na comunicação linguística, diversas mensagens partilhadas entre falantes não devem ser interpretadas somente a partir do conteúdo dos enunciados, mas também e, necessariamente, por meio de inferências (comunicativas, conversacionais ou pragmáticas) que os falantes mantêm, considerando-se as intenções que estão por trás da escolha desses enunciados.
Desse modo, pode-se entender que:
I. Na Pragmática, importa compreender os sentidos que uma informação introduzida linguisticamente produz num dado contexto comunicativo, em decorrência da relevância que tal informação possui nesse contexto.
PORQUE
II. A Pragmática lida com aspectos da significação que estão para além do sentido convencional / tradicional / estabilizado e para além da combinação entre elementos de uma sentença.
Avalie a relação entre as asserções ora propostas e assinale a alternativa que corretamente as expressa.
Alternativas:
- a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
- b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada - c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
- d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
- e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Reflita sobre o texto que se apresenta a seguir:
O filósofo Paul Grice faz destacada menção ao que denomina: máximas conversacionais, segundo ele, regras pressupostas pelos interlocutores quando engajados em qualquer interação linguística. As máximas conversacionais mencionadas por Grice se organizam em quatro categorias, assim estipuladas:
- Quantidade
- Qualidade
- Relação
- Modo
Embora as subdivida e as explicite categorizadamente, Grice não encara as máximas conversacionais como recomendações decisivas para um diálogo eficaz. Pelo contrário, ele adverte que as máximas conversacionais não podem ser entendidas como prescrições ou recomendações para um “bom diálogo”. Para o autor, as máximas conversacionais possuem caráter descritivo e atuam como uma espécie de referencial a partir do qual se interpretam os enunciados que os interlocutores exprimem durante uma conversação. Elas decorrem do entendimento de que no momento do diálogo, já se encontram no horizonte ou na expectativa dos falantes. Grice assevera ainda que uma conversa eficaz pode envolver até mesmo a violação das máximas conversacionais, pois a violação é de fato significativa e constitutiva da conversação.
GRICE, H. P. Lógica e conversação. In: DASCAL, Marcelo (Org.). Fundamentos metodológicos da linguística. Campinas: Edição do Organizador, 1982. p. 81-103. Vol. IV.
Nesse sentido, avalie as afirmações seguintes:
I. Paul Grice considera as máximas conversacionais como recomendações determinantes para um diálogo eficaz.
II. Para Paul Grice, quando interlocutores estabelecem uma conversa, as máximas conversacionais já estão previstas em suas expectativas.
III. De acordo com Paul Grice, máximas conversacionais são regras a serem discutidas e acertadas pelos interlocutores antes de iniciarem qualquer interação linguística.
IV. No entendimento de Paul Grice, para a eficácia de uma conversação, as máximas conversacionais não devem ser violadas.
Conforme disposto nas asserções apresentadas, é correto APENAS o que se diz em:
Alternativas:
- a)
II.
Alternativa assinalada - b)
II e IV.
- c)
III.
- d)
I, II e IV.
- e)
II e III.
É evidente que não se pode alterar aleatoriamente o sentido de expressões e palavras sem que esse ato comprometa a capacidade de um falante de uma Língua se comunicar com outros falantes dessa mesma Língua. Prosseguindo-se nessa linha de raciocínio, para o linguista Ferdinand de Saussure, embora a associação entre uma palavra e seu sentido se opere inicialmente na mente de cada indivíduo em particular, tal associação depende de uma convenção social previamente estabelecida de forma implícita entre todos os falantes de uma mesma Língua.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Ed. Cultrix, 1975.
Desse modo, Ferdinand de Saussure postula que o signo linguístico se compõe por duas faces, a saber:
- Um __________________________: também chamado inicialmente de imagem acústica, (nome dado por ele à época, por privilegiar as Línguas naturais orais), é a impressão psíquica de um som, compartilhada pelos membros falantes de uma Língua.
- Um ___________________________: é o conceito (ou o conteúdo) atribuído a essa imagem acústica.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Alternativas:
- a)
Lexema / Sinal.
- b)
Índice / Ícone.
- c)
Símbolo / Significante.
- d)
Morfema / Sinal.
- e)
Significante / Significado.
Alternativa assinalada
Fazendo uso de seus conhecimentos acerca do tópico que estuda as relações de sentido entre palavras, observe com atenção o que se dispõe a seguir.
Na prática, os fenômenos lexicais, ou as chamadas relações de sentido entre palavras, denominadas Hiponímia e a Hiperonímia, são, em tese, relações correspondentes, destacando-se entre elas, entretanto, uma diferença basal característica que as define e distingue entre si.
Mediante o exposto, em relação a distinção formal entre Hiperonímia e Hiponímia, complete as lacunas da sentença a seguir.
Na Hiponímia, ocorre uma relação de sentido em que uma palavra tem um significado __________________________________ em relação à outra; na Hiperonímia, dá-se uma relação de sentido em que uma palavra tem um significado __________________________________ em relação à outra.
Alternativas:
- a)
semelhante / contrário.
- b)
oposto / similar.
- c)
mais específico / mais abrangente.
