AS I, II, III, E IV DE ESCOLA, CURRÍCULO E SOCIEDADE
AS I
PERGUNTA 1
PERGUNTA 1
Por ser um termo de uso social e presente no vocabulário escolar, talvez seja necessário esclarecer o que se entende por_____________, para então examinar possíveis respostas à questão. Por conta dessa familiaridade, há pouca dedicação à reflexão sobre o sentido da palavra.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
a.
história
b.
legislação
c. (CORRETA)
currículo
d.
conteúdo
e.
planejamento
0,25 pontos
a.
história
b.
legislação
c. (CORRETA)
currículo
d.
conteúdo
e.
planejamento
0,25 pontos
PERGUNTA 2
Souza (2008) afirma que o uso do termo currículo é relativamente recente no Brasil. Para muitos professores esse é um termo
a.
claro e objetivo.
b.
consolidado e estático.
c. (CORRETA)
confuso e impreciso.
d.
superado e desnecessário.
e.
definido e neutro.
0,25 pontos
a.
claro e objetivo.
b.
consolidado e estático.
c. (CORRETA)
confuso e impreciso.
d.
superado e desnecessário.
e.
definido e neutro.
0,25 pontos
PERGUNTA 3
Apple (1982) preocupou-se em mostrar como as escolas se constituem como produtoras e reprodutoras da manutenção e controle social, analisando a relação entre
a.
conteúdo e currículo.
b.
planejamento e currículo.
c. (CORRETA)
ideologia e currículo.
d.
escola e currículo.
e.
educação e currículo.
0,25 pontos
a.
conteúdo e currículo.
b.
planejamento e currículo.
c. (CORRETA)
ideologia e currículo.
d.
escola e currículo.
e.
educação e currículo.
0,25 pontos
PERGUNTA 4
No Brasil, o contexto de superação do Regime Militar para uma sociedade democrática, preocupada com as políticas públicas educacionais, influenciou as discussões e avanços consideráveis a respeito do currículo, principalmente na década de
a.
1950.
b.
1960.
c.
1970.
d. ( CORRETA)
1980.
e.
1990.
a.
1950.
b.
1960.
c.
1970.
d. ( CORRETA)
1980.
e.
1990.
AS II
PERGUNTA 1
PERGUNTA 1
Quais os tipos de currículo apresentados por McNeil (2001) em quatro abordagens distintas de concepções?
a.
Prescrito, real, formal e oculto.
b. (CORRETA)
Acadêmico, humanista, tecnológico e reconstrucionista social.
c.
Acadêmico, formal, informal e tecnológico.
d.
Tecnológico, reconstrucionista, social e real.
e.
Prescrito, acadêmico, humanista e tecnológico.
0,25 pontos
a.
Prescrito, real, formal e oculto.
b. (CORRETA)
Acadêmico, humanista, tecnológico e reconstrucionista social.
c.
Acadêmico, formal, informal e tecnológico.
d.
Tecnológico, reconstrucionista, social e real.
e.
Prescrito, acadêmico, humanista e tecnológico.
0,25 pontos
PERGUNTA 2
Moreira (1997) ressalta que as definições de currículo geralmente abrangem um conhecimento
escolar e experiências de aprendizagem.
Assinale a alternativa que indica corretamente o enfoque no conhecimento escolar.
a. (CORRETA)
O currículo é o conhecimento tratado pedagógica e didaticamente pela
escola e que deve ser aprendido e aplicado pelo aluno.
b.
O currículo passa a significar o conjunto de experiências a serem vividas
pelo educando sob a orientação da escola.
c.
O currículo é considerado uma lista de conteúdos em disciplinas bem definidas.
d.
O currículo é o conhecimento tratado ideologicamente pela escola e indica o que ser ensinado.
e.
O currículo é o conjunto de experiências a serem vividas pelos professores.
0,25 pontos
escolar e experiências de aprendizagem.
Assinale a alternativa que indica corretamente o enfoque no conhecimento escolar.
a. (CORRETA)
O currículo é o conhecimento tratado pedagógica e didaticamente pela
escola e que deve ser aprendido e aplicado pelo aluno.
b.
O currículo passa a significar o conjunto de experiências a serem vividas
pelo educando sob a orientação da escola.
c.
O currículo é considerado uma lista de conteúdos em disciplinas bem definidas.
d.
O currículo é o conhecimento tratado ideologicamente pela escola e indica o que ser ensinado.
e.
O currículo é o conjunto de experiências a serem vividas pelos professores.
0,25 pontos
PERGUNTA 3
Roldão (2003) aponta para uma perspectiva triangular do currículo que interage em três níveis
de abordagem do conceito. Quais são estes níveis?
a.
