terça-feira, agosto 02, 2022

ESCOLA, CURRÍCULO E SOCIEDADE

AS I, II, III, E IV DE ESCOLA, CURRÍCULO E SOCIEDADE
AS I
PERGUNTA 1
Por ser um termo de uso social e presente no vocabulário escolar, talvez seja necessário esclarecer o que se entende por_____________, para então examinar possíveis respostas à questão. Por conta dessa familiaridade, há pouca dedicação à reflexão sobre o sentido da palavra.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
a.
história
b.
legislação
c. (CORRETA)
currículo
d.
conteúdo
e.
planejamento
0,25 pontos
PERGUNTA 2
Souza (2008) afirma que o uso do termo currículo é relativamente recente no Brasil. Para muitos professores esse é um termo
a.
claro e objetivo.
b.
consolidado e estático.
c. (CORRETA)
confuso e impreciso.
d.
superado e desnecessário.
e.
definido e neutro.
0,25 pontos
PERGUNTA 3
Apple (1982) preocupou-se em mostrar como as escolas se constituem como produtoras e reprodutoras da manutenção e controle social, analisando a relação entre
a.
conteúdo e currículo.
b.
planejamento e currículo.
c. (CORRETA)
ideologia e currículo.
d.
escola e currículo.
e.
educação e currículo.
0,25 pontos
PERGUNTA 4
No Brasil, o contexto de superação do Regime Militar para uma sociedade democrática, preocupada com as políticas públicas educacionais, influenciou as discussões e avanços consideráveis a respeito do currículo, principalmente na década de
a.
1950.
b.
1960.
c.
1970.
d. ( CORRETA)
1980.
e.
1990.
AS II
PERGUNTA 1
Quais os tipos de currículo apresentados por McNeil (2001) em quatro abordagens distintas de concepções?
a.
Prescrito, real, formal e oculto.
b. (CORRETA)
Acadêmico, humanista, tecnológico e reconstrucionista social.
c.
Acadêmico, formal, informal e tecnológico.
d.
Tecnológico, reconstrucionista, social e real.
e.
Prescrito, acadêmico, humanista e tecnológico.
0,25 pontos
PERGUNTA 2
Moreira (1997) ressalta que as definições de currículo geralmente abrangem um conhecimento
escolar e experiências de aprendizagem.
Assinale a alternativa que indica corretamente o enfoque no conhecimento escolar.
a. (CORRETA)
O currículo é o conhecimento tratado pedagógica e didaticamente pela
escola e que deve ser aprendido e aplicado pelo aluno.
b.
O currículo passa a significar o conjunto de experiências a serem vividas
pelo educando sob a orientação da escola.
c.
O currículo é considerado uma lista de conteúdos em disciplinas bem definidas.
d.
O currículo é o conhecimento tratado ideologicamente pela escola e indica o que ser ensinado.
e.
O currículo é o conjunto de experiências a serem vividas pelos professores.
0,25 pontos
PERGUNTA 3
Roldão (2003) aponta para uma perspectiva triangular do currículo que interage em três níveis
de abordagem do conceito. Quais são estes níveis?
a.
Prescrito, realizado e avaliado
b.
Fato, realizado e apresentado.
c. (CORRETA)
Fato, práxis e interação.
d.
Práxis, moldado e avaliado.
e.
Interação, avaliação e ação.
0,25 pontos
PERGUNTA 4
Qual é o nível de currículo que representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em várias
práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar?
a.
Currículo Real
b.
Currículo formal
c. (CORRETA)
Currículo oculto
d.
Currículo Moldado
e.
Currículo realizado
AS III
PERGUNTA 1
A abordagem curricular como objeto de atenção do MEC não é recente. As discussões acerca do currículo escolar acompanham a Constituição Federal de 1988 que, desde então, determinou em seu Artigo 210 o dever do Estado em:
a. (CORRETA)
Fixar conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
b.
Obrigar o desenvolvimento de conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
c.
Fixar conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental e para o Ensino Superior, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
d.
Obrigar o desenvolvimento de conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental e Médio, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
e.
Fixar conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e para o Ensino Superior, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
0,25 pontos
PERGUNTA 2
Assinale a alternativa que indica qual é a primeira etapa da Educação Básica de acordo com as prescrições da LDB 9.394/96.