Alternativa assinalada - d)
mais específico / único.
- e)
equivalente / oposto.
A semântica tem diversas abordagens, mas todas elas estudam o significado, cada uma do seu jeito. O estudo do significado pode ser feito de vários ângulos. Existe um tipo de semântica que estuda exatamente os mecanismos lógicos que fundamentam a interpretação das mensagens linguísticas e que entende que a língua é, acima de tudo, um sistema regrado, que pode ser descrito por meio de uma metalinguagem lógica e formal. Esse tipo de semântica é conhecido como Semântica Formal.
A partir do texto podemos analisar algumas sentenças:
I. A semântica formal tem a referencialidade como uma de suas propriedades fundamentais.
II. Condições de verdade, referência e composicionalidade são conceitos centrais para a Semântica Formal.
III. A Semântica Formal, assim como as teorias linguísticas estruturalistas, evidencia o fato de a língua ser um sistema, ou seja, de haver nela uma organização, uma estrutura, uma ordenação.
IV. A Semântica Formal está interessada apenas em descrever o sistema linguístico internamente, sem recorrer à realidade extralinguística.
V. Na Semântica Formal a interpretação linguística não é referencial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA.
Alternativas:
- a)
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
- b)
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Alternativa assinalada - c)
As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
- d)
Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
- e)
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Há diferentes mecanismos de interpretação associados a diferentes estruturas sentenciais, que envolvem diferentes tipos de referência às realidades extralinguísticas.
Sobre os tipos de semânticas complete as lacunas a seguir:
Existe um tipo de semântica que estuda os _______________________________ que fundamentam a interpretação das mensagens linguísticas e que entende que a língua é, acima de tudo, um _______________________________, que pode ser descrito por meio de uma _______________________________ lógica e formal. Esse tipo de semântica é conhecido como _______________________________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
- a)
mecanismos lógicos / sistema regrado / metalinguagem / semântica formal.
Alternativa assinalada - b)
sintagmas / enunciado / semântica / semântica argumentativa.
- c)
enunciados / verbete / lexicologia / semântica lexical.
- d)
significados / sistema lógico / lexicografia / semântica da enunciação.
- e)
morfemas / conjunto / significação / semântica estrutural.
O conceito de frame é muito útil para compreendermos o fenômeno da coerência, que, em outras palavras, é a harmonia existente entre as ideias veiculadas por diferentes elementos de um texto (falado ou escrito).
Sobre a o papel dos frames na coerência complete as lacunas a seguir:
Quando lemos ou ouvimos um texto é preciso que o texto lido ou ouvido nos dê condições de compreender as relações ___________________________________ existentes entre seus elementos. Ocorre que essa interpretação não depende apenas das propriedades do texto, mas também do exercício da nossa ___________________________________, já que a compreensão dos sentidos depende de que tenhamos vivido certas experiências, que nos permitiram desenvolver diferentes estruturas de ___________________________________, como os próprios ___________________________________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
- a)
semânticas / cognição / conhecimento / frames.
Alternativa assinalada - b)
gramaticais / interpretação / mundo / signo.
- c)
estruturais / enunciação / ambiente / léxicos.
- d)
cognitivas / vivência / signo / campos semânticos.
- e)
lexicais / estrutura / léxico / campos lexicais.
Apesar de existirem teorias linguísticas que acreditam na autonomia da língua, como aquelas vinculadas ao Estruturalismo, há outras que, além de negarem tal ideia, estudam a língua como um fenômeno mental, e, portanto, como um fenômeno que tem uma relação com a experiência cognitiva dos falantes. A Linguística Cognitiva corresponde a um grupo de teorias que estudam a língua desse modo.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir.
I. A Linguística Cognitiva defende que tanto as estruturas linguísticas quanto os significados decorrem das diversas experiências mentais que os falantes têm com o ambiente.
II. Para as teorias cognitivas a língua se desenvolve independente das experiências dos indivíduos.
III. A Linguística Cognitiva considera a semântica como elemento primordial para a análise linguística.
IV. Para a Linguística Cognitiva, a língua é um sistema para categorizar o mundo.
V. A categorização linguística é um modo de compreender o mundo, que é, invariavelmente, dependente da natureza do corpo humano e das possibilidades cognitivas gerais de nossa espécie.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA.
Alternativas:
- a)
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
- b)
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
- c)
Somente a afirmativa II está correta.
- d)
Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
Alternativa assinalada - e)
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Todas corretas!
ResponderExcluirTodas corretas! Corrigido pelo AVA em 28/02/2023
ResponderExcluirEssa é a prova ????? Do ava ???
ExcluirMuito obrigada ajudou muito
ResponderExcluirTudo certo. Muito obrigado pela ajuda.
ResponderExcluirobrigada, tudo certo
ResponderExcluirObrigado!! Todas corretas.
ResponderExcluirobrigada todas positivas
ResponderExcluirAmei todas corretas
ResponderExcluirObrigada!!
ResponderExcluirObrigado acertei todas
ResponderExcluirAjudou muito na correção. Muito obrigada!
ResponderExcluirPerfeito, obrigado.
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