Prescrito, realizado e avaliado
b.
Fato, realizado e apresentado.
c. (CORRETA)
Fato, práxis e interação.
d.
Práxis, moldado e avaliado.
e.
Interação, avaliação e ação.
0,25 pontos
de abordagem do conceito. Quais são estes níveis?
a.
Prescrito, realizado e avaliado
b.
Fato, realizado e apresentado.
c. (CORRETA)
Fato, práxis e interação.
d.
Práxis, moldado e avaliado.
e.
Interação, avaliação e ação.
0,25 pontos
PERGUNTA 4
Qual é o nível de currículo que representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em várias
práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar?
a.
Currículo Real
b.
Currículo formal
c. (CORRETA)
Currículo oculto
d.
Currículo Moldado
e.
Currículo realizado
práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar?
a.
Currículo Real
b.
Currículo formal
c. (CORRETA)
Currículo oculto
d.
Currículo Moldado
e.
Currículo realizado
AS III
PERGUNTA 1
PERGUNTA 1
A abordagem curricular como objeto de atenção do MEC não é recente. As discussões acerca do currículo escolar acompanham a Constituição Federal de 1988 que, desde então, determinou em seu Artigo 210 o dever do Estado em:
a. (CORRETA)
Fixar conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
b.
Obrigar o desenvolvimento de conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
c.
Fixar conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental e para o Ensino Superior, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
d.
Obrigar o desenvolvimento de conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental e Médio, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
e.
Fixar conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e para o Ensino Superior, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
0,25 pontos
a. (CORRETA)
Fixar conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
b.
Obrigar o desenvolvimento de conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
c.
Fixar conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental e para o Ensino Superior, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
d.
Obrigar o desenvolvimento de conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental e Médio, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
e.
Fixar conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e para o Ensino Superior, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
0,25 pontos
PERGUNTA 2
Assinale a alternativa que indica qual é a primeira etapa da Educação Básica de acordo com as prescrições da LDB 9.394/96.
a.
Ensino Superior.
b.
Ensino Médio.
c.
Ensino Fundamental I.
d.
Ensino Fundamental II.
e. (CORRETA)
Educação Infantil.
0,25 pontos
a.
Ensino Superior.
b.
Ensino Médio.
c.
Ensino Fundamental I.
d.
Ensino Fundamental II.
e. (CORRETA)
Educação Infantil.
0,25 pontos
PERGUNTA 3
Relacione o Tema Transversal à sua respectiva relevância de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997).
a. (CORRETA)
3 – 2 – 4 – 1
b.
2 – 1 - 3 – 4
c.
4 - 1 – 2 - 3
d.
3 – 4 – 2 – 1
e.
1 – 2 – 3 – 4
0,25 pontos
3 – 2 – 4 – 1
b.
2 – 1 - 3 – 4
c.
4 - 1 – 2 - 3
d.
3 – 4 – 2 – 1
e.
1 – 2 – 3 – 4
0,25 pontos
PERGUNTA 4
“Traz uma proposta de democratização, humanização e diversificação da prática pedagógica, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos”.
De acordo com o PCN (1997) o trecho se refere à qual área de conhecimento?
a.
Língua Portuguesa.
b.
Matemática.
c.
Ciências Naturais.
d.
Arte.
e. (CORRETA)
Educação Física.
De acordo com o PCN (1997) o trecho se refere à qual área de conhecimento?
a.
Língua Portuguesa.
b.
Matemática.
c.
Ciências Naturais.
d.
Arte.
e. (CORRETA)
Educação Física.
AS IV
PERGUNTA 1
PERGUNTA 1
O Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos tem por objetivo:
a. (CORRETA)
disponibilizar livros didáticos aos estudantes jovens, adultos e idosos das turmas de alfabetização e de ensino fundamental na modalidade EJA.
b.
entregar livros didáticos consumíveis para utilização dos alunos do ensino médio e educadores beneficiários.
c.
disponibilizar, na internet, livros consumíveis aos estudantes jovens, adultos e idosos das entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado.
d.
apenas divulgar a importância da utilização de livros didáticos em escolas públicas com turmas de alfabetização e de ensino fundamental na modalidade EJA.
e.
disponibilizar alguns livros didáticosnão consumíveis, que devem ser devolvidos ao final de cada período letivo.