a.
Ensino Superior.
b.
Ensino Médio.
c.
Ensino Fundamental I.
d.
Ensino Fundamental II.
e. (CORRETA)
Educação Infantil.
0,25 pontos
PERGUNTA 3
Relacione o Tema Transversal à sua respectiva relevância de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997).
a. (CORRETA)
3 – 2 – 4 – 1
b.
2 – 1 - 3 – 4
c.
4 - 1 – 2 - 3
d.
3 – 4 – 2 – 1
e.
1 – 2 – 3 – 4
0,25 pontos
PERGUNTA 4
“Traz uma proposta de democratização, humanização e diversificação da prática pedagógica, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos”.
De acordo com o PCN (1997) o trecho se refere à qual área de conhecimento?
a.
Língua Portuguesa.
b.
Matemática.
c.
Ciências Naturais.
d.
Arte.
e. (CORRETA)
Educação Física.
AS IV
PERGUNTA 1
O Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos tem por objetivo:
a. (CORRETA)
disponibilizar livros didáticos aos estudantes jovens, adultos e idosos das turmas de alfabetização e de ensino fundamental na modalidade EJA.
b.
entregar livros didáticos consumíveis para utilização dos alunos do ensino médio e educadores beneficiários.
c.
disponibilizar, na internet, livros consumíveis aos estudantes jovens, adultos e idosos das entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado.
d.
apenas divulgar a importância da utilização de livros didáticos em escolas públicas com turmas de alfabetização e de ensino fundamental na modalidade EJA.
e.
disponibilizar alguns livros didáticosnão consumíveis, que devem ser devolvidos ao final de cada período letivo.
0,25 pontos
PERGUNTA 2
Assinale V para afirmações verdadeiras e F para afirmações falsas.
I -Na EJA, a avaliaçãoé abordada como parte constitutiva do planejamento. São sugeridos também critérios de avaliação especificamente
orientados para decisões associadas à certificação de equivalência de escolaridade e ao encaminhamento dos jovens e adultos para o
segundo segmento do Ensino Fundamental.
II - O primeiro segmento da EJA corresponde aos anos iniciais do ensino fundamental, ou seja, da 5ª a 8º série.
III -As orientações curriculares apresentadas na Proposta Curricular da EJA, segundo segmento refere-se à alfabetização e pós-alfabetização
de jovens e adultos, cujo conteúdo corresponde às quatro primeiras séries do Ensino Fundamental.
IV- Existem experiências de educação básica de jovens, adultos e idosos que desenvolvem trabalhos mais sistemáticosnas áreas de Educação Física
e Arte, além de programas que desenvolvem a preparação profissional. A Proposta Curricular da EJA não abrange essasáreas, mas considera
importante que os educadores exercitem aliberdade de opções que essa modalidade educativa permite.
As assertivas I, II, III, IV são, respectivamente:
a.
F, F, V, F
b.
V, F, V, V
c. (CORRETA)
V, F, F, V
d.
F, V,F, V
e.
V, V, V, F
0,25 pontos
PERGUNTA 3
O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as
ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para:
a.
reestruturação curricular, possibilitando o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam
as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia.
b. (CORRETA)
apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras, ampliando o tempo dos estudantes na
escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico.
c.
que as Secretarias de Educação estaduais, distrital e escolas de ensino médio recebam apoio técnico e financeiro,através do Programa
Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.
d.
promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e
contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil.
e.
desenvolver trabalhos mais sistemáticos nas áreas de Educação Física e Arte e que avaliem positivamente
o impacto dessas áreas no desenvolvimento geral dos alunos.
0,25 pontos
PERGUNTA 4
A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania
e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.A Secretaria de Educação Básica zela pela:
a.
educação comum e generalista;
b.
educação infantil e fundamental;
c.
educação leiga e filantrópica;
d. (CORRETA)
educação infantil, ensino fundamental e médio;
e.
educação de nível médio e superior.

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