0,25 pontos
disponibilizar livros didáticos aos estudantes jovens, adultos e idosos das turmas de alfabetização e de ensino fundamental na modalidade EJA.
b.
entregar livros didáticos consumíveis para utilização dos alunos do ensino médio e educadores beneficiários.
c.
disponibilizar, na internet, livros consumíveis aos estudantes jovens, adultos e idosos das entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado.
d.
apenas divulgar a importância da utilização de livros didáticos em escolas públicas com turmas de alfabetização e de ensino fundamental na modalidade EJA.
e.
disponibilizar alguns livros didáticosnão consumíveis, que devem ser devolvidos ao final de cada período letivo.
0,25 pontos
PERGUNTA 2
Assinale V para afirmações verdadeiras e F para afirmações falsas.
I -Na EJA, a avaliaçãoé abordada como parte constitutiva do planejamento. São sugeridos também critérios de avaliação especificamente
orientados para decisões associadas à certificação de equivalência de escolaridade e ao encaminhamento dos jovens e adultos para o
segundo segmento do Ensino Fundamental.
II - O primeiro segmento da EJA corresponde aos anos iniciais do ensino fundamental, ou seja, da 5ª a 8º série.
III -As orientações curriculares apresentadas na Proposta Curricular da EJA, segundo segmento refere-se à alfabetização e pós-alfabetização
de jovens e adultos, cujo conteúdo corresponde às quatro primeiras séries do Ensino Fundamental.
IV- Existem experiências de educação básica de jovens, adultos e idosos que desenvolvem trabalhos mais sistemáticosnas áreas de Educação Física
e Arte, além de programas que desenvolvem a preparação profissional. A Proposta Curricular da EJA não abrange essasáreas, mas considera
importante que os educadores exercitem aliberdade de opções que essa modalidade educativa permite.
As assertivas I, II, III, IV são, respectivamente:
orientados para decisões associadas à certificação de equivalência de escolaridade e ao encaminhamento dos jovens e adultos para o
segundo segmento do Ensino Fundamental.
II - O primeiro segmento da EJA corresponde aos anos iniciais do ensino fundamental, ou seja, da 5ª a 8º série.
III -As orientações curriculares apresentadas na Proposta Curricular da EJA, segundo segmento refere-se à alfabetização e pós-alfabetização
de jovens e adultos, cujo conteúdo corresponde às quatro primeiras séries do Ensino Fundamental.
IV- Existem experiências de educação básica de jovens, adultos e idosos que desenvolvem trabalhos mais sistemáticosnas áreas de Educação Física
e Arte, além de programas que desenvolvem a preparação profissional. A Proposta Curricular da EJA não abrange essasáreas, mas considera
importante que os educadores exercitem aliberdade de opções que essa modalidade educativa permite.
As assertivas I, II, III, IV são, respectivamente:
a.
F, F, V, F
b.
V, F, V, V
c. (CORRETA)
V, F, F, V
d.
F, V,F, V
e.
V, V, V, F
0,25 pontos
F, F, V, F
b.
V, F, V, V
c. (CORRETA)
V, F, F, V
d.
F, V,F, V
e.
V, V, V, F
0,25 pontos
PERGUNTA 3
O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as
ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para:
ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para:
a.
reestruturação curricular, possibilitando o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam
as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia.
b. (CORRETA)
apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras, ampliando o tempo dos estudantes na
escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico.
c.
que as Secretarias de Educação estaduais, distrital e escolas de ensino médio recebam apoio técnico e financeiro,através do Programa
Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.
d.
promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e
contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil.
e.
desenvolver trabalhos mais sistemáticos nas áreas de Educação Física e Arte e que avaliem positivamente
o impacto dessas áreas no desenvolvimento geral dos alunos.
0,25 pontos
reestruturação curricular, possibilitando o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam
as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia.
b. (CORRETA)
apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras, ampliando o tempo dos estudantes na
escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico.
c.
que as Secretarias de Educação estaduais, distrital e escolas de ensino médio recebam apoio técnico e financeiro,através do Programa
Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.
d.
promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e
contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil.
e.
desenvolver trabalhos mais sistemáticos nas áreas de Educação Física e Arte e que avaliem positivamente
o impacto dessas áreas no desenvolvimento geral dos alunos.
0,25 pontos
PERGUNTA 4
A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania
e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.A Secretaria de Educação Básica zela pela:
e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.A Secretaria de Educação Básica zela pela:
a.
educação comum e generalista;
b.
educação infantil e fundamental;
c.
educação leiga e filantrópica;
d. (CORRETA)
educação infantil, ensino fundamental e médio;
e.
educação de nível médio e superior.
educação comum e generalista;
b.
educação infantil e fundamental;
c.
educação leiga e filantrópica;
d. (CORRETA)
educação infantil, ensino fundamental e médio;
e.
educação de nível médio e superior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!